Sempre baseado em bengalas e pressupostos referentes a conflitos anteriores. Esquece o Vietnã , a URSS, até o III reich . Isto é novo.... Aliás é esse o meu principal ponto nos despiques por vezes mal explicados( por mim) e interpretados por outros.Claro que o mundo mudou e é evidente que este conflito terá consequências, desde logo no estabelecimento de uma nova ordem mundial.
O que achas que poderia ser feito atualmente para terminar o conflito? Nenhuma parte quer negociar. Negociar implica cedências de ambas as partes. Se Putin ceder o que quer seja sairá extremamente enfraquecido perante o seu próprio povo, um pouco como os americanos na guerra do Vietname? Valeu a pena tudo aquilo a que Putin sujeitou o povo russo para no final não ter conseguido os objetivos a que se propôs? E do ponto de vista dos ucranianos, é evidente que depois deste tempo todo e de todas as atrocidades que os russos cometeram com civis, o sentimento anti-Rússia cresceu e a ceder às exigências de Putin não seria bem visto por ninguém, incluindo o próprio povo, no meu entender.
O que poderia ser feito? O ocidente entrar diretamente na guerra e levar a um conflito que colocaria em causa a própria humanidade?
O mais provável é que isto se estenda ainda mais no tempo e o conflito termine quando uma das partes atingir um nível de desgaste que impeça a continuidade do conflito.
Putin cometeu imensos erros, muito provavelmente fruto do seu regime autocrático e de se rodear de gente cujo único intuito sempre foi bajulá-lo para ganhar poder. Quanto mais próximo do líder maior o poder, como é universalmente exemplificado nos regimes autocráticos, mas não só. Acabou de perder o grupo Wagner que era o grande diferencial nos avanços russos na Ucrânia. A insurgência de Prigozhin gerou instabilidade. Nós todos vimos vídeos do Prigozhin a criticar diretamente o ministro da defesa, vimos o Prigozhin a criticar a falta de condições e de apoio do governo russo, vimos o Prigozhin a dizer que esta guerra não tinha sentido nenhum e que era apenas por motivações económicas. Vimos um esquadrão Wagner a marchar até Moscovo praticamente sem oposição nenhuma, o que sugere que talvez aquilo era parte de algo maior para tentar fazer cair o ministro da defesa ou algo ainda maior. Vimos o Peshkov a um domingo a dizer que o grupo Wagner e o Prigozhin não iriam pagar pelo que fizeram e no dia seguinte Putin a dizer que os responsáveis iam ser punidos, mas que nada ia acontecer ao Prigozhin. Eu vejo o Putin e os russos sem saber muito bem o que fazer e que decisões tomar. Seria de esperar uma posição de forma do líder da Rússia, o que não se sucedeu, talvez porque o grupo Wagner é o braço armado de Putin em África que mantém muitos ditadores no poder e lhe garante votos contra o ocidente e a favor da Rússia na ONU. O cenário na própria Rússia já esteve mais favorável, parece-me.
Concordo que a Rússia continuará a ter recursos para a guerra até porque tem parceiros como a China, o Irão vários outros países que lhe fazem chegar os materiais necessários para dar continuidade ao conflito. No entanto também há outras nuances, como um exército russo com números, mas extremamente mal preparado e sem o grupo wagner? Até quando vão continuar a atirar corpos para o campo de batalha sem a revolta do povo russo ao ver os seus filhos a morrerem numa guerra sem grande significado, ao contrário dos ucranianos que lutam pelo direito a existir? Quantas mudanças já não ocorreram e continuam a ocorrer na alta cúpula do Kremlin? Até que ponto as remodelações de Putin para ter cada vez mais gente da sua total confiança e exterminar potenciais dissidentes, não afetaram ainda mais a qualidade das decisões que toma?
Sobre este conflito eu praticamente só tenho dúvidas e não tenho certezas nenhumas, a não ser que quem sofre são os inocentes ucranianos.
Se algo tem algum paralelismo com isto é a primeira grande guerra. E eu sou daqueles que defende a tese que a primeira guerra e a segunda foram uma só.