Percebo, o que nunca vamos saber é se ele estaria a fazer o mesmo se a atitude do Ocidente fosse outra.
Tu vais me dizer que sim, mas eu nao tenho essa certeza.
Repara que eu nao digo nada que seja Pro Russia, muito pelo contrário. Digo e coisas que nao sao positivas da NATO.
Este descalabro Ucraniano tem muita gente com as maos manchadas de sangue, alem dos russos.
Agora claro que num Mundo ideal, todos deviam ter direito a livre escolha do seu destino, devia ser so Paz, devia ser so Amor, todos a darem se bem, a serem amigos, compreensivos.
Mas a natureza nao é assim tao boa, é competitiva, sejam humanos, seja qualquer outra especie. E infelizmente, ate ao contrario do que se imaginaria, o desenvolvimento da inteligencia dos humanos, em vez de os levar a serem menos competitivos, menos gananciosos, ainda os tornou pior.
Por isso, nao, o Mundo nao é justo. Nunca o foi, nao o é e provavelmente nunca vai ser.
A verdade é que nao podemos ignorar e fugir ao facto de os russos serem militarmente muito poderosos. La esta, nao ha justiça. Tal e qual os leões nao sao todos igualmente fortes. Os animais nao sao todos igualmente poderosos e livres. Os russos podem ser uns idiotas, mas sao tambem um perigo para todos nos. E temos, quer se goste, quer nao, de lidar com isso.
E dai eu dizer, que a melhor maneira de poupar este povo a esta situação era uma tentativa de acordo que satisfizesse as 3 partes, e nao o que aconteceu e que nos conduziu a situacao actual.