Juniores (Sub 19) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,193
481
Sub-19: Liderança segura com mais uma vitória

FC Porto levou a melhor na receção ao Rio Ave (4-1), da 6.ª jornada do Nacional de Juniores A

A equipa de Sub-19 do FC Porto bateu neste sábado o Rio Ave (4-1), no Estádio de Pedroso, em jogo da 6.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A. Francisco Curvelo (1m), Mamadu Queta (45m+1), João Abreu (55m) e Leonardo Farjardo (72m) marcaram os golos dos Dragões, líderes isolados com 16 pontos, mais dois do que o Vitória SC.

Os Sub-19 portistas, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com Gonçalo Silva, Vasco Santos (Duarte Nogueira, 74m), Mamadu Queta, Martim Chelmik, José Afonso, Tiago Silva, Bernardo Lima, João Abreu (Leonardo Santos, 74m), Francisco Curvelo (André Miranda, 56m), Mateus Mide (João Pedra, 70m) e Leonardo Fajardo (Vasco Sousa, 74m).

Na 7.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores A, o FC Porto desloca-se ao terreno do Nogueirense FC (sábado, 21 de setembro, 15h00).

• Like
Reações: Devenish

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,734
15,336
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
  • Like
Reações: pensador e Cheue

Cheue

12 Maio 2016
23,516
37,375
Conquistas
7
108
é este que estava no Casa Pia segundo a notícia que tem data de 6-2-24?
sim, mas nessa altura os grandes jornalistas d'abola não sabiam que ele ainda era do FC Porto e estava emprestado ao Casa Pia...

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,734
15,336
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
sim, mas nessa altura os grandes jornalistas d'abola não sabiam que ele ainda era do FC Porto e estava emprestado ao Casa Pia...
diz lá que sim, vê a resposta que vou dar a um que não consegue abrir.
o que não dizem porque desconheciam era que ia voltar ao FCP.
tem lógica a pergunta que fizeram aqui acerca do vínculo dele ao FCP. É até quando?

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,734
15,336
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O que diz? Nao consigo abrir
'Tubarões' europeus seguem goleador dos juvenis do Casa Pia
Léo Fajardo tem sido a figura do Casa Pia, a equipa sensação do campeonato nacional de sub-17; regressou este verão a Lisboa, após solicitar saída do FC Porto, e chama a atenção de vários emblemas
Tal como nas competições ao nível sénior, os campeonatos de formação entram para a segunda parte da temporada e, no que respeita às provas nacionais – iniciados, juvenis e juniores – a fase das decisões aproxima-se. No que respeita ao campeonato nacional de juvenis, o próximo fim de semana será de pausa, na transição para o arranque da fase de apuramento de campeão, que na presente temporada contará com o Casa Pia, que tem sido a equipa sensação da competição.

Na mesma época em que regressaram à divisão principal em sub-17, os gansos surpreenderam com uma primeira fase de muito bom nível, na qual terminaram no terceiro lugar, apenas atrás de Sporting e Benfica para, desta forma, se apurar para a fase de apuramento de campeão. Um esforço coletivo que contou com uma individualidade a destacar – Leonardo Fajardo tem sido mesmo uma das figuras do campeonato.
Com 20 golos em 17 partidas realizadas, Leo Fajardo, como é conhecido, luta pelo topo da tabela de melhores marcadores - Costinha, do Vitória de Guimarães, tem 24 golos apontados – e detém a melhor média de golos marcados na própria competição, superior a um golo por jogo (1,18). Números que impressionam, assim como as características do jogador de 17 anos, cujo percurso já contempla passagens por Sporting (entre os 7 e os 9 anos) e, mais recentemente, o FC Porto.
Natural dos arredores de Lisboa, Fajardo destacou-se no Linda-a-Velha entre os 10 e os 13 anos, com cerca de uma centena de golos em três temporadas, chamando a atenção do FC Porto, que o recrutou para a Cidade Invicta, primeiro para a Dragon Force e depois para a sua equipa de iniciados. Nos sub-15 dos azuis e brancos, brilhou com sensacionais 36 golos em 35 jogos oficiais, divididos entre primeira fase (14 golos), segunda fase (10 golos), play-off de acesso à fase final (5 golos) e fase de atribuição do título (7 golos).

O ponta de lança transitou para a equipa sub-16 dos dragões e ainda iniciou a pré-temporada na equipa sub-17, mas solicitou a saída para retornar a Lisboa, para junto da sua família e do seu irmão, Santiago, que iniciou a temporada nos sub-16 do Casa Pia e possibilitou que os dois rumassem a Pina Manique, para proveito do emblema do Casa Pia, que assim recebeu a referência da sua equipa de juvenis e agora vê as suas partidas debaixo de forte atenção nacional e internacional.

A BOLA apurou que os últimos encontros disputados por Léo Fajardo, incluindo uma receção ao Benfica, há cerca de duas semanas, na qual o avançado marcou o golo que permitiu ao Casa Pia empatar com as águias (1-1), têm contado com observadores de clubes de França (PSG), Inglaterra (Manchester United), Itália (AC Milan) e Países Baixos (Ajax), assim como, naturalmente, os dois grandes nacionais que já defrontou na presente temporada, casos de Benfica e Sporting (cujas escolas já representou).

As observações continuarão na fase de atribuição do título nacional, na qual o Casa Pia irá voltar a medir forças com águias e leões, mas também com o FC Porto, que Fajardo representou nas últimas três temporadas (incluindo época de estreia na Dragon Force), e prevê-se uma interessante corrida pelo concurso do jovem jogador que, recorde-se, não se encontra vinculado por contrato ao Casa Pia, pelo que não terá qualquer controlo sobre o seu destino a partir do próximo verão e deverá servir como rampa de (re)lançamento para o atleta.

Cheue

12 Maio 2016
23,516
37,375
Conquistas
7
108
diz lá que sim, vê a resposta que vou dar a um que não consegue abrir.
o que não dizem porque desconheciam era que ia voltar ao FCP.
tem lógica a pergunta que fizeram aqui acerca do vínculo dele ao FCP. É até quando?
sim, mas estava errada abola
o jogador pertencia e pertence ao FC Porto, por isso toda a noticia não faz sentido.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,734
15,336
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
sim, mas estava errada abola
o jogador pertencia e pertence ao FC Porto, por isso toda a noticia não faz sentido.
Mas como perguntou o @hmdd16 é até quando o seu contrato?
Se não fosse ele fazer essa pergunta eu não tinha ido pesquisar, nunca tinha ouvido falar dele - não podemos acompanhar "tudo que mexe" pelo menos eu.

hmdd16

Tribuna
12 Março 2017
2,678
3,332
Mas como perguntou o @hmdd16 é até quando o seu contrato?
Se não fosse ele fazer essa pergunta eu não tinha ido pesquisar, nunca tinha ouvido falar dele - não podemos acompanhar "tudo que mexe" pelo menos eu.
Eu lembrei-me porque ele continua a destacar-se e sei que esteve no casa pia emprestado o ano passado

• Like
Reações: Devenish

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,108
3,193
Lisboa, 1979
Não vi o jogo com a tranquilidade que desejava. Vi o jogo muito a espaços.

Gostei de ver o retorno do Vasco Santos. Não pela exibição, mas por saber que ainda anda por aí.

Percebo a necessidade de testar o Mide numa posição diferente. Claramente, não é um 9. E não digo isto pela corpulência, mas pela falta de procura de baliza. Precisa de ter mais golo se fosse para ser opção para esse lugar.
A equipa ficou desequilibrada. O Mide procurou zonas interiores, com o flanco entregue só ao José Afonso. Mas é o preço a pagar pelas experiências nesta fase.

Meio campo muito criativo, mas muito macio. Mais uma vez, não é preciso ser um armário ou ter mais corpulência. Acho que é mais um problema de agressividade. Atitude competitiva.

No ataque, gostei de ver o Curvelo, mas preciso de mais para perceber o que pode alcançar. Para já, pareceu-me que lhe falta alguma potência muscular.
Boa entrada do Pedra. Um jogador que tem mais talento do que aquele que lhe é reconhecido. E do que aquele que ele regularmente demonstra. Falta-lhe mais autoconfiança e também mais potência.

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
807
252
No ataque, gostei de ver o Curvelo, mas preciso de mais para perceber o que pode alcançar. Para já, pareceu-me que lhe falta alguma potência muscular.
Melhorando o aspecto físico, acho que será ele e mais 10. Condução de bola, passe e remate.
E o que dizer da evolução do Queta?

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,108
3,193
Lisboa, 1979
Melhorando o aspecto físico, acho que será ele e mais 10. Condução de bola, passe e remate.

Não a desdenho, mas também não me entusiasma.

Achei que a este Rio Ave, para minha surpresa, falta-lhe qualidade no ataque. Como boa escola de formação na zona do Porto, não vi ali um jogador com algum potencial. Tudo demasiado fácil para o Queta e Chelmik. Espero por outros embates para ter uma noção mais exacta dessa suposta evolução. Espero por o ver levar com um Makinde da vida, para ver como anda o andor.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,992
2,697
Porto
Que é feito do Manuel Miranda ?

Alguém sabe ?

Deixou boa impressão na época passada . Faz tempo que "desapareceu".

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
807
252
Não a desdenho, mas também não me entusiasma.

Achei que a este Rio Ave, para minha surpresa, falta-lhe qualidade no ataque. Como boa escola de formação na zona do Porto, não vi ali um jogador com algum potencial. Tudo demasiado fácil para o Queta e Chelmik. Espero por outros embates para ter uma noção mais exacta dessa suposta evolução. Espero por o ver levar com um Makinde da vida, para ver como anda o andor.
Verdade seja dita, não é de agora, que as equipas do Rio Ave têm vindo a decrescer. Provavelmente, terá a haver com o investimento do Famalicão nos escalões jovens.

Já agora acho que não tem sido devidamente destacado o facto de metade dos jogadores de campo da nossa equipa sub-19 ainda serem juvenis. Em épocas anteriores, jogávamos com dois ou três sub-17, no máximo.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,108
3,193
Lisboa, 1979
Verdade seja dita, não é de agora, que as equipas do Rio Ave têm vindo a decrescer. Provavelmente, terá a haver com o investimento do Famalicão nos escalões jovens.

Já agora acho que não tem sido devidamente destacado o facto de metade dos jogadores de campo da nossa equipa sub-19 ainda serem juvenis. Em épocas anteriores, jogávamos com dois ou três sub-17, no máximo.
Sim, a concorrência tem aumentado, sendo o Famalicão o caso mais evidente, mas outros clubes como o Vizela e Gil Vicente são bons exemplos de clubes que estão mais agressivos no mercado.

O plantel do FC Porto sub19 já demonstrava essa aposta em jogadores juvenis. E bem, pois a maior parte deles tem potencial para serem bons jogadores (não discuto se do FC Porto A ou não). Até agora, pelo que me tenho visto, são jogadores que estão a lidar bem com esta promoção. Espero é que se a segunda fase se revelar mais complicada de gerir, haja a mesma facilidade de voltarem a ser alocados aos sub17. Como aconteceu com o Martim Cunha, por exemplo. Salta à vista que não lhe fez mal nenhum, pelo contrário, descer na fase final da época passada aos sub17. E o jogador, se for inteligente, não deve ficar melindrado com isso. É preciso gerir muito bem, sobretudo no plano do confronto físico, os limites aos quais a evolução de um jogador deve estar sujeita.