#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.27

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.27 Performance da Época

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
801
577
👀

Em 2019/20, o Arsenal vivia mergulhado numa profunda crise de resultados quando, à 19.ª jornada, chegou Mikel Arteta. O jovem treinador, então com 37 anos, não passava de um colaborador de Pep Guardiola no Manchester City quando decidiu aceitar o desafio de uma vida. O projeto dos gunners tinha entrado num longo loop de falhanços e Arteta aterrava no Emirates para tentar devolver a esperança perdida. Já não eram só os troféus que faltavam: eram também as ideias. A qualidade do futebol do Arsenal afundava-se por entre um plantel cheio de equívocos, onde cabiam nomes como Bellerín, Cédric, Pablo Marí, Mustafi, Sokratis, Monreal, Lucas Torreira ou mesmo Nicolas Pépé, por quem o Arsenal tinha acabado de pagar ao Lille, nessa época, “simpáticos” 65 milhões de euros. Também lá estavam David Luiz (33 anos), Xhaka e, entre outras vacas sagradas, Mezut Ozil (em fase pré-decadente). A notícia boa é que, pelo menos, já existiam dois meninos à espreita da oportunidade: Saka (18 anos) e Martinelli (19).

A revolução promovida por Arteta, no que diz respeito aos princípios de jogo herdados de Unai Emery, demorou muito tempo a convencer. Parecia sempre existir uma infantil ingenuidade no "jogar" do Arsenal – e por isso ninguém se espantou com o 8.º lugar em que a equipa terminou a temporada, a quilométricos 43 pontos (!) do campeão Liverpool. Arteta conseguiu, no entanto, aquilo em que ninguém apostava um cêntimo: vencer a Taça de Inglaterra. Foi a forma de “comprar tempo” e afastar algumas das desconfianças que iam crescendo.

O problema maior chegou na temporada seguinte. Agora, com uma janela de mercado para trabalhar, Arteta já tinha tido a oportunidade de fazer as suas próprias escolhas. E alguns pedidos foram mesmo atendidos. Nesse verão de 2020, por exemplo, entraram no plantel Saliba, Partey ou Odegaard (este ainda por empréstimo do Real Madrid, numa primeira fase). O que aconteceu no final dessa época? Nada. O Arsenal repetiu o 8.º lugar do ano anterior, naquela que foi a primeira temporada completa de Arteta como treinador principal.

Mais grave: na época seguinte (2021/22), o Arsenal voltaria a fazer um pesado investimento de 160 milhões de euros (só em Ben White foram 58,5) e também não foi além do... 5.º lugar, fora dos lugares da Liga dos Campeões.

Em 2022/23, três anos depois de ter chegado, o “Plano Arteta” começou finalmente a dar resultados: o Arsenal terminou em 2.º lugar na Premier e foi a única equipa capaz de discutir o título com o poderoso Manchester City. Ficou a cinco pontos, só vacilando nas últimas jornadas. Na temporada seguinte, 2023/24, o filme repetiu-se: 2.º lugar, mas agora apenas a dois pontos do mesmo City.

Na época que está prestes a terminar, 2024/25, o Arsenal vai, provavelmente, terminar de novo em 2.º lugar – o que, a acontecer, será pelo terceiro ano consecutivo. A diferença é que, desta vez, Arteta acaba de sovar o Real Madrid (5-1) e entra nas meias-finais da Champions League como sério candidato à vitória na prova.

O treinador do momento, que fez no Santiago Bernabéu aquilo de que poucos se podem gabar, é o mesmo que começou por deixar o Arsenal no 8.º lugar em duas temporadas consecutivas. Não deveria ser motivo de reflexão?

Anselmi chegou ao FC Porto, no início deste ano, com o mesmo espírito revolucionário e também com a mesma vontade de abraçar uma ideia de jogo cativante, ousada e dominadora. Os resultados não apareceram na exata medida das expetativas dos adeptos e rapidamente se questionou a escolha de André Villas-Boas.

Claro que, no FC Porto, seria impossível um treinador resistir a um 8.º lugar (quanto mais a dois...) e também a seis temporadas sem ser campeão. São, em todo o caso, realidades muito diferentes. O que não é diferente é a necessidade de um tempo de maturação para o processo de jogo de um treinador com ideias disruptivas – como era o caso de Arteta e como é, manifestamente, o caso de Anselmi.

Desde que chegou ao clube, o técnico espanhol teve a felicidade, ainda assim, de já ter recebido reforços que custaram 700 milhões (!) de euros. Já o técnico argentino, pela situação financeira “sensível” que o FC Porto atravessa, nunca terá direito a nada que se pareça.

Se não há dinheiro para Anselmi, então que haja tempo.

«Com Anselmi iniciamos a continuação de um projeto que temos em vista para o clube, com um futebol arrojado. Todos vão ficar bastante entusiasmados. Um futebol ofensivo, agressivo. Estamos seguros que isso vai encher de alma os adeptos do FC Porto e estamos ansiosos para que construa as suas equipas. O seu futebol encaixa perfeitamente no que o FC Porto defende, um futebol virado para o ataque, na busca de conquistas e vitórias.» As palavras de André Villas-Boas, a 27 de janeiro, no dia da apresentação de Anselmi, não podem ter sido obra do acaso.

O deslumbrante Arsenal que silenciou Madrid nunca teria existido se não tivesse havido paciência para Arteta. E, mais do que paciência, capacidade para entender o que estava em construção.

É duro para o adepto do FC Porto ver a equipa a dez pontos do primeiro lugar. Mas, em todo o caso, convém lembrar que, na época anterior, o atraso para o campeão foi ainda (muito) maior: 18. E, no entanto, havia Pepe, Taremi, Evanilson e Francisco Conceição. Para não falar de Nico González e Galeno, retirados a Anselmi mesmo em cima do fecho do mercado de janeiro.

O FC Porto precisa de ser reconstruído - acho que ninguém duvida disso – mas precisa, acima de tudo, de ideias firmes e de convicção. É o único caminho.
Compreendo a intenção mas não é a melhor das comparações porque no FC Porto não haverá nem tanto tempo, nem tanto dinheiro para sacudir a pressão. Mesmo com a massa associativa toda do lado do AVB.

A direcção terá que "puxar um coelho da cartola" e encontrar um jogador para as posições nevrálgicas de ligação de sectores digno de superlativos e "acertar em cheio" em mais duas ou três contratações para posições nas extermidades.

Depois disto tudo (o que não é pouco) o Anselmi terá que ter uma sequência de resultados encorajadores no início da próxima época, digamos, passar por um período em que ganha 6/7 jogos seguidos com uma ou duas goleadas e/ou um classico ganho pelo meio.

Sem tudo isto o Anselmi não será nenhum novo Arteta ou Semtreta. Será mais um para o cemitério.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,797
47,184
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Peço perdão por acreditar mais num artigo de um jornal Holandes que num artigo do Nuno Lampião Farinha....que reza todas as noites para "el Sistema" continuar mais um ano.
Também acredito mais no artigo do jornal holandês, pois a fonte da notícia é o editor de desporto do De tekegraaf que não tem qualquer ligação ao futebol português.

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
886
93
Como é possivel termos contratado um treinador ha 3 meses e há pessoal que já o quer despachar quando ele nem reforços teve. Por vocês era um treinador novo e o eustáqui transformava-se no zidane, joao mario transformava-se no Cafú, e o namaso no Henry

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,050
7,523
Bragança
Como é possivel termos contratado um treinador ha 3 meses e há pessoal que já o quer despachar quando ele nem reforços teve. Por vocês era um treinador novo e o eustáqui transformava-se no zidane, joao mario transformava-se no Cafú, e o namaso no Henry
Vais conseguir comprar 10 ou 15 jogadores (titulares e suplentes para a posição) para jogarem num sistema especifico, que este treinador não abdica ?
Que para mim é um sistema de merda...de equipa pequena...um porradão de defesas e trincos...contra ataques e um ponta de lança a jogar a 25 metros do meio campo...sozinho.

• Like
Reações: m3a4424

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,036
490
Para mim está ao nível do Octávio Machado.

Não sou doutorado em futebol tal como não sou doutorado em matemática
Mas não é necessário eu ser doutorado em matemática para saber que 1+1=2, tal como não é necessário eu ser doutorado em futebol para saber que com esta táctica, os poucos grandes jogadores que temos no plantel, nunca irão render.

Erros na escolha de treinadores todos fazem e o Vilas Boas não será excepção.

O erro não é escolher mal.
O erro é não resolver a situação.

Não esquecer que temos um mundial de clubes, oportunidade única para relançar novamente o nome do Clube internacionalmente.

A continuar assim, mais valia termos ficado com o Vitor Bruno...

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,036
490
Vais conseguir comprar 10 ou 15 jogadores (titulares e suplentes para a posição) para jogarem num sistema especifico, que este treinador não abdica ?
Que para mim é um sistema de merda...de equipa pequena...um porradão de defesas e trincos...contra ataques e um ponta de lança a jogar a 25 metros do meio campo...sozinho.
Uma táctica que está a matar o Samu, o que é uma pena... :cry::cry::cry:

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
33,143
45,247
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Não é só o Samu, Gul sofre do mesmo problema. E se fosse o Falcão também seria igual.

Isso não quer dizer que também não tenhas razão em relação a Samu.
Desculpa-me mesmo mas não consigo concordar.

O Gul mostrou muitas lacunas e claramente não está preparado para este nivel. Seja em que tática for, tem 20 anos tem de ser emprestado para crescer.

O Falcão era máquina fossem em que equipa ou tática fosse, é outra casta , outra loiça.

O Samu é bom. Carregou-nos ás costas a primeira metade do campeonato e metia a bola lá dentro de qualquer forma. Parecia um comboio a ir para cima. Agora nem com espaço consegue fazer nada. Algo o limita, parece afetado. Cá estarei a dar a cara se estiver enganado, mas assim que "limpe a cabeça" vais ver o Samu a encaixar e a faturar regularmente.

Dragão Papão

Tribuna
25 Maio 2014
2,783
1,990
Cheguei a conclusão que o pessoal não está preparado, também me está a custar.

Como se trocar de treinador ajudasse em alguma coisa neste momento.

As tantas este ia embora agora, vinha outro que provavelmente ia fazer um mau mundial de clubes e mandava se depois esse embora também.

Enviado do meu 23090RA98G através do Tapatalk

• Like
Reações: gow4hs

Portista in Sofia

Bancada central
29 Agosto 2022
2,312
2,777
Desculpa-me mesmo mas não consigo concordar.

O Gul mostrou muitas lacunas e claramente não está preparado para este nivel. Seja em que tática for, tem 20 anos tem de ser emprestado para crescer.

O Falcão era máquina fossem em que equipa ou tática fosse, é outra casta , outra loiça.

O Samu é bom. Carregou-nos ás costas a primeira metade do campeonato e metia a bola lá dentro de qualquer forma. Parecia um comboio a ir para cima. Agora nem com espaço consegue fazer nada. Algo o limita, parece afetado. Cá estarei a dar a cara se estiver enganado, mas assim que "limpe a cabeça" vais ver o Samu a encaixar e a faturar regularmente.
Não tem nada haver com a capacidade dos jogadores. Tem haver com o volume de oportunidades criadas para o avançado centro do FC Porto poder finalizar. Tem haver com as zonas em que eles estão constantemente a pisar.

O Falcão sem oportunidades para finalizar não seria Falcão. Podia ser melhor nos espaços mas não seria o Falcão que conhecemos.

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
33,143
45,247
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Não tem nada haver com a capacidade dos jogadores. Tem haver com o volume de oportunidades criadas para o avançado centro do FC Porto poder finalizar. Tem haver com as zonas em que eles estão constantemente a pisar.

O Falcão sem oportunidades para finalizar não seria Falcão. Podia ser melhor nos espaços mas não seria o Falcão que conhecemos.
Temos de aumentar o volume ofensivo, 100% de acordo, mas não achas que os intérpretes que servem o PDL não fazem a diferença?

Mesmo usando esta tática, mete o Varela de 2011 de um lado e Hulk de 2011 do outro, com Samu no meio. Não achas que vais gerar muito mais oportunidades?
Se a juntar isso tiveres uma grande dupla de meio campo? Laterais de qualidade que não chegam ao último terço e lhes dá uma caganeira mental?

Eu entendo as dúvidas na tática, juro que entendo, mas eu não posso esperar que com tamanha falta de qualidade técnica, de empenho e de profissionalismo destes jogadores (Como de semana para semana se prova) se façam jogaços! Se jogue muito! 90% do plantel está com a cabeça noutro lado. Está-se a cagar. E isso faz diferença na transposição das ideias do treinador para o campo.

Vale para qualquer tática ou qualquer treinador. Nenhum ia fazer merda nenhuma com estes garotos, nenhum!

Portista in Sofia

Bancada central
29 Agosto 2022
2,312
2,777
Temos de aumentar o volume ofensivo, 100% de acordo, mas não achas que os intérpretes que servem o PDL não fazem a diferença?

Mesmo usando esta tática, mete o Varela de 2011 de um lado e Hulk de 2011 do outro, com Samu no meio. Não achas que vais gerar muito mais oportunidades?
Se a juntar isso tiveres uma grande dupla de meio campo? Laterais de qualidade que não chegam ao último terço e lhes dá uma caganeira mental?

Eu entendo as dúvidas na tática, juro que entendo, mas eu não posso esperar que com tamanha falta de qualidade técnica, de empenho e de profissionalismo destes jogadores (Como de semana para semana se prova) se façam jogaços! Se jogue muito! 90% do plantel está com a cabeça noutro lado. Está-se a cagar. E isso faz diferença na transposição das ideias do treinador para o campo.

Vale para qualquer tática ou qualquer treinador. Nenhum ia fazer merda nenhuma com estes garotos, nenhum!
Acho que não, acho mesmo que é uma questão de ideologia de jogo. Tem que se que respeitar, são as suas ideias, mas ele também tem que entender quem está a treinar e em que campeonato está inserido.

Já o disse, o melhor FC Porto com Anselmi joga sempre em ataques rápidos, muito raramente em ataque posicional, e quando ataca em ataque posicional ele utiliza o avançado como um puro pivot, 99% das vezes.

Acho que isso ele tem que mudar urgentemente.

Aliás se fosse uma questão de ele se adaptar ao que tem á disposição, ele jamais colocaria Samu a fazer aquele papel.

• Like
Reações: m3a4424 e fmorais92