Hoje ví pouca tv porque quando não estou em casa, e é o caso de sábado ao fim da tarde até 3ª de manhã por norma nem sempre, vejo o telejornal do almoço e mais nada. Aonde estou é novelas o prato forte e só tem a vantagem de não ver os programas "desportivos" de Domingo à noite e 2ª Feira que são degradantes.
Mas voltando a hoje ví, salvo erro na TVI, mais uns casos recorrentes (isto tem barbas) de gente nas urgências a passar lá 6 a 18 horas para ser atendido. Um pobre homem de barbas com uma doença grave que demoraram 6 horas a fazer análises e outras 6 a dar o resultado. E a doença dele era grave e tinha pulseira verde...
Já passei por essas cenas 10 anos atrás com a minha mãe a entrar nas urgências do Santo António e a sair horas depois com alta para voltar no dia seguinte e por aí fora até falecer lá 10-03-10 com o típico "vírus hospitalar" que é uma maneira de não autopsiarem. Tinha tido 3 AVC desde Outubro de 2009 e só soube disso aquando do 3º por um médico capaz da urgência. Enfim...
No meu caso porque tenho hemangiomas no fígado (detetados em 2005 e foi a razão de me ter reformado porque a atividade que exercia era exigente do ponto de vista físico e não convinha arriscar uma queda ou um confronto físico - aquilo podia dar hemorragia e o transplante tinha que ser imediato) tenho consultas anuais no Hospital em Cirurgia hepática e Doenças hepáticas para fazer um exame anual a ver se aumentou ou diminuiu - nem uma coisa nem outra, está para já estável. Aonde quero chegar com isto? Como sou "cliente" do Hospital tenho um tratamento especial (ou seja pergunto por A, B ou C) e sou atendido se necessário de forma rápida.
Mas quem não tem esse estatuto está fodido, espera - espera e sai de lá pior que quando entrou - refiro-me às urgências - por norma quem observou já não está na hora de dar a "alta" e o que dá a alta em vez de consultar o pc para ver o histórico do doente dá a alta de forma leviana para despachar mais um/uma para fora do hospital e se tiver de 75 anos para cima então...cagam para ele/a - é triste mas acontece de forma constante.
Fora do SNS conheço uns casos do Hospital da CUF que também são pouco recomendáveis - médicos que trabalham lá, trabalham no público e sei lá mais aonde. E quando vão revisitar os doentes é um correr porque o tempo escasseia.
É preciso uma grande reforma de tudo isto a começar no Centeno que paga aos fornecedores com um ano de atraso - assim é fácil ser ministro das finanças.