Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
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Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Este assunto foi a guerra da eleição, mas foi é grande baleizão para adepto comer.
É um assunto importante, é urgente, mas não acho que se devam precipitar. Estamos a falar de gastar muito dinheiro, estamos a falar de uma obra que vai ter de servir o clube para as próximas décadas.
Por mim, se entenderem que devem estudar um pouco melhor o assunto e avançar apenas daqui a 6 meses / 1 ano, não acho mal.

O pior que podem fazer é avançar com uma cagada de projeto só para dizerem aos sócios que cumpriram a promessa eleitoral de avançar logo no 1º ano de mandato.
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
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Parabéns ao @Paul Ashworth pela lucidez, poder de argumentação, disponibilidade e coragem em expor os problemas do CAR proposto pelo AVB. Sem politiquice sem ressabiamento e com imenso amor ao FC do Porto e ao Futuro da Formação conseguiu lançar e centrar a discussão em muitos pontos a merecer reflexão.

Cabe a cada um de nós fazer tentar chegar estas ideias à Direção ou melhor ao AVB.
Isto tem que ser feito formalmente e pelos tais "notaveis" e temos que marcar uma AG para se discutir o tema do CAR/Academia/Cidade do FCPorto ... o que queiram chamar ...Não era agora em Março que será adquirido o terreno? temos que actuar e rapidamente para discutir este tema ...

Não podemos lançar este tema para discussão e deixar que o CAR veja a luz do dia ... Aí já é tarde demais ...

É recolher assinaturas, e podem contar com a minha para que os sócios decidam o futuro do futebol do FCPorto ...

O Rio era uma das pessoas que poderia propor e levar esse tema a debate e a discussão ...
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
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A essa excelente análise (como sempre aliás), vinda de quem se vê logo que está perfeitamente dentro do assunto e não manda umas postas de pescada para o ar, falta, contudo, um ponto essencial. A concretização do custo dessa opção.

Se não considerarmos o custo, uma excelente opção será sempre melhor do que uma boa opção. Só ponderando o custo de cada opção é que se encontra a solução ótima. Esse é o princípio base na avaliação e escolha de diferentes projetos.

Um economista faria-te desde logo as seguintes questões (que espero que possas responder, pelo menos de forma aproximada).

1 - Qual a dimensão da tal "Cidade Desportiva digna da grandeza do nosso clube" que permitiria obter as vantagens que enumeraste? Quantos campos (relvados + sintéticos), que infraestruturas de apoio?

2 - Qual o custo do investimento e o custo anual de manutenção/utilização dessa Cidade Desportiva?

3 - Se tivesses essa Cidade Desportiva hoje ou daqui a 10 anos, o que farias às outras infraestruturas, designadamente ao Olival e à Constituição?
A constituição poderia ser para pavilhões para o clube.

O Olival a meu ver, deveríamos juntamente com a Câmara de Gaia e fundos 2030 tentar fazer um Centro de Alto rendimento multidisplinar, pista de tartan, etc , Piscina, Pavilhao multidisplinar e a ser gerido pela Fundação Porto para os nossos atletas de modalidades, atletismo, etc ...

O custo do investimento/manutenção é um não assunto tal como AVB e PdCosta enumeraram ... Os proveitos(venda de activos) que advêm de termos infraestruturas adequadas pagam a Cidade Desportiva ...

Mas isto tudo feito com tempo e com as capacidades que o clube possuir para i fazend aos poucos ...
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
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Vila Nova de Gaia, 1975
A constituição poderia ser para pavilhões para o clube.

O Olival a meu ver, deveríamos juntamente com a Câmara de Gaia e fundos 2030 tentar fazer um Centro de Alto rendimento multidisplinar, pista de tartan, etc , Piscina, Pavilhao multidisplinar e a ser gerido pela Fundação Porto para os nossos atletas de modalidades, atletismo, etc ...

O custo do investimento/manutenção é um não assunto tal como AVB e PdCosta enumeraram ... Os proveitos(venda de activos) que advêm de termos infraestruturas adequadas pagam a Cidade Desportiva ...

Mas isto tudo feito com tempo e com as capacidades que o clube possuir para i fazend aos poucos ...
O custo nunca é um não assunto. Senão podíamos estar aqui a discutir a construção de uma Cidade Desportiva por 200 ME e até de um estádio novo com mais capacidade e mais avançado tecnologicamente.

Além disso, o que se discutia era o custo das diversas alternativas. É diferente comparar uma alternativa que custa, por exemplo, 30 ME com outra de 50 ME ou compará-la com uma que custa 100 ME ou mais (valores hipotéticos)...
 
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miguel

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1 Agosto 2006
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Um cidade FCPORTO era o melhor que podia acontecer ao clube e até para a própria cidade. Onde fosse possível ter o melhor detalhe desde a pessoa que limpa até ao conforto para os atletas em todas as modalidades. Como um todo e sem andar a mendigar em nada....existir uma dinâmica em prol do clube e cidade.

Agora claro, tem de existir investimento e visão futura de como sustentar.
 

arichard

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1 Setembro 2016
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O custo nunca é um não assunto. Senão podíamos estar aqui a discutir a construção de uma Cidade Desportiva por 200 ME e até de um estádio novo com mais capacidade e mais avançado tecnologicamente.

Além disso, o que se discutia era o custo das diversas alternativas. É diferente comparar uma alternativa que custa, por exemplo, 30 ME com outra de 50 ME ou compará-la com uma que custa 100 ME ou mais (valores hipotéticos)...
Mesmo considerando um valor hipotético de 100M não implica necessariamente que tenha que ser feito nos próximos 3 anos ...
O CAR em si vai ser efectuado faseadamente ...

Aqui o que se discute é que vamos fazer um investimento de 35M€ (a ver vamos) que pode amenizar os problemas do clube actualmente mas não os resolve por completo nem agora nem no futuro ...

Daqui a 20 anos estámos a dizer que o CAR é curto, que o Olival e curto e daqui a uns dias a parceria acaba, etc, etc, etc ...

Eu fico conformado se num outro espaço se faça só o que estava previsto no CAR, e depois o resto virá com o tempo ...
 
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arichard

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1 Setembro 2016
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Continua a ignorar-se o (ou um dos...) elefante(s) na sala.

Nós temos a concessão do Olival por mais perto de 30 anos, salvo erro, a um custo irrisório...
Mas 4 campos de treino e um estádio chega para a formação?

De qualquer forma, ninguém disse que por mudarmos o CAR de Gaia para outro local que tenhamos que sair do Olival ... O mais provável é ser lá a formação enquanto a Cidade Desportiva não está pronta ...
 
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hawkeyes

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19 Julho 2006
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Vila Nova de Gaia, 1975
Mas 4 campos de treino e um estádio chega para a formação?

De qualquer forma, ninguém disse que por mudarmos o CAR de Gaia para outro local que tenhamos que sair do Olival ... O mais provável é ser lá a formação enquanto a Cidade Desportiva não está pronta ...
E quando estiver pronta?

Ou só vai estar pronta daqui a + 20 anos?...
 

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
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Uma parte significativa dos terrenos do CAR estão catalogados como reserva ambiental não é? Não se pode fazer lá nada. Mas acham que se avançarmos com a construção do CAR e no futuro precisarmos de expandir não se consegue uma licença "especial" para se construírem mais campos? Eu acho que se consegue...
 

hawkeyes

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19 Julho 2006
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Uma parte significativa dos terrenos do CAR estão catalogados como reserva ambiental não é? Não se pode fazer lá nada. Mas acham que se avançarmos com a construção do CAR e no futuro precisarmos de expandir não se consegue uma licença "especial" para se construírem mais campos? Eu acho que se consegue...
Não me parece que devamos contar com isso.

O CAR parece ser assumidamente uma solução para o médio prazo, enquanto tivermos o Olival.
 
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arichard

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1 Setembro 2016
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E quando estiver pronta?

Ou só vai estar pronta daqui a + 20 anos?...
Quando estiver pronta já te disse que uma das utilizações é ser utilizada pela Fundação FCPorto ... Não dizes que o custo é irrisório?
Qual é o grande stress com o Olival? Não dizem que aquilo custa uma bagatela? Então porque não dar essas condições aos atletas que vão competir sob a nossa camosila por intermédio da Fundação Porto?

E pelo caminho vamos trabalhando um pouco na descentralização das infraestruturas desportivas ...
 

hawkeyes

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19 Julho 2006
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Vila Nova de Gaia, 1975
Quando estiver pronta já te disse que uma das utilizações é ser utilizada pela Fundação FCPorto ... Não dizes que o custo é irrisório?
Qual é o grande stress com o Olival? Não dizem que aquilo custa uma bagatela? Então porque não dar essas condições aos atletas que vão competir sob a nossa camosila por intermédio da Fundação Porto?

E pelo caminho vamos trabalhando um pouco na descentralização das infraestruturas desportivas ...
Isto é, não tens nenhuma utilização relevante para o Olival.

Já agora, o Vitalis Park podia ficar para festas de aniversário dos sócios...
 

arichard

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1 Setembro 2016
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Isto é, não tens nenhuma utilização relevante para o Olival.

Já agora, o Vitalis Park podia ficar para festas de aniversário dos sócios...
Já te respondi relativamente ao Vitalis Park, pavilhões que o clube perdeu ...

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?
 

pvieira91

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2 Setembro 2012
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Já te respondi relativamente ao Vitalis Park, pavilhões que o clube perdeu ...

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?
Temos de salvaguardar a questão do Olival. Devíamos estabelecer uma clausula qlq que nós desse a oportunidade de adquirir as infraestruturas e terrenos do Olival no fim do contrato de arrendamento.
 

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
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Temos de salvaguardar a questão do Olival. Devíamos estabelecer uma clausula qlq que nós desse a oportunidade de adquirir as infraestruturas e terrenos do Olival no fim do contrato de arrendamento.
Agora? Depois de estarem assinados todos os contratos?
E queremos o Olival porque e para que?
Parece que é evidente que CAR+Olival não cumpre com os requisitos de um clube do nosso nível ...
 
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hawkeyes

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19 Julho 2006
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Vila Nova de Gaia, 1975
Já te respondi relativamente ao Vitalis Park, pavilhões que o clube perdeu ...

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?
Faltam, salvo erro, 28 anos de concessão do Olival...
 
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