Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Dragão D'Ouro

MDCCCXCIII 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
13,485
17,800
Esta é a primeira e será provavelmente a última publicação que farei neste fórum. Nada contra; é só que sempre gostei mais de acompanhar que propriamente de comentar.

Tive o azar cósmico de nascer em Lisboa. O que me corre nas veias é sangue minhoto, provindo do lado materno da família, que cedo se mudou para a cidade do Porto e, cedo também, para a capital em busca de uma vida melhor. De lá trouxeram a paixão pelo Futebol Clube do Porto, que teve o seu baptismo definitivo com os dois golos do Jardel em Milão.

Chamo-lhe "azar cósmico" porque não escolhemos onde nascemos nem tem que ser isso que nos define. E chamo-lhe "azar cósmico" porque, como qualquer Portista de Lisboa sabe, nós crescemos rodeados de vitórias, mas também do desdém alheio. Certa vez levei um cachecol do Azul e Branco para a escola e houve um contínuo que se assoou ao Brasão Abençoado com cara de nojo. Outra vez, fui a Alvalade para ver o meu clube jogar, e fui alvo de ameaças físicas e verbais por parte de gente com o dobro do tamanho e idade. Agora adulto, já ninguém me mostra essa coragem dos bullies. Não raras vezes, ouço ainda "és fixe, pena é seres do Porto"; ou, pior ainda, "como é que és de Lisboa e és do Porto?". Mas já não lhes viro a cara com vergonha infantil.

Felizmente, o contrário também se aplica. Por motivos profissionais venho-me deslocando muitas vezes ao Porto, e ao Minho. Fiz muitos amigos nessas viagens, amigos Portistas; conheci várias pessoas que se espantam, depois de dois ou três dedos de animada e alcoólica conversa, quando lhes digo que nasci em Lisboa e sempre morei perto de Lisboa. "Tu pareces um gajo do Norte" é provavelmente a coisa mais bonita que alguém já me disse. Já sofri muito pelo clube a seu lado, vibrei pelo clube outras tantas vezes; descobri, só muito mais tarde na vida, os meus semelhantes. Acontece; mais vale tarde que nunca.

Outro dia, um conhecido lampião disse-me que não considerava o Futebol Clube do Porto um "clube a sério". Disse-o para me picar, mas na minha óptica tem razão: o Futebol Clube do Porto não é um clube, é uma ideologia. O Futebol Clube do Porto é a crença em algo maior que a racionalidade humana: para uns pode ser "trabalho", para outros pode ser "raça", para outros ainda algo completamente diferente. Sempre que grito "Porto!", seja em casa ou num estádio, essa palavra guarda dentro de si algo mais que o imediatamente perceptível. "Porto!" é ao mesmo tempo a humildade e o termos confiança em nós mesmos; "Porto!" é o sermos fiéis e o sermos justos; "Porto!" é antagonismo e luta contra a capital instituída, contra o centralismo que menospreza quem quer que se encontre fora das suas fronteiras. Um grito de "Porto!" nunca é sobre o clube ou a cidade em que este se ergueu, tampouco sobre uma só região. É o grito de todos os ingovernáveis. Não é por mero acaso que há tantos Portistas na Madeira ou nas antigas colónias.

O Futebol Clube do Porto é ideologia e o seu educador foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Mais que "Presidente dos Presidentes", mais que "Rei", mais que qualquer rótulo que lhe colem por causa de um qualquer culto da personalidade (se esse culto é compreensível ou deixa de o ser, são discussões completamente diferentes), Pinto da Costa foi um professor: apontou o dedo e, através da sua paixão pelo Porto e de tudo o que veio atrás ela - o trabalho, a ironia, a belicosidade -, mostrou-nos que um outro mundo era possível. Um mundo em que um clube orgulhosamente bairrista (e ainda bem!) podia aspirar a conquistá-lo, como o fez. Um mundo em que não mais teríamos que baixar a cabeça perante o poder instituído: iríamos olhá-lo nos olhos e desafiá-lo. Traduzido por gunês, Pinto da Costa foi quem se virou pela primeira vez a Lisboa e disse, de faca nos dentes: "e quê, caralho?".

Será esse, até mais que qualquer dos mais de 2500 troféus conquistados, o seu maior legado: o nunca nos rebaixarmos perante quem nos quer colonizar o coração. É por isso que lhe estou eternamente grato. As vitrines recheadas vieram por arrasto. É nisso que tenho um orgulho indizível e é isso que me leva a dizer que aquilo que hoje morreu não foi um Presidente, não foi um Clube, não foi uma Ideia: foi um homem, de carne e osso, falível como qualquer outro. O que hoje morreu não foi o Verbo, para recorrer a um termo bíblico. É também isso que me leva a não chorar uma morte anunciada; sinto o pesar obrigatório pela sua passagem, claro, misturado com alguma - não há que o negar, não há que ser hipócrita - raiva por estes últimos anos, em que Pinto da Costa rejeitou a sua própria palavra. Resumindo, não sinto a dor de saber que morreu, mas a felicidade de ter acompanhado a sua vida.

Há meses que ouço gente a dizer-me que quando Pinto da Costa morresse iria para a rua, de cocktail na mão, lançar fogo de artifício. Já se passaram horas e a minha cidade continua incrivelmente silenciosa. Até na morte, conseguiu calar toda a gente que o odiava, nos odiava, odiava a nossa palavra.

Independentemente das críticas que se possam vir a fazer, independentemente de amanhã não ganharmos ao Farense (quer dizer, ai daqueles coiros que não ganhem), independentemente dos tempos difíceis que temos atravessado e, se calhar, continuaremos ainda a atravessar antes de chegar a bonança:

Somos Porto e seremos Porto. Hoje mais que antes. E, no antes, já o éramos no infinito.
Só vi agora, confesso que me emocionei após ler o 5° parágrafo.

A mentalidade e o ADN Porto têm de voltar rapidamente.

Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,756
29,302
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Mas o neto agora vem falar todos os dias?
Qual é a legitimidade que tem para fazer as críticas que faz? É por ter Pinto da Costa no nome?

É verdade que a época está a ser uma merda. Mas para se ser desonesto inteletualmente mais valia ficar calado.

Antigamente era tudo muito bom e agora é tudo uma merda. O facto de o clube estar a um pequeno passo de ser vendido ao cara de cu é um pormenor que não interessa referir.

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
2,205
4,078
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Qual é a legitimidade que tem para fazer as críticas que faz? É por ter Pinto da Costa no nome?

É verdade que a época está a ser uma merda. Mas para se ser desonesto inteletualmente mais valia ficar calado.

Antigamente era tudo muito bom e agora é tudo uma merda. O facto de o clube estar a um pequeno passo de ser vendido ao cara de cu é um pormenor que não interessa referir.
A ideia é simples, é tentar arranjar o máximo número de pessoas para vender a ladainha que o clube até estava bem e isto foi tudo uma golpada.
Desonestidade intelectual de nível máximo.

• Like
Reações: MAAnada

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,756
29,302
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A ideia é simples, é tentar arranjar o máximo número de pessoas para vender a ladainha que o clube até estava bem e isto foi tudo uma golpada.
Desonestidade intelectual de nível máximo.
Mas para quê? Quer concorrer a fazer-se valer do nome? Acha que por ser um Pinto da Costa ia ter mais hipóteses do que os outros?

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
2,205
4,078
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Mas para quê? Quer concorrer a fazer-se valer do nome? Acha que por ser um Pinto da Costa ia ter mais hipóteses do que os outros?
Se quer concorrer ou não, não sei. Sei que a ideia é essa para tentar criar o maior "culto" possível dessas ideias e que, com o tempo, possam criar um movimento para as próximas eleições, podem apostar nisso. Quem será o gajo à frente disso no futuro já não sei, mas com certeza alguém com valores muito duvidosos.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,701
9,581
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas

Neuhen Perez custou (vai custar 17 milhões) é verdade !!!!! e quem foi que pagou 20 pelo David Carmo, 20 milhões pelo Imbula ? 12 milhões pelo Nakajima ? 4 milhões pelo Samuel Portugal ? 10 milhões pelo Zé Luis ? 11 milhões pelo Adrian Lopez ? 12 milhões pelo Otávio ? 10 milhões pelo Ivan Jaime ? 10 milhões pelo Veron ?

NakaMessi

Bancada central
8 Setembro 2020
1,282
6,248
Conquistas
1
  • André Villas-Boas

Neuhen Perez custou (vai custar 17 milhões) é verdade !!!!! e quem foi que pagou 20 pelo David Carmo, 20 milhões pelo Imbula ? 12 milhões pelo Nakajima ? 4 milhões pelo Samuel Portugal ? 10 milhões pelo Zé Luis ? 11 milhões pelo Adrian Lopez ? 12 milhões pelo Otávio ? 10 milhões pelo Ivan Jaime ? 10 milhões pelo Veron ?
Esse indivíduo tem uma cara que condiz perfeitamente com a sua inteligência.

Pior são os jornais que vêm dar palco a um zé ninguém.

xandre7

Tribuna
25 Maio 2014
2,566
4,272
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Alfredo Quintana

Podcast que aparece assim do nada? E logo com o npc18 ?🙃 coincidência certamente

Cheue

12 Maio 2016
25,580
40,503
Conquistas
7
109

podcast 'a última viúva'

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,756
29,302
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

(imaginar emoji a vomitar)

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,032
16,986
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Esta é a primeira e será provavelmente a última publicação que farei neste fórum. Nada contra; é só que sempre gostei mais de acompanhar que propriamente de comentar.

Tive o azar cósmico de nascer em Lisboa. O que me corre nas veias é sangue minhoto, provindo do lado materno da família, que cedo se mudou para a cidade do Porto e, cedo também, para a capital em busca de uma vida melhor. De lá trouxeram a paixão pelo Futebol Clube do Porto, que teve o seu baptismo definitivo com os dois golos do Jardel em Milão.

Chamo-lhe "azar cósmico" porque não escolhemos onde nascemos nem tem que ser isso que nos define. E chamo-lhe "azar cósmico" porque, como qualquer Portista de Lisboa sabe, nós crescemos rodeados de vitórias, mas também do desdém alheio. Certa vez levei um cachecol do Azul e Branco para a escola e houve um contínuo que se assoou ao Brasão Abençoado com cara de nojo. Outra vez, fui a Alvalade para ver o meu clube jogar, e fui alvo de ameaças físicas e verbais por parte de gente com o dobro do tamanho e idade. Agora adulto, já ninguém me mostra essa coragem dos bullies. Não raras vezes, ouço ainda "és fixe, pena é seres do Porto"; ou, pior ainda, "como é que és de Lisboa e és do Porto?". Mas já não lhes viro a cara com vergonha infantil.

Felizmente, o contrário também se aplica. Por motivos profissionais venho-me deslocando muitas vezes ao Porto, e ao Minho. Fiz muitos amigos nessas viagens, amigos Portistas; conheci várias pessoas que se espantam, depois de dois ou três dedos de animada e alcoólica conversa, quando lhes digo que nasci em Lisboa e sempre morei perto de Lisboa. "Tu pareces um gajo do Norte" é provavelmente a coisa mais bonita que alguém já me disse. Já sofri muito pelo clube a seu lado, vibrei pelo clube outras tantas vezes; descobri, só muito mais tarde na vida, os meus semelhantes. Acontece; mais vale tarde que nunca.

Outro dia, um conhecido lampião disse-me que não considerava o Futebol Clube do Porto um "clube a sério". Disse-o para me picar, mas na minha óptica tem razão: o Futebol Clube do Porto não é um clube, é uma ideologia. O Futebol Clube do Porto é a crença em algo maior que a racionalidade humana: para uns pode ser "trabalho", para outros pode ser "raça", para outros ainda algo completamente diferente. Sempre que grito "Porto!", seja em casa ou num estádio, essa palavra guarda dentro de si algo mais que o imediatamente perceptível. "Porto!" é ao mesmo tempo a humildade e o termos confiança em nós mesmos; "Porto!" é o sermos fiéis e o sermos justos; "Porto!" é antagonismo e luta contra a capital instituída, contra o centralismo que menospreza quem quer que se encontre fora das suas fronteiras. Um grito de "Porto!" nunca é sobre o clube ou a cidade em que este se ergueu, tampouco sobre uma só região. É o grito de todos os ingovernáveis. Não é por mero acaso que há tantos Portistas na Madeira ou nas antigas colónias.

O Futebol Clube do Porto é ideologia e o seu educador foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Mais que "Presidente dos Presidentes", mais que "Rei", mais que qualquer rótulo que lhe colem por causa de um qualquer culto da personalidade (se esse culto é compreensível ou deixa de o ser, são discussões completamente diferentes), Pinto da Costa foi um professor: apontou o dedo e, através da sua paixão pelo Porto e de tudo o que veio atrás ela - o trabalho, a ironia, a belicosidade -, mostrou-nos que um outro mundo era possível. Um mundo em que um clube orgulhosamente bairrista (e ainda bem!) podia aspirar a conquistá-lo, como o fez. Um mundo em que não mais teríamos que baixar a cabeça perante o poder instituído: iríamos olhá-lo nos olhos e desafiá-lo. Traduzido por gunês, Pinto da Costa foi quem se virou pela primeira vez a Lisboa e disse, de faca nos dentes: "e quê, caralho?".

Será esse, até mais que qualquer dos mais de 2500 troféus conquistados, o seu maior legado: o nunca nos rebaixarmos perante quem nos quer colonizar o coração. É por isso que lhe estou eternamente grato. As vitrines recheadas vieram por arrasto. É nisso que tenho um orgulho indizível e é isso que me leva a dizer que aquilo que hoje morreu não foi um Presidente, não foi um Clube, não foi uma Ideia: foi um homem, de carne e osso, falível como qualquer outro. O que hoje morreu não foi o Verbo, para recorrer a um termo bíblico. É também isso que me leva a não chorar uma morte anunciada; sinto o pesar obrigatório pela sua passagem, claro, misturado com alguma - não há que o negar, não há que ser hipócrita - raiva por estes últimos anos, em que Pinto da Costa rejeitou a sua própria palavra. Resumindo, não sinto a dor de saber que morreu, mas a felicidade de ter acompanhado a sua vida.

Há meses que ouço gente a dizer-me que quando Pinto da Costa morresse iria para a rua, de cocktail na mão, lançar fogo de artifício. Já se passaram horas e a minha cidade continua incrivelmente silenciosa. Até na morte, conseguiu calar toda a gente que o odiava, nos odiava, odiava a nossa palavra.

Independentemente das críticas que se possam vir a fazer, independentemente de amanhã não ganharmos ao Farense (quer dizer, ai daqueles coiros que não ganhem), independentemente dos tempos difíceis que temos atravessado e, se calhar, continuaremos ainda a atravessar antes de chegar a bonança:

Somos Porto e seremos Porto. Hoje mais que antes. E, no antes, já o éramos no infinito.
"O Futebol Clube do Porto é ideologia e o seu educador foi Jorge Nuno Pinto da Costa"
"E, no antes, já o éramos no infinito"

ainda devo ter uns exemplares do livro anexado mas não sei se o voltaria ler - li há 52 anos tinha 19 anos , esta imagem saquei no google o meu é edição francesa comprada em Paris e trazido escondido para Portugal no comboio Paris - Porto.- fdx 1693401002174_r1.jpg

PortistaAzul

Superior
10 Abril 2025
17
28
Recordo as palavras do nosso eterno presidente uns dias antes do acto eleitoral em que foi atraiçoado pelos próprios socios:

«Candidatei-me porque vi que o clube poderia entrar num beco sem saída. Se os sócios se esquecerem destes últimos 42 anos e não quiserem ver os projetos que temos, a decisão é deles e as consequências serão deles também.»

MightyDragon

Bancada central
10 Maio 2024
1,454
2,481
Recordo as palavras do nosso eterno presidente uns dias antes do acto eleitoral em que foi atraiçoado pelos próprios socios:

«Candidatei-me porque vi que o clube poderia entrar num beco sem saída. Se os sócios se esquecerem destes últimos 42 anos e não quiserem ver os projetos que temos, a decisão é deles e as consequências serão deles também.»
Típica viúva, ganha vida depois da meia-noite.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
2,205
4,078
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco

Essa frase está em linguagem de Pinto da Costa dos últimos anos. Se for traduzida para linguagem comum, o que ele queria dizer com essa frase era isto:

«Candidatei-me porque vi que a malta que me acompanhou nos últimos anos poderia entrar num beco sem saída. Espero que os sócios se esqueçam do que fizemos nestes últimos 10 anos e que não se lembrem que não temos dinheiro nem para pagar as contas correntes mas que continuem a achar que conseguimos fazer estes projetos fictícios que andamos a apresentar, a decisão é deles e as consequências serão deles também.»

• Like
Reações: MightyDragon

PortistaAzul

Superior
10 Abril 2025
17
28
O mantra cartilheiro dos «3 titulos em 11 anos», para criar a ideia de que o nosso eterno presidente entrou em decadência em 2013 e que o FCPorto andou a ser dizimado e massacrado pelos seus rivais nas últimas temporadas, não passa de uma enorme VI-GA-RI-CE.

Vamos a factos.

Vou começar pelo benfica:

Para que se tenha noção da balbúrdia e bandalheira que foram os anos dos emails (controlo absoluto da arbitragem, colonização de clubes e subornos de jogadores de equipas adversárias), vou vos mostrar um quadro com o panorama dos títulos das últimas 28 temporadas, dividido em 3 eras: a era pré emails, a era dos emails e a era pós emails.

17 temporadas pré emails (1996/97 a 2012/13):

FCPorto: 35 títulos

benfica: 8 títulos

4 temporadas dos emails (2013/14 a 2016/17) *2013/14, a temporada em que o adão mendes escreveu o celebre email «Vamos ter os padres que escolhemos e ordenamos»:

FCPorto: 0 títulos

benfica: 12 títulos

7 temporadas pós emails (2017/18 a 2023/24) *2017, ano em que Francisco J. Marques iniciou a divulgação dos emails do benfica no Porto Canal:

FCPorto: 12 títulos

benfica: 4 títulos

Resumo dos últimos 28 anos:

24 anos sem emails:

FCPorto: 47 títulos

4 anos de emails:

FCPorto: 0 títulos

Conclusão: nos últimos 28 anos, o benfica conquistou nos 4 anos dos emails o mesmo número de títulos que conquistou nos restantes 24 anos sem emails, ou seja, 12 troféus.

Alguém no seu perfeito juízo e de boa fé pode achar estes números normais?

Alguém pode achar normal que um clube perdedor e absolutamente subalternizado pelo FCPorto se torne subitamente avassalador e, à mesma velocidade em que se tornou avassalador, ao fim de um curto ciclo de 4 anos volte à mediocridade exibida nas décadas anteriores?

Os anos dos emails foram uma vergonha. Mas mais vergonha deviam ter aqueles que se aliaram aos benfiquistas para o tentar branquear, só porque lhes é conveniente continuar a alimentar a narrativa fraudulenta de que o nosso eterno presidente entrou em parafuso nessa altura e que logo aí deveria ter abandonado a presidência do clube. Vocês são é uns ingratos. Sem ele na presidência, quem teria desmontado o mega esquema de controlo absoluto do futebol português criado pelo benfica? O presidente dos 80%? O sporting? A imprensa de lisboa? O ministério público? Não me façam rir. É graças ao nosso eterno presidente que o benfica não vai em 11 ou 12 títulos de campeão consecutivos. Podem ter a certeza de que o vieira ainda seria o presidente do clube e já tinha uma estátua no lugar da estátua do eusébio.

Agora vamos ao sporting:

Nos últimos 7 anos (2017/18 a 2023/24), o FCPorto conquistou o mesmo número de troféus conquistados pelo sporting nos ultimos 17 (2007/08 a 2023/24). Não me enganei nos números, estou mesmo a comparar as últimas 7 temporadas do FCPorto às últimas 17 épocas do sporting: nos últimos 17 anos o sporting não foi capaz de ganhar mais titulos do que FCPorto (o tal clube em decadência) nos últimos 7, sendo que os nossos até foram mais valiosos do que os deles. Senão repare se:

FCPorto nos últimos 7 anos (2017/18 a 2023/24):

3 campeonatos
4 taças de portugal
4 supertaças
1 taça da liga

sporting nos últimos 17 anos (2007/08 a 2023/24):

2 campeonatos
3 taças de portugal
3 supertaças
4 taça da liga

E é bom lembrar que nos últimos 7 anos nós perdemos 4 troféus (duas taças de portugal e duas taças da liga) nos penalties, curiosamente sempre contra o sporting. Estivesse estado a sorte do nosso lado, e o quadro de títulos a nosso favor seria esmagador.

Portanto, um, o benfica, com 4 troféus nos últimos 7 anos, o outro, o sporting, com 12 nos últimos 17 anos, e nós, que conquistamos tantos troféus como os dois rivais juntos nos últimos 7 anos, é que estávamos em decadência e eles pujantes? Abençoada decadência, a nossa; amaldiçoada a pujança, a deles!

Quem quiser tirar um print deste post para memória futura que o faça, a história não pode continuar a ser reescrita. Além de terem mergulhado o clube no caos e destruído a perspectiva de futuro, ainda querem menorizar e denegrir o passado grandioso que o nosso eterno presidente nos proporcionou.

Última edição:

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,213
7,581

Já está a fazer campanha.