E o Corona alguma vez foi um DD em condições?!! Fazia o lugar mas com limitações. Obvio que cá no nosso campeonato, onde o FCP passa a maior parte do tempo em ataque continuado as limitações ficam mais escondidas mas estão lá. E estás a assumir que consegue lá chegar. É bom recordar que nem todas as adaptações de extremos a laterais resultam, especialmente num esquema de 4 defesas.
Dito isto, espero sinceramente que o consiga mas há muito ainda a melhorar quer no posicionamento quer nas capacidades defensivas.
Se fores por aí, entao há poucos defesas direitos em condições.
O Corona fazia e bem o seu papel: lateral direito, tal como estava o maxi, o ricardo pereira, o telles (a esquerda), Joao Mario e agora Pepe.
Depois há outros, que se deixou de utilizar tanto no futebol: Defesas Direitos, como era por exemplo o sapunaru.
Creio que temos visto uma tendencia clara de comecarmos a deixar de ver tanto defesa, para vermos mais laterais, que normalmente são jogadores que ocupam uma faixa na defesa, mas com clara intenção ofensiva!
Se formos ver os principais clubes: Carvajal, Marcelo, Alba, Alex Sandro, Joao Cancelo, Reece James... enfim, um conjunto de jogadores que hoje em dia são quase extremos que aprenderam a defender um bocadinho melhor e passaram a ser colocados naquela posicao.
Eu não critico, e algum daqueles até defendem bastante competentemente. Quando falamos num joao mario, obviamente é alguem que esta a comecar, tem potencial para ser um jogador engraçado, sempre naquele estilo de jogador, mas falta continuar a aposta, continuar a melhorar, defensivamente e até ofensivamente, ganhar experiencia, que é tambem muito importante num lateral, principalmente nas tarefas defensivas.
Se vamos falar de gajos curtos, curto para mim é um Zaidu, que não sai daquilo! Curto é um manafá ou um wendell que simplesmente não servem.
Dizer que joao mario é curto, para mim é um exagero, tendo em conta que temos que nos ajustar aquilo que é o campeonato portugues. O Benfica tem uma carrada de laterais... muito honestamente não vejo nenhum que possa dizer: fds, este gajo é muito melhor que o nosso. Vamos ao sporting, e pela mesma logica, entao o porro tambem não serve, joga numa defesa com 5 unidades + 1 trinco, e mesmo assim, consegue errar defensivamente!