Não, em todos os países não há uma subvalorização da taxa real de mortalidade. De infectados sim, mas a de mortalidade é bastante mais complexa e alguns países até podem estar a sobrevalorizar a taxa de mortalidade, pelo simples motivo de que alguns países contam como morte por covid-19 qualquer pessoa que esteja e infectada e morra.Branco disse:Em todos os paises existe subvalorização da taxa real tanto de mortalidade como de infectados, não é uma situação única à Suécia, e se existe pais onde eu não acho que haja qualquer tentativa de martelar os números é nesse, e penso que tu também deves concordar com isso já que elogiavas o mesmo alguns dias atrás, eu diria que o número de óbitos que estão a ser contabilizados como fruto da pandemia na Suécia está a ser tão bem (ou mal) feita como noutros paises.
E com base nisso já dá para tirar algumas conclusões, a primeira é que desde que haja capacidade instalada de equipamento médico é possivel gerir um contágio controlado sem quarentena, a segunda é que a taxa de mortalidade embora superior não é de tal forma explosiva ao ponto de inviabilizar a estratégia, e convém perceber que na prática a Suécia está apenas a trocar a mortalidade no curto prazo pela mortalidade no longo prazo, só quando todas as populações dos paises já estiverem vacinados será possivel voltar atrás e contabilizar se na prática morreu mesmo mais gente na Suécia que em outros paises, por agora isso é verdade mas daqui a 1 ano e meio pode ser diferente.
E depois é preciso referir algo que muita gente ainda não percebeu, vão existir mais vagas, nós já vemos isso nos paises asiáticos, ou seja o contágio vai acontecer quer queiramos ou não, a questão é como o gerimos e que resultado isso tem na nossa economia.
E nesse particular da economia eu estou perfeitamente perplexo como há gente que automaticamente atira essa questão para um canto, eu penso que é gente que não tem noção da crise que isto vai gerar, e do que esta ainda pode aumentar se depois de aberta a economia e quando surgirem novamente casos, haja a tentação de voltar a fechar.
Para mim, só faz sentido manter a economia fechada se não houver capacidade instalada para gerir o contágio controlado, tudo o resto são sociedades a se suicidarem economicamente tentando manter a taxa de mortalidade um pouco mais baixa no curto prazo e arriscando que isso nem sequer tenha grande significado no longo prazo quando as consequências da crise económica também tiverem o seu peso na mesma.
Eu elogiar a Suécia? Nunca elogiei, bem pelo contrário. Desde o início da pandemia, os poucos testes que faziam, trataram doentes com covid sem fazer qualquer teste, morreram pessoas com covid sem serem contabilizadas dessa forma. Não é uma forma de martelar os números, aliás, foram muito honestos, simplesmente desvalorizaram o problema e morreram milhares de pessoas de forma completamente desnecessária.
É óbvio que a economia não deve ser atirada para um canto e totalmente desvalorizada, mas ninguém fez isso, simplesmente foi dado mais valor ao problema de saúde pública e os esforços de alguns países foram no sentido de salvar o máximo número de vidas possível. Com tantas questões ainda por responder e tanto para estudar sobre o vírus na questão da imunização, acho engraçada a forma leviana como se fala de "imunidade de rebanho". Até porque, como referes e bem, a probabilidade de haver uma 2ª vaga é bastante alta e por muito que a Suécia tenha feito pela imunidade de rebanho e que os números não reflictam a quantidade real de infectados, essa será sempre ainda bastante baixa para conferir imunidade de rebanho e até atingir essa imunidade, se fora atingida, a Suécia sofrerá perdas tremendas tanto a nível de mortes como a nível económico.
Também acho engraçado como se pode achar que alguns países vão sair disto muito melhor do que outros em termos económicos, é não ter grande noção de como funciona a economia e o mundo. Muitos economistas já foram alertando que no final da pandemia todos os países serão afectados de uma forma bastante semelhante independentemente das medidas que tomaram para combater a pandemia, com a "ligeira" diferença de que uns terão um número de mortes assustadoramente maior do que outros.
A realidade poderá demorar a chegar a alguns países como a Suécia, mas as medidas de distanciamento, o uso de máscara, a proibição de grandes aglomerados serão totalmente inevitáveis.