Para mim há uma coisa que é muito clara desde o primeiro dia: esta guerra devia ter sido evitada a todo o custo, mesmo que para isso se tivesse de fazer aos russos a concessão de que a Ucrânia ficaria para sempre neutral entre NATO e Rússia. A NATO achou que isso era pedir muito, e que não havia que fazer nenhumas concessões ao Putin. O resultado, um ano depois, é dezenas de milhares de mortos, uma Ucrânia com muitas das suas infra-estruturas em ruína, biliões de euros dos impostos de europeus e americanos enterrados em armamento para os russos treinarem o tiro ao alvo, e a factura energética da Europa a provocar ondas de choque no resto da economia. Fora o risco de uma escalada para o nuclear (em que não creio muito, mas não deixa de ser uma possibilidade).
Para quem se debruça tanto sobre o assunto e diz que não "come propaganda" é um bocado assustador que penses dessa forma tão inocente.
- A Rússia sempre negou que estava a preparar uma ofensiva contra a Ucrânia e Putin chegou a dizer várias vezes que queria fazer tudo a partir da via diplomática e respeitando o direito internacional.
- A Rússia nunca quis uma Ucrânia neutral porque sempre procurou interferir na política do país através da manipulação de eleições, tentativas de assassinato de candidatos presidenciais, tentativas de colocação de fantoches com o Lukashenko a liderar o país, etc. O que a Rússia sempre quis foi isso, um estado fantoche à la Bielorrússia.
- Foi a Rússia que por vontade própria fez uso da força para impor a sua vontade.
- A Rússia andou durante anos a apalpar terreno e a preparar a invasão da Ucrânia e assim que achou que estavam reunidas todas as condições favoráveis avançou sob pretextos como a ameaça da NATO, a desnazificação da Ucrânia ou que a Ucrânia é uma criação artificial e historicamente russa.
- Não nos vamos esquecer também de declarações de Putin no início da invasão quando questionou a soberania e o direito de existência da própria Ucrânia.
- A Rússia tentou tomar Kiev e segundo vários relatos da altura a intenção era mesmo capturar e prender Zelensky.
Relativamente ao papel dos EUA, não os tenho como os bonzinhos e justiceiros da história. Têm interesses evidentes do ponto de vista político e económico. Não só através do fim da dependência energética da Europa para com a Rússia (o que até, na minha opinião, é excelente para a Europa), mas também porque o prolongar da guerra é terrível para a economia Russa e até para o próprio regime de Putin.
Essa visão da Ucrânia ter que ceder a todas as exigências russas para evitar uma guerra não sei como qualificar, honestamente. Talvez ingénua para ser simpático. O que aconteceria a seguir se a Rússia conseguisse todas as suas exigências através da intimidação com ameaças de violência? Ia parar por ali? Quanta ingenuidade. Se as coisas se resolvessem sempre dessa forma o que seria feito de Portugal?
Honestamente, estava à espera de algo um bocadinho mais complexo para uma opinião dissonante e que vai "contra a opinião da maioria".