Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
A meu ver este será mesmo o ultimo mandato do maior presidente de sempre do FCPORTO até à data.
Se o Pinto da Costa se recandidatar acho que isso surpreenderá um total de zero pessoas

O que merecia por estar tão agarrado ao poder, por insistir em não passar a pasta, e por entregar o clube às sanguessugas que rodeiam o clube, era mesmo perder a presidência por ser derrotado em eleições.

Mas para isso era preciso um candidato muito forte e com eles no sítio. E mesmo assim não sei se chegava

• Like
Reações: quintero

MaryBlue

Bancada central
20 Abril 2022
1,565
2,770
Eu não sou adepto do FC Pinto da Costa, do FC André Villas Boas ou do FC Vítor Baia. Sou adepto do FC Porto. Critico o que tenho de criticar e elogio quando devo elogiar. Sem preconceitos e sem parcialidades. É assim que sempre debati sobre o FC Porto e como sempre vou debater.

Já critiquei o Presidente bem como à SAD por ele liderada. Ainda hoje o fiz. O que nunca fiz nem nunca farei é esquecer o que representa para o FC Porto, o Presidente Pinto da Costa.
Hoje em dia representa um cancro que vai destruindo o que resta do clube aos poucos. Ele próprio diz que quer ser avaliado pelo presente e não pelo passado, por isso estou-me a cagar para a sua "história". Quero é que desapareça do Porto o mais depressa possível e que leve com ele estes filhos da puta todos.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Isso do interior do país tem muito que se diga.
O Alentejo desenvolveu-se imenso. É uma região com um pib acima da média.
Évora cresceu muito.
Já Portalegre ficou esquecido.
O Alentejo no tempo do Salazar era o grande celeiro do país.
Hoje é uma região cada vez mais esquecida e envelhecida, constantemente a perder população jovem. Alentejo tem sido uma das regiões mais afectadas pelas secas, há localidades no Alentejo em que a água potável mal consegue chegar para todos.

As cidades de Évora e Elvas são talvez as grandes excepções do Alentejo.

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,657
1,776
Conquistas
3
46
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Interessante este tópico... e eu que pensava que a malta gostava de se entreter com a silly season. Parece que estamos em campanha eleitoral.

A entrevista não correu tão bem como esperavam ou vamos ter más notícias?
Confirmam-se as más notícias... venda do Chico por um valor ridículo.

Esta silly season não para de surpreender.

O que se passa no ciclismo também é preocupante apesar de não sermos mais que patrocinadores.

• Like
Reações: quintero

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,084
9,646
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Como tu dizes e muito bem o Porto tem uma importância vital no nosso país, daí estás me dar a razão sobre o privilégio do Porto. Braga cresceu muito porque encontra-se beneficia com a proximidade para com o Porto, se não caso contrário Braga seria outro Viana do Castelo, no entanto, mas tem um efeito preverso é Braga arriscar-se a tornar um dormitório do Porto.

O caso do Distrito de Setúbal é gritante, por exemplo a zona da Margem Sul é até bastante privilegiada devido ao facto de pertencerem à Área Metropolitana de Lisboa, mas depois tens a parte abaixo do Sado como Sines, Santiago do Cacém e Grândola em que vivem numa realidade quase semelhante do Alentejo. Aveiro tem uma realidade semelhante, uma parte que pertencem à Área Metropolitana do Porto e depois tens o Baixo de Vouga, onde tens muitas das localidades mais pobres do litoral tal como Sever do Vouga, Murtosa e Anadia.

No Norte tens grandes grupos de média, um deles controlado pelos irmãos Oliveira(Joaquim e António Oliveira), que detém a Olivedesportos que detém acções na Sportv. Tens o jornal O Jogo, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, Dinheiro Vivo, tantos. Tens a Porto Editora, a maior editora do país, que fornece livros, dicionários, etc.
A Península de Setúbal, o concelho, em nada é privilegiado por pertencer à AML. Pelo contrário, é uma zona relativamente estagnada e distante das mais ricas do país. Pior, a inclusão da Península de Setúbal na mesma unidade territorial de Lisboa inviabilizou o acesso a fundos comunitários avultados, pois os indicadores económicos da região são fortemente distorcidos pela mistura com o concelho de Lisboa. O benefício será a proximidade geográfica à capital. Mas o benefício está lá, é necessário empreender uma viagem diária de 80 quilómetros e duas horas ou mais de transportes para o ir buscar. Antes estivesse no próprio concelho.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,507
6,251
99% do poder está em Lisboa.

95% da comunicação social está em Lisboa, servindo os seus interesses e os interesses dos seus.

Mas hey... Portugal / Lisboa não é centralista.

Os mauzões do Porto é que açambarcam tudo e roubam o resto país.

Malvados. Ainda bem que não há regionalização.

Ou, pior ainda, já imaginaram o que seria de Portugal se o Porto fosse a capital do país?

A desgraça que seria?

Aliás, pergunto-me... o que levará uma pessoa tão sentida e com tanto "ódio" ao Porto (cidade e região), que prejudica tanto o resto do país, a ser adepto do seu principal clube, o FC Porto?

Mas o que me preocupa realmente, num fórum dedicado ao FC Porto, é este contexto, este país, onde o meu clube se encontra, o que tem que lutar diariamente em contraponto com os dois de Lisboa, e não se Porto recebe mais que Évora e Beja juntos, ou menos do que Guimarães e Braga.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não não é suposto por ser a capital ser maior. Nem regra a países onde se verifica outros não. Mas todos os países normais e da Europa que é com esses que temos de comparar. Tem sempre a chamada segunda cidade que faz o check and balance de poderes com a capital.
Quem conhece minimamente a história de Portugal sabe que é essa cidade é o Porto em Portugal. Que politicamente, socialmente sempre influenciou e muito este país.
Depois tens de analisar o norte. Tens noção que o litoral norte tem perto de 4 milhões de habitantes. E que tem uma balança de exportação positiva.
Compreendes que uma região que vai de Aveiro a Viana do castelo tenha de ter um aeroporto, um grande Porto de mercadorias, universidades, grandes hospitais e que essas infraestruturas tem de estar localizadas em alguma cidade certo? Estão no Porto ou no Grande Porto. Poderiam estar em Esposende ou em Viana mas estão no Porto.
O que não é normal é uma região com esta dimensão não ter um único grande grupo de CS que a represente. E esteja tudo concentrado entre Benfica e Oeiras.
Isso é doentio isso é centralismo nem é bom para nós lisboetas essa concentração desproporcional pois faz-nos termos uma percepção errónea do país e confundir os problemas de Lisboa com os do resto do país.
Sobre Braga, Braga está a 50 kms do Porto. O litoral norte está todo muito perto. E Braga é uma cidade que tem crescido e cresceu e se modernizou bastante. Não me parece de toda que seja prejudicada por o Porto seja em que valência for. Aliás as infraestruturas do Porto são essenciais para o crescimento da cidade de Braga.
O norte é um pouco diferente da grande Lisboa. Lisboa a grande Lisboa tem o efeito de ilha urbana um pouco como Madrid. O litoral norte não são muitas cidades, com grande densidade populacional muito perto umas das outras.e depois tem a Galiza ao lado com grandes cidades também.
O benfiquismo e o centralismo são muito importantes para o regime e o facto de não haver um grande grupo de média no norte. Porque se o litoral norte de unisse politicamente, econômicamente teria mais poder neste país que Lisboa. Daí o temor que existe aqui em baixo para com a regionalização.E o cagaço que tiveram nos anos 90 com a regionalização.
Atenção anos 90 Lisboa sem expo, com problemas vários no início dos anos 90 o Porto ultrapassava Lisboa em muitos aspectos.foi a expo que fez com que Lisboa se modernizasse e desse o salto
Como tu dizes e muito bem o Porto tem uma importância vital no nosso país, daí estás me dar a razão sobre o privilégio do Porto. Braga cresceu muito porque beneficia com a proximidade para com o Porto, se não caso contrário Braga seria outro Viana do Castelo, no entanto, mas tem um efeito preverso é Braga arriscar-se a tornar um dormitório do Porto.

O caso do Distrito de Setúbal é gritante, por exemplo a zona da Margem Sul é até bastante privilegiada devido ao facto de pertencerem à Área Metropolitana de Lisboa, mas depois tens a parte abaixo do Sado como Sines, Santiago do Cacém e Grândola em que vivem numa realidade quase semelhante do Alentejo. Aveiro tem uma realidade semelhante, uma parte que pertencem à Área Metropolitana do Porto e depois tens o Baixo de Vouga, onde tens muitas das localidades mais pobres do litoral tal como Sever do Vouga, Murtosa e Anadia.

No Norte tens grandes grupos de média, um deles controlado pelos irmãos Oliveira(Joaquim e António Oliveira), que detém a Olivedesportos que detém acções na Sportv. Tens o jornal O Jogo, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, Dinheiro Vivo, tantos. Tens a Porto Editora, a maior editora do país, que fornece livros, dicionários, manuais escolares, etc... uma importância vital na língua portuguesa.

Incompreensível é o tratamento vergonhoso em relação à cidade de Coimbra por exemplo. Uma antiga capital e actualmente é uma cidade que tem sido esquecida. Se não fosse a Universidade e as festas estudantis, o que seria de Coimbra? Foi em Coimbra que se originou a língua portuguesa e o fado. E digo isso, porque tenho um enorme apreço por Coimbra, porque foi aí que me formei.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A Península de Setúbal, o concelho, em nada é privilegiado por pertencer à AML. Pelo contrário, é uma zona relativamente estagnada e distante das mais ricas do país. Pior, a inclusão da Península de Setúbal na mesma unidade territorial de Lisboa inviabilizou o acesso a fundos comunitários avultados, pois os indicadores económicos da região são fortemente distorcidos pela mistura com o concelho de Lisboa. O benefício será a proximidade geográfica à capital. Mas o benefício está lá, é necessário empreender uma viagem diária de 80 quilómetros e duas horas ou mais de transportes para o ir buscar. Antes estivesse no próprio concelho.
A zona da Margem Sul está se tornar um dormitório de Lisboa. Por exemplo muita gente que vive em Almada, Seixal, Montijo e Barreiro trabalha em Lisboa. É o tal efeito preverso de se encontrar próximo dos grandes centros urbanos.
Se não fosse pelo facto da Margem Sul estar incluída na AML e próximo de Lisboa, a situação do Distrito de Setúbal seria ainda mais crítica, seria talvez a zona mais empobrecida do país juntamente com Trás-os-Montes e Alentejo. Porque ainda fazendo parte da AML conseguem atrair investimentos, como por exemplo a AutoEuropa situada em Palmela.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,703
1,597
Se o Pinto da Costa se recandidatar acho que isso surpreenderá um total de zero pessoas

O que merecia por estar tão agarrado ao poder, por insistir em não passar a pasta, e por entregar o clube às sanguessugas que rodeiam o clube, era mesmo perder a presidência por ser derrotado em eleições.

Mas para isso era preciso um candidato muito forte e com eles no sítio. E mesmo assim não sei se chegava
Ele é livre de se recandidatar, mas quem decide são os sócios maiores de idade. No FCPORTO ganha quem tiver mais sócios a votar no vencedor e depois só teremos de apoiar o presidente que vencer até às próximas eleições. Esperemos ter mais uns títulos saborosos até 2024.

• Like
Reações: Regod

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
16,999
14,935
Como tu dizes e muito bem o Porto tem uma importância vital no nosso país, daí estás me dar a razão sobre o privilégio do Porto. Braga cresceu muito porque beneficia com a proximidade para com o Porto, se não caso contrário Braga seria outro Viana do Castelo, no entanto, mas tem um efeito preverso é Braga arriscar-se a tornar um dormitório do Porto.

No Norte tens grandes grupos de média, um deles controlado pelos irmãos Oliveira(Joaquim e António Oliveira), que detém a Olivedesportos que detém acções na Sportv. Tens o jornal O Jogo, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, Dinheiro Vivo, tantos. Tens a Porto Editora, a maior editora do país, que fornece livros, dicionários, manuais escolares, etc... uma importância vital na língua portuguesa.

Incompreensível é o tratamento vergonhoso em relação à cidade de Coimbra por exemplo. Uma antiga capital e actualmente é uma cidade que tem sido esquecida. Se não fosse a Universidade e as festas estudantis, o que seria de Coimbra? Foi em Coimbra que se originou a língua portuguesa e o fado. E digo isso, porque tenho um enorme apreço por Coimbra, porque foi aí que me formei.
A sporttv parte foi comprado pelo reis dos frangos e uma boa %!

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Ele é livre de se recandidatar, mas quem decide são os sócios maiores de idade. No FCPORTO ganha quem tiver mais sócios a votar no vencedor e depois só teremos de apoiar o presidente que vencer até às próximas eleições. Esperemos ter mais uns títulos saborosos até 2024.
Ele é livre de se recandidatar mas mesmo que ganhe não terá o meu apoio. Não sou masoquista.

• Like
Reações: Master

Eterno Dragão

Bancada lateral
25 Maio 2017
742
1,180
Conquistas
6
  • Rui Filipe
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Lucho González
Este é um dos muitos, mesmo muitos exemplos da quantidade de areia que nos atiram aos olhos.

Vergonha disto. E o grande problema é que não há forma de isto acabar, pois tenho a certeza que se houvessem eleições amanhã esta corja voltava a ganhar por larga maioria.

Que triste fim vais ter, sem necessidade

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,084
9,646
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
A zona da Margem Sul está se tornar um dormitório de Lisboa. Por exemplo muita gente que vive em Almada, Seixal, Montijo e Barreiro trabalha em Lisboa. É o tal efeito preverso de se encontrar próximo dos grandes centros urbanos.
Se não fosse pelo facto da Margem Sul estar incluída na AML, a situação do Distrito de Setúbal seria ainda mais crítica, seria talvez a zona mais empobrecida do país juntamente com Trás-os-Montes e Alentejo. Porque ainda fazendo parte da AML ainda assim conseguem atrair investimentos, como por exemplo a AutoEuropa situada em Palmela.
Mas essa é uma forma perniciosa de olhar para o país, em que as sobras são vistas como regalias. O PIB do concelho/região de Setúbal era dos mais baixos há poucos anos, mesmo com o colosso que é a Autoeuropa. ... O indicador seria cerca de metade da média europeia há quatro anos. De resto, a pobreza da zona é histórica, apesar das indústrias que nela se estabeleceram ao longo do tempo. A atenção deveria incidir sobre as próprias zonas, com políticas específicas para cada uma, mais do esperar os benefícios de uma capilaridade geográfica. Realmente dá ideia que o país é uma ou duas cidades. ... e ainda falam em quimeras como repovoar o interior.

Já agora, para quem quiser ler:
PSD quer “corrigir erro” que privou a Península de Setúbal de fundos europeus – ECO (sapo.pt)