Ponto prévio. Acho que a afluência será enorme. Com feriado ou com ponte. Com ou sem clássico. As pessoas estão demasiado envolvidas no processo eleitoral e em quererem uma mudança, para deixarem de votar por causa de feriados, pontes ou terem de se deslocar duas vezes ao Dragão no mesmo fim de semana, embora as intenções de quem marcou para essa data, sejam, no mínimo, dúbias.
Ainda assim, penso que as eleições poderiam ter sido marcadas para a semana anterior, dia 20, pelo calendário mais folgado.
Por outro lado, julgo que a data das eleições ser a mesma do jogo com o sporting nem seria muito descabido e até facilitaria a afluência ao voto. Ser num dia diferente é que não faz grande sentido.
Há ainda outro factor. Não sei se já repararam no calendário, porque na semana seguinte ao clássico há semana europeia, com a realização das meias-finais das três competições da UEFA.
Ora, se uma das equipas estiver ainda em competição, o jogo pode mesmo ser no sábado. Dificil chegarmos às meias, mas os lagartos na Europa League, não sei até que ponto podem ter hipótese de lá estar. Portanto, acho que há hipótese realista, grande ou não, já é outra conversa, do jogo ser no sábado, 27.
Importante é que votem muito e principalmente bem.
A chico espertice não está só em agendar para altura de férias, está também em agendar para o dia que antecede um clássico no Dragão.
Quem vier de longe do Porto e quiser ver o jogo e votar, terá que fazer 4 viagens ou até mesmo passar o fim de semana no Porto, o que ficará bastante mais caro do que vir apenas para um dos eventos.
E já nem falo de ser um momento em que os portistas, por causa de um jogo destes, mesmo que pouco haja, na altura, por que lutar, sintam que têm de estar unidos com quem manda.