Acho que o Martín Anselmi ainda não percebeu onde está (nunca treinou um clube deste nível). O FC Porto que conheço não faz de jogos oficiais, pré-temporada. Independentemente da qualidade do plantel, o FC Porto que conheço joga sempre para ganhar. Não se pode chegar a um clube (na altura ainda a lutar pela Champions) e querer implementar uma táctica sem perceber as características e atributos dos jogadores à sua disposição. Tem de se adaptar e jogar conforme as características do plantel disponível e no início da próxima época implementar o seu modelo de jogo com jogadores à sua escolha. É colocar um 4-3-3 ou 4-4-2 até o fim da época, garantir o 3.º lugar e tentar acabar a época com alguma dignidade. Não inventar muito é o mínimo que se pede. É esta malta que vai representar o FC Porto no mundial de clubes? Não é melhor dar lugar ao Braga? Certamente não fariam pior.
Eu até posso concordar em parte com o que dizes, mas há um senão muito grande:
É que a globalidade destes jogadores é fraco em qualquer sistema. Já deram provas de serem fracos em 433, 442, 4231, 424, 352, 343, 3421, 3412
Antes do Anselmi chegar viu-se que o problema não era da defesa a 3 ou a 4, caso contrário continuávamos com o mesmo treinador do início da época.
Por isso, e sendo que a defesa a 3 ou a 5 é a formação predileta dele, tentou-se compôr a coisa.
Não é possível porque, lá está, não há qualidade suficiente para interpretar o que os treinadores pretendem. Seja o Vítor Bruno, o Ferreirinha, o Anselmi ou o Guardiola