Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,507
6,251
Como volto a dizer, Portugal é Lisboa e Porto, o resto é paisagem. Percebeste ou queres que te faça um desenho?

Os exemplos que usei, é exactamente para demonstrar como também a cidade do Porto tem sido beneficiado pelo centralismo. Queres continuar em negação?

"queres que te faça um desenho"

"queres continuar em negação"

Conversa encerrada.

• Haha
Reações: tripeiro_de_gema

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20

Claro que a cidade do Porto é a 2ª cidade mais beneficiada. É a 2ª maior do país.

Onde está a dúvida? Em lugar nenhum.

Agora o tratamento que é feito ao Porto e à sua região comparado com Lisboa e a sua região, se não consegues percebê-lo, não há muito a dizer.

Eu nem sou da região de Lisboa, nem da região do Porto, vê-la tu.

Ainda bem então que, para ti, a regionalização não avança e apenas anda a ser falsamente prometida há décadas por Lisboa, com os objetivos que todos sabemos.

De qualquer forma, este fórum é dedicado ao FC Porto, como tal, estou preocupado com os interesses do FC Porto, e neste caso em defendê-lo no contexto que apelidas de "guerrinhas" Norte/Sul.

É esse contexto que me interessa.

Pelo menos num fórum dedicado ao FC Porto.
Lisboa é capital, é suposto o Porto ter os mesmos privilégios de uma cidade capital, é isso? Achas que isso é só uma realidade exclusiva de Portugal, tendo em conta que somos um país homogéneo? Será que na Suécia, a malta de Gotemburgo e Malmö anda sempre a chorar dos privilégios da capital(Estocolmo)? E a malta que vive no Norte quase desabitado da Suécia?
No meio disto tudo o Porto ser um dos grandes beneficiados do centralismo, nem preciso ir muito longe a cidade do Porto consegue sugar talentos nos seus distritos vizinhos como de Aveiro e Braga. E sei do que falo.

Simplesmente não tenho essa visão provinciana de alguns dos nossos dirigentes, porque conheço realidades muito piores.

Eu não vou entar mais nessa conversa, porque não sou eu que estou em negação, nem quero alimentar mais hipocrísias. Mas se acham que vir chorar para CS por isso(ainda mais por causa da porcaria do futebol) que vai ter resultados, bem podem ficar à espera sentados. O que mais se fala na CS é dos problemas de Lisboa e Porto.

Já agora actualmente também não vivo no Porto, nem vivo em Lisboa

Última edição:

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
32,171
12,933
Não se zanguem pelo Off Topic e nem levem a peito todas as opiniões.

Voltemos ao tópico do nosso Presidente.

🦄🦄🦄🦄🦄

Última edição:

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Eu continuo a dizer que JNPC não se vai recandidatar às proximas eleições. Eu sinto isso.

Estamos a falar de uma pessoa que passou praticamente metade da vida como Presidente do FC Porto. Alguém que prescindiu durante grande parte da vida de ter uma vida privada em favor do seu amor e devoção ao clube que ama.

É justo que ele neste momento pense em passar o resto dos anos de vida que lhe faltam com aqueles que ama e goze de uma reforma em sossego e com uma vida privada que não tem faz 40 anos.

Tambem acho que ele vai anunciar isso mais para a frente de forma a não desestabilizar o FC Porto porque quando o fizer vai começar o festival de candidatos à sucessão. E resta saber se ele vai lançar algum sucessor.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eu continuo a dizer que JNPC não se vai recandidatar às proximas eleições. Eu sinto isso.

Estamos a falar de uma pessoa que passou praticamente metade da vida como Presidente do FC Porto. Alguém que prescindiu durante grande parte da vida de ter uma vida privada em favor do seu amor e devoção ao clube que ama.

É justo que ele neste momento pense em passar o resto dos anos de vida que lhe faltam com aqueles que ama e goze de uma reforma em sossego e com uma vida privada que não tem faz 40 anos.

Tambem acho que ele vai anunciar isso mais para a frente de forma a não desestabilizar o FC Porto porque quando o fizer vai começar o festival de candidatos à sucessão. E resta saber se ele vai lançar algum sucessor.
Não tenho essa impressão, pelo que parece tudo indica que PdC se vai recandidatar. Pelo menos é o sinal que observei, quando este reagiu à possibilidade de AVB apresentar candidatura.

Maxwel

Bancada central
21 Junho 2022
1,068
2,872

Resta saber é se ele mantém a palavra. Porque ele já disse que não o ia fazer.

Se eu acredito nisso? Acredito tanto nisso como na areia para os olhos que ele atira em cada entrevista que dá.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,554
11,276
Sim, porque a cidade do Porto coitadinha é desprezada e espezinhada em favor de Lisboa. Os portuenses são uns coitadinhos e uns oprimidos pela capital.
Até parece que o Porto não suga nada à volta de Aveiro e Braga.

É o que dá ver o mundo a preto e branco.
O poder está todo em Lisboa.

Qualquer coisa, do âmbito legal, por exemplo, obriga- te ir a Lisboa.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Não tenho essa impressão, pelo que parece tudo indica que PdC se vai recandidatar. Pelo menos é o sinal que observei, quando este reagiu à possibilidade de AVB apresentar candidatura.
Essa reacção, mesmo tendo ele ficado desagradado, não quer dizer necessariamente que se vai recandidatar. Pode ter que haver com outro tipo de planos e estratégia que ele tem para as eleições.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Essa reacção, mesmo tendo ele ficado desagradado, não quer dizer necessariamente que se vai recandidatar. Pode ter que haver com outro tipo de planos e estratégia que ele tem para as eleições.
Pois, não sei. Para já estamos a falar de cenários hipotéticos.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Lisboa é capital, é suposto o Porto ter os mesmos privilégios de uma cidade capital, é isso? Achas que isso é só uma realidade exclusiva de Portugal, tendo em conta que somos um país homogéneo? Será que na Suécia, a malta de Gotemburgo e Malmö anda sempre a chorar dos privilégios da capital(Estocolmo)?
No meio disto tudo o Porto ser um dos grandes beneficiados do centralismo, nem preciso ir muito longe a cidade do Porto consegue sugar talentos nos seus distritos vizinhos como de Aveiro e Braga. E sei do que falo.
Simplesmente não tenho essa visão provinciana de alguns dos nossos dirigentes, porque conheço realidades muito piores.

Eu não vou entar mais nessa conversa, porque não sou eu que estou em negação, nem quero alimentar mais hipocrísias. Mas se acham que vir chorar para CS por isso(ainda mais por causa da porcaria do futebol) que vai ter resultados, bem podem ficar à espera sentados.

Já agora actualmente também não vivo no Porto, nem vivo em Lisboa
Não não é suposto por ser a capital ser maior. Nem regra a países onde se verifica outros não. Mas todos os países normais e da Europa que é com esses que temos de comparar. Tem sempre a chamada segunda cidade que faz o check and balance de poderes com a capital.
Quem conhece minimamente a história de Portugal sabe que é essa cidade é o Porto em Portugal. Que politicamente, socialmente sempre influenciou e muito este país.
Depois tens de analisar o norte. Tens noção que o litoral norte tem perto de 4 milhões de habitantes. E que tem uma balança de exportação positiva.
Compreendes que uma região que vai de Aveiro a Viana do castelo tenha de ter um aeroporto, um grande Porto de mercadorias, universidades, grandes hospitais e que essas infraestruturas tem de estar localizadas em alguma cidade certo? Estão no Porto ou no Grande Porto. Poderiam estar em Esposende ou em Viana mas estão no Porto.
O que não é normal é uma região com esta dimensão não ter um único grande grupo de CS que a represente. E esteja tudo concentrado entre Benfica e Oeiras.
Isso é doentio isso é centralismo nem é bom para nós lisboetas essa concentração desproporcional pois faz-nos termos uma percepção errónea do país e confundir os problemas de Lisboa com os do resto do país.
Sobre Braga, Braga está a 50 kms do Porto. O litoral norte está todo muito perto. E Braga é uma cidade que tem crescido e cresceu e se modernizou bastante. Não me parece de toda que seja prejudicada por o Porto seja em que valência for. Aliás as infraestruturas do Porto são essenciais para o crescimento da cidade de Braga.
O norte é um pouco diferente da grande Lisboa. Lisboa a grande Lisboa tem o efeito de ilha urbana um pouco como Madrid. O litoral norte não são muitas cidades, com grande densidade populacional muito perto umas das outras.e depois tem a Galiza ao lado com grandes cidades também.
O benfiquismo e o centralismo são muito importantes para o regime e o facto de não haver um grande grupo de média no norte. Porque se o litoral norte de unisse politicamente, econômicamente teria mais poder neste país que Lisboa. Daí o temor que existe aqui em baixo para com a regionalização.E o cagaço que tiveram nos anos 90 com a regionalização.
Atenção anos 90 Lisboa sem expo, com problemas vários no início dos anos 90 o Porto ultrapassava Lisboa em muitos aspectos.foi a expo que fez com que Lisboa se modernizasse e desse o salto

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O poder está todo em Lisboa.

Qualquer coisa, do âmbito legal, por exemplo, obriga- te ir a Lisboa.
Por acaso há pouco tempo para tratar dos meus documentos(tenho dupla nacionalidade) tive que ir para o Porto, porque era lá o consulado.
Muitas vezes para apanhar um vôo para o estangeiro, tenho que me deslocar para Maia, que é a pouco mais de 20 minutos da cidade do Porto.

Última edição:

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Distritos completamente esquecidos, em que até Castelo Branco tem dificuldades em se sobrepor na importância á Covilhã.
Muita gente pensa que Covilhã, Belmonte e Fundão pertencem à Guarda e não a Castelo Branco. Já agora Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra pertencem a Coimbra.
Para não ter que dizer que a Covilhã alberga uma das melhores universidades do país(Universidade da Beira Interior), enquanto que Castelo Branco só tem politécnicos.

A Serra da Estrela deve ser o único local que é recordado no Interior do país.

• Like
Reações: quintero e PDuarte

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Muita gente pensa que Covilhã, Belmonte e Fundão pertencem à Guarda e não a Castelo Branco. Já agora Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra pertencem a Coimbra.
Para não ter que dizer que a Covilhã alberga uma das melhores universidades do país(Universidade da Beira Interior), enquanto que Castelo Branco só tem politécnicos.

A Serra da Estrela deve ser o único local que é recordado no Interior do país.
Isso do interior do país tem muito que se diga.
O Alentejo desenvolveu-se imenso. É uma região com um pib acima da média.
Évora cresceu muito.
Já Portalegre ficou esquecido.

• Like
Reações: Edgar Siska