Lá está, do que ouvi, não gostei muito. Não me entrou. Mas tipo, tanta gente fala deles, ficam sempre em primeiro em todas as listas, por isso admito que o problema é meu xD...
É como no que oiço, Stravinsky, esquece, não entra, mas é um compositor do caraças e importante!
Segue, mas o mais importante é explorar. Vai ao TalkClassical, por exemplo, tem assim umas listas para começares a ouvir bem fixes. Depois também é importante a gravação... No piano, Rubinstein, Horowitz, etc., é tudo top! Não oiças aquele chinezito, tem boa técnica mas estraga as músicas todas com o show-off! xD.
No Liszt, definitivamente, ouve o Ovchinikov. Esquece a Valentina Lizista, imo not worth it...
Mas Rubinstein e Horowitz... Havia um fórum bom do piano, salvo erro, Piano Street.
De violino não sei que recomende a nível de gravações.
Sinfonias por exemplo, é muito importante, como tem muitos instrumentos, ouvires com fones bem alto e teres gravações de qualidade, porque é muito som mesmo... Sei lá, vê do Beethoven quase todas (a 9a e a 5a toda a gente conhece, a 5a não acho grande coisa, a 9a claro, é um monumento, mas prefiro a 3a e a 6a), do Brahms a 4a, do Mozart salvo erro a 41a.. E mais... Sei lá não me lembro de sinfonias, já não oiço sinfonias há muito, são muito longaaaaaaaaaaas xD.. Ah Mahler xD.. Mas é dificíl entrar. Tempestuoso da 2a, top!
Mas explora! Eu não percebo nada de música, comecei a explorar, primeiro sacava do youtube imagina uma sinfonia a peça inteira, e sacava aquelas músicas do reclame (aí já sacava só uma passsagem llololol), mas fui pesquisando, agora já raramente saco algo, mas quando saco, ou saco os movimentos separados, tento procurar as melhores gravações no youtube, etc. É o que aconselham e eu também.
Ah, e se gostas de piano, mais para o Jazz, velhito, mas catchy, o Art Tatum!.
E se gostas daqueles solos de metal, vê mesmo Bach, variações de golberg, cravo bem temperado, mas em cravo tudo, vais encontrar bastantes semelhanças. Só o Beethoven para mim chega sequer perto da perfeição do Bach.