Grato pela resposta. Ficou apenas por esclarecer a minha última pergunta.
Porque é que, na tua opinião, se passa a contratar pelo negócio e não pela necessidade da equipa?
Provocação/opinião minha: Uma das razões para o estado atual das contas não terá sido o inverso? Contratar demasiado em função das necessidades de curto prazo da equipa / desejo do treinador e não a olhar para o negócio?
(percebi que a tua utilização da palavra negócio é a de "interesses individuais de quem gere ou lhe está associado" enquanto a que eu utilizo é referente "ao negócio SAD/contas")
Como já disse passei horas aqui, há uma década atras, a discutir isso mas aqui vai:
- primeira questão contratar em função das necessidades de curto prazo... presumo que o objetivo da provocação seja levar ao SC, e sobre isso repito o que já disse, ele não é o treinador para o modelo de sustentabilidade que o clube precisa, aliás já disse e repito, que só alguém desatento não percebe que ele não será o treinador do AVB, não vale a pena falar do resto pois já tem sido muito debatido por aqui...
Segunda questão: Vários motivos, uns naturais outros menos naturais levarão à alteração:
- O mercado mudou, e o que acontecia antes teres meia dúzia de empresários que eram do circuito intimo da SAD hoje são dezenas;
- Simultaneamente em vez de teres 5/6 clubes com o nosso modelo de negocio passaste a ter 20/30
- O tempo passou, e o presidente que era conhecido no mundo da bola, hj a maioria dos empresários nem fazem ideia quem ele é.
- Com o tempo passou a existir uma concentração demasiada em alguns empresários, ora como ainda para mais o "cardápio" deles foi-se reduzindo cada vez o teu leque de escolhas era menor
- Foram sendo cometidos excessos, contratações por valores exagerados, que fizeram que a situação financeira do clube piorasse, o que acabou com o em 5 minutos contratares falcao, alvaro pereira etc, pois chegavas lá e oferecias melhores condições que os concorrentes, agora é mais ao contrario.
...
E essas coisas levaram a um afunilamento e concentração nos mesmos empresários que levou ao que tens hoje em dia, um presidente com 86 que ainda para mais se rodeou cada vez mais de incompetentes, (e faço a mea culpa do antero, pois era aldrabão mas em competência dava 50 a zero aos atuais).
Em resumo, a lei da vida - envelhecimento, levou a uma incapacidade de se adptar aos novos tempos, ainda para mais exacerbada por uma preocupação cada vez maior em "ajudar" os amigos. Pois digam o que disserem não é normal pagar 15M€ de comissões para fazer um contrato televisivo.
E agora faço eu a provocação: explica lá porque que o pdc ainda hoje com 86 anos era o teu diretor desportivo, é que eu não vejo nela 1/10 da qualidade que ele já teve nessa área