Luís Gonçalves - Ex Diretor do Departamento de Futebol

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,129
3,308
Porto
Vou começar este meu post por recordar que era um crítico do Antero. Nunca o diabolizei - era muito bom em muitas coisas -, mas na altura, quando saiu, pensei que algumas coisas fossem mudar para melhor.

Não aconteceu. Na realidade, e justiça lhe seja feita, o modelo que implementou no clube permitiu que vendessemos "sem medo". Como o próprio revelou, já teríamos um 11 fictício de reforços identificados para quando vendessemos determinado jogador.

Lucho, Lisandro, Rolando ou Varela estavam contratados meio ano antes de virem para cá; Anderson, Alex Sandro, Guarin, Helton, Danilo, Fernando ou James Rodriguez vieram com o intuito de assimilar primeiro o clube para assumirem um papel importante depois; a rede de conhecimentos permitiu ainda identificar jogadores como Fucile, Hulk, Álvaro Pereira, Sapunaru ou Jackson. Já nem falo de Falcao ou Otamendi, que eram mais conhecidos.

Também houve muita borrada pelo meio, infelizmente, mas havia uma estratégia muito clara e, para todos os efeitos, de sucesso. Agora sinto que se vendessemos o Herrera ou o Brahimi, ninguém (lá dentro) saberia quem seriam os substitutos. Tenho a ideia de que não há plano nenhum, como havia em tempos. Não há estratégia e a palavra "estrutura" foi desvanecendo no nosso dicionário.

É triste ver a inércia da administração com as vendas (curiosidade: ultimamente, só praticamente vendemos miúdos portugueses) e com as compras. Ter ainda de ouvir o presidente dizer que "o empresário prometeu x e y em relação ao Adrián" ou que ficou com o Suk "nos braços", é tão inacreditável quanto tentar destruir o Herrera em público depois de ter admitido que foram recusados 30 milhões pelo atleta. Se houvesse um substituto identificado, como outrora, qual o motivo lógico desta recusa?

Adiante, qual é a estratégia do Dragão de Ouro mesmo?

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,588
87,790
40
Não vê o que se passa com a B? Os casos de Herrera e Brahimi? Anda a dormir? Não serve assim.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,378
4,733
Olimpo
Ainda gostava de saber o porquê de ter ganho um Dragão D'Ouro, não estou a dizer que foi injusto ou não, apenas gostava de saber o porquê...

Miguel ranhada

Tribuna
29 Janeiro 2017
3,685
1,353
Zeus disse:
Ainda gostava de saber o porquê de ter ganho um Dragão D'Ouro, não estou a dizer que foi injusto ou não, apenas gostava de saber o porquê...
Ganhou porque fiz tudo o que lhe pediram sem abrir a boca.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,846
6,346
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Zeus disse:
É uma pessoa que trabalha nos bastidores. Não é fácil que o grande público saiba se é bom ou não naquilo que faz. Não creio que tenha funções tão abrangentes quanto as de Antero Henrique.

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,385
796
Será que o Militão não tem a mão dele?
Antes de criticar acho que é melhor sabermos exatamente o trabalho que ele faz.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,564
27,717
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Vou-o julgar pelo defeso 2019/2020. Com as saídas de Herrera e  Brahimi e previsionalmente de Militão Marega e Telles o Porto vai levar um tiro no porta aviões no núcleo duro do seu plantel. Agora sim vai ver testada as suas skills de detecção e identificação de talento e capacidade negocial para fechar negócios em tempo útil.

Ilibo-o de parte da não renovação dos jogadores, se aos jogadores prometem prémios e salários acima do tecto do clube pouco ou nada há a fazer. Se é certo que podíamos ter vendido uma época antes, o negócio só se poderia fazer abaixo do valor de mercado dos atletas, e não haveria dinheiro para contratar talento similar.

Para o ano os cofres vão encher e a qualidade do plantel decrescer, e aí sim o nosso director vai ser testado a sério.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,635
11,475
Treinador de Bancada disse:
Vou-o julgar pelo defeso 2019/2020. Com as saídas de Herrera e  Brahimi e previsionalmente de Militão Marega e Telles o Porto vai levar um tiro no porta aviões no núcleo duro do seu plantel. Agora sim vai ver testada as suas skills de detecção e identificação de talento e capacidade negocial para fechar negócios em tempo útil.

Ilibo-o de parte da não renovação dos jogadores, se aos jogadores prometem prémios e salários acima do tecto do clube pouco ou nada há a fazer. Se é certo que podíamos ter vendido uma época antes, o negócio só se poderia fazer abaixo do valor de mercado dos atletas, e não haveria dinheiro para contratar talento similar.

Para o ano os cofres vão encher e a qualidade do plantel decrescer, e aí sim o nosso director vai ser testado a sério.
Deixar sair a custo zero é melhor que vender no ano passado?

Podemos perguntar também a LG como não renovou atempadamente com Dalot e gastou 7M em jogadores que nem jogam e um deles foi logo emprestado.

Dalot pedia muito dinheiro, segundo muitos adeptos, mas agora poucos se queixam dos 7M que foram gastos e dão ZERO retorno, quando o FCP bem precisava de uma solução credível para a lateral direita.

Mas com Dalot, verdade seja dita, o problema principal nunca foi do dinheiro que ele pedia.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Para além de renovar a 2 anos de distância do final de contrato tem bastante mais facilidade.

O risco de lesão ou "encosto" nesses 2 anos leva os jogadores a pensar de forma diferente na altura da negociação.

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Filipe01 disse:
Deixar sair a custo zero é melhor que vender no ano passado?

Podemos perguntar também a LG como não renovou atempadamente com Dalot e gastou 7M em jogadores que nem jogam e um deles foi logo emprestado.

Dalot pedia muito dinheiro, segundo muitos adeptos, mas agora poucos se queixam dos 7M que foram gastos e dão ZERO retorno, quando o FCP bem precisava de uma solução credível para a lateral direita.

Mas com Dalot, verdade seja dita, o problema principal nunca foi do dinheiro que ele pedia.
Isso é fácil de compreender

Os 7M são distribuídos por vários jogadores respeitando o tecto salarial.

Se o clube aceitasse as exigências daqueles que só renovam se lhes pagarem 6, 7 milhões ano, abrimos um precedente gravíssimo no balneário! Todos iriam querer ordenados dessa envergadura.
Não me parece que o Casillas que baixou ordenado para renovar ficasse contente.

Parece-me óbvio

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,267
9,793
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Acho muito redutor avaliar a prestação do LG apenas no papel das contratações e vendas.

Eu olho para o LG e vejo a personificação do homem do norte, raçudo, sem papas na língua e com sangue azul e branco. O valor de uma pessoa assim junto do grupo de trabalho do FC Porto é incalculável e importantíssimo para transmitir a famosa "Mística". Para não falar do seu trabalho durante jogos junto dos padres, mil vezes o LG lá do que um manso qualquer.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,635
11,475
WaywardPines disse:
Isso é fácil de compreender

Os 7M são distribuídos por vários jogadores respeitando o tecto salarial.

Se o clube aceitasse as exigências daqueles que só renovam se lhes pagarem 6, 7 milhões ano, abrimos um precedente gravíssimo no balneário! Todos iriam querer ordenados dessa envergadura.
Não me parece que o Casillas que baixou ordenado para renovar ficasse contente.

Parece-me óbvio
Os 7M foram gastos na aquisição de João Pedro e Janko, e não inclui salários.

E Dalot queria 1M/ano, fora os valores para renovar.

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Filipe01 disse:
Os 7M foram gastos na aquisição de João Pedro e Janko, e não inclui salários.

E Dalot queria 1M/ano, fora os valores para renovar.
Pois o problema foi os valores para renovar e queria 2M brutos ano.
Bem não era bem ele mas sim quem o representava já que tentou pressionar tendo já uma oferta na mão.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,635
11,475
WaywardPines disse:
Pois o problema foi os valores para renovar e queria 2M brutos ano.
Bem não era bem ele mas sim quem o representava já que tentou pressionar tendo já uma oferta na mão.
Pagar 2M brutos, por um jogador que conhecíamos bem e que já tinha mostrado valor.

Gastamos 7M, que rendimento tiramos até hoje desses 7M?

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Filipe01 disse:
Pagar 2M brutos, por um jogador que conhecíamos bem e que já tinha mostrado valor.

Gastamos 7M, que rendimento tiramos até hoje desses 7M?
Q questão é o precedente nunca dar um valor desses por um miúdo que nem titular era (este é um facto). Fora os outros valores.
Compreendo onde queres chegar mas o caso do Dalot o miúdo foi mal aconselhado

Em relação a formação o que me custou mais foi a saída do RN esse é que me ficou entalado na garganta 🙁🙁

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,635
11,475
WaywardPines disse:
Q questão é o precedente nunca dar um valor desses por um miúdo que nem titular era (este é um facto). Fora os outros valores.
Compreendo onde queres chegar mas o caso do Dalot o miúdo foi mal aconselhado

Em relação a formação o que me custou mais foi a saída do RN esse é que me ficou entalado na garganta 🙁🙁
E qual miúdo de 18 anos tens que vale actualmente 20M?

Que miúdo de 18 anos tens atualmente que já efetuou  meia duzia de jogos na equipa principal do FCP e mostrou ser muito bom?

Precedente é gastar 7M e não ter uma solução para a lateral direita.

P.S.: talvez um dia a história de Dalot seja conhecia e muita gente vai ver o jogador com outros olhos.

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Filipe01 disse:
E qual miúdo de 18 anos tens que vale actualmente 20M?

Que miúdo de 18 anos tens atualmente que já efetuou  meia duzia de jogos na equipa principal do FCP e mostrou ser muito bom?

Precedente é gastar 7M e não ter uma solução para a lateral direita.

P.S.: talvez um dia a história de Dalot seja conhecia e muita gente vai ver o jogador com outros olhos.
Foi como te expliquei antes. Precedentes, se não compreendes isso estás no teu direito.

Em relação ao Dalot. Eu conheço o Dalot a família os amigos do Dalot.  Nota. O miúdo é um excelente miúdo.

O problema é que não teve capacidade de decisão, é normal devido a tenra idade.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,635
11,475
WaywardPines disse:
Foi como te expliquei antes. Precedentes, se não compreendes isso estás no teu direito.

Em relação ao Dalot. Eu conheço o Dalot a família os amigos do Dalot.  Nota. O miúdo é um excelente miúdo.

O problema é que não teve capacidade de decisão, é normal devido a tenra idade.
Não é precedentes, é má gestão.

Gastamos 7M, em promessas completamente verdes mas ficamos chocados em pagar 2M a uma promessa madura.

E passado 6 meses, o titular é Maxi.

Porque jogadores como Dalot surgem de anos a anos e não anualmente, infelizmente.
Quando surgir uma Dalot todos os anos, ai sim, teremos um problema- que será um problema maravilhoso para o clube.

Obviamente que estás no teu direito de ter a tua opinião.

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Filipe01 disse:
Não é precedentes, é má gestão.

Gastamos 7M, em promessas completamente verdes mas ficamos chocados em pagar 2M a uma promessa madura.

E passado 6 meses, o titular é Maxi.

Porque jogadores como Dalot surgem de anos a anos e não anualmente, infelizmente.
Quando surgir uma Dalot todos os anos, ai sim, teremos um problema- que será um problema maravilhoso para o clube.

Obviamente que estás no teu direito de ter a tua opinião.
Continuas a não querer entender para além do óbvio.
Não era só o ordenado dele existiam outras exigências sem sentido. Quem mediou tudo fez para ele não ficar e consegui.

E pronto. Sobre este assunto não me alongo mais.

Se para ti a questão da má gestão é importante neste caso! Força nisso 😉