Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,199
5,376
Os 10 anos que catalogas de razoaveis/bons foram indiscutivelmente os melhores de sempre do clube e provavelmente de algum clube português. Nem sequer é subjetivo isto. Foram os melhores a todos os níveis.

Os 10/12 seguintes foram de grande quebra e com tendência cada vez pior(mesmo com alguns títulos).

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não concordo, mas por isso é que estamos aqui a debater civilizadamente.
Começou esses 10 anos indo buscar o Luigi del Neri, isto para uma equipa que acabara de se sagrar Campeã Europeia. Despediu-o ainda antes de começarem as competições para ir buscar o Victor Fernandez, que também acabou por despedir. Acabou a época com o José Couceiro. Cada um melhor do que o outro.
Nessa mesma época, apesar de ganhar mais de 100 milhões de euros em transferências, achou por bem meter o FC Porto em fundos de transferências, alienando passes de jogadores a torto e a direito sem qualquer necessidade, como muito bem mostra o Draconen no Tribunal do Dragão.
As negociatas, as comissões. Para mim, a raiz da situação financeira dos últimos 10 anos está aqui, no pós -Champions 2004.
É verdade que esses 10 anos acabaram bem, 1 Liga Europa numa época irrepetível de André Villas-Boas e 2 campeonatos seguidos do Vitor Pereira. Mas os sinais estavam lá todos, basta ver o golo da vitória em 12/13 com uma assistência de Liédson, um manco (literalmente) chegado em Janeiro, para o golo de um Kelvin que foi o que o treinador arranjou no banco. Já não havia dinheiro para mais.
Quando falo em bom/razoável, não olho só para os resultados desportivos. Senão, estes últimos 10 anos não teriam sido tão mais como foram

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,001
3,680
Não concordo, mas por isso é que estamos aqui a debater civilizadamente.
Começou esses 10 anos indo buscar o Luigi del Neri, isto para uma equipa que acabara de se sagrar Campeã Europeia. Despediu-o ainda antes de começarem as competições para ir buscar o Victor Fernandez, que também acabou por despedir. Acabou a época com o José Couceiro. Cada um melhor do que o outro.
Nessa mesma época, apesar de ganhar mais de 100 milhões de euros em transferências, achou por bem meter o FC Porto em fundos de transferências, alienando passes de jogadores a torto e a direito sem qualquer necessidade, como muito bem mostra o Draconen no Tribunal do Dragão.
As negociatas, as comissões. Para mim, a raiz da situação financeira dos últimos 10 anos está aqui, no pós -Champions 2004.
É verdade que esses 10 anos acabaram bem, 1 Liga Europa numa época irrepetível de André Villas-Boas e 2 campeonatos seguidos do Vitor Pereira. Mas os sinais estavam lá todos, basta ver o golo da vitória em 12/13 com uma assistência de Liédson, um manco (literalmente) chegado em Janeiro, para o golo de um Kelvin que foi o que o treinador arranjou no banco. Já não havia dinheiro para mais.
Quando falo em bom/razoável, não olho só para os resultados desportivos. Senão, estes últimos 10 anos não teriam sido tão mais como foram
Esses 10 anos correspondem a 2002-2012 (sensivelmente isso); em que ganhamos 3 titulos europeus, 1 mundial e 8 campeonatos em 10 (e onde nos lançamos para o nono).

Se achas que o pós 2004 é o pior; eu acho exatamente o oposto.
Tetra campeonato e depois tri, domínio absoluto já com o benfica a subir um pouco de nível (comparativamente aos 90s), uma série de jogadores de top a entrarem e a darem rendimento desportivo e financeiro.
Para mim é de longe o melhor período de PdC e se formos objetivos nem sequer há muito para discutir (eu sei que podemos discutir pra lá da objetividade e falar da dificuldade inicial para levantar o clube, concordo).

• Like
Reações: Portista Azul

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
2,199
5,376
Esses 10 anos correspondem a 2002-2012 (sensivelmente isso); em que ganhamos 3 titulos europeus, 1 mundial e 8 campeonatos em 10 (e onde nos lançamos para o nono).

Se achas que o pós 2004 é o pior; eu acho exatamente o oposto.
Tetra campeonato e depois tri, domínio absoluto já com o benfica a subir um pouco de nível (comparativamente aos 90s), uma série de jogadores de top a entrarem e a darem rendimento desportivo e financeiro.
Para mim é de longe o melhor período de PdC e se formos objetivos nem sequer há muito para discutir (eu sei que podemos discutir pra lá da objetividade e falar da dificuldade inicial para levantar o clube, concordo).

Só um pormenor. Expliquei num post anterior que a primeira fase que referi ia até 2004 (22 anos) e que a segunda parte começava a partir de 2004 (9 anos).
Para mim, o que fez Pinto da Costa nessa primeira fase - 5 títulos internacionais, situação económica positiva e a hegemonia nos campos e fora deles num futebol português que antes estava completamente controlado pelos clubes de Lisboa - foi assombroso e não tem comparação com a década seguinte (e contra um grande Benfica até 1994). Transformou um clube regional num clube mundial.
Na fase 2004-2013, para além de tudo o que referi antes, também perdemos o controle das instâncias do futebol português, com a nomeação de Vitor Pereira para o Conselho de Arbitragem e de Ricardo Costa para o Conselho de Disciplina. Com consequências graves para a fase que se seguiu.
Década boa e não assombrosa. Claro que tendo como termo de comparação as décadas anteriores.
Sermos objectivos? Como é que pode haver objetividade nestas análises? São opiniões altamente subjectivas.
Se formos só contar quantas vitórias temos em cada década, é fácil fazer a conta. Mas é muito redutor.
Era como se dissesses que o Sérgio Conceição foi o melhor treinador da história do FC Porto porque é aquele que tem mais troféus.

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,713
4,825
O problema em 2004 foi contratar o hype italiano Del Neri não percebi bem porquê, haviam opções melhores em Portugal, estupidez total, remediou-se com o Fernandez mas não foi a tempo, quisemo-nos armar em Real Madrid e fomos contratar Diego, Luis Fabiano com altos salários e comissões.

Resultado perdemos o título e depois fartamos de contratar outros jogadores mediocres. O dinheiro ganho na Champions de 2004 foi co caralho, as vendas de R.Carvalho, Paulo Ferreira e outros foi tudo co caralho. Tudo mal gerido.

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
563
695
O grande historiador Donnie Walsh Trump, continua a bombar. Tenta as maiores acrobacias, qual Simone Biles, para tornar a melhor era de sempre do Fcp em razoável, mas agora já emendando para "boa".
Para ele, de certeza, a carreira do Pepe foi assim, digamos que pró mediana. E os 19 anos sem títulos foram maravilhosos. Ahahahahah

A argumentação é tão patética, que fala da perda de poder nas instâncias. O que seguramente só engrandece o feito: Champions, 2 ligas europa, mundial e 7 titulos em 10 anos, tudo isto sendo alegadamente, segundo Walsh, roubados. Só mais a favor da melhor era de sempre. Parece que o que o Donnie gostava era de títulos, segundo ele, à custa do poder. Gente séria, está visto.

Mas há mais, no post original o biográfo do Porto, fala em 20 (VINTE) anos excepcionais e 10 (DEZ) razoáveis/bons. Agora vem dizer que falou de 22 vs 9. Esta emenda com o objectivo de tirar a champions à década e assim poder insistir e reformular a sua teoria. Um autêntico fake maker. Ventura tens aqui um rival à altura.

Keep on!

Última edição:

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,399
5,860
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
O problema em 2004 foi contratar o hype italiano Del Neri não percebi bem porquê, haviam opções melhores em Portugal, estupidez total, remediou-se com o Fernandez mas não foi a tempo, quisemo-nos armar em Real Madrid e fomos contratar Diego, Luis Fabiano com altos salários e comissões.

Resultado perdemos o título e depois fartamos de contratar outros jogadores mediocres. O dinheiro ganho na Champions de 2004 foi co caralho, as vendas de R.Carvalho, Paulo Ferreira e outros foi tudo co caralho. Tudo mal gerido.
É este o ponto que considero ser o mais baixo de todos da gestão de JNPdC. Após dois êxitos internacionais e muito dinheiro encaixado não houve a ambição equilibrada de nos mantermos lá em cima. Nesta situação não se pode dizer que foi apanhado com as calças na mão, conforme aconteceu em 2011. Foi muito mau.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,445
2,371
O grande historiador Donnie Walsh Trump, continua a bombar. Tenta as maiores acrobacias, qual Simone Biles, para tornar a melhor era de sempre do Fcp em razoável, mas agora já emendando para "boa".
Para ele, de certeza, a carreira do Pepe foi assim, digamos que pró mediana. E os 19 anos sem títulos foram maravilhosos. Ahahahahah

A argumentação é tão patética, que fala da perda de poder nas instâncias. O que seguramente só engrandece o feito: Champions, 2 ligas europa, mundial e 7 titulos em 10 anos, tudo isto sendo alegadamente, segundo Walsh, roubados. Só mais a favor da melhor era de sempre. Parece que o que o Donnie gostava era de títulos, segundo ele, à custa do poder. Gente séria, está visto.

Mas há mais, no post original o biográfo do Porto, fala em 20 (VINTE) anos excepcionais e 10 (DEZ) razoáveis/bons. Agora vem dizer que falou de 22 vs 9. Esta emenda com o objectivo de tirar a champions à década e assim poder insistir e reformular a sua teoria. Um autêntico fake maker. Ventura tens aqui um rival à altura.

Keep on!
Tu nao és o Kerouac. É patético andares a fazer-te passar por outro user (embora com gostos e pintismo similares e quiça até se conheçam).

Outrora o meu "nariz" detectava isso rapido. Depois perdi o fulgor, parecia que o covid o tinha estragado.

Mas o "nariz" apitou de novo, mostrando que os dotes ainda estao bem presentes.

Habemus Saul com n.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,907
3,977
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

Keep on!
O Porto teve 30 anos de PdC em que fomos muito melhores que os outros. Nos últimos destes 30 o SL Bosta já se movimentava para minar o futebol português voltando ao tempo e regime onde os títulos eram encomendados pelo estado novo no início da época.

O PdC foi um grande senhor e engrandeceu o clube, ninguém lhe tira esse feito, mas também ninguém lhe tira que destruiu quase tudo o que tinha criado sugando, junto com a corja o clube até ao tutano.

Se não saiu em ombros do clube só a si próprio o deve e podendo ter uma reforma sendo venerado pelos sócios, acaba tendo a maior parte deles contra si. Culpa dele.

Eu vou sempre lembrar-me de tudo de bem que fez ao clube e de ter trazido o clube de um clube regional para o maior clube português, mas que não tenha o displante de comentar seja o que for do novo Porto. perdeu esse direito com o que fez.

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
563
695
Tu nao és o Kerouac. É patético andares a fazer-te passar por outro user (embora com gostos e pintismo similares e quiça até se conheçam).

Outrora o meu "nariz" detectava isso rapido. Depois perdi o fulgor, parecia que o covid o tinha estragado.

Mas o "nariz" apitou de novo, mostrando que os dotes ainda estao bem presentes.

Habemus Saul com n.
Gosto muito de Sonic Youth, adoro mesmo. O meu álbum preferido é o Daydream Nation.

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
563
695
Sim, é good.

Bem vindo de volta, não me fodas é muito o juizo 😆
Depende. Se escreveres que a melhor década do Fcp, com champions, 2 liga europa, mundial e 7 títulos em 10, é razoável, ficas marcado. E se depois passares a década para 9 anos, aí então, foge, é o melhor que te posso dizer.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,045
125,766
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Depende. Se escreveres que a melhor década do Fcp, com champions, 2 liga europa, mundial e 7 títulos em 10, é razoável, ficas marcado. E se depois passares a década para 9 anos, aí então, foge, é o melhor que te posso dizer.
Eu já dei a minha opinião neste tópico na sequência do assunto. Sobre o comando de Pinto da Costa fizemos 30 (82/2012) anos de ouro, depois os 12 anos seguintes houve decadência progressiva.

• Like
Reações: RC_FCP e BestDragon

classic

Bancada lateral
12 Julho 2024
563
695
Eu já dei a minha opinião neste tópico na sequência do assunto. Sobre o comando de Pinto da Costa fizemos 30 (82/2012) anos de ouro, depois os 12 anos seguintes houve decadência progressiva.
Concordo em absoluto. Mas até gosto de ver a coisa por décadas, desde que sejam décadas de 10 anos.
Convém é recordar que a década 90, também de muitos títulos, também ficou marcada por dívidas à segurança social, fisco, salários em atraso...o Amorim, o Belmiro, o Violas, sobretudo este, foram dando uma ajuda.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,045
125,766
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Concordo em absoluto. Mas até gosto de ver a coisa por décadas, desde que sejam décadas de 10 anos.
Convém é recordar que a década 90, também de muitos títulos, também ficou marcada por dívidas à segurança social, fisco, salários em atraso...o Amorim, o Belmiro, o Violas, sobretudo este, foram dando uma ajuda.
O início dos anos 90 fez-se muito com pouco.
Os outros até jogadores pagos pela RTP tinham é verdade.
O Violas que nem portista era ajudou bastante o clube.