Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,511
46,822
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Se formos campeões nacionais e conquistarmos a Taça de Portugal não há dúvida nenhuma que o mérito é de Sérgio Conceição, bem como dos jogadores, o primeiro devido à sua inegável competência que com um plantel limitado consegue extrair o melhor do mesmo,os segundos porque não se resignam e apesar de tudo lutam em prol do F.C.Porto em cada desafio.

Finalmente estranho que nos momentos difíceis que têm ocorrido ao longo da temporada o Presidente Pinto da Costa não tenha aparecido em defesa do nosso clube ou no intuito de salvaguardar sobretudo Sérgio Conceição que tem sido treinador e porta -voz,algo que denota que a actual estratura está demasiado amorfa e sem ideias.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Só quis contrapor ao que disseste que muito tinha mudado na SAD e no Clube. Jamais desvalorizar os títulos.

Penso quase todos concordarão, que há muito mais mérito de treinador e jogadores, do que propriamente da SAD, nesses títulos...

Gostava de acreditar que há seriedade e muita competência dentro do clube, mas acho que está à vista de todos o que se passa. A formação é das poucas coisas que se salvam. Mesmo com condições que podiam ser muito melhores para um clube como o nosso.

Sobre o fpf deixámos de estar sob a sua alçada em 2022.
Quem não se lembra do Dragão de Ouro Fernando Gomes que fez o milagre de nos salvar?

No final da época 20/21 estávamos em ligeiro incumprimento do acordo que fizemos com a UEFA para o preenchimento das regras do fpf e que visava o agregado dos anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022, mas conseguimos superar no final da época 21/22. Penso que a pena era um valor pecuniário e 3 anos sem competições europeias.
Eu não sei de quem é o mérito, claro que o treinador tem mérito, mas aí eu não dou mais mérito ou menos ao SC do que daria a outro.
O mérito dele é ser melhor treinador, muito melhor do que a maioria dos seus antecessores.
A aposta nos jovens foi a) fruto das dificuldades em contratar devido à situação financeira e b) a adesão lógica e tardia à aposta na formação, algo que o nosso rival já fazia há algum tempo. O SC utilizou os jovens porque tem de utilizar, não há outros.

Mas por outro lado, digam me, quais são exactamente as funções de um administrador da SAD? Ele acorda, toma o mata bixo, vai trabalhar para o escritório e faz o quê, mesmo?
Quando se fala na "equipa", no "projeto" ... o que é isso? O projeto basicamente é ganhar títulos. E é preciso uma grande equipa para isso?
O Vieira que equipa tinha? O Paulo Gonçalves , o DSO...o Porto de 2003 04 quem tinha? O Antero, o Caldeira.... Os calimeros campeões tinham o vagandas, o hugo viana...são essas as grandes equipas?

Qual é o grande trabalho dessa equipa? é dar indicações para quem está abaixo e seguir o rumo.

O mais importante é quem dá o rumo, e "fiscaliza", na falta de outro termo, se quem está abaixo o está a cumprir, e acho que é aí que PdC falha, ele não fiscaliza. deixa andar.

IMO e por ordem de importancia o crucial será a) nome do treinador b) qual o futuro da formação c) o que se pretende mudar em termos de finanças, de gestão do clube.

E o c)...o que se pretende é sobreviver. Estou À espera do vagandas, que tinha novas formas de viabilziar as finaças e parceiros e coisas inovadoras e até agora...pufff...um perdão da divida pela banca foi o mais inovador que conseguiu.

• Like
Reações: Edgar Siska

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,480
25,538
Gaia
Se formos campeões nacionais e conquistarmos a Taça de Portugal não há dúvida nenhuma que o mérito é de Sérgio Conceição, bem como dos jogadores, o primeiro devido à sua inegável competência que com um plantel limitado consegue extrair o melhor do mesmo,os segundos porque não se resignam e apesar de tudo lutam em prol do F.C.Porto em cada desafio.

Finalmente estranho que nos momentos difíceis que têm ocorrido ao longo da temporada o Presidente Pinto da Costa não tenha aparecido em defesa do nosso clube ou no intuito de salvaguardar sobretudo Sérgio Conceição que tem sido treinador e porta -voz,algo que denota que a actual estratura está demasiado amorfa e sem ideias.
-----------------------

Nos momentos maus sacudiu a água do capote, defendeu-se a si e à SAD e disse que tinham investido 40M e até ia arranjado um grave problea com o SC.
Enfim já foi PdC, noutros tempos, a idade não perdoa a ninguém.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,535
2,732
Pelo que é público Todd Boehly dono do Chelsea anda com apoio de Jorge Mendes à procura de um clube para investir, mas desse modo seríamos somente um satélite ou uma muleta do emblema inglês e não um investimento prioritário, pelo que dispenso a via Jorge Mendes e prefiro que tenhamos um investidor com disponibilidade para apoiar um projecto concreto em prol do F.C.Porto.
E ainda por cima ao contrario de alguns nem sequer jogamos em 4-4-3 !

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
8,023
5,608
Conquistas
16
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Artur Jorge
Eu não sei de quem é o mérito, claro que o treinador tem mérito, mas aí eu não dou mais mérito ou menos ao SC do que daria a outro.
O mérito dele é ser melhor treinador, muito melhor do que a maioria dos seus antecessores.
A aposta nos jovens foi a) fruto das dificuldades em contratar devido à situação financeira e b) a adesão lógica e tardia à aposta na formação, algo que o nosso rival já fazia há algum tempo. O SC utilizou os jovens porque tem de utilizar, não há outros.

Mas por outro lado, digam me, quais são exactamente as funções de um administrador da SAD? Ele acorda, toma o mata bixo, vai trabalhar para o escritório e faz o quê, mesmo?
Quando se fala na "equipa", no "projeto" ... o que é isso? O projeto basicamente é ganhar títulos. E é preciso uma grande equipa para isso?
O Vieira que equipa tinha? O Paulo Gonçalves , o DSO...o Porto de 2003 04 quem tinha? O Antero, o Caldeira.... Os calimeros campeões tinham o vagandas, o hugo viana...são essas as grandes equipas?

Qual é o grande trabalho dessa equipa? é dar indicações para quem está abaixo e seguir o rumo.

O mais importante é quem dá o rumo, e "fiscaliza", na falta de outro termo, se quem está abaixo o está a cumprir, e acho que é aí que PdC falha, ele não fiscaliza. deixa andar.

IMO e por ordem de importancia o crucial será a) nome do treinador b) qual o futuro da formação c) o que se pretende mudar em termos de finanças, de gestão do clube.

E o c)...o que se pretende é sobreviver. Estou À espera do vagandas, que tinha novas formas de viabilziar as finaças e parceiros e coisas inovadoras e até agora...pufff...um perdão da divida pela banca foi o mais inovador que conseguiu.
Quando digo que a formação é do pouco que se salva é muito por culpa da geração que ganhou a YL. Viu-se ali potencial e aproveitou-se tanto para a equipa como para ter lucro em transferencias, mesmo que haja casos de sucesso que ocorreram por mero acaso, como foi o do Vitinha.
Mas gostava que houvesse um plano claro para apostar nesse campo, porque bem explorado e desenvolvido pode dar resultados muito positivos, quer ao nível das finanças, que pelo lado desportivo. Claro que não vão sair Vitinhas e Diogos todos os anos, mas podemos tentar.

Sobre o papel dos administradores, penso que a função de um funcionário com esse nível de responsabilidade deve ser o de servir o clube o melhor possível e activamente, dentro das directrizes que existem acordadas com a restante direção e para as quais ele foi conduzido. O momento que o FCP vive está longe de ser desafogado e de desafios importantes. Perante esta realidade, acho que todos os dias deveriam ser de preocupação e de procura de soluções.

A equipa, o projecto e o rumo, são o que leva o clube ao sucesso, ou não, dependendo da sua competência e como são postas em prática as ideias. Esse caminho tem de ser comandado pelo Presidente e monitorizado, é verdade.

Para que o sucesso se alcance, do meu ponto de vista, é preciso que que quem está no topo se rodeie de gente muito habilitada e séria, seriedade essa cujo exemplo deve vir de cima e neste momento não me parece que tal suceda. Se isso acontecer, se houver confiança, tudo o resto funciona melhor e o clube sai a ganhar. Mas, como disseste, se o Presidente delega e cada um faz o que quer, chapéu. Pior, é ele ter confiança em quem não é de confiança.

Sobre a equipa, tem de estar bem reforçada ao nível humano e profissional, onde a aptidão e honestidade sejam prioridades bastante evidentes em todas áreas, financeira acima de tudo, mas também preenchida na restante vice-presidencia, na área do futebol profissional, na formação, nas modalidades, no marketing e publicidade, etc...

O projecto e o rumo são tudo o que a actual SAD não tem. Saber se, no caso do futebol, o caminho por onde se deve ir é de deixar sair jogadores a custo 0 ou se é para potenciar jovens da formação e/ou jogadores contratados noutros mercados a preços mais ou menos convidativos, sendo que dentro deste tema, a abrangência é enorme porque há desde o mercado a explorar (sul-americano, europeu - escandinavo, balcãs, etc), até à forma de abordagem, sendo que é muito diferente ter no terreno gente que está com o foco em fazer o melhor negócio possível, mesmo que tire comissão, ou alguém que só está preocupado em sacar o máximo para meter no bolso e pouco na valia do jogador a contratar. Este aspecto é absolutamente fundamental, da mesma forma que uma articulação perfeita entre a parte financeira e a desportiva é premente.
Temos de ter um director financeiro e um Presidente acima de qualquer suspeita que permita uma outra capacidade de gestão do Clube para subir para outro patamar desportivo.

Se conseguissemos tudo isto, estariamos mais perto da sustentabilidade, apesar de recentemente até haver sucesso desportivo.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
-----------------------

Nos momentos maus sacudiu a água do capote, defendeu-se a si e à SAD e disse que tinham investido 40M e até ia arranjado um grave problea com o SC.
Enfim já foi PdC, noutros tempos, a idade não perdoa a ninguém.
Nos momentos maus segurou o Sérgio Conceição quando todos pediam o seu despedimento.
Aliás, quem dizia que SC era o homem certo no lugar certo era logo apelidado de cartilheiro e outros sinónimos.

Sinceramente, começo a ficar mais do que farto de dar para este peditório mas também como não tenho mais nada para fazer...

Se queremos discutir o Porto de forma séria, sejamos sensatos e correctos.
Não entremos na estupidez do extremismo onde ou tudo está mal ou tudo está bem.

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,228
8,810
Gostava era de saber quanto nos vai custar este dinheiro para renovações, que surgiu de enxurrada. Ainda por cima 90% deles já nem parte do plantel deviam de fazer.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,964
89,222
40
Taremi ou Evanilson devem sair, isto tendo em conta que Toni renovou, Namaso deve renovar e Fran Navarro virá para a próxima época.

• Like
Reações: Calabote

helderroger

Tribuna Presidencial
6 Novembro 2012
5,820
2,376
O Toni já está amarrado...não fosse alguém querer levar este craque. O que ele tem mostrado nestes anos é de tal relevo que o melhor é blindar...

Epa vendam este gajo à melhor oferta...fonix.
O que ele tem mostrado é que sendo um suplente tem golos que nos deram vitórias importantes
Uma equipa não são onze

R

Rm95

Guest
Essa é uma questão para quem papa meio milhão ao ano para gerir o clube.
O q Eu sei é q não se pode continuar a baixar o nível. Precisamos dum avançado.

Ter scouting ajuda.
Se mantivessemos os 4 avançados deste ano, nao creio que precisassemos de algum avançado. Estamos bem servidos nesse aspeto.