Nuno Espírito Santo

Desterrado

Arquibancada
16 Março 2016
490
0
Confesso que cada vez percebo menos de futebol. Não me interessa minimamente se jogamos em 4-3-3, 4-4-2 ou 4-2-4.
A unica coisa que peço é ser capaz de vislumbrar um entendimento entre os jogadores e que eles perlo menos pareçam saber qual o seu papel em campo.

Esta época para já não posso criticar a atitude da equipa. Mas o que vejo é que os jogadores bem tentam dar o máximo, mas parecem perdidos dentro de campo.
Jogamos com os sectores muito afastados.
Não somos capazes de oferecer uma linha de passe ao portador da bola quanto mais 2 ou 3 que seriam essenciais para romper linhas e progredir com a bola controlada.
Continuamos a atacar apenas com 3/4 jogadores e isso ficou bem evidente nos descontos do jogo contra o Leicester. A perder e já para lá dos 90min apenas se via o André Silva e o Diogo Jota junto à área.
Finalmente, continuo sem perceber qual a ideia do NES sobre a pressão que a equipa deve fazer no momento da saída de bola dos adversários. Não vejo um movimento coordenado, mas tão só o André Silva ou outro avançado a correr atrás de um defesa que facilmente coloca a bola no meio campo. E não se trata do facto de termos jogadores com pouco físico porque basta verem jogos do Man City e Barcelona para verem que saber recuperar abola não depende do tipo de jogadores que temos mas do seu posicionamento.

RGalego

Chega de luto, o futuro é já ali!
12 Março 2012
12,397
13,855
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
O uso em exclusivo do jogo exterior para chegar à grande área desespera.

Com médios como Oliver, Ruben Neves, Otávio e JCT só não pega na bola quem não gosta dela.

Vamos melhorar, nunca quanto precisamos.

Guardar a honra porque a classe já se foi

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
16,282
11,812
Londres
433 442... NES so pode ter estado aqui pelo fórum durante a pré época.

Durante a pré época lia-se que o nosso modelo deveria de ser o 442 porque o 433 estava ultrapassado, mas também porque os nossos rivais jogavam em 442 com resultado evidentes!!

Jogar em Portugal em 442 e que era!!

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
5,573
5,792
Infelizmente temos um Treinador que é burro!

Logo à partida é burro por querer implementar este estilo de "futebol" no nosso clube, e logo no nosso clube, que tão bem conhece (ou devia conhecer) e sabe a exigência que vem das bancadas para haver resultados, mas também bom futebol.

Depois, passa a pré-época toda a jogar num dado sistema e quando começam os jogos a sério, muda de sistema! Não se percebe a mudança contínua entre tácticas de um jogo para o outro, nem a rotação de 5-6 jogadores que temos vindo a ver em alguns jogos (não sei se ele sabe quem é o sr Lopetegui e as críticas que foi alvo aqui por isso mesmo...).

É burro, porque acha que pode dar a iniciativa de jogo a equipas tipo Boavistas, Tondelas, etc, e depois vem com um discurso que tivemos azar na finalização, e que os adeptos vão comer e calar sem haver contestação. 

Não se percebe que tendo um sistema de jogo tão pouco trabalho ofensivamente, sem criatividade ou jogadas de combinação entre jogadores, com grande parte dos jogadores atrás da linha da bola, e que depende de jogadas individuais para criar desequilíbrios nas defesas adversárias, os jogadores de maior capacidade técnica não jogam, e depois vemos, Adrians e Depoitres em campo, a mostrar aquilo que (não) mostram.

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Mais importante que a táctica de 4-3-3 ou 4-4-2 é jogarem os melhores e trabalhar o fio de jogo o resto é relativo, o  problema é que não jogam os melhores e nem fio de jogo temos.

happy dragon

Tribuna
13 Julho 2015
2,737
0
Nem é uma questão de fio de jogo. Acredito que o NES seja exigente no aspecto da organização tática e a maneira de construir jogo a partir de trás. O problema parece-me ser mesmo a intensidade, agressividade e sobretudo mentalidade com que a equipa joga e entra nas partidas, do mais reles e pequenino que já vi o Porto fazer. A resposta na segunda-parte com o Leicester não seria possivel sem um Otavio e o Andre Silva a correr por 4 e a fazer pressão individualmente. Simplesmente entregamos a bola ao adversário e fazemos zero pressão coletiva..

Eu e muita gente criticamos a qualidade do Herrera em ser jogador do Porto e com razão, de facto tem erros técnicos graves no passe e recepção de bola, mas a intensidade que ele dá ao jogo pela sua natureza é importante e infelizmente iremos ter de levar com ele o resto da época porque o André André dá o berro aos 50 minutos. O NES tem de evoluir mais como treinador, ele não está preparado para um FCPorto ganhador e dominador. O Campeonato português mudou e já não é o passeio dos tempos do Jesualdo, os nossos rivais são super competitivos e é preciso abrir os olhos...

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,003
4,295
Linkx disse:
Infelizmente temos um Treinador que é burro!

Logo à partida é burro por querer implementar este estilo de "futebol" no nosso clube, e logo no nosso clube, que tão bem conhece (ou devia conhecer) e sabe a exigência que vem das bancadas para haver resultados, mas também bom futebol.

Depois, passa a pré-época toda a jogar num dado sistema e quando começam os jogos a sério, muda de sistema! Não se percebe a mudança contínua entre tácticas de um jogo para o outro, nem a rotação de 5-6 jogadores que temos vindo a ver em alguns jogos (não sei se ele sabe quem é o sr Lopetegui e as críticas que foi alvo aqui por isso mesmo...).

É burro, porque acha que pode dar a iniciativa de jogo a equipas tipo Boavistas, Tondelas, etc, e depois vem com um discurso que tivemos azar na finalização, e que os adeptos vão comer e calar sem haver contestação. 

Não se percebe que tendo um sistema de jogo tão pouco trabalho ofensivamente, sem criatividade ou jogadas de combinação entre jogadores, com grande parte dos jogadores atrás da linha da bola, e que depende de jogadas individuais para criar desequilíbrios nas defesas adversárias, os jogadores de maior capacidade técnica não jogam, e depois vemos, Adrians e Depoitres em campo, a mostrar aquilo que (não) mostram.
Que não gostes dele ok, agora vires insulta-lo é um bocado de mais não achas?

Harvey specter

Bancada central
13 Julho 2015
1,280
2
DaniMontana disse:
433 442... NES so pode ter estado aqui pelo fórum durante a pré época.

Durante a pré época lia-se que o nosso modelo deveria de ser o 442 porque o 433 estava ultrapassado, mas também porque os nossos rivais jogavam em 442 com resultado evidentes!!

Jogar em Portugal em 442 e que era!!
Vocês dão demasiada importância ao sistema de jogo quando a dinámica da equipa é aquilo que define o sucesso do insucesso,  com Lopetegui percebia-se o que queria para a equipa tinha uma ideia muito bem definida mas tinha dificuldades em operacionalizar no treino alguns aspectos do seu jogo, com o NES jogamos o jogo do adversário nota-se que é um treinador limitado sem ideias e com dificuldades em operacionalizar, pode ser muito cedo, ainda vamos no inicio mas arrisca-se a ser o pior treinador que me lembre ver no FCPorto. Espero estar errado obviamente.

M

mercgold3

Guest
Olhando para André Silva e Depoitre é fácil perceber que esta equipa precisaria de outro tipo de extremos.
Só não vê isso quem não quer e quem usa tudo e mais alguma coisa para rebaixar o Nuno hoje em dia.

O Plantel está sobrevalorizado, fazem de jogadores banais craques do outro mundo.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,463
5,207
mercgold3 disse:
Olhando para André Silva e Depoitre é fácil perceber que esta equipa precisaria de outro tipo de extremos.
Só não vê isso quem não quer e quem usa tudo e mais alguma coisa para rebaixar o Nuno hoje em dia.

O Plantel está tão subvalorizado, fazem de jogadores banais craques do outro mundo.
Será que é mesmo pela falta desse outro tipo de extremos que a equipa não joga nada?

M

mercgold3

Guest
Mr.Ribeiro 46 disse:
Será que é mesmo pela falta desse outro tipo de extremos que a equipa não joga nada?
Óbvio, a posição mais importante no futebol português. De longe.
E essa de não jogar nada, enfim, já fez belos jogos esta epoca, Guimarães, Estoril, Roma, enfim, parece que esse jogos não aconteceram.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,942
45,506
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
mercgold3 disse:

O Plantel está tão subvalorizado, fazem de jogadores banais craques do outro mundo.
Concordo, plantel subvalorizado.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,463
5,207
mercgold3 disse:
E essa de não jogar nada, enfim, já fez belos jogos esta epoca, Guimarães, Estoril, Roma, enfim, parece que esse jogos não aconteceram.
É. Chegamos ao ponto em que jogar bem pontualmente, agora chega.
O único jogo em que fiquei de facto impressionado com a equipa, foi na primeira parte em Roma.
"Secaram" os italianos e jogaram muito bem. O jogo com o Estoril tem circunstancias especiais. Foi no Dragão contra uma equipa seriamente debilitada depois duma pré-época ainda mais amadora do que a do Porto. Não chegando isso, sacaram uma vitória arrancada a ferros.
O jogo com o Guimarães foi sólido, mas não foi um festival de futebol.
E o mais importante, é que o último desses jogos foi há quase 3 semanas.
Desde então, 2 empates (Copenhaga e Tondela), 1 derrota (Leicester) e uma vitória só confirmada nos últimos minutos contra o Boavista. Quando é que o NES vai chegar à conclusão de que a tática dele não funciona?

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
De bom futebol, esta época, só os 25 minutos iniciais em Roma e os 20 minutos iniciais da 2ª parte do Porto x Guimarães. De resto, foi uma miséria, um FCPorto de linhas recuadas, sem pressionar o adversário, a quem oferece constantemente a iniciativa de jogo. Isto para mim é inconcebível e é a matriz que marca indelevelmente o FCPorto desta época.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
24,530
16,879
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
WarriorFCP disse:
De bom futebol, esta época, só os 25 minutos iniciais em Roma e os 20 minutos iniciais da 2ª parte do Porto x Guimarães. De resto, foi uma miséria, um FCPorto de linhas recuadas, sem pressionar o adversário, a quem oferece constantemente a iniciativa de jogo. Isto para mim é inconcebível e é a matriz que marca indelevelmente o FCPorto desta época.
nao concordo, acho que esses minutos foram razoaveis.

M

mercgold3

Guest
"Estou a gostar dos primeiros tempos do Nuno. Não era a minha preferência para treinar o clube mas do que estou a ver esta pré época tenho gostado de vários aspectos : Desde a postura do treinador , evolução de jogo para jogo e consolidação dos processos , vontade dos jogadores , teste a vários sistemas tácticos e etc .. "

"Acho que o NES tem trabalhado bem, foi um bom jogo, o Porto mereceu ganhar.
Nota se que a equipa está mais alegre, até o Adrián parece mais bem disposto, isso é mérito do treinador.
Também nos livrou daquele futebol estéril dos últimos anos, apesar de ainda termos alguns problemas na construção de jogo, mas com o tempo e REFORÇOS isso afina se."

Até ao momento, o Nuno Espírito Santo foi o nosso melhor reforço para 2016/17
Isto não contando com Otávio (que já era nosso)

"NES não joga no estilo de jogo que eu aprecio mas está a ser realista: construir a equipa a partir da defesa; defender o melhor possível para não sofrer."

"Até à data de hoje penso que só podemos estar satisfeitos com o nosso treinador. A forma serena e confiante como fala e o fato de querer unir os adeptos em torno da equipa, são sem dúvida pontos fulcrais nesta fase da época. É disto que o FC Porto precisa."

"Adorei as palavras do Nuno. Quero ver se alguém neste paíseco de cobardes vai ter coragem de se chegar à frente e dizer que é mentira, que o país não está com o FCP!"

"Boa vitória mister, gostei do sistema 442, é sempre bom ter 2 sistemas trabalhados..Agora vamos lá vencer e entrar bem na LC..

Tenho muita confiança que vamos ser campeões.."

"Até agora, continuo a gostar do trabalho do NES.
Ja tinha feito um bom trabalho no Valencia - o segundo ano é para rir, não dele mas da direção e do Gary Neville.

Gosto de como fez uma equipa em pouco tempo, coisa que há 3 anos não tínhamos, pelo menos uma equipa sólida solidária e trabalhadora."

"A equipa continua a mostrar sinais positivos, mas o Nuno tem pela frente algumas situações complicadas para resolver, a começar pela forma como vai gerir a titularidade do Herrera, é sem duvida aquilo que pode pesar mais no rendimento imediato da equipa."

"Até agora tenho gostado muito do seu trabalho, há ideias claras de jogo, e o mais importante pelo menos para mim neste momento é que os jogadores lutam, correm, têm atitude à Porto, e que saudades eu tinha de ver isso na nossa equipa."

"Até agora esta de parabéns o Nuno, eu fui dos que não gostou da sua contratação mas esta me a surpreender pela positiva. Até agora melhor avalio o seu trabalho como muito bom."

"Continuo a gostar e a admirar a sua postura e maneira como fala à imprensa. Não precisa de grandes floreados para passar a sua mensagem e de uma forma objectiva "chama" os adeptos, algo fundamental neste momento e que ele tem sido capaz de fazer."

"Estou a gostar do seu trabalho, é notória a evolução da equipa e tem um discurso agradável e objectivo."

Isto são algumas pérolas que se encontram pelo caminho neste tópico de pessoas a falar de ideias claras, fio de jogo e um belo comunicador, dizer que o FC Porto ainda não jogou nada esta época é uma MENTIRA daquelas que andam a tentar dizer muitas vezes para ver se cola.

Harvey specter

Bancada central
13 Julho 2015
1,280
2
mercgold3 disse:
Acreditas a 100% no que acabaste de dizer?

Desculpem voltar a  falar do homem mas Vitor Pereira foi bi campeão com 1 derrota em 2 anos apenas com um criativo no plantel(James) e com extremos como Atsu, izmailov, Kelvin e varela, já o NES tem Otávio, Oliver Torres, Brahimi, Corona (Criativos), e Diogo Jota, NES está assim tão mal servido?

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
7
35
Porto
Como tem ai uma afirmação que acho que é minha tenho que responder. Sim na pré época achei mesmo que estavamos a evoluir e pensei que o NES estava a construir uma equipa de "trás para a frente" e o primeiro objectivo era cimentar a segurança da equipa. Nunca na vida pensei que quando fosse a doer , as coisas fossem tão diferentes e que o Porto esteja a dar SEMPRE a iniciativa ao adversário , seja ele qual for. Nunca pensei que chegasse a Outubro e se me perguntarem qual é o estilo do jogo do Porto eu não sei sinceramente responder. Não é posse de maneira nenhuma. Não é transições de maneira nenhuma.

Mas como disse também em algumas afirmações , não é na pré época que se pode tirar conclusão alguma. Seja do treinador , como de alguns jogadores. Basta para isso ires ao tópico do Lopetegui , do Paulo Fonseca e até do Peseiro e veres como eram as coisas ao inicio e como acabaram. Como também de alguns jogadores.

M

mercgold3

Guest
Harvey specter disse:
Acreditas a 100% no que acabaste de dizer?

Desculpem voltar a  falar do homem mas Vitor Pereira foi bi campeão com 1 derrota em 2 anos apenas com um criativo no plantel(James) e com extremos como Atsu, izmailov, Kelvin e varela, já o NES tem Otávio, Oliver Torres, Brahimi (Criativos), e Diogo Jota.
Acredito a 100%, e isso é mentira, mais uma.
VP teve Hulk e teve o Varela de outros tempos, teve C.Rodriguez, teve Iturbe, teve James que ele punha a jogar numa faixa, enfim. No primeiro ano teve o que AVB teve.

E outra vez digo, Corona e Jota não são extremos e quando tens um titular indiscutível como Otavio numa faixa precisas de alguém diferente no outro lado, como é que queres que a bola chegue ao Depoitre quando ninguém centra, tem que ser os laterais várias vezes a fazer cruzamentos longos.