Liga Portugal Betclic 2025/2026

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
9,348
6,696
Estamos a falar de uma equipa que tem 7 golos marcados na liga, 3 deles de penálti. Curioso, uma das piores equipas da liga tem tantos penaltis como o Porto.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
22,023
6,874
Conquistas
1
  • Junho/18
O meu principal problema com a reformulação é que parece tudo um empurrar para a frente, tentar ter impacto pela mudança, sentimento de mudança esse que mais tarde ou mais cedo acaba e vai-se sentir de novo a necessidade de mudar. Aí com mais facilidade visto que o esquema competitivo em vigor na altura nem a história vai ter do seu lado. E depois de abrir a caixa de Pandora em que os grandes percebem o impacto nas bilheteiras de poderem vender não 2 mas 4 jogos com os rivais - ou os restantes em vez de 3 agora podem ser 6 jogos com os grandes em casa -, é complicado voltar atrás, para um formato que funciona no mundo todo.

Tudo isso sem resolver os problema de fundo que vão desde uma maior abertura e transparência nas questões arbitrais, uma liderança autónoma da Liga que não seja definida pelos clubes, luta por melhores estádios e relvados, melhores condições para o público, bilhetes mais acessíveis, horários definidos, calendarização com lógica, etc, etc. Tudo isto valorizaria o produto não necessariamente no imediato mas definitivamente com mais substância.
Mas qual é a alternativa ? A maior parte do que referes pode e deve ser alterado independentemente da reformulação dos quadros, mas tens um problema que está prestes a explodir que é a redução considerável dos montantes dos direitos televisivos, é preciso uma solução para isso, e o que referes melhora algumas coisa mas não altera o facto do nosso mercado televisivo ser limitado, é preciso pagar contas.

Isso do formato não funcionar no resto do mundo é subjectivo, é muito complicado reduzir o número de equipas num campeonato porque a maior parte das equipas receia descer de divisão e essas equipas votam, logo, o formato tradicional desde que não surjam problemas de viabilidade financeira para essa liga acaba por ser o default.

E não são muitos os paises europeus que experimentaram o mesmo, e eu aliás acho que todos o fizeram de forma exagerada, normalmente e por qualquer razão há a tendência de quando se reformula competições de cair no exagero, ou são equipas a menos no campeonato, ou envolve um play off que não conta com a fase inicial ou outro disparate qualquer, quanto mais simples a competição melhor, a força aliás do formato tradicional é essa, a sua simplicidade.

Tens 14 equipas, tens 2 voltas de 13 jornadas até a 26ª jornada, a partir daí divides o campeonato na tabela de cima e na tabela de baixo e jogas mais 2 voltas de 6 jornadas até à 38ª jornada, não é assim tão complicado, cortamos a taça da liga e a 2ª mão da taça de Portugal para não haver excesso de jogos, criamos incentivos financeiros para que a 2ª metade da tabela queira ganhar jogos mesmo que não esteja em risco de descer, o resto é tudo igual.

Numa época normal corremos o risco de jogar (internamente) no máximo 6 vezes contra regime ou calimeros, 1 na supertaça, 2 no campeonato, 1 na taça da liga e 2 na meia final da taça, no meu cenário corremos o risco de jogar 6 vezes contra os mesmo adversários, 1 na supertaça, 4 no campeonato e 1 na taça, no limite pouco ou nada se altera, a diferença é que no meu cenário é garantido que o faças contra ambos e no actual podes não ter que fazer esses jogos todos e se os fizeres será só contra um deles.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
12,133
16,332
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Jorge Costa
Sinto o Aguilar demasiado nervoso a falar sobre nós. Tem calma, galinha, pode ser que continues a 6 do primeiro.

nunobarreira

Superior
9 Maio 2016
55
31
Histórico de Luís Godinho muito interessante, vai acabar a carreira sem expulsar um jogador vermelho, a não ser que seja do Braga. A última coluna é ainda melhor, tendo em conta a exposição que o Sporting fez após um derby com o Porto, a queixar-se do Godinho e tem só 6x mais penaltys que o Porto no overall.

ClubeJVEDYellow2xYellowRedPen.
SC Braga372051293337
Sporting CP302064823012
SL Benfica28213477004
FC Porto28185577342
FC Famalicão26107978466

• Like
Reações: Dagerman
14 Janeiro 2025
3,269
4,834
Olha olha, os porcos do CA lá usaram a arma (pouco) secreta Cocódinho, coisa de que ninguém estava à espera... lol.
Precisam desesperadamente que o Porto não fuja mais aos 2 estarolas de Lisboa, toca de nomearem o árbitro que mais pontos nos faz perder nos jogos fora, com decisões que fazem parte dos apanhados do futebol mundial, sempre com influência gritante no resultado, sempre contra o Porto.
O desespero é grande nas hostes do regime. Ai se o Godinho falha como falhou o Varíssimo já 2 vezes esta época, que ficam todos em estado catatonico.

Aragami

Tribuna
1 Junho 2017
3,332
3,443
Qual nervosismo? Não tenho visto nada disso. Mais cansaço, sim, de resto, vejo a equipa sempre focada a tentar dar o melhor e a vacilar pouco. Apenas 3 golos sofridos em 12 jogos. É obra.
Falo em passes fáceis falhados na frente, o Diogo não acertar um passe e ir sempre para o adversário, Moura a despachar a bola sempre para o adversário. Neste ultimo jogo vi mais isso que cansaço.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,654
1,880
Mas qual é a alternativa ? A maior parte do que referes pode e deve ser alterado independentemente da reformulação dos quadros, mas tens um problema que está prestes a explodir que é a redução considerável dos montantes dos direitos televisivos, é preciso uma solução para isso, e o que referes melhora algumas coisa mas não altera o facto do nosso mercado televisivo ser limitado, é preciso pagar contas.

Isso do formato não funcionar no resto do mundo é subjectivo, é muito complicado reduzir o número de equipas num campeonato porque a maior parte das equipas receia descer de divisão e essas equipas votam, logo, o formato tradicional desde que não surjam problemas de viabilidade financeira para essa liga acaba por ser o default.

E não são muitos os paises europeus que experimentaram o mesmo, e eu aliás acho que todos o fizeram de forma exagerada, normalmente e por qualquer razão há a tendência de quando se reformula competições de cair no exagero, ou são equipas a menos no campeonato, ou envolve um play off que não conta com a fase inicial ou outro disparate qualquer, quanto mais simples a competição melhor, a força aliás do formato tradicional é essa, a sua simplicidade.

Tens 14 equipas, tens 2 voltas de 13 jornadas até a 26ª jornada, a partir daí divides o campeonato na tabela de cima e na tabela de baixo e jogas mais 2 voltas de 6 jornadas até à 38ª jornada, não é assim tão complicado, cortamos a taça da liga e a 2ª mão da taça de Portugal para não haver excesso de jogos, criamos incentivos financeiros para que a 2ª metade da tabela queira ganhar jogos mesmo que não esteja em risco de descer, o resto é tudo igual.

Numa época normal corremos o risco de jogar (internamente) no máximo 6 vezes contra regime ou calimeros, 1 na supertaça, 2 no campeonato, 1 na taça da liga e 2 na meia final da taça, no meu cenário corremos o risco de jogar 6 vezes contra os mesmo adversários, 1 na supertaça, 4 no campeonato e 1 na taça, no limite pouco ou nada se altera, a diferença é que no meu cenário é garantido que o faças contra ambos e no actual podes não ter que fazer esses jogos todos e se os fizeres será só contra um deles.
Entendo-te. E não posso dizer que não concordo com quase tudo o que dizes.

Mas se fosse eu a decidir melhoraria tudo o que não implique alterar o quadro competitivo. Se após tudo o resto estar resolvido o problema se mantivesse - ter um produto a valer pouco, ou melhor, menos do que pensam - aí sim, poderava alterar o calendário. Repito, acho que a alteração do quadro competitivo sem se resolver o resto vai mais tarde ou mais cedo dar ao mesmo. Alterar tudo o resto e não o quadro competitivo é, a meu ver, contribuir para um valor da prova muito mais sustentado a médio/longo prazo.

Há a desvantagem de não se verem resultados tão imediatos.. mas em matérias mais complexas raramente as melhores soluções são as mais imediatas.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,168
33,049
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Assim daqui a uns anos quem descer regressa pelos tribunais. Reinaldo Teixeira sempre dois paços à frente.
O Teixeira foi eleito já quase no final da temporada, não sei se ia a tempo de riscar alguma coisa.
O Proença é que ficou com a febre de ir para a FPF e deixou a Liga abandalhada no último ano.
De qualquer forma, é algo que tem potencial para dar cócó.

Tiago_Oliveira_10

Bancada lateral
10 Março 2020
954
1,628
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
O Teixeira foi eleito já quase no final da temporada, não sei se ia a tempo de riscar alguma coisa.
O Proença é que ficou com a febre de ir para a FPF e deixou a Liga abandalhada no último ano.
De qualquer forma, é algo que tem potencial para dar cócó.
O Proença andava farto dos ares do norte.