--------------------------------RXavier10 disse:Podia ter arranjado mais. Bellerin e Fabregas do Barcelona para o Arsenal. Aqui ainda é pior porque o Barcelona depois acabou por dar milhões pelo regresso do Fabregas. Mata e o Saul que saíram da formação do Real, onde este último joga no rival de Madrid. O Kane foi dispensado do Arsenal e hoje é estrela do seu grande rival. E estes são só alguns casos que me lembrei assim de cabeça.
O Lumor jogou cá nos júniores e hoje está no Sporting, por exemplo. Quem é o Nuno Santos hoje em dia? O André Gomes é um caso semelhante ao do João Félix, acredito. O Jota sim, devíamos ter tentado a sua contratação. Em relação ao Bruno Fernandes, não o conhecia aos 16 anos e acredito que a maioria do fórum esteja na minha situação. O João Mário acho que nem vale a pena comentar. Para além de ter saído muito novo, já li por aqui mais do que uma vez que saiu por motivos familiares.
A mim interessa-me qualidade, não olho a nacionalidades. E sim, o negócio do Djim foi ruinoso e houve outros estrangeiros com pouca qualidade a virem para a nossa formação. Mas também podias ter referido o negócio do Generoso, por exemplo. Lembro-me de o Porto ter contratado um jogador ao Boavista há uns anos, que apesar de ser novo já tinha feito uns jogos pelos séniores, salvo erro. Penso que se chamava Rúben Alves. Falava-se que podia ser um craque e... nem sequer sei onde joga agora.
Isto tudo para dizer que casos como os do João Félix acontecem em todo o lado, não só aqui. Em relação ao caso dos estrangeiros, que não percebo bem o que tinha a ver com esta questão do João, concordo contigo. Fizeram-se alguns negócios ruinosos mas também houveram alguns jogadores com qualidade. Assim como por vezes vamos buscar jovens portugueses a outros clubes e não evoluem o esperado.
E sim, é normal que hoje em dia haja mais gente a jogar num Braga ou num Vitória. Vivem-se outros tempos. O futebol está muito mais evoluído e provavelmente esses clubes conseguem oferecer condições semelhantes às de um grande, sendo que tens sempre mais hipóteses de chegar à equipa principal porque não têm a exigência de um grande.
No geral estou de acordo e repara que eu citei o Djim, mas o caso Generoso foi ainda mais escandaloso, eu fui dos mais critcos após o Francisco Oliveira explicar os contornos do negocio no forum.
Também estás de acordo que os novos Centros de Formaçao e Academias aqui no Norte do Rio Ave, Moreirense, Famalicao, Braga, Guimaraes (obras), Feirense (já é enorme), Varzim, acabam por reter muito talento, mas isso só mostra que o futuro do nucleo do negocio da bola é descobrir, trabalhar e desenvolver talento cada vez mais precoce.
Eu sou do tempo em que qualquer miudo sonhava em jogar na formaçao do FC do Porto, e se ainda hoje somos o clube com mais títulos na formação (infantis+iniciados+juvenis+juniores) deve-se ao dominio nos anos 70 até 90. Aonde tinhamos grandes técnicos, se hoje é tudo mais especializado e evoluido entao o clube tem de contratar os melhores.
Aliás devo aqui dizer e repetir o que já disse várias vezes. O Antero começou muito bem, contratou o Co Adriaansen, O Lucho e Licha e na formação trouxe o Pepin Lindgers, outro holandes e o Wil Cort ficou nos redes.
O Pepin é muito bom, acho que está no Liverpool e fez muita coisa boa.