Vou tentar voltar a explicar, na história da humanidade (e desculpa mas não vou estar aqui a escrever muito) tiveste civilizações com diferentes formas de economia, e ao longo dos tempos as civilizações foram-se adaptando ao desenvolvimento normal dessa economia, começaram pelas trocas diretas até acabarmos no que conhecemos hoje (sei lá, isto é história do 7º ano acho eu)...pelos menos que se conheça, nunca nenhum historiador disse que uma civilização acabou por colapso económico, porque simplesmente, com maior ou menor dano, conseguem adaptar-se...
Por outro lado, tens vários exemplos de civilizações que desapareceram ou diminuíram de tal forma que foram absorvidas por outras por causa de doenças ou cataclismos atmosféricos por exemplo.
A saúde tem que estar em primeiro lugar, pois sem ela não há economia, isto é tão básico que nem sei explicar.
Para terminar, vou tentar responder resumidamente às outras questões, na primeira tentas fazer uma correlação sobre o estado da saúde com o desenvolvimento económico, dava pano para mangas, então se meter os EUA ao barulho esse argumento cai por terra, mas deixando os EUA de fora, é verdade o que dizes, mas os sistemas de saúde são melhores nos países com forte economia mas não é por causa da economia, tem a ver com uma variedade de factores...basta ver o nosso SNS que é muito melhor que muitos sistemas de saúde de países mais forte economicamente que nós.
Por ultimo perguntas como se paga saúde sem economia, podia terminar perguntando como tens economia sem saúde, mas como não se deve responder a uma pergunta com outra pergunta, digo-te por exemplo que a saúde pode muito bem ser paga como tem sido paga até aqui, ou então lá está, voltamos ao inicio do post, a economia pode ser reinventada, nada é estanque...nada te proibe de pagares uma consulta com um saco de cenouras (desculpa o exemplo radical)...
Como é óbvio isto tem muita doutrina e divagação...o importante foi o que eu disse no post que tu citaste, primeiro cuidar da saúde para se ter força para voltar a reerguer a economia.