Pinto da Costa em 2014: "Tentaram branquear uma arbitragem inacreditável. Aquele lance do Jackson é ridículo. Isto é um descaramento. Um árbitro que faz isto e depois não assinala dois penáltis, o senhor Soares Dias não tem condições para arbitrar. Se é honesto, não pode apitar e não tem competência para isso. Não se pode dar estes jogos a árbitros que não têm condições psicológicas para estes momentos", declarou antes de sentenciar: "Artur Soares Dias não pode arbitrar mais jogos do FC Porto."
Passados 6 anos: "Sei que o senhor Soares Dias, já no balneário, abriu a porta e disse ao engenheiro Luís Gonçalves que não era penálti. Se mesmo vendo as imagens diz que não é penálti, não tem condições para poder arbitrar".
De facto, há realidades bem distintas. Há quem ande há 6 anos a queixar-se que um árbitro não tem condições para dirigir o FC Porto e há quem escolha os padres e as missas que quer.
Em relação à entrevista, com todo o respeito para os bons profissionais que possam existir no Porto Canal, esperar alguma coisa de revelador neste espaço é o mesmo que esperar isenção no Diário do Povo ou no Jornal de Angola.
Assumo a minha hipocrisia como adepto. Estou sempre a criticar o silêncio do presidente do FC Porto. Mas assim que Pinto da Costa abre a boca, só me apetece citar o rei Juan Carlos. O FC Porto não pode ter um presidente sem sangue na guelra e com o machado de guerra guardado na arrecadação porque está numa fase da sua vida apaziguadora e na qual já não está para se chatear com nada nem ninguém.