JMPedroto disse:
Eu já li isso, mas não responde à questão que tinha feito. É como recomendarem-te um pacote televisivo caro, teres de esperar meses para a operadora te instalar o serviço sabendo que tens uma concorrente que tu promoves e oferece o mesmo serviço barato/gratuitamente com a mesma qualidade e mesmo assim preferiste pagar mais.
Analogia totalmente absurda. Uma profissão altamente qualificada como um médico de especialidade não é um serviço comum. Daqui a pouco estamos a comparar a escolha de um cardiologista com escolher uma fila para a caixa no supermercado, só porque em ambos os casos tens que esperar para ser atendido.
JMPedroto disse:
Mas fica por aqui a conversa, já entendi que a resposta será a mesma e não responde em concreto à razão por preferires o privado em vez do público uma vez que estiveste a promovê-lo estas páginas todas, dizer que foi apenas por recomendação é pouco, principalmente vindo do maior defensor do SNS neste tópico. Eu defendo o acesso ao serviço privado generalizado porque já usei os 2 sistemas de saúde (público e privado), tu defendes o serviço público mas usas o serviço privado de saúde.
Falhas completamente o ponto. A discussão não é se o serviço público é melhor do que o privado ou vice-versa. Eu nunca tive essa discussão.
A questão é se numa relação dinheiro gasto vs qualidade de serviço é preferível apostar no serviço público ou no acesso privado. Eu já dei a minha opinião. A tua também sei qual é, mas não sei como é que a vais pagar. Li umas comparações com a Alemanha e a Suiça, que têm realidades económicas, sociais, históricas e demográficas completamente diferentes da nossa, e onde os utentes descontam 14,6% do seu ordenado todos os meses (metade no próprio salário bruto, outra metade do lado da empresa) para ter um seguro de saúde obrigatório e ainda suportam as despesas de consultas, exames, tratamentos e odontologia que não está incluída no seguro obrigatório. No caso da Suiça, os utentes têm que pagar um seguro de saúde obrigatório que ronda os 500 euros mensais, e que pode ser bem mais do que isso, dependendo do cantão e do plano de saúde desejado e que é um dos sistemas de saúde mais caros do mundo na óptica do cidadão.
Quanto te pergunto se achas que a realidade económica portuguesa permite que pessoas e empresas suportem as despesas de saúde em valores semelhantes aos da Alemanha e Suiça, não respondes. Quando te pergunto, caso não seja preciso pagar tanto como na Alemanha ou na Suiça, quanto é que as pessoas deixariam de pagar em impostos e quanto passariam a ter que pagar em seguros de saúde que lhes garantissem um serviço de qualidade. Não sabes. Quando te pergunto, quem vai pagar tratamentos que custam milhões e que são actualmente rejeitados pelos privados porque não dão lucro (ouvi hoje que uma das razões para o aumento da dívida dos IPOs é o aumento do preço de tratamentos e que há tratamentos que chegam a custar 500 mil euros por ano por doente). A resposta é desconversar, falar em listas de espera e perguntar 20 vezes porque é que eu, num único caso específico para um dos meus filhos, escolhi o privado em vez do público como se tivesses alguma merda a ver com isso.
JMPedroto disse:
E por mim está concluida a conversa.
JMPedroto disse:
JMPedroto disse:
Mas fica por aqui a conversa,
JMPedroto disse:
Mas por mim acabou esta discussão.
Opá. Já percebi. Agora chega.