Martín Anselmi - Ex-Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,837
6,788
Percebo vários pontos que referes mas parece-me muito nele uma contradição juvenil sem sustento, sem chão tático para algo minimamente aceitável.
Não fui é de todo, como muitos foram a cuspir na merda de qualidade dos jogadores. Vários desses mesmos continuam cá agora e afinal até sabem jogar bem mais. E imaginar o plantel de agora nas suas mãos...

É novo, tem tempo mas tenho mesmo muitas dúvidas que consiga aprender e aplicar rápido ou sequer alguma vez, em continuidade, em equipa de dimensão mais alta até na América do Sul.

Evolui-se, mas há maus sinais intrínsecos (e foram muitos mesmo) que ditam traços inaptos que estarão lá sempre.
Acho que ha muita relativizaçao sobre o papel dos jogadores. Se a equipa do ano passado era minimamente aceitavel, nao tinhamos corrido com metade do plantel e comprado 6 titulares.

É dificil imaginar que se o Froholdt tivesse na dupla de médios e o Borja sainz no ataque isso mudaria significamente a qualidade de jogo?
É dificil imaginar que se tivessemos o Fábio Vieira no lugar do Froholdt a nossa pressao seria muito menos eficaz?

Atençao, o Farioli parece-me bastante competente e muito superior ao Anselmi mas a matéria prima é muito diferente.

Há jogadores que estao a render mais também porque estao inseridos num contexto de muito melhor qualidade. Por exemplo, se temos o Gabri e o Froholdt no meio campo, o PP nao tem que fazer muitos movimentos interiores porque dominamos o meio campo. Assim, nao é exposto ao seu pior aspecto de jogo e pode focar-se no que é melhor. O problema do Anselmi é que nao tinha nenhuma área boa - o meio campo nao dominava, o ataque nao conseguia pressionar, a defesa nao conseguia sair a jogar, a defesa nao dominava nos duelos por isso nao havia grandes possibilidades de se fazer estes tradeoffs tacticos.

A qualidade dos jogadores e a sua adequaçao ao modelo é critica. Temos o Ruben que tinha uma maquina no scp e agora jogam miserávelmente no united. O Vitor Pereira que recuperou o wolves mas agora sem Matheus Cunha e o lateral esquerdo está com imensas dificuldades.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
92,677
226,495
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Deve ter cartel na América do Sul
Tem bons trabalhos

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,414
5,828
Acho que ha muita relativizaçao sobre o papel dos jogadores. Se a equipa do ano passado era minimamente aceitavel, nao tinhamos corrido com metade do plantel e comprado 6 titulares.

É dificil imaginar que se o Froholdt tivesse na dupla de médios e o Borja sainz no ataque isso mudaria significamente a qualidade de jogo?
É dificil imaginar que se tivessemos o Fábio Vieira no lugar do Froholdt a nossa pressao seria muito menos eficaz?

Atençao, o Farioli parece-me bastante competente e muito superior ao Anselmi mas a matéria prima é muito diferente.

Há jogadores que estao a render mais também porque estao inseridos num contexto de muito melhor qualidade. Por exemplo, se temos o Gabri e o Froholdt no meio campo, o PP nao tem que fazer muitos movimentos interiores porque dominamos o meio campo. Assim, nao é exposto ao seu pior aspecto de jogo e pode focar-se no que é melhor. O problema do Anselmi é que nao tinha nenhuma área boa - o meio campo nao dominava, o ataque nao conseguia pressionar, a defesa nao conseguia sair a jogar, a defesa nao dominava nos duelos por isso nao havia grandes possibilidades de se fazer estes tradeoffs tacticos.

A qualidade dos jogadores e a sua adequaçao ao modelo é critica. Temos o Ruben que tinha uma maquina no scp e agora jogam miserávelmente no united. O Vitor Pereira que recuperou o wolves mas agora sem Matheus Cunha e o lateral esquerdo está com imensas dificuldades.
É evidente que agora ha mais qualidade no plantel.

Tal como tambem é evidente que o goleado pelos lampioes numero 2 é um asno sem qualquer pulso.

Com o plantel do ano passado o Farioli tambem nao teria feito milagres (dificilmente nao teria feito melhor... o Ajax tambem anda pelas ruas da amargura e conseguiu lutar pelo titulo embora o tenha perdida de forma absurda) mas os jogadores iam correr muito mais.

O argentino quis ganhar o balneario tornando-se num deles (um bro... loles) em vez de incutir disciplina como boss deles...

Azar o dele, apanhou muitos jogadores com fraca stamina e o futebol dele precisa de gajos pujantes. E nao é ele que vai incutir aos jogadores aquela vontade de dar tudo porque nao tem qualquer autoridade natural.

Eu até acredito que ele volte a ter sucesso na América mas para a Europa duvido imenso que venha a triunfar. Alias duvido que volte sequer a treinar por aqui se bem que pode sempre haver um clube espanhol do fundo da tabela que em desespero tente um treinador argentino na esperança de trazer loucura e raça (na realidade os treinadores argentinos sao extremamente defensivos).

Nos paises latinos, sobretudo hispanicos, ha muito orgulho proprio. Os jogadores nao precisam de um lider fortissimo, ja jogam com brio naturalmente. Precisam de um treinador que os possa guiar tacticamente. Nisso o Anselmi pode até ter capacidade (que nao se viu por aqui mas que nao invalida que tenha) dai que tenha corrido bem no Del Valle e no Cruz Azul.

foxmulder

Bancada lateral
27 Maio 2016
652
808
Conquistas
3
São Paulo, Brasil
  • Deco
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
O galo tá todo minado. Não seria uma boa escolha e acho que não iria durar muito a aventura.

De qualquer forma, tem um bom currículo na América do Sul e mais tarde ou mais cedo vai achar por lá uma boa oportunidade.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,483
3,379

Tudo o que dizes é verdade mas há alguns casos que carecem de explicação.

Alan Varela. O ano passado falhava passes de metro. Este ano todo o jogo passa por ele. Isso fica bem à vista no 1º golo em Alvalade (e não só) em que o Bednarek tem a bola, a equipa está toda parada, procura o passe para o Varela, não consegue, passa ao Zaidu que mete logo no Varela e a partir do momento que recebe a bola toda a equipa começa a correr.

Nehuén Perez. Não ganhava uma bola e este ano é um esteio defensivo.

William Gomes. Mal calçava o ano passado e este ano até as mete na gaveta.

Eu não tenho dúvidas que o Anselmi faria melhor com este plantel. Mas tenho sérias dúvidas que fizesse metade do que o Farioli tem feito.
As laranjas eram fracas mas ele não tirou nem uma pinga de sumo delas.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
92,677
226,495
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não inventem. O Mundial de Clubes foi o melhor que nos podia ter acontecido.

Um investimento como o que fizemos mantendo o Anselmi seria um autêntico desastre para o clube.
Não fazias que não havia a confiança

Acho que Farioli encantou toda a gente lá dentro
E o dinheiro foi atrás

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,537
8,087
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Não inventem. O Mundial de Clubes foi o melhor que nos podia ter acontecido.

Um investimento como o que fizemos mantendo o Anselmi seria um autêntico desastre para o clube.
Nem quero imaginar o que seria o plantel de hoje nas suas mãos e liderança inaptas.
É um bom (mau) exemplo do que não pode acontecer mais. Treinador é a escolha mais delicada e decisiva. Surreal como sequer foi escolhido. 4-5 jogos e topava-se logo o ridículo e confusão de ideias com fraquíssima operacionalização. Pode ser camuflada com melhor qualidade individual mas dura pouco.
E era tão mas tão chapado desde tão cedo.

Danoak

Lugar Anual
21 Maio 2025
1,014
2,812
Faz o Anselmi muito bem. Depois da tragédia cá, nem imagino num país onde "pontapeiam" os treinadores em 10 jogos.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,537
8,087
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20

Não vou mesmo por essa balela da qualidade individual. Escarrou-se em cima de jogadores pedindo varredura total. Para dar um plantel todo novo ao treinador. Que absurdo.
Tem-se agora contexto global de melhor qualidade individual sim mas contexto tático e de liderança imensamente superior. Mas a léguas. É ver vários que já cá estavam como afinal rendem bem mais.

O exercício ao contrário: estes novos de agora nas mãos do rookie argentino...nem imaginar.
Acho mesmo que Anselmi tem lacunas enormes e mesmo sendo novo tem décadas de atraso irreparável. Não acho que vá chegar a um nível sequer aceitável para a Europa.

Bizarro como sequer foi escolhido. Era tudo tão estupidamente evidente vendo meia dúzia de jogos.
Ruben, é outra história.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,837
6,788
É evidente que agora ha mais qualidade no plantel.

Tal como tambem é evidente que o goleado pelos lampioes numero 2 é um asno sem qualquer pulso.

Com o plantel do ano passado o Farioli tambem nao teria feito milagres (dificilmente nao teria feito melhor... o Ajax tambem anda pelas ruas da amargura e conseguiu lutar pelo titulo embora o tenha perdida de forma absurda) mas os jogadores iam correr muito mais.

O argentino quis ganhar o balneario tornando-se num deles (um bro... loles) em vez de incutir disciplina como boss deles...

Azar o dele, apanhou muitos jogadores com fraca stamina e o futebol dele precisa de gajos pujantes. E nao é ele que vai incutir aos jogadores aquela vontade de dar tudo porque nao tem qualquer autoridade natural.

Eu até acredito que ele volte a ter sucesso na América mas para a Europa duvido imenso que venha a triunfar. Alias duvido que volte sequer a treinar por aqui se bem que pode sempre haver um clube espanhol do fundo da tabela que em desespero tente um treinador argentino na esperança de trazer loucura e raça (na realidade os treinadores argentinos sao extremamente defensivos).

Nos paises latinos, sobretudo hispanicos, ha muito orgulho proprio. Os jogadores nao precisam de um lider fortissimo, ja jogam com brio naturalmente. Precisam de um treinador que os possa guiar tacticamente. Nisso o Anselmi pode até ter capacidade (que nao se viu por aqui mas que nao invalida que tenha) dai que tenha corrido bem no Del Valle e no Cruz Azul.
Pa sim, o Farioli parece-me claramente acima da média. Quando penso num Anselmi penso mais num treiandor que podia ter sido "normal" tipo os muitos que já tiveram. Concordo que teria sido prefeível encostar alguns e meter uns mais fracos mas termos uma equipa mais à nossa imagem (na atitude e pressao).

Eu lembro-me de logo no segundo jogo termos feito 1 partida boa com o Rio Ave com pressao alta, sair a jogar, boas combinaçoes mas depois tivemos o Otávio a oferecer golos. Depois nao consolidamos o modelo porque o racional começa a ser que ajustamentos temos de fazer ao modelo para estes gajos n enterrarem. Este processo repetia-se em várias posiçoes porque era tudo muito curto.

Fazendo um exercicio para o Farioli que quer jogar em pressao alta. Se calhar no primeiro jogo percebia que nao conseguia pressionar com o Fábio Vieira e o Mora e o Eustaquio no meio. Alterava para o PP e WG mas o meio campo nao conseguia aguentar os jogos sozinho porque faltava técnica. Recuava o Fabio Vieira para médio para ter mais bola, deixava de conseguir pressionar competentemente. Ok, até consegui aqui algum equilibrio mas agora o adversário está pressionado e joga directo, temos o Joao Mario pesa 30kg nao ganha um duelo pelo ar, Marcano é 1 central razoavel em fim de carreira e também nao ganha a maioria dos duelos contra um Clayton.Se calhar nao posso pressionar alto e tenho que jogar mais expectativa em bloco médio. And so on.. e no final chegamos a uma coisa totalmente desvirtuada para sobreviver.

Acho que as coisas nao sao tao directas e as vezes os 10% extra sao o que determinam muita coisa. Vitórias vao consolidando o processo.

Voltando a um ponto da época passada, com o plantel da época passada 9 em 10 treinadores falham. Com o deste ano acho que temos muitas mais condiçoes de competir.. mesmo que nao tivessemos um treinador acima da média (como penso que temos). Objectivo é fazer sempre planteis como deste ano e nunca repetir a desgraça passada (em grande parte herdada).

• Like
Reações: Gatão1983

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,414
5,828
Pa sim, o Farioli parece-me claramente acima da média. Quando penso num Anselmi penso mais num treiandor que podia ter sido "normal" tipo os muitos que já tiveram. Concordo que teria sido prefeível encostar alguns e meter uns mais fracos mas termos uma equipa mais à nossa imagem (na atitude e pressao).

Eu lembro-me de logo no segundo jogo termos feito 1 partida boa com o Rio Ave com pressao alta, sair a jogar, boas combinaçoes mas depois tivemos o Otávio a oferecer golos. Depois nao consolidamos o modelo porque o racional começa a ser que ajustamentos temos de fazer ao modelo para estes gajos n enterrarem. Este processo repetia-se em várias posiçoes porque era tudo muito curto.

Fazendo um exercicio para o Farioli que quer jogar em pressao alta. Se calhar no primeiro jogo percebia que nao conseguia pressionar com o Fábio Vieira e o Mora e o Eustaquio no meio. Alterava para o PP e WG mas o meio campo nao conseguia aguentar os jogos sozinho porque faltava técnica. Recuava o Fabio Vieira para médio para ter mais bola, deixava de conseguir pressionar competentemente. Ok, até consegui aqui algum equilibrio mas agora o adversário está pressionado e joga directo, temos o Joao Mario pesa 30kg nao ganha um duelo pelo ar, Marcano é 1 central razoavel em fim de carreira e também nao ganha a maioria dos duelos contra um Clayton.Se calhar nao posso pressionar alto e tenho que jogar mais expectativa em bloco médio. And so on.. e no final chegamos a uma coisa totalmente desvirtuada para sobreviver.

Acho que as coisas nao sao tao directas e as vezes os 10% extra sao o que determinam muita coisa. Vitórias vao consolidando o processo.

Voltando a um ponto da época passada, com o plantel da época passada 9 em 10 treinadores falham. Com o deste ano acho que temos muitas mais condiçoes de competir.. mesmo que nao tivessemos um treinador acima da média (como penso que temos). Objectivo é fazer sempre planteis como deste ano e nunca repetir a desgraça passada (em grande parte herdada).
Como referi varias vezes na época passada e o que me levava a tentar manter algum distanciamento antes de pedir a cabeça de Anselmi é que o plantel era mediocre. Mas tambem referi varias vezes que ele só estava a piorar tudo com as suas ideias lunaticas.

Abdicamos de lutar por alguma coisa enquanto nao criamos nada para a época seguinte. Foram 6 meses deitados ao lixo basicamente.

Felizmente AVB conseguiu dar uma grande volta ao plantel, mais do que eu imaginava ser possivel e agora temos um plantel bem mais digno dos pergaminhos do clube. O que torna isto ainda mais triste porque podiamos ter feito 6 meses de pragmatismo absoluto na procura de resultados (pelo menos o segundo lugar e possibilidade de ir à Champions) e depois o Anselmi (se tivesse unhas) ia ter reforços em condiçoes para implementar as suas ideias (pelos vistos a dupla do meio campo dos lampioes se calhar seria a nossa loles...). Em vez disso andamos a servir de laboratorio para um pateta andar a enterrar ainda mais os nossos ja mediocres e ainda desmoralizados jogadores.0

Ha coisas basicas que nao enganam. Na época passada o Varela nao acertava um passe, passe o exagero. Recebia a bola de um central e depois nao havia ninguem por perto para prosseguir a construçao, tinha de fazer um super mega passe de uma distancia elevada.
Esta época, até ver, vemos um excelente Varela. Varela e outros. Vemos linhas de passe que permitem trocar a bola de varias formas no meio campo sem expor o médio defensivo em demasia. O primeiro golo em alvalidl é um bom exemplo disso. Até o Zaidu que nunca se vê fora da linha estava ali perto do meio campo e com um simples passe para a zona central permitiu desequilibrar o adversario na parte inicial da jogada que levou ao golo.

GPL2 tentou a todo o custa incutir as suas ideias sem se importar com aquilo que tinha à disposiçao. Achou (se ingenuamente ou porque lhe deram essa confiança e tranquilidade para achar isso nao faço ideia) que os primeiros meses nao importavam para nada e que tinha de lidar e aceitar esse periodo penoso antes de lhe darem melhores condiçoes para a época seguinte. Importou-se tao pouco que acabamos por ser piores que ridiculos com o expoente maximo a ser o mundial de clubes.

O homem conseguiu gastar o crédito todo que teria à partida em apenas 5 meses. Bastava nao sermos a pior merda do mundo para continuar no clube esta época. Mas conseguiu de forma impressionante falhar esse "objetivo".

Nao sei como vai correr esta época mas diria que muito dificilmente nao foi bom para o FCP o argentino ter sido tao mau. Mesmo que nao ganhemos nada, vamos andar por ai e dar luta. Coisa que nao sei se com o GPL2 conseguiriamos mesmo com um plantel melhorado. Provavelmente os reforços seriam outros e depois ainda tinham de se adaptar às ideias do mago de Rosario.

Com Farioli voltamos ao "basico" 4-3-3 (e nao sou defensor que temos de jogar assim a todo o custo diga-se) que é um sistema que se for minimamente bem trabalhado (mesmo que no sentido de um maior pragmatismo) permite no minimo ser competitivo.

• Like
Reações: Gatão1983