#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.27

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.27 Performance da Época

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
8,279
13,136
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
É natural ele ter saltado, o homem anda perdido, calhou de ser uma recuperação de bola quando ainda estávamos no nosso meio-campo e na fase de construção. Mas podia ter sido um lance em que estávamos no meio campo adversário, e ele iria estar a correr para trás que nem um louco para compensar o buraco central deixado por esta variação.

Isto não existe.
Mas é a função dele, ele está perdido porque não entende o que tem de fazer.
Ai claro que fica mais complicado.
O líbero é um central que se incorpora no meio-campo e não o contrário, nós simplesmente não temos um central com essas qualidades, um exemplo, o Debast. Esse tem perfil para esta função.
Eu não sei pela velocidade, mas o Grujic podia fazer esta função.
Normal que o Eustáquio não tenha rotinas de central e não saiba o que fazer, mas isso não é problema do líbero, mas sim do perfil do jogador que está a desempenhar a função.

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
5,164
6,306
Por isso o lateral do lado oposto ao da bola ter de baixar para terceiro central...
Se o libero sobre para o meio para o 8 saltar, o lateral simplesmente tem de ficar para trás.
Podes dar as voltas que quiseres, mas o líbero bem usado funciona, tens é de ter dinâmicas.
Vocês estão a fritar demasiado com o líbero.
Não temos é jogadores para isso.
Neste tipo de tatica (como o city fez) tem que haver 2 tipos de extremos. Um que dê largura e um que venha para o meio
Quando o libero sobe, o lateral do lado do extremo que da largura tem que ficar atrás para fazer trio com os centrais. O outro lateral continua para dar a largura. Não sei qual é a dificuldade disso. O problema é que os nossos sobem os 2 ao mesmo tempo

Portista in Sofia

Bancada central
29 Agosto 2022
2,206
2,685
O líbero é um central que se incorpora no meio-campo e não o contrário, nós simplesmente não temos um central com essas qualidades, um exemplo, o Debast. Esse tem perfil para esta função.
Normal que o Eustáquio não tenha rotinas de central e não saiba o que fazer, mas isso não é problema do líbero, mas sim do perfil do jogador que está a desempenhar a função.
É um problema que a função de um líbero traz, eu gostava de ver exemplos de equipes de sucesso a jogar assim. Tu próprio dizes e bem, um central que incorpora o meio-campo, o problema é que contra equipas mais fortes esse central e na perda de bola tem de estar constantemente a sprintar para trás para compensar o buraco que esta variação causa. A posição para funcionar tem que estar efetivamente protegida, não assim.

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
8,279
13,136
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Não temos é jogadores para isso.
Neste tipo de tatica (como o city fez) tem que haver 2 tipos de extremos. Um que dê largura e um que venha para o meio
Quando o libero sobe, o lateral do lado do extremo que da largura tem que ficar atrás para fazer trio com os centrais. O outro lateral continua para dar a largura. Não sei qual é a dificuldade disso. O problema é que os nossos sobem os 2 ao mesmo tempo
Exato, é isso que tenho dito, as dinâmicas funcionam, não temos é peças para meter no tabuleiro.

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
884
80
Errado. O Líbero é um central que joga atrás da linha da defesa. Caiu em desuso ficou muito popular a defesa a 4, e a jogar em linha. O Líbero clássico seria para defesas mais baixas, que não fazem linha de fora de jogo. O líbero clássico surgiu do futebol italiano, tipo Baresi, Gentile, Scirea, Spinosi....

Edit: queria só acrescentar que não é bem esta posição que o Anselmi quer, mas no fundo as características principais terão de ser a capacidade de desarme, jogo aéreo e a qualidade na saída de bola.... tudo o que o Eustáquio não tem.

• Like
Reações: tdiniz e Palu1893

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
8,279
13,136
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
É um problema que a função de um líbero traz, eu gostava de ver exemplos de equipes de sucesso a jogar assim. Tu próprio dizes e bem, um central que incorpora o meio-campo, o problema é que contra equipas mais fortes esse central e na perda de bola tem de estar constantemente a sprintar para trás para compensar o buraco que esta variação causa. A posição para funcionar tem que estar efetivamente protegida, não assim.
Mas a forma de compensar essa subida é com um lateral a ficar a 3º central com a subida do líbero.
E especialmente no modelo do Anselmi que é tudo sobre vantagens e triângulos, a equipa move-se consoante as vantagens no campo criando triângulos o tempo todo.
Se a bola está no lado esquerdo e o líbero sobe para criar vantagem no meio, o lateral oposto automaticamente tem de se incorporar na defesa como central aberto na direita.
O Martim ontem fez isto.
Isto não é um bicho de 7 cabeças, mas tem de ser treinado e muito.

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
10,592
5,329
Claramente ele não tem de adaptar modelo nenhum. Em janeiro saiu o Galeno e o Nico, a direçao decidiu reforçar com William Gomes (aposta de futuro) e NINGUÉM para o lugar de Nico. O campeonato foi dado como perdido, daí mais vale implementar já as novas ideias. Ver quem serve e quem não serve.
Temos potenciais mexidas/contratações de pelo menos 4 ou 5 titulares (à cabeça:
  1. 1 central ou 1 médio para construir no meio dos outros dois centrais,
  2. 1 lateral direito
  3. 1 médio de choque, temos demasiadas bolas perdidas em segundas bolas. precisamos de um portento físico
  4. 1 avançado interior em vez do Pepê (para mim fim de ciclo e consequente venda)
  5. 1 avançado para dar competição ao Samu e quem sabe o sentar no banco (esta pode ser discutivel mas acho o samu fraco tecnicamente, é um bom finalizador)
Com isto, principios de jogo precisam-se!!!! Eu arranco cabelos quando vejo os centrais a trocar a bola entre si 10 vezes seguidas, eles não sabem o que fazer e o meio campo não ajuda porque não se mostra para receber. É preciso urgentemente quem queira receber uma bola de frente para os centrais e que se vire em direção da baliza contrária. Neste momento, apenas Rodrigo Mora tem confiança para tal.

Marcano é tema sensivel: fim de carreira? é bom, mas pesa na folha salarial..

Vendas para encaixar e reformular equipa:
Diogo Costa, Pepê, João Mário

Para vender, despachar, que nem entra sequer nas contas:
André Fraco, Samuel Portugal, Zaidu, Grujic,
1 central ou 1 médio?

Mas que jogos tem visto??

O Porto tem obrigatoriamente de contratar 2, 3 centrais!

Mas isso é de caras!

Vamos continuar com Marcano ou Perez? Ou os 2 com o tal médio?

É claro, evidente que o início da necessária revolução no plantel tem de começar por aqui!

• Like
Reações: T-Dragon

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
5,164
6,306
Exato, é isso que tenho dito, as dinâmicas funcionam, não temos é peças para meter no tabuleiro.
Nem peças nem inteligência para isso.
É uma anarquia. Veja se que o mora anda pelo corredor central (extremo que flete para o meio) e moura sobe. O João Mario que é o lateral do outro lado também sobe porque o Pepê também vem para o meio. Não pode ser desta maneira. O Pepê tem que dar largura e o João Mario estar quieto quando o libero sobe.

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
884
80
1 central ou 1 médio?

Mas que jogos tem visto??

O Porto tem obrigatoriamente de contratar 2, 3 centrais!

Mas isso é de caras!

Vamos continuar com Marcano ou Perez? Ou os 2 com o tal médio?

É claro, evidente que o início da necessária revolução no plantel tem de começar por aqui!
Estou a falar do ponto de vista de necessidades IMEDIATAS. Não me parece que vão contratar 2 centrais para jogar a titular, porque não há dinheiro.

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
5,164
6,306
Libero em 2025... estamos bem, estamos...
O "libero" de agora nada tem que ver com o libero de antigamente. o libero de antigamente ficava atrás dos centrais para as sobras. Está tática do Martin bem oleada e com intérpretes com qualidade como se exige no nosso clube tem tudo para dar frutos.

• Like
Reações: Palu1893

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
884
80
Não existe tal coisa num sistema a 3 defesas, eu desafio alguém a colocar uma equipa de sucesso com o raio de um libero, num 2+1. Não existe.

Há que ter a noção de que o sistema de 3 defesas está precisamente "programado" para fazer dos laterais verdadeiros alas ou o sistema de 3 centrais é totalmente inútil. No momento da saída de bola, se há 3 jogadores atrás, isso quer dizer que os centrais dos lados vão estar mais abertos e os laterais/alas mais abertos e na profundidade vão estar.

Para quê inventar esta variação em que Eustaquio, depois da bola sair de trás, junta-se ao meio-campo, deixando apenas dois defesas atrás? Obviamente que quando perdíamos a bola tínhamos este a correr desnorteado para o centro da defesa e víamos o Marcano e o Nehuen constantemente a ter que fazer as compensações quando não estavam no um para um.

Deixe-se de inventar mas é, pelo menos, nisto.
Isto é precisamente o que estou a falar, equipe totalmente mal posicionada com aquele buraco causado pelo tal líbero.
Este lance é infeliz porque é depois de um passe falhado do Moura para um Pepê que tá completamente a dormir e dá um contra ataque do benfica com uma equipa completamente desposicionada. Aqui o que não pode acontecer é perdermos a bola da maneira como a perdemos... isto não é culpa do Líbero/Eustáquio, etc. Isto foi uma perda de bola que MATA qualquer equipa

Portista in Sofia

Bancada central
29 Agosto 2022
2,206
2,685
Mas a forma de compensar essa subida é com um lateral a ficar a 3º central com a subida do líbero.
E especialmente no modelo do Anselmi que é tudo sobre vantagens e triângulos, a equipa move-se consoante as vantagens no campo criando triângulos o tempo todo.
Se a bola está no lado esquerdo e o líbero sobe para criar vantagem no meio, o lateral oposto automaticamente tem de se incorporar na defesa como central aberto na direita.
O Martim ontem fez isto.
Isto não é um bicho de 7 cabeças, mas tem de ser treinado e muito.
Tu estás a falar de compensação sobre compensação para tirar vantagem absolutamente nenhuma no final de contas. Tu ainda não entendeste algo muito simples, o posicionamento de uma defesa a 3 está desenhado para os alas-laterais avançarem na construção, estarem bem abertos e adiantados.

Agora diz-me como queres tu, que um lateral-ala já avançado no terreno, vamos supor o JM, queres que ele venha para trás e fique como 3º central?

Sendo que na mesma hora da construção tens o Nehuen, Marcano (último exemplo) já bem nas posições de laterais quando se normalmente usa uma defesa a 4?

• Like
Reações: Viena

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
8,279
13,136
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Este lance é infeliz porque é depois de um passe falhado do Moura para um Pepê que tá completamente a dormir e dá um contra ataque do benfica com uma equipa completamente desposicionada. Aqui o que não pode acontecer é perdermos a bola da maneira como a perdemos... isto não é culpa do Líbero/Eustáquio, etc. Isto foi uma perda de bola que MATA qualquer equipa
Concordando contigo, o Eustáquio não pode sair da "linha" para tentar encurtar distância ali, deu a papa toda ao avançado

• Like
Reações: gow4hs

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
5,164
6,306
Não existe tal coisa num sistema a 3 defesas, eu desafio alguém a colocar uma equipa de sucesso com o raio de um libero, num 2+1. Não existe.

Há que ter a noção de que o sistema de 3 defesas está precisamente "programado" para fazer dos laterais verdadeiros alas ou o sistema de 3 centrais é totalmente inútil. No momento da saída de bola, se há 3 jogadores atrás, isso quer dizer que os centrais dos lados vão estar mais abertos e os laterais/alas mais abertos e na profundidade vão estar.

Para quê inventar esta variação em que Eustaquio, depois da bola sair de trás, junta-se ao meio-campo, deixando apenas dois defesas atrás? Obviamente que quando perdíamos a bola tínhamos este a correr desnorteado para o centro da defesa e víamos o Marcano e o Nehuen constantemente a ter que fazer as compensações quando não estavam no um para um.

Deixe-se de inventar mas é, pelo menos, nisto.
Isto é precisamente o que estou a falar, equipe totalmente mal posicionada com aquele buraco causado pelo tal líbero.
Uma boa imagem para definir o que disse. Nunca na vida com este sistema, os 2 laterais podem estar na posição que estão. Um deles tem que estar "colado" aos centrais.
Parece futebol de formação até aos sub 10 em que todos correm para marcar o golo e quando perdem a bola vêm a correr para trás como baratas tontas

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,026
7,512
Bragança
O "libero" de agora nada tem que ver com o libero de antigamente. o libero de antigamente ficava atrás dos centrais para as sobras. Está tática do Martin bem oleada e com intérpretes com qualidade como se exige no nosso clube tem tudo para dar frutos.
Tendo em conta que com este sistema, que a malta de trás, centrais, liberos, trincos, tem de ter tanto tempo a bola nos pés e para isso, ter técnica, questiono-te onde vamos comprar jogadores assim ? Ao Barcelona ?
Esta tatica dá frutos, onde o futebol é jogado a andar....agora num futebol onde se tiveres a bola 3 segundos na tua posse és imediatamente pressionado, desarmado, de forçar o erro...esquece.
O Anselmi está demasiado agarrado a essa convicção... ao fim de três meses da nova época será despedido.