Está a acontecer exatametne o mesmo que aconteceu com o VB...o pessoal vê estes jogos " fáceis" e fica com a ideia que já há melhorias só que depois a realidade vai bater de frente...
Eu acho é que se a malta nao entende que neste momento o trabalho do anselmi conta como um autentico "ano zero".
Insisto sempre na mesma tecla... o treinador foi escolhido por cumprir determinados criterios.
Tem um estilo de jogo que passa por jogar com 3 defesas centrais, mas para haver melhoria é preciso que a equipa faça FIT na sua tatica, coisa que não acontece.
Portanto, haviam 2 opcoes: ou o treinador optava por meter uma tatica mais confortavel para todos, e andava ali a empatar tempo que é preciso para adaptacao;
Ou arriscava, mudava ja, e aceita-se as consequencias disso, sejam elas boas ou más.
Isto é como os GR num canto: se não saem da baliza, limitam-se ao basico... não estao tao expostos a erros.
Quando saem da baliza... ou acertam, ganham o lance e rapidamente conseguem lancar um contra ataque, ou podem falhar redondametne e ficar com a baliza aberta para o adversario fazer o golo. Depois ha o meio termo, que é, sair da baliza, agarrar a bola e cair no chao, deixando as equipas reposicionar-se, que em termos comparativos com a analise que fiz ante, seria: aplicamos a nova tatica mas não melhoramos nem pioramos, apenas mudamos peças de lugar.
Neste caso concreto, CLARAMENTE a equipa nao tá preparada para isto:
- Não tem medios capazes de dar dimensao fisica, quer em pulmao, quer em agressividade sob a bola.
- Temos uma tripla de centrais, pouquissimo fiavel. Falta voz de comando, falta maturidade, falta acerto e coordenação.
Estes são os problemas basilares para isto tar tão mau como tem tado.
Adicionalmente, o facto de nao termos extremos é altamente condicionante, não termos opcoes minimamente crediveis no banco tambem.
Posto isto, não siginifica que o MA nao tenha cometido erros... se calhar há certas presencas no 11 (quero eu acreditar) que são propositadas para valorizar certos activos que vao ser colocados no mercado de verão.
Portanto, o mercado de verao será determinante: é preciso vender muito bem, para poder contratar tambem muito bem, e desta vez, o plantel tem que fazer fit para o que MA quer e eu acho genuinamente que pode funcionar.
O estritamente necessario (a meu ver) seria:
1 DC para ser patrao e voz de comando: tentar aproveitar 2 centrais actuais. (Eric Dier poderia ser solução?)
2 MC: genuinamente acho que manter varela é promolgar o problema porque ele não tem pulmao para isto: precisamos muito mais de um huljmand que um varela.
1 Extremo puro e de qualidade (poderá ser chico??)
isto para o 11...
Depois acho que é super importante:
- garantir que há uma alternativa ao Samu, seja para ele descansar seja para cobir momentos de menor rendimento.
- Trazer um lateral direito para ser alternativa ao Martim (eu confiava no costinha Ex rio ave) e trazer um lateral esquerdo para ser titular, alguem melhor que moura, que serve mas não é lateral para os pergaminhos deste clube.
- trazer mais 1 MC fiavel e com um perfil mais box to box: precisamos de encontrar o nosso "aurshenes"
- trazer outro extremo com alguma qualidade, porque "um chico", Mora, e Wiliam... é curto. Precisamos de outra opção válida.
- Se possivel outro central (não sei como está agora, mas Lucas Verissimo ex-orc, não conseguirá libertar-se do contrato? Pra mim era um gajo bastante fiavel, bom nas bolas paradas).
O resto é jogadores para completar o plantel, ou seja, garantir que ha soluções, de preferencia low cost, para cobrir o resto do plantel:
- um exemplo muito simples: vender Moura (fez uma boa epoca, pode ter mercado entre 15-20-25M) e trazer Lelo para suplente de um titular.
- Fugimoto por exemplo: final de contrato, permitiria a venda de franco e cobriria a sua vaga, mantendo o nivel de qualidade, com incremento de velocidade, que seria util nas transicoes defesa ataque. Custo/beneficio... pra mim é uma boa movimentação, e mais util que Vasco, Baró, etc.
- Carlos Vinicius... ja o disse antes, gostava de ver cá o Beto nem que fosse por emprestimo, uma solução low cost seria um carlos vinicios ou em alternativa um Andre Silva.