Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,090
89,453
40
Teixeira1893 disse:
Como é que ainda se perde tempo com Lopetegui??

Aquilo que ele vale como treinador já deu para perceber. Zero. Como pessoa, igual.

Estamos a falar de alguém que nunca assumiu as culpas e os seus erros. Alguém que dizia ao papá que estava desgostoso com os jogadores que tinha. Alguém que volta a queixar-se do plantel...

E não esquecer o seu empresário. Que disse que estava tudo acordado para a rescisão e que o Porto não anunciava porque ainda não tinha treinador. Quando na verdade passado poucos dias o Porto anunciou a rescisão unilateral.

Mas numa coisa eu dou razão ao Espanhol..... É preciso estar muito mal aconselhado para ter contratado o destreinador Espanhol. Ai razão total a Lopetegui.
Tudo dito.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,090
89,453
40
Lembram-se do que aconteceu na época do AVB?

Vínhamos de uma época a ser roubados (caso do túnel). AVB entra e incute a verdadeira raça do Dragão no clube.

Resultado? Mesmo sendo roubados, e muito, de nada valeu porque limpamos tudo!

Basta voltar a incutir essa raça no clube. Mas primeiro é necessário que a direcção se revolte e pare de dar prioridade às negociatas.

Ter AVB no clube é fundamental, seja como treinador seja na estrutura. Fazia a comunicação aos adeptos (neste momento o silêncio é ensurdecedor) e ia sendo preparado para o cargo de presidente. Isto aliado à contratação de um grandmd treinador e rapidamente voltaríamos ao topo.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
28,831
22,983
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
apocalypto disse:

Vínhamos de uma época a ser roubados (caso do túnel). AVB entra e incute a verdadeira raça do Dragão no clube.

Basta voltar a incutir essa raça no clube. Mas primeiro é necessário que a direcção se revolte e pare de dar prioridade às negociatas.

Ter AVB no clube é fundamental, seja como treinador seja na estrutura. Fazia a comunicação aos adeptos (neste momento o silêncio é ensurdecedor) e ia sendo preparado para o cargo de presidente. Isto aliado à contratação de um grandmd treinador e rapidamente voltaríamos ao topo.
tu ves o AVB como resposta a tudo, ou seja é o messias. mas ele nao é nada disso, aproveita-se disso.

Alias a maior parte dos adeptos querem-no por ele ser charmoso e ser um excelente comunicador.... Porque se fosse tao portista como dizem que é, nao tinha saido da forma que saiu, embora compreenda, e nao andaria com os "teeses" que a meu ver é a gozar com os adeptos. Na minha opiniao ele usa o Porto como porto de abrigo, sabendo ele que quando tudo tiver péssimo ele pode voltar....

Por isso dou muito mais valor ao Vitor Pereira que ao AVB.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,048
apocalypto disse:

Isso é bem verdade. Lembro-me de arbitragens nessa época que foram verdadeiramente tendenciosas, mas estávamos num momento em que nada nos parava.
Aliás, se bem te lembras, o roubo começou logo na superada contra o Benfica, num jogo em que ele distribuíram porrada até não poder mais (só o Maxi deveria ter sido expulso pelo menos duas vezes).

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,090
89,453
40
Quanto às críticas ao Antero...

Parecem-me infundadas, sobretudo quando não se ataca um problema muito mais grave: Alexandre Pinto da Costa.

O antigo Presidente nunca teria contratado Paulo Fonseca mas sim Leonardo Jardim. O AH queria LJ, e, ao que parece, não veio por isso.

O antigo Presidente nunca teria contratado um fracasso como o Lopetegui deixando escapar Marco Silva para o scp. Ao que parece, o Antero queria o MS e por isso ele não veio.

O antigo Presidente, jamais teria mantido um fracasso Espanhol mais uma temporada, ainda para mais podendo ter JJ...

Nestas três épocas, fomos constantemente ultrapassados pelo scp nas escolhas dos treinadores. O Presidente pareceu um qualquer amador, enquanto que o bruno de carvalho pareceu o antigo Pinto da Costa...

Se anda mal aconselhado, só pode ser por quem o convenceu destas trapalhadas. Desde que levou o filho para o clube, a queda tem sido TOTAL!

O AH até pode não ser flor que se cheire mas já demonstrou perceber do assunto. O filho só serve para sacar dinheiro...em nada ajudou o clube.

O próximo passo será decisivo para a forma como o Presidente vai sair do clube, bem ou mal.

Peseiro é campeão, fica, nada a dizer. Não é, sai e tem que vir um grande treinador, juntamente com o regresso aos valores do clube. Tudo o resto é asneira que vai levar à saída do Presidente em desgraça.

24 Novembro 2015
3,147
0
miguel disse:
Cabe à SAD (incluido Presidente), realizar as suas transacções de compra e venda. O Porto sempre foi vendedor, mas tornou-se cada vez mais numa agência financeira.

Cabe aos treinadores, colocarem os jogadores a praticarem bom futebol.

Lopetegui, pode dizer o que quiser, mas o facto de perder titulares não é desculpa para o péssimo futebol que a equipa praticava.
Completamente.
Eu acho que o treinador deve participar activamente no processo de selecção estando perto do scouting.
Aprensenta se as soluções o treinador identifica o perfil e caracteristicas do jogador e profere a opinião de qual o jogador que se enquandraria melhor.

Agora chegar cá um gajo e dizer: "quero o Xpto, o abdc, o arrebimbamomalho e o estiquelapisse.
Não interessa o preço quero estes!"
Lopetegui era assim e alguem assim n tem lugar no FCP

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,090
89,453
40
Regod disse:
tu ves o AVB como resposta a tudo, ou seja é o messias. mas ele nao é nada disso, aproveita-se disso.

Alias a maior parte dos adeptos querem-no por ele ser charmoso e ser um excelente comunicador.... Porque se fosse tao portista como dizem que é, nao tinha saido da forma que saiu, embora compreenda, e nao andaria com os "teeses" que a meu ver é a gozar com os adeptos. Na minha opiniao ele usa o Porto como porto de abrigo, sabendo ele que quando tudo tiver péssimo ele pode voltar....

Por isso dou muito mais valor ao Vitor Pereira que ao AVB.
Já disse que o queria na estrutura. Para motivar os adeptos e os jogadores, não há melhor!

Para treinador só trazia um destes três:

JJ, MS ou VP.

24 Novembro 2015
3,147
0
apocalypto disse:
Quanto às críticas ao Antero...

Parecem-me infundadas, sobretudo quando não se ataca um problema muito mais grave: Alexandre Pinto da Costa.

O antigo Presidente nunca teria contratado Paulo Fonseca mas sim Leonardo Jardim. O AH queria LJ, e, ao que parece, não veio por isso.

O antigo Presidente nunca teria contratado um fracasso como o Lopetegui deixando escapar Marco Silva para o scp. Ao que parece, o Antero queria o MS e por isso ele não veio.

O antigo Presidente, jamais teria mantido um fracasso Espanhol mais uma temporada, ainda para mais podendo ter JJ...

Nestas três épocas, fomos constantemente ultrapassados pelo scp nas escolhas dos treinadores. O Presidente pareceu um qualquer amador, enquanto que o bruno de carvalho pareceu o antigo Pinto da Costa...

Se anda mal aconselhado, só pode ser por quem o convenceu destas trapalhadas. Desde que levou o filho para o clube, a queda tem sido TOTAL!

O AH até pode não ser flor que se cheire mas já demonstrou perceber do assunto. O filho só serve para sacar dinheiro...em nada ajudou o clube.

O próximo passo será decisivo para a forma como o Presidente vai sair do clube, bem ou mal.

Peseiro é campeão, fica, nada a dizer. Não é, sai e tem que vir um grande treinador, juntamente com o regresso aos valores do clube. Tudo o resto é asneira que vai levar à saída do Presidente em desgraça.
O APdC todos nós conhecemos desde o tempo em que festava titulos do Boavista...mas a sua influencia é quase nula(se não é devia ser porque nada tema  ver com a SAD) na tomada de decisão
Agora um administrador da SAD tem de estar seguro de si e não entrar em disputas sem sentido contra alguem que nem sequer  é nada no clube.

Alem disso o Antero detesta a formação que é só um dos patrimonios historicos do clube.

Por mim estariam os 2 na Fossa das Marianas

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
28,831
22,983
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
apocalypto disse:
Já disse que o queria na estrutura. Para motivar os adeptos e os jogadores, não há melhor!

Para treinador só trazia um destes três:

JJ, MS ou VP.
querias na estrutura quem quando viu dinheiro saiu, faltando a palavra ao clube, aos adeptos e aos jogadores?

Criticam a atual SAD por querer e pensar em dinheiro, no entanto querem alguem que abandonou o clube por dinheiro, a duas semanas do começo de uma época, quando tinha dado a palavra que ia ficar.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
apocalypto disse:

Em 2010/2011 não fomos roubados. Foi das épocas mais limpas em termos de arbitragem que me recordo.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,048
VelhaGuardaPortista disse:
O APdC todos nós conhecemos desde o tempo em que festava titulos do Boavista...mas a sua influencia é quase nula(se não é devia ser porque nada tema  ver com a SAD) na tomada de decisão
Agora um administrador da SAD tem de estar seguro de si e não entrar em disputas sem sentido contra alguem que nem sequer  é nada no clube.

Alem disso o Antero detesta a formação que é só um dos patrimonios historicos do clube.

Por mim estariam os 2 na Fossa das Marianas
Coitado do APdC que festejou poucos títulos então!
Como assim "detesta a formação"... o que queres dizer com isso?

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
28,831
22,983
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
FCP 1893 disse:
Em 2010/2011 não fomos roubados. Foi das épocas mais limpas em termos de arbitragem que me recordo.
fomos sim, nao deu foi a escandaleira do ano anterior a esse nem dos anos seguintes... basta ver os jogos contra o carnide

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,090
89,453
40
FCP 1893 disse:
O quê???

Definitivamente, tens que rever todos os jogos que fizemos contra o regime. Foram ESCANDALOSOS!

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,048
FCP 1893 disse:
Ui ui...

Começando na Supertaça, passando pela segunda mão da taça na luz, pelo jogo da segunda volta do campeonato também na luz... o que não faltaram foram casos em que fomos prejudicados! Tínhamos era uma equipa e uma atitude que dava a volta por cima.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
FCP 1893 disse:
Limpíssimas. Só de me lembrar do jogo da Supertaça dá-me vómitos. O João "Pode Ser" Ferreira, permitiu tudo ao regime. Eu não me esqueço das 2 agressões do César Peixoto ao Varela, da agressão do Carlos Martins, da cotovelada do Luisão, foi uma vergonha, até o Valdemar Duarte que actualmente está a comentar na Benfica TV e estava na altura na TVI dizia que todos os lances eram para expulsão. E mesmo assim, demos banho de bola e ganhamos sem espinhas.
O jogo na Luz para o campeonato em que fomos campeões, o penalty a favor dos orcs é uma aberração, é inventado.
No jogo da 2ª mão para a Taça na Luz estavamos a ganhar 3-0 e o senhor Paulo Baptista marca uma grande penalidade contra o FC Porto num lance em que o Saviola salta, não acerta na bola e cai sem qualquer toque do Sapunaru, um escândalo e a eliminatória ficou relançada após esse golo.
Em Alvalade empatamos 1-1 com um golo do Sporting em claro fora de jogo e com uma expulsão do Maicon por simulação do Liedson.

Estes foram só os lances nos principais jogos.

A época começou com os homens do apito a fazerem de tudo para o regime ganhar a supertaça e começarem a época cheios de moral. Perderam, foram humilhados e começaram o campeonato a perder pontos, o Orelhas até usou a desculpa da arbitragem, reuniu-se com o Vítor Pereira e fez-lhe um ultimato que ele acatou. A partir daí o regime começou a ser levado ao colo e tentaram-nos prejudicar sem sucesso, porque eramos muito superiores.

Sim, o mesmo Vítor Pereira que aceitou o ultimato de Luis Filipe Vieira é o mesmo que hoje diz que criticar os árbitros é estratégia para ser campeão.

NOJO desta orcalhada toda.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
apocalypto disse:

Citando as palavras de Pinto da Costa. «Quando tenho na equipa Hulk, Falcao e James, o treinador é indiferente».

Eu não concordo, naturalmente, é uma afirmação disparatada. Villas-Boas fez um excelente trabalho. Mas este plantel não tem Fernando, Moutinho, Hulk ou Falcao. Por mais boa vontade que possam ter na análise ao atual plantel.

Este plantel é incomparavelmente inferior ao de há 4 anos. E custa muito mais. É essa a reflexão que importa fazer. Villas-Boas, além de ter herdado a boa base que Jesualdo Ferreira deixou, recebeu João Moutinho. A partir daqui, foi só manter a estrutura anterior e colocar lá um jogador que faz tudo funcionar à sua volta.

Por outro lado, nos últimos anos o FC Porto tem estado cada vez mais a mudar a sua base. Assim não há equipa que cresça.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
VelhaGuardaPortista disse:
EU não acho que Antero perceba grande coisa de futebol.
Quem percebe de futebol é ( ou era) o Presidente.Ele é que dizia quem contratava e como.
Quando se afastou dessa pasta por motivos de saude(2011) tem sido a merda que se tem visto.
Até temos treinadores que exigem jogador de nome X...
O problema é fiarem-se nisso. PdC não age sozinho na contratação de jogadores. É sempre aconselhado ou por parceiros da SAD, ou por empresários, e em alguns casos pelos treinadores.

Alguma vez ouviram o presidente a discutir tática? A falar da evolução de um jogador? Dos processos de uma equipa? Isso de perceber de futebol é muito relativo. O importante, para um presidente, é ter à sua volta quem perceba de futebol.

Não pensem que é PdC quem escolhe os jogadores. Tempos houve, sim, mas não é assim há anos.

MartinsPortista

Tribuna
26 Maio 2014
3,318
504
Draconem disse:
O problema é fiarem-se nisso. PdC não age sozinho na contratação de jogadores. É sempre aconselhado ou por parceiros da SAD, ou por empresários, e em alguns casos pelos treinadores.

Alguma vez ouviram o presidente a discutir tática? A falar da evolução de um jogador? Dos processos de uma equipa? Isso de perceber de futebol é muito relativo. O importante, para um presidente, é ter à sua volta quem perceba de futebol.

Não pensem que é PdC quem escolhe os jogadores. Tempos houve, sim, mas não é assim há anos.
E será que PdC foi aconselhado a ir buscar de novo o Oliver ???

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,760
21,048
Draconem disse:
Citando as palavras de Pinto da Costa. «Quando tenho na equipa Hulk, Falcao e James, o treinador é indiferente».

Eu não concordo, naturalmente, é uma afirmação disparatada. Villas-Boas fez um excelente trabalho. Mas este plantel não tem Fernando, Moutinho, Hulk ou Falcao. Por mais boa vontade que possam ter na análise ao atual plantel.

Este plantel é incomparavelmente inferior ao de há 4 anos. E custa muito mais. É essa a reflexão que importa fazer. Villas-Boas, além de ter herdado a boa base que Jesualdo Ferreira deixou, recebeu João Moutinho. A partir daqui, foi só manter a estrutura anterior e colocar lá um jogador que faz tudo funcionar à sua volta.

Por outro lado, nos últimos anos o FC Porto tem estado cada vez mais a mudar a sua base. Assim não há equipa que cresça.
Nisso estou totalmente de acordo. O plantel que tínhamos na época do Villas Boas estava a anos luz deste. Basta analisar o seguinte:

GR: Helton (2010/11); Casillas (2015/16) - Este Casillas não é melhor do que o Helton de 2010/11
DD: Sapunaru (2010/11); Maxi (2015/16) - Apesar da raça e paixão nunca achei o Sapunaru um grande jogador, por isso acho que aqui estamos mais fortes.
DC: Rolando (2010/11); Maicon (2015/16) - Não sendo um craque, o Rolando é muito superior ao Maicon.
DC: Otamendi (2010/11); Indi (2015/16) - O Otamendi foi dos melhores que aqui passou
DE: Alvaro (2010/11); Layun (2015/16) - Não há comparação possível.
MDF: Fernando (2010/11); Danilo (2015/16) - Gosto muito do Danilo mas o Polvo era o Polvo.
MC: Moutinho (2010/11); Herrera (2015/16) - Enfim... o que dizer!
MO: Guarin (2010/11); André André (2015/16) - Gosto muito do André e acho que não deve nada ao Guarin, embora esta não seja a sua verdadeira posição.
AD: Hulk (2010/11); Corona (2015/16) - Saudades do nosso Hulk
AE: Varela (2010/11); Brahimi (2015/16) - O Brahimi tem muito mais futebol mas o Varela teve aqui a sua melhor época.
AC: Falcao (2010/11); Aboubakar (2015/16) - O que dizer? Falcão era só dos melhores da Europa....

Ainda havia Belluschi, Ruben Micael e James, todos utilizados frequentemente e de muita qualidade.

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
Draconem disse:
O Lopetegui podia ter dito isto: «Eu queria o Darder, que custava metade do Imbula, mas a SAD do FC Porto está agarrada a uma gestão segundo a qual é mais fácil ir buscar o mais caro do que o mais barato».

Uma coisa é os treinadores aceitarem o que a SAD propõe/traz. Outra é acharem que são as prioridades do treinador. Ou acham que a primeira coisa que o Peseiro fez quando pisou o Olival foi gritar «sr. Antero, trate já de ir buscar o Sá e o Marega ao Marítimo!»?
Isto é que era importante que fosse compreendido por todos.