Para quando um centro de Formação no FC Porto?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,322
97,991
Quem é o responsável pela formação do nosso clube? Com o Lopetegui veio um Espnahol...

Tem que ser demitido já! Juntamente com os treinadores de sub 15 e sub 19.

A formação tem que ser reestruturada tendo em vista já a nova academia.

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
10,877
5,700
Um assunto extremamente importante!

É vital construir um centro de formação há altura do clube e das necessidades dos miúdos para poderem evoluir.

O que tenho lido não é famoso.

Vou postar aqui um comentário que li que me pareceu de alguém que sabe do que fala e vê como estamos atrasados em relação aos rivais.

"O que se passa na formação mete dó, vamos ser ultrpassados até pelo Braga, a equipa do Anadia deu nos 3, e nao conseguimos ganhar ao Anadia, que nao tem Dragon Force?

Em Juniores são 6 derrotas, a equipa de juvenis está já quase arrumada.

Os melhores juniores João Félix e iniciado do benfica (Fábio Silva ) eram do Porto.

O pessoal que trabalha na formação anda REVOLTADA em silencio, porque NAO há condiçoes.

O Centro de formação é uma miragem, que até o Braga constroi.

A formaçao está retalhada entre a Constituição, Olival, Bonfim (casa do lar), Pedroso e Progresso.
Não temos centro de estagio, nao temos um hotel, nem maquinas de treino evoluido, falta anos muita coisa, estamos a a nos luz dos encornados e arredores. Levamos 6-1 por que a Dragon Force é para filhos de papas ricos e nao para miudos da rua. É mais um negocio.

Na verdade os miudos que ontem choraram sao os menos culpados."

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Vocês são uns exigentes do caneco.

Então o alexandrino até se reformou para ajudar o pai (no mínimo vendeu - ou doou a empresa que tinha) e agora ainda querem que o dinheiro chegue para tudo.

Primeiro a pensão do Alex...

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,223
61,494
Hoje vi uma noticia sobre o centro de estágio e formação do Braga. As obras decorrem a bom ritmo e vai ficar muito bom.

Os lagartos nos últimos tempos tem feito melhoramentos na sua Academia, que foi a primeira a ser construida.

Do Seixal nem falo...quem já lá foi, como eu e mais que uma vez, sabe que aquilo não pára de crescer...é top, não vale a pena esconder.

E a nossa? Sr.Presidente, bem sei que os tempos que correm não são fáceis, mas se quer cumprir a promessa temos de andar para a frente. Uma obra como aquela que é preciso fazer não se faz num ano. Não podemos ter os nossos jovens espalhados por 3 ou 4 locais, não podemos perder ou deixar de contratar jovens por não ter onde os albergar.

O Olival deve servir apenas para a equipa A e B e o Vitalis Park para a Dragon Force Porto. Ponto! Falta então um grande centro/academia de formação para todos os outros escalões de futebol, para ver se deixam de vez de treinar em meios-campos ou campos sintéticos reduzidos que depois só complicam a preparação dos treinadores para os jogos, e pior, deixarem de ir para o Pedroso como os sub15 já foram, uma aberração esta medida.

Não sei se era possivel acrescentar infraestruturas (leia-se campos, apoios e residenciais) ao Olival nem como está o tal protocolo com a Câmara da Maia, mas sei que isto tem de se tornar uma realidade para o bem do nosso clube! O futuro tem de estar na formação, mas só com condições é que se consegue evolui-la.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,788
44,243
Conquistas
7
109
Roberto_FCP disse:
Hoje vi uma noticia sobre o centro de estágio e formação do Braga. As obras decorrem a bom ritmo e vai ficar muito bom.

Os lagartos nos últimos tempos tem feito melhoramentos na sua Academia, que foi a primeira a ser construida.

Do Seixal nem falo...quem já lá foi, como eu e mais que uma vez, sabe que aquilo não pára de crescer...é top, não vale a pena esconder.

E a nossa? Sr.Presidente, bem sei que os tempos que correm não são fáceis, mas se quer cumprir a promessa temos de andar para a frente. Uma obra como aquela que é preciso fazer não se faz num ano. Não podemos ter os nossos jovens espalhados por 3 ou 4 locais, não podemos perder ou deixar de contratar jovens por não ter onde os albergar.

O Olival deve servir apenas para a equipa A e B e o Vitalis Park para a Dragon Force Porto. Ponto! Falta então um grande centro/academia de formação para todos os outros escalões de futebol, para ver se deixam de vez de treinar em meios-campos ou campos sintéticos reduzidos que depois só complicam a preparação dos treinadores para os jogos, e pior, deixarem de ir para o Pedroso como os sub15 já foram, uma aberração esta medida.

Não sei se era possivel acrescentar infraestruturas (leia-se campos, apoios e residenciais) ao Olival nem como está o tal protocolo com a Câmara da Maia, mas sei que isto tem de se tornar uma realidade para o bem do nosso clube! O futuro tem de estar na formação, mas só com condições é que se consegue evolui-la.
Era nisso que eu estava a pensar há uns tempos...

Será que é possível aumentar o Olival...?

Eu gostava de ver mesmo tudo centralizado...dos 6 nos à equipa A tudo no mesmo 'espaço'. Não gosto que esteja tudo muito espalhado.
Ainda assim, provavelmente, não será o mais aconselhável..

...mas se o objectivo é mesmo construir um novo centro...então a ideia deve ser como dizes: Olival para a equipa A e B e o centro para os restantes escalões...e aí acho que também poderia incluir a Dragon Force para completar mesmo toda a formação. O Vitalis Park ficava só para "iniciativas" ; captações dos putos mais novos; campos de férias, etc..

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,322
97,991
Roberto_FCP disse:

Com uma academia própria, o clube abandona o Olival, até porque é alugado.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,223
61,494
apocalypto disse:
Com uma academia própria, o clube abandona o Olival, até porque é alugado.
Não acredito que isso aconteça. Primeiro porque o contrato do Olival é longo e extremamente benéfico para o FCP. Segundo porque acho que a ideia existente é apenas a construção de uma academia para a formação.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,322
97,991
Isto sim, enerva-me profundamente.

Braga, scp e regime terão centros de formação de topo, já nós continuamos à espera de novidades. Os orcs vão investir mais 11M no seixal, e, quer se queira, quer não, este será o caminho a seguir (formação).

Espero que isto ande para a frente e que fique ao nível do regime.

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,171
513
apocalypto disse:

Braga, scp e regime terão centros de formação de topo, já nós continuamos à espera de novidades. Os orcs vão investir mais 11M no seixal, e, quer se queira, quer não, este será o caminho a seguir (formação).

Quanto desses 11M não são com dinheiro que te sai do bolso?

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
apocalypto disse:

Apo, uma questão sincera, que também me coloco a mim próprio sem encontrar uma resposta: será melhor avançar já para a construção de um centro de formação e centralização ou esperar que chegue uma nova direcção, novos dirigentes, novas ideias etc e que seja essa a criar essas infrastruturas que desejamos que sejam para muitos anos?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,322
97,991
FCPorto1989 disse:
Quanto desses 11M não são com dinheiro que te sai do bolso?
Interessa-me o que o meu clube não está a fazer. É, no mínimo, lamentável, termos o braga à nossa frente nesta questão.

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
20,186
40,978
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Os nossos principais rivais oferecem melhores condições que nos aos jovens e se não os acompanhamos, em breve perdemos os melhores por falta de infraestrutura.

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,171
513
apocalypto disse:
Interessa-me o que o meu clube não está a fazer. É, no mínimo, lamentável, termos o braga à nossa frente nesta questão.
Claro que me preocupa isso também...mas é preocupante um país inteiro (mesmo não sendo toda a gente desse "clube") ter de pagar megalomanias de um "clube" que está mais que nas lonas a nivel europeu.

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,550
394
Conquistas
5
Porto
  • André Villas-Boas
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
apocalypto disse:

O presidente prometeu a sua construção, tem até ao final de seu mandato para inciar a obra, caso contrário fez o que fazem os politicos, prometer coisas e enganar os adeptos.

Vamos esperar.

Quanto á necessidade, é tão obvia que é inaceitavel como ainda não resolvemos isso há varios anos.

Fez-se uma boa obra na constituição, elogiei na altura, mas é curto. Vivemos num pais que adora futebol e cujo nivel é alto. O jogador português em termos de qualidade média é dos melhores do mundo, e nós temos o Norte e quase metade de Portugal no nosso raio de acção e recrutamento directo.

Temos todas as razões e capacidades de sermos uma potencial mundial de formação. Temos de investir. Ainda este ano fizemos 56M com 2 jogadores formados por nós, este deveria ser o nosso futuro. Proveito desportivo e economico com formação.

Politica desportiva deveria ser Formação e contratações criteriosas e de valor, temos de acabar com aquelas contratações que se sabem á partida que nunca se irão impor e que na formação temos igual ou melhor.

Os Sami, Bolat, Angel, Suk, Ricardo Nunes, Ze Manel etc Para contratações destas temos na formação muito melhor.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,788
44,243
Conquistas
7
109
1º que tudo é preciso ter um bom scouting também na formação. Isso é importantíssimo e muitas vezes não é referido.

Usando um exemplo (extremo): O Messi com 12 anos já parecia um extraterrestre a jogar. A La Masia ajudou, certamente, no seu desenvolvimento mas não foi o mais importante. Aí o mérito foi para quem o 'descobriu' e foi buscar à Argentina. E isso também faz parte do trabalho do clube na formação.

É também muito importante ter bons treinadores (de formação) e não apenas por antigos jogadores ao calhas.
Ter uma boa organização, uma 'ideia', saber como se trabalha cada jogador em cada posição, potenciar ao máximo os putos.

Tudo isso é o mais importante. O centro é um extra que tem a sua importância, mas não é o mais importante, ainda assim.

e de qualquer forma o Olival não é nada mau...não seria possível fazer aí uma pequena expansão? mesmo sendo 'alugado'?
---

o que quero dizer com isto é que..mais que um edifício de betão...quero uma ideia para a formação, uma aposta a sério na mesma...e que se dê a importância devida também aos formadores e à 'formula'.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,322
97,991
juliolopes disse:
O presidente prometeu a sua construção, tem até ao final de seu mandato para inciar a obra, caso contrário fez o que fazem os politicos, prometer coisas e enganar os adeptos.
Tudo dito.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,537
27,668
Gaia
apocalypto disse:
A herança de Antero é neste domínio uma desgraça. Pelo menos o LG é portista e na 1ra chance ja contratou mais jovens em Portugal q AH em 10 anos.

Blashyrkh disse:
Apo, uma questão sincera, que também me coloco a mim próprio sem encontrar uma resposta: será melhor avançar já para a construção de um centro de formação e centralização ou esperar que chegue uma nova direcção, novos dirigentes, novas ideias etc e que seja essa a criar essas infrastruturas que desejamos que sejam para muitos anos?

Enviado do meu LG-H500 através de Tapatalk