John Wick disse:
A Suécia faz 7300 testes por milhão de habitantes. Portugal, que tem uma população semelhante, faz mais de 20000 por milhão de habitantes. Por aqui, podemos perfeitamente perceber que a situação epidemológica na Suécia é extremamente pobre em dados e podemos também extrapolar que o número de infectados e o número de mortos por covid é bastante superior ao que está documentado, se em Portugal o podemos fazer imaginem na Suécia.
De facto, é fascinante achar que a estratégia da Suécia de imunidade de "rebanho" é que é boa sem termos sequer noção da duração da resposta imunitária no organismo e termos até ao momento muito poucos dados sobre este aspecto. O que é isso de uns milhares de mortes perfeitamente evitáveis para evitar danificar muito a economia, como se esta não fosse ser significativamente afectada pela situação no mundo. A Noruega, a Dinamarca e a Finlândia que adoptaram medidas bastante mais rigorosas, têm uma taxa de mortalidade muitíssimo inferior e deram valor à sua população e a cada vida humana é que estão mal.
Em todos os paises existe subvalorização da taxa real tanto de mortalidade como de infectados, não é uma situação única à Suécia, e se existe pais onde eu não acho que haja qualquer tentativa de martelar os números é nesse, e penso que tu também deves concordar com isso já que elogiavas o mesmo alguns dias atrás, eu diria que o número de óbitos que estão a ser contabilizados como fruto da pandemia na Suécia está a ser tão bem (ou mal) feita como noutros paises.
E com base nisso já dá para tirar algumas conclusões, a primeira é que desde que haja capacidade instalada de equipamento médico é possivel gerir um contágio controlado sem quarentena, a segunda é que a taxa de mortalidade embora superior não é de tal forma explosiva ao ponto de inviabilizar a estratégia, e convém perceber que na prática a Suécia está apenas a trocar a mortalidade no curto prazo pela mortalidade no longo prazo, só quando todas as populações dos paises já estiverem vacinados será possivel voltar atrás e contabilizar se na prática morreu mesmo mais gente na Suécia que em outros paises, por agora isso é verdade mas daqui a 1 ano e meio pode ser diferente.
E depois é preciso referir algo que muita gente ainda não percebeu, vão existir mais vagas, nós já vemos isso nos paises asiáticos, ou seja o contágio vai acontecer quer queiramos ou não, a questão é como o gerimos e que resultado isso tem na nossa economia.
E nesse particular da economia eu estou perfeitamente perplexo como há gente que automaticamente atira essa questão para um canto, eu penso que é gente que não tem noção da crise que isto vai gerar, e do que esta ainda pode aumentar se depois de aberta a economia e quando surgirem novamente casos, haja a tentação de voltar a fechar.
Para mim, só faz sentido manter a economia fechada se não houver capacidade instalada para gerir o contágio controlado, tudo o resto são sociedades a se suicidarem economicamente tentando manter a taxa de mortalidade um pouco mais baixa no curto prazo e arriscando que isso nem sequer tenha grande significado no longo prazo quando as consequências da crise económica também tiverem o seu peso na mesma.