Otávio

Otávio 25

Otávio

2.83

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

2.83 Performance da Época
Jogos
1
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0
J

Jorge Pacino

Guest
É dos jogadores que está cá há mais tempo e dos que melhor percebe a cultura do nosso clube. Claro que noutros tempos não seria assim mas é importante manter estas cabeças no balneário.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Espero que a alta rotação se mantenha em alvalade. É um dos jogadores que Poderá sair no final da época para cobrir os seus custos.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Este menino já obrigou muita gente a meter a viola no saco desde o início da época... Está a jogar muito bem! Espero que seja para manter

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,619
7,561
Já renovou ou não havia canetas no balneário?

Num jogo com Bruno Fernandes, o Otávio ser um grande destaque no meio campo, vai abrir olhos lá fora..

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,053
Depois de 2 ou 3 jogos a mostrar o que realmente pode valer a jogar no meio, eis que o mago do nosso banco o decide encostar na ala (onde o Otávio nao passa de um jogador mediano) num jogo desta importancia!
Aplausos ao nosso mister...

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,648
27,993
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
@Draconem  @John Wick  @DeepBlue  considero o Otávio um dos jogadores mais polarizantes do plantel. Pelo seu custo enorme numa fase precoce da carreira sem que fizesse nada que justificasse tamanho investimento, mas por outro lado é um jogador à Porto nos intangíveis, guerreiro, trabalhador, que tem evoluído e melhorado o seu jogo, tornando-o mais completo e multi posicional.

Daí chego à pergunta que vos quero fazer, o que fariam neste caso particular se a decisão passasse por vocês? Renovar, aumentar e colher as mais valias mais tarde? Ou vender dentro de um parâmetro satisfatório (acima dos 20M)

Na minha opinião pessoal, tendo ele 24 anos renovava. Para vender e colher as mais valias, poria sempre à frente Danilo, alex Telles (o caso mais bicudo por não haver ninguém no plantel que lhe chegue aos calcanhares na sua posição) Soares, Marega.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,053
Treinador de Bancada disse:
@Draconem  @John Wick  @DeepBlue  considero o Otávio um dos jogadores mais polarizantes do plantel. Pelo seu custo enorme numa fase precoce da carreira sem que fizesse nada que justificasse tamanho investimento, mas por outro lado é um jogador à Porto nos intangíveis, guerreiro, trabalhador, que tem evoluído e melhorado o seu jogo, tornando-o mais completo e multi posicional.

Daí chego à pergunta que vos quero fazer, o que fariam neste caso particular se a decisão passasse por vocês? Renovar, aumentar e colher as mais valias mais tarde? Ou vender dentro de um parâmetro satisfatório (acima dos 20M)

Na minha opinião pessoal, tendo ele 24 anos renovava. Para vender e colher as mais valias, poria sempre à frente Danilo, alex Telles (o caso mais bicudo por não haver ninguém no plantel que lhe chegue aos calcanhares na sua posição) Soares, Marega.
Sei que a pergunta nao foi dirigida a mim e sei que fui ao longo do tempo um dos muitos criticos do Otávio.
Seja como for, na minha opiniao, o Otávio mostrou que as suas características podem ser bem exploradas se jogar no meio (como aconteceu nas ultimas semanas até ao jogo com o Sporting).
Se a ideia é manter o jogador encostado à linha entao mais vale estar quieto porque aí nao passa de mediano (ainda mais se a ideia for dar-lhe as funcoes que lhe foram dadas neste último clássico)!

Acho sinceramente que ele pode ser aproveitado a jogar no meio e pode mesmo dar muito à equipa, mas para isso é preciso um treinador com capacidade para o perceber e para apostar nessa solucao. Como acredito que o SC nao continua cá depois desta época apostava na renovacao do Otávio, a menos que apareca uma proposta boa por ele, daquelas que nao se podem recusar.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,648
27,993
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Fernando Resende disse:
Sei que a pergunta nao foi dirigida a mim e sei que fui ao longo do tempo um dos muitos criticos do Otávio.
Seja como for, na minha opiniao, o Otávio mostrou que as suas características podem ser bem exploradas se jogar no meio (como aconteceu nas ultimas semanas até ao jogo com o Sporting).
Se a ideia é manter o jogador encostado à linha entao mais vale estar quieto porque aí nao passa de mediano (ainda mais se a ideia for dar-lhe as funcoes que lhe foram dadas neste último clássico)!

Acho sinceramente que ele pode ser aproveitado a jogar no meio e pode mesmo dar muito à equipa, mas para isso é preciso um treinador com capacidade para o perceber e para apostar nessa solucao. Como acredito que o SC nao continua cá depois desta época apostava na renovacao do Otávio, a menos que apareca uma proposta boa por ele, daquelas que nao se podem recusar.
Estou contigo vejo o futuro do Otávio como um número 8, daqueles que fazem da intensidade e da electricidade do seu jogo a sua mais valia. Não tem o critério nem a magia de ser um jogador de desequilíbrios, ou o playmaker da equipa vejo com a maturação do seu jogo, a ser potenciado numa posição de box 2 box porque é um jogador com capacidade em transportar a bola, e sem ela ser guerreiro na sua recuperação e disciplinado tacticamente. Quem está a mais nessa equação? Danilo, que com bola é e sempre foi de processos simples, mas agora sem ela, está lento,e pouco imponente fisicamente não dando por isso muito à equipa. Tenho gostado muito de ver o Uribe mais como o 6 da equipa a ser o primeiro a construir e pela sua inteligência posicional e leitura de jogo defensivo o recuperador de bolas da equipa.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,689
76,218
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O Otávio, neste momento, tem que ser trabalhado para ser o nosso 8...

É intenso, agressivo, tem qualidade, e secalhar adormece muito nos jogos porque não tem bola, jogando a 8, tem muito mais contacto com o jogo.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco

Neste momento, não vejo ninguém a dar esse tipo de valores pelo Otávio. Face àquilo que custou e a uma possível venda, não iria ter grande impacto nas finanças, pelo que a melhor solução seria ficar, até porque é um jogador com qualidade técnica que deve ser valorizado e não o contrário. O problema é que se for para continuar a insistir no Otávio como falso ala direito, vai continuar a ter um rendimento muito menor aquele que teria se jogasse no corredor central, ainda no último jogo em Alvalade o Otávio esteve completamente desaparecido do jogo enquanto jogou a fechar o flanco direito.

O FC Porto vinha jogando com alguma qualidade, com jogadores mais criativos, sem Marega e agora em Alvalade voltamos à fórmula Marega que não acrescenta rigorosamente nada à equipa (bem pelo contrário) e a qualidade caiu a pique.

O Luis Diaz deveria estar a ser muito mais utilizado e a ter um papel muito mais preponderante na equipa, é tão ou mais rápido que o Marega e muito mais evoluído tecnicamente, podemos continuar a explorar a profundidade e com bastante mais qualidade se usarmos o Luis Diaz e o Corona como alas interiores, o Soares no meio e os laterais a garantir profundidade, com o Naka nas costas e o Uribe + Otávio atrás. Para mim, é o melhor meio-campo e ataque do FC Porto nesta altura. O Luis Diaz e o Corona podem muito bem fazer algo parecido ao que fazem Mané e Salah no Liverpool.

Em relação a transferências, parece-me claramente inevitável que vamos ter que vender alguns miúdos que mais ano, menos ano, poderiam entrar de caras no 11, só tenho medo é que se vendam mais miúdos do que o necessário para ficarmos com os Maregas e Danilos do plantel. Para mim, e concordo contigo, as vendas devem passar por Danilo, Marega, Alex Telles, Soares (possivelmente), mas também é complicado porque tirando Alex Telles e os miúdos não temos jogadores que façam abrir o apetite ao mercado.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Há tempos houve alguém que disse que, com Jesus, Otávio seria outro Enzo Pérez.

Eu sempre critiquei muito o Otávio embora lhe reconhecesse, pelo menos, uma atitude guerreira muito característica e que sempre foi bem vista no Porto.

Acho que encontrou o seu espaço no meio e está a ser, finalmente, realmente útil.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,023
8,242
Também tenho sido muito crítico do Otávio, mas esta época tenho que dar a mão à palmatória. E concordo, no meio é outra coisa.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,330
47,356
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sakamoto disse:
Há tempos houve alguém que disse que, com Jesus, Otávio seria outro Enzo Pérez.

Eu sempre critiquei muito o Otávio embora lhe reconhecesse, pelo menos, uma atitude guerreira muito característica e que sempre foi bem vista no Porto.

Acho que encontrou o seu espaço no meio e está a ser, finalmente, realmente útil.
Nos ultimos 10-25 min que esteve em campo ainda andava a sprintar para recuperar bolas, fez umas 3 ou 4, uma delas a Bruno fernandes que ficou passado da cabeça com isso, quando se fala em jogadores fortes fisicamente, ele é um desses, tem gás para 90 min e nunca vira a cara a luta, e depois anda constantemente a fazer assistências.

É bom que finalmente se comece a reconhecer o valor dele..

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21

É sem dúvida um caso sem decisão popular. Pessoalmente acho o Otávio um jogador útil no plantel, que te vai desbloquear 3 ou 4 jogos por época, mas não o considero bom/consistente o suficiente para se tornar um indiscutível. Nem acho que tenha evoluído assim tanto nos últimos anos. Se calhar a melhor fase dele ainda foi no arranque com o NES, opinião. Não estamos a falar de um veterano, mas é já um jogador na sua sexta época senior de ligação ao clube, quarta consecutiva. Regra geral, não se espera tanto pela explosão de um jogador que vai, efetivamente, explodir.

Por outro lado, não acho que tenha mercado para gerar essa tal venda. Nem de perto. Só temos dois terços do passe e não acredito que tenha compradores que gerem uma mais-valia sequer de 10 milhões.

Além disso, o Otávio desde que assinou por nós que é um jogador muito bem pago. Todos recordam o "caso" (?) de ele ganhar mais do que o Brahimi, por exemplo. Falamos de um jogador que foi para a B ganhar um milhão por ano. Quanto custaria agora renovar? Será que o que ainda vamos gastar nele será correspondido em rendimento desportivo ou numa mais-valia futura? Tenho dúvidas.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,648
27,993
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Draconem disse:
É sem dúvida um caso sem decisão popular. Pessoalmente acho o Otávio um jogador útil no plantel, que te vai desbloquear 3 ou 4 jogos por época, mas não o considero bom/consistente o suficiente para se tornar um indiscutível. Nem acho que tenha evoluído assim tanto nos últimos anos. Se calhar a melhor fase dele ainda foi no arranque com o NES, opinião. Não estamos a falar de um veterano, mas é já um jogador na sua sexta época senior de ligação ao clube, quarta consecutiva. Regra geral, não se espera tanto pela explosão de um jogador que vai, efetivamente, explodir.

Por outro lado, não acho que tenha mercado para gerar essa tal venda. Nem de perto. Só temos dois terços do passe e não acredito que tenha compradores que gerem uma mais-valia sequer de 10 milhões.

Além disso, o Otávio desde que assinou por nós que é um jogador muito bem pago. Todos recordam o "caso" (?) de ele ganhar mais do que o Brahimi, por exemplo. Falamos de um jogador que foi para a B ganhar um milhão por ano. Quanto custaria agora renovar? Será que o que ainda vamos gastar nele será correspondido em rendimento desportivo ou numa mais-valia futura? Tenho dúvidas.
Daí a dúvida. Colher abaixo do que era expectável? Renovar e pôr no tecto salarial?

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,503
35,140
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18

Ponto prévio, no inicio da época defendi a sua venda por não ser um elemento nuclear da equipa, por ter mercado e por assim poderemos evitar os custos de uma eventual renovação de contrato e compra de mais % do seu passe.

Neste momento, olhando para a sua evolução (fundamental a ausência de lesões) e crescente importância na equipa, para a sua combatividade e alma, para a sua polivalência, para a sua idade, para o valor de mercado e para o facto de ter contrato apenas até 2021, embora não seja um craque de nível mundial, passei a defender a renovação urgente, mas se o jogador/empresário/BMG não estiverem interessados e começarem a adiar a extensão do vínculo até ao Verão por isto e por aquilo...

Ou seja:

- Renovar até 2023 e comprar mais 12,5% do passe, no máximo até ao fim do mês, para fortalecer a nossa posição negocial em futuros defesos.

- Se recusar renovar, vender já ou, de preferência, fechar já a venda para o próximo Verão para podermos usufruir dele até ao fim da temporada e evitar uma desvalorização numa possível negociação durante Julho/Agosto num jogador que aí só teria mais um ano de contrato.

Quem eu equacionaria vender já neste Mercado de Inverno, dentro de certos parâmetros, seriam o Danilo e o Marega, especialmente o maliano, de modo a evitar uma renovação muito onerosa com um jogador de 28 anos ou então uma desvalorização significativa que uma venda no Verão (sem renovação) poderá ter. No caso do Danilo seria por termos várias opções no plantel para desempenhar as suas funções.

PS: Já tinha abordado este tema aqui: https://www.fcporto.ws/index.php?topic=23009.msg3983649#msg3983649

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
4,189
5,569
O pessoal esquece-se que o Otavio tem apenas 24 anos. A jogar a 8 ou a 10 é um jogador muito interessante. Na ala é perfeitamente banal e tenta compensar com raça o que lhe falta em características e instinto para jogar ali. O problema é que temos um treinador que está a perceber isso mas muito devagarinho.

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
17,026
13,129
Londres
Eu não o vendia, há jogadores que não precisam ser vendidos.

Otávio e um jogador como eu gostava que todos fossem, tem qualidade principalmente jogando no meio, e não tem medo vai a todas seja contra quem for.

Penso que ele seja um elemento importante dentro do balneário parece-me ser dos que cria melhor ambiente.

Pode-se ver que mesmo quando está no banco e dos primeiros a incentivar ou a festejar efusivamente os golos marcados.

Otávio neste momento deve ou devia ser um dos preferidos dos adeptos.

Não esqueçamos o selo que trazia quando veio para o clube!

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669

As renovações para além dos aspectos financeiros, têm que ter como  base clara o futuro treinador.
Ou seja se o FCP têm planos de que o SC seja o treinador na próxima época a opinião dele é muito importante, e ai toca a renovar e aguardar que ele se afirme. Se a ideia de treinador para a próxima época for outra, então convém se calhar vender pois não sabemos o que o próximo treinador pensa.