Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,034
488
Filipe01 disse:
Mais uma vez estás enganado.

Quem dera que Octávio seja vendido por 50M.

Mas quando o adquirimos ele não valia 7M. Prova? Vai no segundo ano de empréstimo.

Podia valer metade mas nunca 7M.
Mas tomara que consiga evoluir e se conseguir pode valar muito dinheiro.
O problema do Porto nos últimos anos é que contrata os jogadores por aquilo que eles irão teoricamente valer e não por aquilo que eles valem na altura.

Não sei se isso é só do Porto ou do mercado em geral, sendo que neste último caso, não se poderá fazer grande coisa.

O certo é que não me agrada muto isso e gostaria que se mudasse essa atitude, se não totalmente, pelo menos parcialmente.

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,034
488
Martinovic disse:
por falar em osvaldo.nao encontro qualquer citaçao sobre a sua aquisiçao no r&c 15\16.
Mas não tinha vindo por empréstimo ou fui eu que entendi mal na altura?

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Filipe01 disse:

Mas quando o adquirimos ele não valia 7M. Prova? Vai no segundo ano de empréstimo.

Mas podias ter pegado no caso de Osvaldo.

Quanto à tua afirmação "e o jogador se revelar bom paga-se comissão, se for mau não se paga nada". Em que te baseias para afirmar isso?
nao vale a pena avançar com a discussão.
Como já disse lá para trás, eu não vou discutir caso a caso apenas aqueles que correram mal (não é o caso do Otávio porque esse não sei se foi bom ou mau. Eu e qualquer um de nós só iremos saber quando ele for vendido ou acabar o contrato).
Nós temos as melhores contas dos grandes, a maior solidez financeira dos grandes, a melhor reputação dos grandes (a nível internacional onde fazemos os negócios) e os que ganhamos mais títulos nos últimos anos (sem a miopia dos últimos 2).
Ninguém no seu perfeito juízo aceita que podendo pagar-se 3 se pague 4 ou 5.
Pode e deve haver mais transparência nas contas. É um imperativo de pessoas bem formadas.
E isso é em primeiro plano, obrigação dos acionistas da SAD exigir isso, entre eles o clube e por conseguinte , nós todos.
Mas eu concordo plena e convictamente que o modelo que melhor nos serve é o modelo de parecerias estratégicas e preferenciais com determinados empresários (os melhores) e de partilha de investimentos com fundos.
Repito, sou um acérrimo defensor desse modelo porque acredito que é o que melhor alia resultados financeiros a desportivos.
E acho que o passado do clube assim o demonstra

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
Filipe01 disse:

Mas podias ter pegado no caso de Osvaldo.

Quanto à tua afirmação "e o jogador se revelar bom paga-se comissão, se for mau não se paga nada". Em que te baseias para afirmar isso?
se o octavio for vendido por esse valor.quem recebeu 0,5% do passe pla parte da sad e sem se saber quem,receberá uma prenda jeitosa.

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
m3a4424 disse:
O problema do Porto nos últimos anos é que contrata os jogadores por aquilo que eles irão teoricamente valer e não por aquilo que eles valem na altura.

Não sei se isso é só do Porto ou do mercado em geral, sendo que neste último caso, não se poderá fazer grande coisa.

O certo é que não me agrada muto isso e gostaria que se mudasse essa atitude, se não totalmente, pelo menos parcialmente.
Diz-me quando é que o Porto contratou certezas?

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
Gonçaloo disse:
Diz-me quando é que o Porto contratou certezas?
todos os negocios sao de risco(luis fabiano nao deu cá) mas tambem ha surpresas(hulk).
mas sempre houve escolhas claramente erradas.como escolhas muito acertadas.
o problema de alguns anos pra cá nao se limita apenas a erros de casting,mas a erros de casting que custam bom dinheiro.

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Martinovic disse:
todos os negocios sao de risco(luis fabiano nao deu cá) mas tambem ha surpresas(hulk).
o problema de alguns anos pra cá nao se limita apenas a erros de casting,mas a erros de casting que custam bom dinheiro.
Mas isso parece-me mais uma tendência do mercado do que outra coisa.
Pessoalmente considero que os principais problemas são as nossas dificuldades de financiamento e o facto de - graças a isso - nos termos tornado dependentes de determinado catálogo de jogadores (Doyen).

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
Gonçaloo disse:
Mas isso parece-me mais uma tendência do mercado do que outra coisa.
Pessoalmente considero que os principais problemas são as nossas dificuldades de financiamento e o facto de - graças a isso - nos termos tornado dependentes de determinado catálogo de jogadores (Doyen).
mas se temos X para pagar á doyen,tambem temos X para contratar com maior criterio e sem amarras.
a minha ideia passa por estarmos tao mal financeiramente que andamos a pedir dinheiro emprestado e ficamos na mao desses fundos.

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
a nova tecnica de financiamento faz com que os jogadores da doyen estejam apenas aqui a valorizar.se nao valorizarem estaremos em maus lençois.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Martinovic disse:
mas se temos X para pagar á doyen,tambem temos X para contratar com maior criterio e sem amarras.
a minha ideia passa por estarmos tao mal financeiramente que andamos a pedir dinheiro emprestado e ficamos na mao desses fundos.
Todos os negócios no mundo inteiro (uns mais do que outros) crescem com endividamento.
Há uns anos incorríamos em endividamento bancário (muito!). Agora endividamo-nos com fundos (embora tecnicamente seja uma espécie de investimento conjunto com procura de partilha de risco).
A diferença é que antes quem nos emprestava dinheiro não vendia o produto alvo do investimento. Agora há um misto dos dois. E também quem antes emprestava recebia sempre o dinheiro mais juros independentemente do negócio ser bom ou mau.
Mas a questão é que os bancos por estarem fortemente descapitalizados fugiram de indústrias de elevado risco, ou seja, emprestam na mesma mas cobram um prêmio muito maior para esse risco.
E os fundos, face à falta de oportunidades de investimento lucrativas noutros setores, começaram a investir no futebol.
Investir num jogador de futebol, é dos investimentos mais arriscados do mundo (por acaso seria interessante saber, caso houvesse, qual a notação de rating dado pelas agências a empréstimos para o futebol), e é natural que quem invista exigia um prémio consistente com esse risco.
Por outro lado, não é possível estabelecer comparações com a realidade de há 30 anos atrás. É todo um mundo novo.
Há 20 ou 30 anos, o Porto interessava-se por jogadores que se calhar mais ninguém conhecia e a falta de concorrência facilitava o negócio.
Hoje existem bases de dados disponiveis para todos os agentes e clubes com todos os jogadores do mundo, atualizadas estatisticamente ao minuto.
A concorrência para a compra de determinado jogador, ainda por cima se for bom, é incomparavelmente maior.
É claro, para se ganhar um negócio, tem de se untar as mãos a empresários, amigos dos empresários, jogadores, pais, mães , ao cão etc.
É um mundo mais feio, mais sujo e muito menos transparente, mas é nele que vivemos e é com ele que temos de viver.
Eu digo isto há muito tempo e essa decisão um dia vai ter de ser tomada. Eu não acredito num futuro para o Porto e para o futebol em geral onde os clubes sejam maioritariamente dos sócios. Os clubes, mais corretamente as SAD vão ter de se abrir a investimento e vender a maioria do capital.
Já acontece com alguns dos melhores clubes do mundo.
Isto porque eu concordo que o modelo atual dos fundos vai-se esgotar um dia. É aí que o capital para investir vai faltar r os adeptos reclamam com contas e negócios mas na hora em que a bola rola no campo, não estão dispostos à perda de competitividade em nome de contas saudáveis.
E num país periférico como o nosso ou muda o quadro competitivo da Europa ou vamos ter de vender mais de metade do capital a investidores para mantermos a competitividade. Nós e os outros grandes.
O futuro dirá se tenho ou não razão

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
Lope disse:
A concorrência para a compra de determinado jogador, ainda por cima se for bom, é incomparavelmente maior.
É claro, para se ganhar um negócio, tem de se untar as mãos a empresários, amigos dos empresários, jogadores, pais, mães , ao cão etc.
É um mundo mais feio, mais sujo e muito menos transparente, mas é nele que vivemos e é com ele que temos de viver.
se for bom.nao basta ser prometedor...
ja pra nao falar em jogadores que parecem nunca terem sido visionados.
o chamado trafico de influencias é que leva a tudo isto.se queremos previlegios temos de seguir alguns passos bem falsos.sao aquilo que eu chamo de pagamento de favores.enquanto me coçares as costas eu coço as tuas....

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Martinovic disse:
se for bom.nao basta ser prometedor...
ja pra nao falar em jogadores que parecem nunca terem sido visionados.
o chamado trafico de influencias é que leva a tudo isto.se queremos previlegios temos de seguir alguns passos bem falsos.sao aquilo que eu chamo de pagamento de favores.enquanto me coçares as costas eu coço as tuas....
No fundo é isso mesmo. Eu não lhe chamaria tráfico de influências porque isso tem uma conotação criminal, mas em substância há tráfico de influência no exato conceito que lhe deste.
É um mundo podre e feio, mas é o que existe.
Aconselho vivamente a ver o filme sobre a queda de wall street que anda nos cinemas.
A ética nos negócios, onde o futebol de inclui, é aquela que lá está plasmada.
E segundo consta por aí, tudo aquilo que originou o grande estouro nos EUA e na Europa, está a renascer novamente sob outra capa.
Digo e repito. Os negócios no futebol têm de ser muito mais transparentes, mas se pensarmos que a mais altas instâncias que o tutela, a fifa, viu metade dos seus dirigentes e candidatos a dirigí-la envolvidos em corrupção, as perspectivas não são animadoras

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Martinovic disse:
O problema é que a nossa forma de financiamento - visto que não temos acesso ao financiamento bancário - são os fundos. Logo os fundos acabam por restringir o catálogo aos seus jogadores. E, obviamente, esperam que os mesmos sejam valorizados, e por isso existe quase uma imposição desses jogadores serem titulares/renderem rapidamente. Quando temos a sorte de ter um Brahimi é fácil...o pior são os "menos bons" jogadores desse catálogo.

É por isso que recorrer aos fundos acaba por ser pior do que o financiamento bancário...

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,169
81
Matosinhos
Lope disse:
No fundo é isso mesmo. Eu não lhe chamaria tráfico de influências porque isso tem uma conotação criminal, mas em substância há tráfico de influência no exato conceito que lhe deste.
É um mundo podre e feio, mas é o que existe.
Aconselho vivamente a ver o filme sobre a queda de wall street que anda nos cinemas.
A ética nos negócios, onde o futebol de inclui, é aquela que lá está plasmada.
E segundo consta por aí, tudo aquilo que originou o grande estouro nos EUA e na Europa, está a renascer novamente sob outra capa.
Digo e repito. Os negócios no futebol têm de ser muito mais transparentes, mas se pensarmos que a mais altas instâncias que o tutela, a fifa, viu metade dos seus dirigentes e candidatos a dirigí-la encolvidos em corrupção, as perpetuavas não são animadoras
a fifa permitiu á uns anos o uso de intermediarios nas transferencias e colocou em 3% da transaçao a parte maxima que esse intermediario poderá receber.
mas essas influencias ja vêm á anos largos.plo menos com o porto e o mendes,vem do tempo do deco.
se os clubes se sentem refens das politicas dos empresarios e dos fundos que nao tivessem alimentado a besta.
da mesma maneira que a crise financeira foi criada plo proprio sistema financeiro.a crise no futebol irá ser criada plos proprios clubes.
talvez se safem os que se capitalizarem melhor e aqueles que cortarem mais rapidamente nas gorduras internas e nos vicios externos.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Martinovic disse:
a fifa permitiu á uns anos o uso de intermediarios nas transferencias e colocou em 3% da transaçao a parte maxima que esse intermediario poderá receber.
mas essas influencias ja vêm á anos largos.plo menos com o porto e o mendes,vem do tempo do deco.
se os clubes se sentem refens das politicas dos empresarios e dos fundos que nao tivessem alimentado a besta.
da mesma maneira que a crise financeira foi criada plo proprio sistema financeiro.a crise no futebol irá ser criada plos proprios clubes.
talvez se safem os que se capitalizarem melhor e aqueles que cortarem mais rapidamente nas gorduras internas e nos vicios externos.
Ja muito antes disso havia a pareceria com o D'Onofrio e com outros.
A FIFA e muita gente que comanda ao futebol é profundamente hipócrita. Limitam e restringem os fundos, mas quando se vê dinheiro de proveniência criminosa a ser lavado por magnatas comprando clubes de futebol, e alguns deles bem grandes, já fecha os olhos.
A FIFA e a UEFA são comandadas pelos grandes clubes da europa e o "ataque" aos fundos foi muito influenciado por eles. Os fundos, neste momento, são uma forte alavanca para que clubes como o Porto sejam competitivos na europa, e os gigantes da Europa não gostam.
Ou achas que por exemplo a recente declaração do Rummenige que falou num espécie de campeonato da europa de clubes e "esqueceu-se" de nele incluir clubes portugueses, foi sem querer?
Eu tenho é penas que muitos de nós façamos esse jogo também e vamos em tangas demagógicas de gajos com a credibilidade do badocha do sporting.
Isto não invalidada que nãos e lute por muito maior transparência nos fundos e nos intermediários, nomeadamente exigir que se conheça a sua titularidade (a identificação cabal de quem os compõe).

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,487
25,546
Gaia
Lope disse:
Antigamente sem SAD é que era bom. Eram tudo negócios transparentes, auditados, sem comissões e sem perdas.
E é de uma intelectualidade superior apontar-se um por um todos os negócios que correram mal e ignorar-se (pois trata-se de uma obrigação natural) todos os magníficos negócios que se fizeram nestes longos anos.
Pois, para os distraídos ou simplesmente ignorantes, eu tenho uma péssima notícia.
Nos negócios, para uns ganharem, outros perdem (ou ganham menos do que esperavam) e há sempre negócios que correm bem e outros que correm mal.
O que interessa é fazer uma avaliação global e consolidada.
Agora a questão quente dos últimos 15 anos - os custos de intermediação/comissões.
Quando alguém demonstrar quantificadamente (e não apenas aos gritos histéricos) que pagamos mais comissões e temos mais custos de intermediação, do que a média do mercado para clubes da nossa dimensão e localização periférica, então aí falamos.
Até então, é só irracionalidade à solta
----------------------------------------------------------

Caro Lope quando falares do antigamente respeita por quem lá passou, respeita os dirigentes que puseram o FC do Porto neste patamar.
Não esqueças o valoroso passado, aqueles que abriram o caminho a pá e pica. Esta sad está muito longe a léguas de ter a estirpe de DIRIGENTES como Teles Roxo, Pinto da Costa, Pôncio Monteiro, Os 2 Alipios, Oscar Cruz, Jorge Vieira, Fernando Cerqueira, Ilidio Pinho, e muitos outros.
Antigamente conhecemos muitos dirigentes que meteram muito dinheiro no clube e pagavam prémios e ordenados do bolso. Pôncio, Teles Roxo, Alipio Gonçalves, Oscar Cruz, Ilidio Pinho e muitos outros adiantaram muitas vezes dos seu bolso e muitas vezes pediram para saír das direções porque perdiam muito dinheiro e não tinham vida familiar, pois, pois eram os AMADORES. Agora temos os profissionais a endividar o clube que tem contas auditadas, estamos muito melhor que em 2000?

Tivemos títulos como nunca entre 1977 e 2000 ou até 2004. Com esta sad de 18 vices, dezenas ou centenas de diretores, dezenas de carros de luxo acumulamos dividas como nunca tivemos e perdemos títulos e jogos no sul como não se via desde o tempo em que eramos conhecidos pelos parolos da ponte.

O primeiro título do Hoquei patins (equipa do V Hugo) foram os prémios pagos todos do bolso do Sr Ilidio, mas como as contas não era auditadas, não valeu.
Houve e Há homens da carater no FC do Porto, ainda hoje se lhe falarem do assunto, ele passa ao lado, só tem uma mágoa, é de há uns para cá praticamente ser ignorado pelos novos Falcões do FC do Porto.

PS: A brincar, tens sorte Lope, vou agora á bola e estou bem disposto senão hoje levavas pra tabaco!!!!!

Hank Moody

Bancada central
19 Novembro 2013
1,954
38
Martinovic disse:
Martinovic, os tempos é que sao outros e o proprio clube evoluiu. Assim como à 20 anos o Vitor Baia marcou o mercado por ser o GR mais caro da historia do futebol, precisamente ao ser transferido por 6M€! Entao e se fosse hoje? Vejam o que mudou em 20 anos...
De resto, Butorovic's, N'stunda's, Mandla Zwane, Mogrovejo, Quinzinho, Ibarra, Quintana, Wosniak, Baroni, Walter Paz, Esnaider, Pizzi, Alessandro, Paulinho Cesar, Sonkaya, Lucas Mareque, Prediguer, Kaviedes, etc etc etc... So fosse hoje, eram torrados milhoes na mesma. E todos teriam comissoes! Os tempo sao diferentes e ha que perceber tudo o que envolve este futebol de hoje.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
grandeporto disse:
----------------------------------------------------------

Caro Lope quando falares do antigamente respeita por quem lá passou, respeita os dirigentes que puseram o FC do Porto neste patamar.
Não esqueças o valoroso passado, aqueles que abriram o caminho a pá e pica. Esta sad está muito longe a léguas de ter a estirpe de DIRIGENTES como Teles Roxo, Pinto da Costa, Pôncio Monteiro, Os 2 Alipios, Oscar Cruz, Jorge Vieira, Fernando Cerqueira, Ilidio Pinho, e muitos outros.
Antigamente conhecemos muitos dirigentes que meteram muito dinheiro no clube e pagavam prémios e ordenados do bolso. Pôncio, Teles Roxo, Alipio Gonçalves, Oscar Cruz, Ilidio Pinho e muitos outros adiantaram muitas vezes dos seu bolso e muitas vezes pediram para saír das direções porque perdiam muito dinheiro e não tinham vida familiar, pois, pois eram os AMADORES. Agora temos os profissionais a endividar o clube que tem contas auditadas, estamos muito melhor que em 2000?

Tivemos títulos como nunca entre 1977 e 2000 ou até 2004. Com esta sad de 18 vices, dezenas ou centenas de diretores, dezenas de carros de luxo acumulamos dividas como nunca tivemos e perdemos títulos e jogos no sul como não se via desde o tempo em que eramos conhecidos pelos parolos da ponte.

O primeiro título do Hoquei patins (equipa do V Hugo) foram os prémios pagos todos do bolso do Sr Ilidio, mas como as contas não era auditadas, não valeu.
Houve e Há homens da carater no FC do Porto, ainda hoje se lhe falarem do assunto, ele passa ao lado, só tem uma mágoa, é de há uns para cá praticamente ser ignorado pelos novos Falcões do FC do Porto.

PS: A brincar, tens sorte Lope, vou agora á bola e estou bem disposto senão hoje levavas pra tabaco!!!!!
Por acaso, só por acaso já havia SAD, carros de luxo e tudo isso em 2004. Mas pronto, é um pormenor.
Mas se tu garantes que nesses tempos não havia comissões, nem negócios paralelos, nem coisas do género, a malta acredita. Ui se acredita.
Uma coisa é certa, não havia contas publicadas para tentar perceber o que se passava.
Mas se achas que o modelo em que o chefe/presidente/patrão e outros carolas metem e tiram dinheiro do bolso sem qualquer controlo é bom, ficas com ele.
Eu apesar de tudo gosto MUITO mais deste!
Aquele detalhe delicioso que com esta SAD perdemos uma porrada de jogos e títulos lá em baixo ou algo do género, por comparação com antigamente que pelos vistos ganhávamos todos,  eh pá, nem sei o que responda. Eu podia dizer qualquer coisa, mas acho que não digo...a realidade é avassaladora