Política Nacional

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,532
2,731
kal-el disse:
Essa é uma velha questão muito bem resolvida há mais de 200 anos por pessoas como Proudhon e não falo do belga ex-galinha.

Sabes o que acontece se elegeres partidos neste momento anti-sistema (e será esse quase de certeza o meu sentido de voto)?

Eles passarão a ser o sistema!

Voltando ao início deste texto, é a velha questão :"o poder corrompe", seja quem for!

A forma de resolveres este problema é a participação activa de todos os cidadãos na sociedade democrática, é a cidadania ativa como tens por exemplo na Suiça, o segundo país mais desenvolvido no mundo e o país onde mais consultas populares se fazem através de referendos.

Outro exemplo bem prático e mais pessoal a nós aqui no fórum: se todos fizéssemos o nosso papel nas AG's do Clube, não chegaríamos à situação vergonhosa de intervenção da troika da UEFA para salvar as nossas contas e muito menos as galinhas comiam as papas em cima da nossa cabeça como estão a fazer neste momento em Portugal.

Ok, dir-me-ão que não existirem condições para uma participação efetiva do Universo Portista na vida do Clube, o próprio anúncio das AG's é clandestino e as condições de vida no nosso país sequer permitem o "luxo" que por exemplo milhares de ingleses têm para seguir os clubes dele mundo fora...

... é verdade, por isso interessa ter uma base social forte e coesa, o resto acontece quase que por magia.
O modelo suiço não pode funcionar em países membros da UE nem o sistema aceitava caro colega. Imagina que um país " europeu " qualquer  depois de um referendo decide lutar contra a evasão fiscal, como é que lutas  contra este problema à nível nacional tendo em conta que o artigo 63 do TFUE impede de combater de forma eficaz a evasão fiscal ?

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Hulk27 disse:
O modelo suiço não pode funcionar em países membros da UE nem o sistema aceitava caro colega. Imagina que um país " europeu " qualquer  depois de um referendo decide lutar contra a evasão fiscal, como é que lutas  contra este problema à nível nacional tendo em conta que o artigo 63 do TFUE impede de combater de forma eficaz a evasão fiscal ?
A questão era muito simples: usei a Suiça como exemplo de um país altamente desenvolvido e onde a sociedade participa activamente nas questões politicas... como o poder está distribuído na população, ele não é viciado e praticamente não existe sistema e anti-sistema. Simples assim.

Não estou a dizer que devemos distribuir vacas pelo litoral português, fazer relógios em Trás-os-Montes ou chocolates no Alentejo.

Aqui em Portugal tens ene de instrumentos que permitem a sociedade envolver-se de igual forma e o príncipio de que "o poder corrompe!" é universal...

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
O modelo suíço de referendar decisões politicas é que retira responsabilidade politica a quem a deve ter, os políticos, claro está. Já para não falar que pode abrir espaço a politicas radicais contra as minorias, principalmente em países com pouca cultura de cidadania, como é o caso de Portugal.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,532
2,731
kal-el disse:
A questão era muito simples: usei a Suiça como exemplo de um país altamente desenvolvido e onde a sociedade participa activamente nas questões politicas... como o poder está distribuído na população, ele não é viciado e praticamente não existe sistema e anti-sistema. Simples assim.

Não estou a dizer que devemos distribuir vacas pelo litoral português, fazer relógios em Trás-os-Montes ou chocolates no Alentejo.

Aqui em Portugal tens ene de instrumentos que permitem a sociedade envolver-se de igual forma e o príncipio de que "o poder corrompe!" é universal...
Eu conheço muito bem a Suiça e o seu povo porque nasci e vivo nesse país.Eu falei principalmente do modelo de consulta suiço. Os países da UE e ainda mais os países que têm como moeda o euro deixaram de ser países soberanos. Assim sendo, podes fazer todos os referendos que quiseres, o que se vai passar é o que aconteceu em 2005 com a França ou com a Holanda. Quando o voto não for no sentido da UE, do sistema(político,mediatico,etc) haverá sempre um político, neste caso o Sarkozy, para ir contra a vontade do povo.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,097
47,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
dragaolux disse:
https://twitter.com/SocratesDetido/status/1173282076956733440
Ainda a tarde escrevi sobre isso, saco azul do GES, jornalistas avençados nunca foram revelados.

Portugal não tem imprensa e isso permite ao governo fazer o que quer, jornalistas avençados, jornalistas que só conseguem ser jornalistas se não incomodarem ninguém, e depois há também os jornalistas e comentadores activistas. 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,097
47,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Philipp disse:
Ai a Manuela Moura Guedes, essa impoluta antiga deputada do CDS-PP.
A Moura Guedes foi a jornalista que foi afastada da tvi porque fez uma peça sobre o freeport, e quando se denuncia corrupção em portugal está o burro nas couves.. por isso é que ninguém se atreve a falar do regime..

Já agora na tvi, o Marcelo foi afastado tambem a mando do grande Rui gomes da selva, lá está o regime a ser regime..

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,097
47,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
https://twitter.com/gloriosoportuga/status/1173286377682821120

https://twitter.com/expresso/status/1172946930672050178

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
dragaolux disse:
https://twitter.com/SocratesDetido/status/1173282076956733440
tantas citações interessantes desse artigo sobre o sexta às 9

o programa incomoda flor pedroso, porque incomoda o poder
a investigação de felgueiras sobre as relações familiares no governo e na elite nepotista do ps incomodou o ps e, por arrasto, pedroso

a direcção de informação próxima do ps suspende um programa de investigação por não saber que pode sair dali em período pré-eleitoral
outro programa de jornaismo de investigação, "linha de frente", regressou em 5 de setembro, porque não ataca no âmago podres da política, preferindo problemas ambientais, etc

em março, uma das cabeças do nepotismo do ps, carlos césar, avisou que na próxima legislatura o seu partido pretende acabar com o conselho geral independente [...] e cozinhar um meio da RTP voltar ao controlo do governo

nem preciso de comentar mais nada, dá piada ver alguns a chamarem trumps e bolsonaros de ditadores e depois temos este belo exemplo de "democracia" de um partido que eu e outros criticamos e que nos acusam de "propaganda nazi e de extrema-direita", ao menos o ps vai ajudar na censura do discurso que incomode o seu partido e seus eleitores.

Este país merece ficar ao nível da venezuela

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Mas por acaso estou a deitar um olho e o Rio até parece que se está a safar. Por isso estava a perguntar se alguém estava a ver é se estava com a mesma impressão.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,590
38,954
Tenho vista para o Dragão.
Sakamoto disse:
Mas por acaso estou a deitar um olho e o Rio até parece que se está a safar. Por isso estava a perguntar se alguém estava a ver é se estava com a mesma impressão.
Está a safar-se bem, nota-se bem que a postura do Costa é muito mais alerta e tensa do que nos outros debates.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Ripas disse:
Está a safar-se bem, nota-se bem que a postura do Costa é muito mais alerta e tensa do que nos outros debates.
O Rio nas questões economico-financeiras dá cartas, nota-se que é um gajo tarimbado nisso.