#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.02

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.02 Performance da Época

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,170
17,461
Conquistas
7
63
Porto
Aqueles que não lembram estão condenados a repetir.

É que é o filme do VB outra vez, retinto.
É a minha convicção. A nós, sócios e adeptos, resta esperar que haja uma luz que no entretanto ilumine AVB. Infelizmente, parece-me que dos poucos que (a querer fazê-lo, mas isso são outros quinhentos) o podiam convencer a mudar a este respeito, faleceu dia 15 de Fevereiro.
Sempre tivemos cabeças muito duras a comando deste clube. Apesar de tudo, saber aprender com os erros foi sempre dos maiores predicados de PdC.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,445
4,633
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
É difícil não concordar com as tuas análises.
Mas se tiveres razão quando dizes que este esquema do Anselmi não funcionaria nem que lhe dessem dois Nunos Mendes para as laterais, um Vitinha e um grande central, fica por responder a pergunta de um milhão de dólares:

O que é que AVB, Jorge Costa e Zubi (que juntos têm 120 anos de futebol ao mais alto nível) viram em Anselmi? Ou por outras palavras, como é que eles chegaram à conclusão de que o Anselmi era o homem certo para liderar uma equipa que tem de ganhar "sempre"?
O AVB, o Jorge Costa e o Zubizarreta têm passado, têm mundo, têm experiência.
Mas nem isso os impede de falhar. E aqui, parece-me, falharam na leitura de contexto — não na intenção.

Acredito que o que viram foi:
Um treinador jovem, com discurso fluido, ideia de jogo moderna e alinhada com o futebol de posse, posicional, apoiado.
Um perfil que, na teoria, representava uma rutura com o passado recente — com um futebol mais controlado, mais ofensivo, mais ligado à escola Guardiola/Bielsa.
Alguém com fama de bom comunicador, metódico, com um projeto desportivo atrativo no papel.

E isso — na teoria — encaixa no desejo de AVB de virar a página em relação à era VB.

O erro aqui não foi ir buscar alguém com ideias novas.
O Anselmi pode ter uma ideia moderna — mas o futebol não se faz só de ideias.
Faz-se de leitura, adaptação, pragmatismo.
E se há coisa que o FC Porto não permite é tempo infinito para aprender.

Aliás, não é a primeira vez que o clube tenta algo “fora da caixa” e falha.
Depois de ganhar a Liga dos Campeões com Mourinho em 2004, Pinto da Costa escolheu Luigi Del Neri — treinador italiano com estatuto, currículo na Série A, e com uma proposta táctica até muito séria.
Mas bastaram poucos treinos e uma pré-época para perceber que o homem não encaixava no clube, nem no contexto, nem no balneário.
Saiu antes de começar a época.
Pinto da Costa — com todo o seu historial — errou. E corrigiu a tempo.

Isto só prova que ninguém é infalível.
A diferença está em reconhecer o erro e ter coragem para o assumir.
Vamos ver.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,356
14,671
O que me dizem é que ao dia de hoje se queda. Se alguma coisa mudar e eu souber, direi.
É o que é, AVB não o quer deixar cair.
@Tails
Se a fonte que te transmitiu isso for a mesma da outra vez, dou muita credibilidade ao que escreves e era o que já achava..

Vamos ver como correm estes últimos três jogos mas continuo a dizer o mesmo; a continuação ou não do treinador não devia estar nada dependente destes últimos três jogos.

Última edição:

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,385
203,332
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Mesmo que seja para sair, e pode parecer arriscado para a preparação da próxima época, eu levava o Anselmi ao mundial à mesma

• Não gosto
Reações: dragonfever

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
80,168
139,943
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
So um leigo que nao queira ver, é que culpa um treinador que não tem ovos para fazer omoletes.
Já sabemos.
Tanta repetição.
É mesmo catequese.

Já sabemos que não tem craques para não levar um enxerto do Estrela, nem para segurar o Kikas ou ser devorado pelo catedrático cara de cavalo.

É escusado tanto mantra e escrever 1000000 vezes o mesmo.

Cherife

8 Março 2012
10,170
17,461
Conquistas
7
63
Porto
Se a fonte que te transmitiu isso for a mesma da outra vez, dou muita credibilidade ao que escreves e era o que já achava..

Vamos ver como correm estes últimos três jogos mas continuo a dizer o mesmo; a continuação ou não do treinador não deva estar nada dependente destes últimos três jogos.
É a mesma pessoa. Não quer dizer que não possa haver alguma mudança na cabeça de AVB nos próximos tempos, mas o plano (ainda) é Anselmi.

• Triste
Reações: dragonfever

Cherife

8 Março 2012
10,170
17,461
Conquistas
7
63
Porto
Mas isto já depois do desaire da amadora? Não quero crer...
Hoje, há poucos minutos. Mas nisto não existem updates ao minuto do Romano. Não faço a menor ideia se a informação é de hoje ou da semana passada, mas seja como for, se a ideia era manter Anselmi antes da Amadora, não seria o resultado desse jogo que iria mudar algo, digo eu. Mau era.

Dragão Papão

Tribuna
25 Maio 2014
2,824
2,054
Como escrevi, o que me dizem é que a ideia, ao dia de hoje, é mesmo segurá-lo. Se alguma coisa pode mudar na cabeça de AVB, só o próprio saberá. É ele quem segura Anselmi, e parece ser dos únicos convictos no seu sucesso.
Era o que estava a espera ..há aqui muito pessoal que vai ter um ataque .

Enviado do meu 23090RA98G através do Tapatalk

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
38,556
74,201
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Mantenho a minha posição. Nao faz sentido contratar um treinador por 2 anos e meio, vender Galeno e Nico e despedir o mesmo passado 3 meses

Mas tambem mantenho o receio que ja expressei alguma vez por aqui, de me parecer que Anselmi pode ser um treinador mais talhado para jogar como underdog e nao como e suposto no FCP.

a questao é que o verdadeiro valor de Anselmi so se podera apurar em outras condições. Eu nao o despedia.

para isso nao o tinham contratado

DiegoRodrigo_FCP

Bancada central
28 Dezembro 2023
1,662
2,370
Até um leigo vê que com estes jogadores dá para fazer uma omelete melhor que a do estrela
Já o cozinheiro VB fala do mesmo... nem ao Nacional da Madeira

Mas sera que a culpa é toda dos 2 cozinheiros???

Quando se ve ali jogadores que nao correm..
Quando se ve ali jogadores que nem num Braga tem lugar
Quando se ve ali jogadores que nao sabem dar 2 toques na bola

A culpa é dos treinadores??

helderroger

Tribuna Presidencial
6 Novembro 2012
5,999
2,520
Já o cozinheiro VB fala do mesmo... nem ao Nacional da Madeira

Mas sera que a culpa é toda dos 2 cozinheiros???

Quando se ve ali jogadores que nao correm..
Quando se ve ali jogadores que nem num Braga tem lugar
Quando se ve ali jogadores que nao sabem dar 2 toques na bola

A culpa é dos treinadores??
O que há mais é cozinheiros fracos

DiegoRodrigo_FCP

Bancada central
28 Dezembro 2023
1,662
2,370
Mora SAMU Fábio Varela Pepê moira Diogo João Mário Martim Perez não são ovos de coderniz
Nestes 7...

Moura nao o acho titular para o Porto
Fabio Vieira e Pepê nao querem nada com a fruta apesar de terem qualidade
JM q.b.
Perez ?????
Martim?????

Ficam:
Diogo Costa
Varela
Rodrigo Mora (AGORA) desde ha 4/5 jornadas
Samu

rucaque

Tribuna
21 Maio 2007
2,637
3,199
Conquistas
8
Gondomar
  • Paulinho Santos
  • José Maria Pedroto
  • Rui Filipe
  • João Pinto
Quando o teu leque de jogadores avançados é William, Pepê, Borges, Gul, Namaso e Samu, queres milagres? Quando destes jogavam no benfica ou sporting? Nem digo a titulares, mas a saltar do banco.

Podes ser exigente à vontade. Eu tambem posso exigir tudo e mais alguma coisa a estes gajos. Mas se não têm capacidade para mais, a exigência é trocada por noção.
Por essa lógica, quantos gajos do Estrela tinham lugar no Porto.
E no entanto...

Pode-se pelo menos exigir não ser goleado pelo Estrela (não esteve longe de acontecer) ou também é falta de noção?