Acho incrivel falar dele no golo, quando na defesa está o leite quase abraçado ao felipe e o telles ninguem o vê
Maressi disse:Acho incrivel falar dele no golo, quando na defesa está o leite quase abraçado ao felipe e o telles ninguem o vê
E tu fizeste-me ir ver o meu comentario para ver onde é que estava escrito que era o leite que estava mal posicionado, eu disse que o leite estava quase abraçado ao felipe (e podes ver isso se prolongares o lance), nunca uma equipa pode estar numa situaçao defensiva com 2 para 2 com os centrais dentro da area. Esse golo é anedotico e nao vejo grande culpa no joao pedro so pelo facto do cruzamento ter saído. Estava em contençao, o danilo ao perceber que nao tem quem marcar tem de fazer o 2 contra 1 na linha e nesse caso o joao pedro fecha a linha e o danilo fecha o lado por onde saiu o cruzamento. Mas se quiseres falar dos erros de posicionamento do leite tambem estou disponivelZeus disse:![]()
Fizeste-me ir tirar um print do golo do Chaves só para questionar o porquê de achares o posicionamento do Leite errado quando ele está na marcação ao seu opositor, não está colado ao Filipe porque sim, está lá porque o seu opositor direto tb está. O Brahimi foi pouco lesto na reação ao desvio feito ao primeiro poste.
Deduzi que quando disseste que o Leite estava abraçado ao Filipe estavas a dizer que ele estaria mal posicionado, o posicionamento e deslocamento defensivo do Leite acaba por ser natural devido à movimentação do seu opositor direto.Maressi disse:E tu fizeste-me ir ver o meu comentario para ver onde é que estava escrito que era o leite que estava mal posicionado, eu disse que o leite estava quase abraçado ao felipe (e podes ver isso se prolongares o lance), nunca uma equipa pode estar numa situaçao defensiva com 2 para 2 com os centrais dentro da area. Esse golo é anedotico e nao vejo grande culpa no joao pedro so pelo facto do cruzamento ter saído. Estava em contençao, o danilo ao perceber que nao tem quem marcar tem de fazer o 2 contra 1 na linha e nesse caso o joao pedro fecha a linha e o danilo fecha o lado por onde saiu o cruzamento. Mas se quiseres falar dos erros de posicionamento do leite tambem estou disponivel
PS: E o chaves pode ter jogado com 2 pontas de lança mas nao foi hoje
E para ser rigoroso se analisares essa imagem dá para perceber varios erros:Zeus disse:Deduzi que quando disseste que o Leite estava abraçado ao Filipe estavas a dizer que ele estaria mal posicionado, o posicionamento e deslocamento defensivo do Leite acaba por ser natural devido à movimentação do seu opositor direto.
Curioso que referes que o Danilo devia fazer o 2 contra 1 junto a linha mas desde os infantis que se ensina que a cobertura nunca se faz lado a lado com a contenção, tem de estar sempre 1 ou 2 metros atrás caso o jogador que está em contenção for ultrapassado neste caso o João Pedro.
Quanto ao primeiro parágrafo em que referes uma igualdade numérica na área de 3x3 e não de 2x2 se contarmos com o Brahimi e o seu opositor eu falei nisso no tópico do Diogo Leite, trata-se de um problema coletivo, não existe equilíbrio defensivo e a recuperação defensiva é feita a passo!Maressi disse:E para ser rigoroso se analisares essa imagem dá para perceber varios erros:
-Como é que uma equipa que tem sempre 11 atras da linha da bola consegue fazer um 2 contra 2 com os centrais.
Como é que o chaves a jogar com 1 avançado (que na realidade jogava a 50 metros da baliza) conseguiu que um medio aparecesse na zona de finalizaçao sem ser acompanhado?
Que fosso é aquele entre a defesa e o meio campo?
Nao entendi o que quiseste dizer com isso da cobertura mas o que me foi ensinado enquanto futebolista é que tens de ter superioridade numerica seja em que parte do campo for e nesse caso nao usaram isso porque o danilo foi inutil (inutil no sentido das acçoes do jogo), repara que no posicionamento dele nao intercepta a bola (porque nao chega), nao está a proteger a entrada da area e o possivel passe atrasado (neste caso nao tinha ninguem do chaves), nem tentou exercer pressao em conjunto com o joao pedro para roubar a bola num favoravel 2 x 1.
Alias ele é que vem a acompanhar o medio e deixa-o para ajudar o joao pedro, ou seja, perdemos das duas formas, ficamos em igualdade nos centrais e igualdade na linha.
Agora repara numa coisa imagina se o danilo está na seta preta e o joao na amarela (link imagem), com isto quero dizer o danilo mais proximo do adversario a evitar o cruzamento e o passe atrasado e o joao pedro a fechar a linha mas mais por dentro, de forma a induzir o adversario a ir para a linha...a jogada morre.
Por fim se o adversario tentar a finta contra o joao pedro e conseguir passar o danilo está suficientemente proximo e capaz de lhe ganhar a frente do lance
https://imgur.com/a/ojizsaN
E para deixar claro adoro o danilo, nao é nenhum ataque ao jogador, e ao minuto que foi vindo da lesao que vem ja muito fez ele em conseguir recuar
Com todo o respeito acho que estás a cometer um erro de avaliaçao porque esta situação é atipica.Zeus disse:Quanto ao primeiro parágrafo em que referes uma igualdade numérica na área de 3x3 e não de 2x2 se contarmos com o Brahimi e o seu opositor eu falei nisso no tópico do Diogo Leite, trata-se de um problema coletivo, não existe equilíbrio defensivo e a recuperação defensiva é feita a passo!
Quanto ao princípio da cobertura ela existe de facto para criar superioridade (1×2) mas nunca pode ser feita lado a lado, deixo este link que esclarece o princípio da cobertura.
https://www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/prev?from_id=9917441
Isto não é uma situação atípica é ate uma situação bastante normal, portador da bola virado para a baliza em penetração, João Pedro em contenção mesmo que os comportamentos tenham sido mal efectuados e o Danilo em cobertura defensiva, podemos discutir se está demasiado distante ou não mas isso só poderíamos saber se o jogador do Chaves em vez de optar pelo cruzamento opta-se pelo drible e ultrapassasse o João e aí o Danilo tiria de intervir. A única situação em que o Danilo podia estar lado a lado do João era se o jogador do Chaves estivesse de costas para a baliza aí sim admitia a possibilidade.Maressi disse:Com todo o respeito acho que estás a cometer um erro de avaliaçao porque esta situação é atipica.
Quando dizes isso da cobertura está certo mas no conceito teorico/generalidade, e com isto quero dizer o seguinte, neste caso nao tens factores que favorecam a colocaçao do medio atrás do defesa, ou seja,; nao tens por exemplo 1 medio do chaves que possa penetrar nas costas do joao pedro e do danilo se estes tivessem a fazer pressao 2 x 1, nao tens um lateral adversario projetado que pode complicar, sao so 2 contra 1, diz-me uma vantagem do danilo estar naquela posiçao.
E outra questao é que eu nao defendo que esteja lado a lado mas sim juntos em que o danilo está mais proximo do homem (pe direito do adversario) e o joao pedro a fechar a linha ligeiramente mais dentro para o induzir a ir para a linha.
Tu tens de fazer sempre com que a bola circule por fora do teu bloco e nunca por dentro e até isso fica comprometido neste lance se defendermos como defendemos. Imagina que mais um medio do chaves fazia um sprint e estava na entrada da area (circulo amarelo), esse adversario nao tinha oposiçao e em vez do cruzamento saía um passe atrasado para ele, o danilo estava na mesma batido e nao podiamos criticar o joao pedro por o passe ter saído porque chegamos ao ponto que ele tinha de impedir o cruzamento, impedir o passe atrasado etc etc xD Diria que tinha de ser o pedro guerra para tapar tudo xD
E ainda tem outra questao, isto é uma transiçao defensiva e nao um momento defensivo comum, o que ainda faria mais sentido a pressao conjunta (e até a falta).
https://imgur.com/a/x80QRaM
Nao, nao é uma situaçao normal do ponto de vista defensivo, porque o normal nao é uma equipa estar descompensada. E tambem nao concordo com a parte que dizes que so sabemos se o posicionamento dele era bom ou mao se tivesse de dobrar o lateral, isso é ser guiado pelos resultados e nao faz sentido.Zeus disse:Isto não é uma situação atípica é ate uma situação bastante normal, portador da bola virado para a baliza em penetração, João Pedro em contenção mesmo que os comportamentos tenham sido mal efectuados e o Danilo em cobertura defensiva, podemos discutir se está demasiado distante ou não mas isso só poderíamos saber se o jogador do Chaves em vez de optar pelo cruzamento opta-se pelo drible e ultrapassasse o João e aí o Danilo tiria de intervir. A única situação em que o Danilo podia estar lado a lado do João era se o jogador do Chaves estivesse de costas para a baliza aí sim admitia a possibilidade.
Em relação ao círculo que desenhas-te que refere os espaço vazio à entrada da área relaciona-se ao que eu disse em relação à deficiência na recuperação defensiva, não cabia ao Danilo cubrir esse espaço mas sim um outro médio.
O papel Danilo naquele lance é o mesmo de todos os jogadores que estão a fazer a cobertura a um companheiro fazer de segunda barreira, repara que o 1x2 está bem montado apenas faltou que o João adotasse o comportamento mais básico do jogador que está em contenção, fechar o pé mais forte do seu opositor. Se o tivesse feito o jogador do Chaves seria obrigado a ir à linha e utilizar o pé mais fraco e mesmo assim se ultrapassasse em drible ainda tinha uma segunda barreira neste caso o Danilo fazendo isto tudo no lado do pé mais fraco, digo-te com 99% de garantia se a jogada assim ocorresse estava condenada ao fracasso.Maressi disse:Nao, nao é uma situaçao normal do ponto de vista defensivo, porque o normal nao é uma equipa estar descompensada. E tambem nao concordo com a parte que dizes que so sabemos se o posicionamento dele era bom ou mao se tivesse de dobrar o lateral, isso é ser guiado pelos resultados e nao faz sentido.
Depois é muito mais facil para o danilo dobrar o joao pedro se estiver mais proximo do que assim tao distante e isso deve-se a varias razoes: é mais dificil para o extremo ultrapassar dois adversarios em simultaneo, depois imaginado que ultrapassa o joao pedro o jogador vai em velocidade e é tambem mais dificil o desarme (alem de que passará a estar dentro da area). Qual é o papel do danilo naquela jogada? A resposta é, nenhum. Nao pressiona, nao desarma, nao intercepta, e isso quando estás em igualdade numerica ou em inferioridade é um erro enorme.
Segunda barreira numa situaçao de igualdade ou inferioridade numerica é um erro por nao estar a fazer nada (alem de que mesmo neste posicionamento que eu digo há a capacidade de dobra do danilo) , se já estás numa situaçao desfavoravel ainda tens um jogador que está à espera de mais um desiquilibrio para agir na jogada, isso nao existe. A campainha do perigo já tocou à muito, é preciso agir e nao esperar por outro desiquilibrio. E se o extremo ultrapassa o defesa e faz logo o cruzamento? E se o extremo faz o passe para a entrada da area? Com o danilo a atacar o gajo junto com o joao pedro tens tudo assegurado:Zeus disse:O papel Danilo naquele lance é o mesmo de todos os jogadores que estão a fazer a cobertura a um companheiro fazer de segunda barreira, repara que o 1x2 está bem montado apenas faltou que o João adotasse o comportamento mais básico do jogador que está em contenção, fechar o pé mais forte do seu opositor. Se o tivesse feito o jogador do Chaves seria obrigado a ir à linha e utilizar o pé mais fraco e mesmo assim se ultrapassasse em drible ainda tinha uma segunda barreira neste caso o Danilo fazendo isto tudo no lado do pé mais fraco, digo-te com 99% de garantia se a jogada assim ocorresse estava condenada ao fracasso.
Infelizmente o João e eu referi já hoje que ele esteve muito melhor a defender do que a atacar cometeu um erro básico deu espaço e tempo para o jogador cruzar, na área os erros tb se sucedem desde logo o Filipe que deixa-se antecipar e permite o desvio ao primeiro poste e o Brahimi que foi pouco lesto na reação ao desvio.
Um faz pressao (godin acho) sem conseguir ter timing para o desarme mas obriga o benzema a ir para a linha, um fez de pino, e o outro está na posição atras do pino (atras da contenção, contenção esta que deveria fazer pressao e teve tudo para fazer o desarme). So o que fez pressao está certo, eles fizeram o gajo ir para a linha (aquilo que eu defendi na outra jogada), depois o benzema so sai dali porque o lateral é um pino e se a postura dos 11 em campo for a desse lateral ate podes ter 10 a fazer a dobra que vao ser ultrapassados . E o 3o está na posição que defendeste, atras da contencao e ficou a filmar o benzema porque perdeu na velocidade (ainda o tentou agarrar).Zeus disse:@Maressi
Neste video que eu meto podes observar o porquê de a cobertura nunca poder ser feita ao lado da contenção e neste caso não era 1x2 era 1x3! A jogada acaba por dar em golo...
https://m.youtube.com/watch?v=z7SzHFN4urk
Edit: mudei o vídeo porque este mostra melhor a jogada.