Lisboa é capital, é suposto o Porto ter os mesmos privilégios de uma cidade capital, é isso? Achas que isso é só uma realidade exclusiva de Portugal, tendo em conta que somos um país homogéneo? Será que na Suécia, a malta de Gotemburgo e Malmö anda sempre a chorar dos privilégios da capital(Estocolmo)?
No meio disto tudo o Porto ser um dos grandes beneficiados do centralismo, nem preciso ir muito longe a cidade do Porto consegue sugar talentos nos seus distritos vizinhos como de Aveiro e Braga. E sei do que falo.
Simplesmente não tenho essa visão provinciana de alguns dos nossos dirigentes, porque conheço realidades muito piores.
Eu não vou entar mais nessa conversa, porque não sou eu que estou em negação, nem quero alimentar mais hipocrísias. Mas se acham que vir chorar para CS por isso(ainda mais por causa da porcaria do futebol) que vai ter resultados, bem podem ficar à espera sentados.
Já agora actualmente também não vivo no Porto, nem vivo em Lisboa
Não não é suposto por ser a capital ser maior. Nem regra a países onde se verifica outros não. Mas todos os países normais e da Europa que é com esses que temos de comparar. Tem sempre a chamada segunda cidade que faz o check and balance de poderes com a capital.
Quem conhece minimamente a história de Portugal sabe que é essa cidade é o Porto em Portugal. Que politicamente, socialmente sempre influenciou e muito este país.
Depois tens de analisar o norte. Tens noção que o litoral norte tem perto de 4 milhões de habitantes. E que tem uma balança de exportação positiva.
Compreendes que uma região que vai de Aveiro a Viana do castelo tenha de ter um aeroporto, um grande Porto de mercadorias, universidades, grandes hospitais e que essas infraestruturas tem de estar localizadas em alguma cidade certo? Estão no Porto ou no Grande Porto. Poderiam estar em Esposende ou em Viana mas estão no Porto.
O que não é normal é uma região com esta dimensão não ter um único grande grupo de CS que a represente. E esteja tudo concentrado entre Benfica e Oeiras.
Isso é doentio isso é centralismo nem é bom para nós lisboetas essa concentração desproporcional pois faz-nos termos uma percepção errónea do país e confundir os problemas de Lisboa com os do resto do país.
Sobre Braga, Braga está a 50 kms do Porto. O litoral norte está todo muito perto. E Braga é uma cidade que tem crescido e cresceu e se modernizou bastante. Não me parece de toda que seja prejudicada por o Porto seja em que valência for. Aliás as infraestruturas do Porto são essenciais para o crescimento da cidade de Braga.
O norte é um pouco diferente da grande Lisboa. Lisboa a grande Lisboa tem o efeito de ilha urbana um pouco como Madrid. O litoral norte não são muitas cidades, com grande densidade populacional muito perto umas das outras.e depois tem a Galiza ao lado com grandes cidades também.
O benfiquismo e o centralismo são muito importantes para o regime e o facto de não haver um grande grupo de média no norte. Porque se o litoral norte de unisse politicamente, econômicamente teria mais poder neste país que Lisboa. Daí o temor que existe aqui em baixo para com a regionalização.E o cagaço que tiveram nos anos 90 com a regionalização.
Atenção anos 90 Lisboa sem expo, com problemas vários no início dos anos 90 o Porto ultrapassava Lisboa em muitos aspectos.foi a expo que fez com que Lisboa se modernizasse e desse o salto