Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,836
31,060
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Este assunto foi a guerra da eleição, mas foi é grande baleizão para adepto comer.
É um assunto importante, é urgente, mas não acho que se devam precipitar. Estamos a falar de gastar muito dinheiro, estamos a falar de uma obra que vai ter de servir o clube para as próximas décadas.
Por mim, se entenderem que devem estudar um pouco melhor o assunto e avançar apenas daqui a 6 meses / 1 ano, não acho mal.

O pior que podem fazer é avançar com uma cagada de projeto só para dizerem aos sócios que cumpriram a promessa eleitoral de avançar logo no 1º ano de mandato.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
Parabéns ao @Paul Ashworth pela lucidez, poder de argumentação, disponibilidade e coragem em expor os problemas do CAR proposto pelo AVB. Sem politiquice sem ressabiamento e com imenso amor ao FC do Porto e ao Futuro da Formação conseguiu lançar e centrar a discussão em muitos pontos a merecer reflexão.

Cabe a cada um de nós fazer tentar chegar estas ideias à Direção ou melhor ao AVB.
Isto tem que ser feito formalmente e pelos tais "notaveis" e temos que marcar uma AG para se discutir o tema do CAR/Academia/Cidade do FCPorto ... o que queiram chamar ...Não era agora em Março que será adquirido o terreno? temos que actuar e rapidamente para discutir este tema ...

Não podemos lançar este tema para discussão e deixar que o CAR veja a luz do dia ... Aí já é tarde demais ...

É recolher assinaturas, e podem contar com a minha para que os sócios decidam o futuro do futebol do FCPorto ...

O Rio era uma das pessoas que poderia propor e levar esse tema a debate e a discussão ...

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
A essa excelente análise (como sempre aliás), vinda de quem se vê logo que está perfeitamente dentro do assunto e não manda umas postas de pescada para o ar, falta, contudo, um ponto essencial. A concretização do custo dessa opção.

Se não considerarmos o custo, uma excelente opção será sempre melhor do que uma boa opção. Só ponderando o custo de cada opção é que se encontra a solução ótima. Esse é o princípio base na avaliação e escolha de diferentes projetos.

Um economista faria-te desde logo as seguintes questões (que espero que possas responder, pelo menos de forma aproximada).

1 - Qual a dimensão da tal "Cidade Desportiva digna da grandeza do nosso clube" que permitiria obter as vantagens que enumeraste? Quantos campos (relvados + sintéticos), que infraestruturas de apoio?

2 - Qual o custo do investimento e o custo anual de manutenção/utilização dessa Cidade Desportiva?

3 - Se tivesses essa Cidade Desportiva hoje ou daqui a 10 anos, o que farias às outras infraestruturas, designadamente ao Olival e à Constituição?
A constituição poderia ser para pavilhões para o clube.

O Olival a meu ver, deveríamos juntamente com a Câmara de Gaia e fundos 2030 tentar fazer um Centro de Alto rendimento multidisplinar, pista de tartan, etc , Piscina, Pavilhao multidisplinar e a ser gerido pela Fundação Porto para os nossos atletas de modalidades, atletismo, etc ...

O custo do investimento/manutenção é um não assunto tal como AVB e PdCosta enumeraram ... Os proveitos(venda de activos) que advêm de termos infraestruturas adequadas pagam a Cidade Desportiva ...

Mas isto tudo feito com tempo e com as capacidades que o clube possuir para i fazend aos poucos ...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,179
21,252
Vila Nova de Gaia, 1975
A constituição poderia ser para pavilhões para o clube.

O Olival a meu ver, deveríamos juntamente com a Câmara de Gaia e fundos 2030 tentar fazer um Centro de Alto rendimento multidisplinar, pista de tartan, etc , Piscina, Pavilhao multidisplinar e a ser gerido pela Fundação Porto para os nossos atletas de modalidades, atletismo, etc ...

O custo do investimento/manutenção é um não assunto tal como AVB e PdCosta enumeraram ... Os proveitos(venda de activos) que advêm de termos infraestruturas adequadas pagam a Cidade Desportiva ...

Mas isto tudo feito com tempo e com as capacidades que o clube possuir para i fazend aos poucos ...
O custo nunca é um não assunto. Senão podíamos estar aqui a discutir a construção de uma Cidade Desportiva por 200 ME e até de um estádio novo com mais capacidade e mais avançado tecnologicamente.

Além disso, o que se discutia era o custo das diversas alternativas. É diferente comparar uma alternativa que custa, por exemplo, 30 ME com outra de 50 ME ou compará-la com uma que custa 100 ME ou mais (valores hipotéticos)...

• Like
Reações: slowhand

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,180
16,183
Um cidade FCPORTO era o melhor que podia acontecer ao clube e até para a própria cidade. Onde fosse possível ter o melhor detalhe desde a pessoa que limpa até ao conforto para os atletas em todas as modalidades. Como um todo e sem andar a mendigar em nada....existir uma dinâmica em prol do clube e cidade.

Agora claro, tem de existir investimento e visão futura de como sustentar.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
O custo nunca é um não assunto. Senão podíamos estar aqui a discutir a construção de uma Cidade Desportiva por 200 ME e até de um estádio novo com mais capacidade e mais avançado tecnologicamente.

Além disso, o que se discutia era o custo das diversas alternativas. É diferente comparar uma alternativa que custa, por exemplo, 30 ME com outra de 50 ME ou compará-la com uma que custa 100 ME ou mais (valores hipotéticos)...
Mesmo considerando um valor hipotético de 100M não implica necessariamente que tenha que ser feito nos próximos 3 anos ...
O CAR em si vai ser efectuado faseadamente ...

Aqui o que se discute é que vamos fazer um investimento de 35M€ (a ver vamos) que pode amenizar os problemas do clube actualmente mas não os resolve por completo nem agora nem no futuro ...

Daqui a 20 anos estámos a dizer que o CAR é curto, que o Olival e curto e daqui a uns dias a parceria acaba, etc, etc, etc ...

Eu fico conformado se num outro espaço se faça só o que estava previsto no CAR, e depois o resto virá com o tempo ...

• Like
Reações: Dragon Lonis

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
Continua a ignorar-se o (ou um dos...) elefante(s) na sala.

Nós temos a concessão do Olival por mais perto de 30 anos, salvo erro, a um custo irrisório...
Mas 4 campos de treino e um estádio chega para a formação?

De qualquer forma, ninguém disse que por mudarmos o CAR de Gaia para outro local que tenhamos que sair do Olival ... O mais provável é ser lá a formação enquanto a Cidade Desportiva não está pronta ...

• Like
Reações: Dragon Lonis

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,179
21,252
Vila Nova de Gaia, 1975
Mas 4 campos de treino e um estádio chega para a formação?

De qualquer forma, ninguém disse que por mudarmos o CAR de Gaia para outro local que tenhamos que sair do Olival ... O mais provável é ser lá a formação enquanto a Cidade Desportiva não está pronta ...
E quando estiver pronta?

Ou só vai estar pronta daqui a + 20 anos?...

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
6,460
8,909
Uma parte significativa dos terrenos do CAR estão catalogados como reserva ambiental não é? Não se pode fazer lá nada. Mas acham que se avançarmos com a construção do CAR e no futuro precisarmos de expandir não se consegue uma licença "especial" para se construírem mais campos? Eu acho que se consegue...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,179
21,252
Vila Nova de Gaia, 1975
Uma parte significativa dos terrenos do CAR estão catalogados como reserva ambiental não é? Não se pode fazer lá nada. Mas acham que se avançarmos com a construção do CAR e no futuro precisarmos de expandir não se consegue uma licença "especial" para se construírem mais campos? Eu acho que se consegue...
Não me parece que devamos contar com isso.

O CAR parece ser assumidamente uma solução para o médio prazo, enquanto tivermos o Olival.

• Like
Reações: arichard

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
E quando estiver pronta?

Ou só vai estar pronta daqui a + 20 anos?...
Quando estiver pronta já te disse que uma das utilizações é ser utilizada pela Fundação FCPorto ... Não dizes que o custo é irrisório?
Qual é o grande stress com o Olival? Não dizem que aquilo custa uma bagatela? Então porque não dar essas condições aos atletas que vão competir sob a nossa camosila por intermédio da Fundação Porto?

E pelo caminho vamos trabalhando um pouco na descentralização das infraestruturas desportivas ...

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,179
21,252
Vila Nova de Gaia, 1975
Quando estiver pronta já te disse que uma das utilizações é ser utilizada pela Fundação FCPorto ... Não dizes que o custo é irrisório?
Qual é o grande stress com o Olival? Não dizem que aquilo custa uma bagatela? Então porque não dar essas condições aos atletas que vão competir sob a nossa camosila por intermédio da Fundação Porto?

E pelo caminho vamos trabalhando um pouco na descentralização das infraestruturas desportivas ...
Isto é, não tens nenhuma utilização relevante para o Olival.

Já agora, o Vitalis Park podia ficar para festas de aniversário dos sócios...

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
Isto é, não tens nenhuma utilização relevante para o Olival.

Já agora, o Vitalis Park podia ficar para festas de aniversário dos sócios...
Já te respondi relativamente ao Vitalis Park, pavilhões que o clube perdeu ...

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
6,460
8,909

Mas tu defendes o CAR? Investir 35M€ numa infraestrutura que daqui a 20 anos estará obsoleta?

Se a Camara de Gaia não quiser renovar a parceria com o Olival ficámos com o CAR a fazer do que?
Temos de salvaguardar a questão do Olival. Devíamos estabelecer uma clausula qlq que nós desse a oportunidade de adquirir as infraestruturas e terrenos do Olival no fim do contrato de arrendamento.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,400
11,766
Temos de salvaguardar a questão do Olival. Devíamos estabelecer uma clausula qlq que nós desse a oportunidade de adquirir as infraestruturas e terrenos do Olival no fim do contrato de arrendamento.
Agora? Depois de estarem assinados todos os contratos?
E queremos o Olival porque e para que?
Parece que é evidente que CAR+Olival não cumpre com os requisitos de um clube do nosso nível ...

• Like
Reações: Tmgd99

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,179
21,252
Vila Nova de Gaia, 1975

Faltam, salvo erro, 28 anos de concessão do Olival...

• Like
Reações: arichard