“ ANSELMI, ONTEM, LEMBROU-ME MOURINHO DOS 5-0
Primeiro, guardem as forquilhas, eu não estou a comparar Anselmi a Mourinho, aliás, àquele Mourinho não comparo ninguém, porque foi o melhor que vi na minha vida.
Segundo, estou a comparar o momento e o erro principal que desencadeou as duas goleadas: o erro de perceção do treinador.
Tal como Anselmi, Mourinho vinha de um bom momento com o Real Madrid, e, naturalmente, pensou que a equipa já se conseguiria bater de igual para igual com o Barça, para mim, a melhor equipa que vi até hoje.
E, claramente, enganou-se, algo que nunca mais aconteceu, porque ele aprendeu a lição, mas os 5-0 ficaram para a história.
Pois bem, claro que o Benfica de Lage não é o Barça de Guardiola, nem o Porto é o Real, são duas realidades diferentes, mas, tal como Mourinho, Anselmi pensou que o Porto já estava mais parecido com aquilo que idealizara e capaz de se bater com uma equipa de verdadeira Champions, e o Benfica de Lage é uma equipa verdadeiramente de Champions, com o seu modelo, enganou-se, e o resto é um 1-4 que ficará para a história.
Porque o Porto vinha de dois jogos muito bem conseguidos, com o tal médio a fazer de líbero, a subir em determinados momentos, os laterais a fazerem pressão com a dupla de ataque, ou seja, estava a atravessar o melhor momento da era Anselmi.
Mas, claramente, o Porto não tem jogadores para jogar assim com o Benfica, não tem ainda automatismos para jogar assim com o Benfica e, Anselmi, diria que, descobriu isso da maneira mais difícil.
E, atenção, o Porto fez uma eliminatória que não envergonhou ninguém com a Roma e, também, fez um jogo competitivo com o Sporting, ou seja, Anselmi sabe jogar de outra forma, só que pensou que já podia jogar à macho alfa.
E vou mais longe, Lito Vidigal nunca levaria os 1-4 que Anselmi levou, porque ele jogaria sabendo tudo isto, mas, é preciso notar, Lito Vidigal também não iria fazer a equipa maior, Anselmi pode fazer.
Agora, terá que aprender com os erros, como Mourinho aprendeu, e acabou a vencer a Taça do Rei a jogar com suas limitações “