Di Charis disse:
Dei-te excelentes exemplos de óptimos clubes na mesma situação. Não temos de fazer o que os outros fazem mas também não temos de não fazer o que os outros fazem. Temos de respeitar a marca, o simbolo a identidade do clube, e os designers fizeram isso quando criarem esta bonita versão do simbolo para ser aplicada em diversos meios. Numa camisola alternativa é mais uma forma de aplicação desta versão.
Então se estás mais aberto a ideias novas na alternativa... eu não estou a defender que o símbolo não seja o símbolo principal na camisola principal, isso não me passava pela cabeça. Eu nas alternativas até já quis um dos símbolos históricos, até achava bonito (algo que também já foi feito noutros clubes).
A diferença está que tu achas que aquilo não é o símbolo do clube só porque não tem as cores dentro. Eu acho que é o símbolo do clube. Mantém a forma, os pormenores, está tudo no sítio e muito muito bem tratado (nos últimos anos levou um tratamento incrível da parte do departamento de design do club), é o símbolo do clube.
Eu sou licenciado em Design, acho que tenho uma opinião mais ou menos bem informada para poder afirmar isto. Uma boa marca, como é o nosso caso (e queremos que seja ainda melhor) resulta em qualquer fundo e qualquer cor. É o caso. A versão a uma cor serve é para este tipo de situações.
Para mim também está acima do marketing, eu simplesmente aceito que tenha versões alternativas (como qualquer boa marca deve ter) tu não. Eu não despojo um símbolo, uma forma forte, do seu significado, alma e história só porque não está com a cor à qual estou habituado a ver. Isto, repito, é um equipamento ALTERNATIVO.
Afirmo porque tenho conhecimento de causa. Afirmo porque o trabalho que tem sido feito progressivamente no símbolo do Porto nos últimos anos é INCRÍVEL, excelente. O degradé de azuis que introduziram dentro d símbolo é lindissimo e muito bem feito (passa de um azul escuro para o azul típico do Porto), coisa que antes não estava presente. A mudança de um amarelo berrante na coroa e castelos para um quase dourado velho melhorou ainda mais o aspecto geral. O Dragão ficou muito melhor desenhado. Tudo vectorizado como deve ser. E a introdução do contorno branco como algo sempre presente no símbolo que possibilita virtualmente a sua aplicação sobre qualquer fundo.
Coisas que se calhar muitos nem notaram. Isto diz-me que o trabalho realizado é excelente e que temos óptimos designers. Não é bem uma questão de opinião, é uma questão de julgamento do trabalho deles. Podes gostar ou não, agora que o trabalho é bom não há duvida nenhuma porque está bem feito.
O nosso símbolo não foi sempre tão bonito como é hoje, digam o que disserem. Aliás hoje é mais bonito que alguma vez foi sem qualquer dúvida. Muito melhor tratado e desenvolvido. Eu quando vejo algumas versões antigas até ponho as mãos à cabeça... aquela versão de dragão laranja meu deus...
Estás a criticar cadeiras que não são funcionais... não estamos a falar de uma obra de arte neste caso. Estamos a falar de um símbolo, uma marca. Algo que tem de ser funcional, ponto. E a versão a branco torna-a mais funcional. Não há nada a discutir a esse respeito.
Claro que reconhecia lol e quem não reconhecer bem pode repensar de que clube é que é. Ainda há uns dias vi uma foto tirada em paris na torre eifel ou caraças que em termos de forma parecia o simbolo do Porto, passado umas horas já estava num site qualquer a dizer isso mesmo.
Uma marca que é uma boa marca distingue-se sobretudo pela forma e só depois pela cor. O símbolo do Porto é muito rico.
PS: Não gostava da camisola castanha, nem da rosa, mas esta não é de todo o caso. Ainda assim é só uma questão de gosto. Eu achava o castanho escolhido um castanho feio, mas não acho - como em muitos sites dizia - que o castanho não possa ser uma cor usada no futebol. Nem percebo porquê. Eu adoro castanho tenho montes de camisolas castanhas, porque raio não poderiam fazer uma boa camisola de cor castanha no futebol? Simplesmente não foi o caso.
Ainda assim - é um exercicio de design. Como é sempre. Daí a sua natureza de mudança anual.
PS2: Eu adoro as nuances de azul no principal. É mesmo esse tipo de experimentalismo que se pode deixar fazer sem descaracterizar completamente. É melhor isso do que o que fizeram com o Barça ao mudar as riscas verticais para horizontais - aí sim tinhas a minha total indignação, porque acho que se deve sempre cumprir os estatutos. Por mim aliás as camisolas eram sempre de risca branca no meio e nunca o inverso como o ano passado - e eu acho interessante os vários azuis, tal como agora o simbolo tem. A única coisa que não gosto no principal é as riscas azuis serem finas de mais, gostava que ocupassem mais espaço. E torço para que os números sejam vermelhos.
PS3: No problem. Também não me leves a mal