Se é estratégia, não percebo onde é que isto vai dar.Lucho88 disse:Eu já aqui escrevi por inúmeras vezes que o presidente fez um pacto com o diabo.
Para já, o prejuízo tem sido TOTAL!
Se é estratégia, não percebo onde é que isto vai dar.Lucho88 disse:Eu já aqui escrevi por inúmeras vezes que o presidente fez um pacto com o diabo.
Li um post sobre isso no Tribunal do Dragão. O Porto meteu-se com os fundos em 2004, depois de ter sido Campeão Europeu e fazer um balúrdio em transferências. Por quê nessa altura, porque quando não era necessário?Lope disse:Todos os negócios no mundo inteiro (uns mais do que outros) crescem com endividamento.
Há uns anos incorríamos em endividamento bancário (muito!). Agora endividamo-nos com fundos (embora tecnicamente seja uma espécie de investimento conjunto com procura de partilha de risco).
A diferença é que antes quem nos emprestava dinheiro não vendia o produto alvo do investimento. Agora há um misto dos dois. E também quem antes emprestava recebia sempre o dinheiro mais juros independentemente do negócio ser bom ou mau.
Mas a questão é que os bancos por estarem fortemente descapitalizados fugiram de indústrias de elevado risco, ou seja, emprestam na mesma mas cobram um prêmio muito maior para esse risco.
E os fundos, face à falta de oportunidades de investimento lucrativas noutros setores, começaram a investir no futebol.
Investir num jogador de futebol, é dos investimentos mais arriscados do mundo (por acaso seria interessante saber, caso houvesse, qual a notação de rating dado pelas agências a empréstimos para o futebol), e é natural que quem invista exigia um prémio consistente com esse risco.
Por outro lado, não é possível estabelecer comparações com a realidade de há 30 anos atrás. É todo um mundo novo.
Há 20 ou 30 anos, o Porto interessava-se por jogadores que se calhar mais ninguém conhecia e a falta de concorrência facilitava o negócio.
Hoje existem bases de dados disponiveis para todos os agentes e clubes com todos os jogadores do mundo, atualizadas estatisticamente ao minuto.
A concorrência para a compra de determinado jogador, ainda por cima se for bom, é incomparavelmente maior.
É claro, para se ganhar um negócio, tem de se untar as mãos a empresários, amigos dos empresários, jogadores, pais, mães , ao cão etc.
É um mundo mais feio, mais sujo e muito menos transparente, mas é nele que vivemos e é com ele que temos de viver.
Eu digo isto há muito tempo e essa decisão um dia vai ter de ser tomada. Eu não acredito num futuro para o Porto e para o futebol em geral onde os clubes sejam maioritariamente dos sócios. Os clubes, mais corretamente as SAD vão ter de se abrir a investimento e vender a maioria do capital.
Já acontece com alguns dos melhores clubes do mundo.
Isto porque eu concordo que o modelo atual dos fundos vai-se esgotar um dia. É aí que o capital para investir vai faltar r os adeptos reclamam com contas e negócios mas na hora em que a bola rola no campo, não estão dispostos à perda de competitividade em nome de contas saudáveis.
E num país periférico como o nosso ou muda o quadro competitivo da Europa ou vamos ter de vender mais de metade do capital a investidores para mantermos a competitividade. Nós e os outros grandes.
O futuro dirá se tenho ou não razão
Dinheiro empatado pelo menos durante uma temporada! Agora recebe por letras. Nao se sabe a sua extensao...sirmister disse:Então? qual foi o risco?
Eu tenho uma teoria... mas prefiro resguardar-me, digamos que os nossos dirigentes estão presos pelos "tomates" por alguma coisa grave, e o nosso clube, de liberdade neste momento tem Zero.Mika-Genebra disse:Eu tambem alinho na tese da "conspiraçao" de que algo estranho se passa.
Nao vejo outra explicaçao para este silencio. Os fdp dos arbitros até no Dragao vem de peito feito e descontraidos arbitrarem como querem. IMPENSAVEL.
Esta mais que visto que ha algo que impede os dirigentes de abrirem a boca. Pacto? Telhados de vidro? Nao sei mas nao é normal.
O ano passado foi o que foi. E em vez de nos revoltarmos continuamos caladinhos.
PQP.
E anda aqui uma pessoa, que nada ganha com isto, toda fodida enquanto que quem ganha (e bem!) esta-se a cagar para tudo. Cada vez menos sentido faz andar a chatear-se com esta merd@.
So faz é mal à saude. Mais vale desfrutar do futebol internacional e mandar com o crl este futebol português da treta e os nossos dirigentes sem vergonha.
Caro amigo quer falar do famoso fundo que estava sediado na Holanda apenas e só com morada, que estava no nome de empresários portugueses??!!Lope disse:Esse riso é apenas ignorância.
E já agora, não devias estar a fazer piadas no tópico do Herrera?
Pois passa, mas não é de agora...apocalypto disse:Que algo se passa, é mais do que óbvio e as provas estão à frente dos nossos olho:
Elogios ao serpa, presença do serpa e do rascord nos Dragões de Ouro, aliança com o regime em ano de colinho, amizade com o presidente do marítimo, silêncio quando somos gozados pelas arbitragens...
Se é estratégia está a lesar GRAVEMENTE o nosso clube. Para o bem ou para o mal, algo está por explicar, e que ninguém se atreva a dizer-me o contrário porque ainda tenho cérebro para pensar.
Infelizmente não deve andar muito longe da verdade.Pinetree disse:Eu tenho uma teoria... mas prefiro resguardar-me, digamos que os nossos dirigentes estão presos pelos "tomates" por alguma coisa grave, e o nosso clube, de liberdade neste momento tem Zero.
Eu também acho que sei porque é que ninguém se chega à frente... todos pensamos o mesmo, só que ninguém o diz.Topo Norte disse:Infelizmente não deve andar muito longe da verdade.
Se se conformar só há uma solução. E é fácil de perceber qual é.
Sendo assim, o problema é só um: ninguém se chega à frente...
Como Portista não acredito - ou melhor, não quero acreditar nisso.Pinetree disse:Eu também acho que sei porque é que ninguém se chega à frente... todos pensamos o mesmo, só que ninguém o diz.
Entao???Pinetree disse:Eu também acho que sei porque é que ninguém se chega à frente... todos pensamos o mesmo, só que ninguém o diz.
Caro colega,Mika-Genebra disse:E que tal dizerem as coisas de forma mais clara.
No que é que estao a pensar que se passa? Deixaram-me com curiosidade agora.
Em relaçao a que "tema" é que nao se deve levantar poeira?
A cena dos seguranças?
Falem!! Por conta de se andar a "esconder" tudo é que o "povo" nada sabe e andamos como andamos.
E como é que o Jorge Jesus vem para o Porto? Vamos pagar 10M ao Sporting?apocalypto disse:Bem, vou dar a minha opinião sobre o que poderá acontecer a partir de agora.
Peseiro é treinador para 6 meses...a não ser que ganhe o título.
A SAD sabe que está em cheque e o Presidente não quererá sair do clube a perder, portanto resta fazer uma aposta muito forte.
Se Peseiro não conquistar o título, aposto que o JJ virá para o FC Porto e será o último treinador de Pinto da Costa à frente do clube.
12M. Se o Presidente o quiser, não duvides.WarriorFCP disse:E como é que o Jorge Jesus vem para o Porto? Vamos pagar 10M ao Sporting?