Concordo em parte, mas mais importante que o scouting na américa do sul ou em qualquer outro continente, é o scouting de jovens potenciais em PT que possam fazer parte da nossa formação desde muito jovens.
O modelo de ir buscar às Americas por trocados para vender por muitos milhões na Europa já não existe. Se calhar ainda se encontram algumas perolas mas vai ser esporádico. Temos de nos concentrar nos jovens que posam fazer parte da nossa formação desde os sub-15 ou antes e ir ao mercado cirurgicamente arranjar talento para cobrir falhas para posições específicas.
O primeiro ponto concordo..mas aí sim, principalmente internamente, não acho que seja o diretor desportivo que tenha que andar em cima da prospecção interna de jovens em PT.
Isso acho que é trabalho do scouting puro e duro, ao contrário do mercado externo, onde acho que sim, um diretor desportivo, principalmente, lá está, com uma boa rede de contactos e que se saiba mexer, é fundamental.
O segundo ponto discordo, não compro nada a tese que hoje em dia já não se pode ir comprar jogadores à América do Sul e valoriza-los. Nada mesmo.
Dá é muito mais trabalho do que dava há 15 anos atrás pois antigamente eram poucos os clubes europeus que lá andavam, hoje em dia é diferente, mas não é por isso que vamos abandonar um, o, mercado, que apesar de tudo, ainda é mais barato no rácio custo/talento.