Guerra Rússia - Ucrânia

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,980
5,027
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Agora ja estamos na fase dos apoiantes da invasao se fazerem de vitimas?

Sent from my M2007J17G using Tapatalk
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,860
4,546
“Mastercard and Visa suspends all transactions and operations in Russia”

Kabooomm!!
Pelos vistos, não é o que as pessoas estão a pensar.
Os cartões deles vão funcionar na mesma na Rússia. Fora da Rússia é que não. E o contrário também, os nossos cartões Visa e MC não vão funcionar lá.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
33,825
63,830
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Bom video, certamente de republicanos, mas aqueles primeiros 15 minutos, com o discurso do Gorbachov, o que dizia o historiador em 2011, sao muito importantes para perceber o porque dos russos se estarem a sentir encurralados.

Claro que é deplorável a atitude russa contra os ucranianos, mas isto e o resultado de decadas de falsas promessas, de mentiras, da NATO e sobretudo dos USA, que conduziram a esta reação. Exagerada claro, porque na verdade a NATO nunca chegou a aceitar a Ucrania.

Mas aconselho a que vejam com atenção o vídeo, pelo menos ate comecarem a falar os homens.
 
  • Like
Reações: cccmonteiro

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
282
519
O Putin com o Macron e o Schultz ficou a 30 m de distância por causa do covid, hoje numa operação de charme reuniu-se com as meninas hospedeiras da Aeroflot que vão ficar desempregadas esteve com com elas bem juntinhas o piça mole!!!!
O Putin com o Macron e o Schultz ficou a 30 m de distância por causa do covid, hoje numa operação de charme reuniu-se com as meninas hospedeiras da Aeroflot que vão ficar desempregadas esteve com com elas bem juntinhas o piça mole!!!!
Isso aconteceu pq tanto o Macron como o chanceler alemão , recusaram a forma de fazer o teste PCR que os russos queriam impor, que seria aquando da chegada deles à Rússia . Não se podiam por a jeito de a comandita russa , ter acesso à extração de DNA de dois líderes mundiais .
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
33,825
63,830
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Vou fazer aqui uma analogia da minha vida com esta situacao da invasao, com a qual eu NÃO CONCORDO, obviamente.

Mas como se viu no video acima, os russos nao sao culpados sozinhos.

Entao ca vai

A familia da minha mulher é toda toupeirista, doentes ( os homens ). Eu sou mais velho que o meu cunhado, e tivemos uma filha primeiro, que claro que eu adorava que fosse portista. E odiava que fosse boifiquista ( se fosse era, mas claro que me ia roer por dentro ).

Ora assim que ela comecou a ter uns anitos eu comprei equipamentos do nosso Porto, comecei a ir com ela ao Dragão. A minha mulher dizia que como do outro lado eram boifiquistas que era justo ela poder ir a luz tambem.

E eu defini a minha linha vermelha. NÃO!!!!!

Baseado em quê?

Que para mim a importancia do futebol, do clube, era incomensuravelmente maior do que para ela ( esposa ), que nao liga nada a futebol.

Mas ao longo do tempo, de volta e meia la vinha a conversa que qualquer dia o meu cunhado levava a menina aquele antro. Eu fui sempre dizendo que não.

Ate que uma vez, me pareceu que estavam a querer mesmo forçar isso. E reagi mal. Nao reagi violentamente, nao bati em ninguem, mas falei grosso. E disse mesmo ao meu cunhado que se queria levar uma crianca da familia a espelunca entao que a fosse fazer!!!!! E desde aí nao me voltaram a falar no assunto.

Ou seja nesse dia a linha vermelha foi claramente cruzada e eu reagi. Se calhar mal, se calhar de forma exagerada. Mas reagi, porque me senti encurralado.

Reparem, para quem viu o video que esta no meu post anterior, o video do colega @cccmonteiro, a analogia.

Os russos mal ou bem, com ou sem grande razão ( como eu nao querer que a minha filhota va a Luz ), nao querem a NATO nas suas fronteiras, nao querem misseis da NATO nas suas fronteiras. E durante décadas viram a NATO expandir se contra os interesses deles e ao contrario do que lhes tinha sido prometido pelo George Bush Pai.

Esta reccao deles obviamente que e erradissima, obviamente que e uma vergonha.

Mas como diz aquele individuo no video numa conferência de 2015, o Ocidente, a Ucrania e a Russia podiam perfeitamente ter tentado uma solução que fosse positiva para as 3 partes e nao o fizeram.

Eu culpo os russos de estarem a invadir a Ucrania, de estarem a destruir um Pais e de estarem a destruir vidas. Mas tambem culpo os paises da NATO por ignorarem aquelas linhas vermelhas que os russos traçaram.

E a prova que erraram é que agora assistem a destruição da Ucrania, e nao vao la ajudar. E porquê? Porque no fundo sabiam que isto ia acontecer e nao fizeram nada para o impedir, muito pelo contrário. E deixam aquele povo a merce de um cao raivoso, descontrolado, simplesmente porque sabem que uma guerra decalarada contra a Russia seria uma desgraça para a propria NATO.

Entao se calhar mais valia terem tido a sensibilidade de tentar encontrar uma solução que satisfizesse minimamente todas as partes envolvidas.
 
Última edição:
  • Like
  • Love
Reações: Sabininho e nuno40

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,785
71,389
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Vou fazer aqui uma analogia da minha vida com esta situacao da invasao, com a qual eu NÃO CONCORDO, obviamente.

Mas como se viu no video acima, os russos nao sao culpados sozinhos.

Entao ca vai

A familia da minha mulher é toda toupeirista, doentes ( os homens ). Eu sou mais velho que o meu cunhado, e tivemos uma filha primeiro, que claro que eu adorava que fosse portista. E odiava que fosse boifiquista ( se fosse era, mas claro que me ia roer por dentro ).

Ora assim que ela comecou a ter uns anitos eu comprei equipamentos do nosso Porto, comecei a ir com ela ao Dragão. A minha mulher dizia que como do outro lado eram boifiquistas que era justo ela poder ir a luz tambem.

E eu defini a minha linha vermelha. NÃO!!!!!

Baseado em quê?

Que para mim a importancia do futebol, do clube, era incomensuravelmente maior do que para ela ( esposa ), que nao liga nada a futebol.

Mas ao longo do tempo, de volta e meia la vinha a conversa que qualquer dia o meu cunhado levava a menina aquele antro. Eu fui sempre dizendo que não.

Ate que uma vez, me pareceu que estavam a querer mesmo forçar isso. E reagi mal. Nao reagi violentamente, nao bati em ninguem, mas falei grosso. E disse mesmo ao meu cunhado que se queria levar uma crianca da familia a espelunca entao que a fosse fazer!!!!!

Ou seja nesse dia a linha vermelha foi claramente cruzada e eu reagi. Se calhar mal, se calhar de forma exagerada. Mas reagi, porque me senti encurralado.

Reparem, para quem viu o video que esta no meu post anterior, o video do colega @cccmonteiro, a analogia.

Os russos mal ou bem, com ou sem grande razão ( como eu nao querer que a minha filhota va a Luz ), nao querem a NATO nas suas fronteiras, nao querem misseis da NATO nas suas fronteiras. E durante décadas viram a NATO expandir se contra os interesses deles e ao contrario do que lhes tinha sido prometido pelo George Bush Pai.

Esta reccao deles obviamente que e erradissima, obviamente que e uma vergonha.

Mas como diz aquele individuo no video numa conferência de 2015, o Ocidente, a Ucrania e a Russia podiam perfeitamente ter tentado uma solução que fosse positiva para as 3 partes e nao o fizeram.

Eu culpo os russos de estarem a invadir a Ucrania, de estarem a destruir um Pais e de estarem a destruir vidas. Mas tambem culpo os paises da NATO por ignorarem aquelas linhas vermelhas que os russos traçaram.

E a prova que erraram é que agora assistem a destruição da Ucrania, e nao vao la ajudar. E porquê? Porque no fundo sabiam que isto ia acontece e nao fizeram nada para o impedir, muito pelo contrário. E deixam aquele povo a merce de um cao raivoso, descontrolado, simpelsmente porque sabem que uma guerra decalarada contra a Russia seria uma desgraça para a propria NATO.

Entao se calhar mais valia terem tido a sensibilidade de tentar encontrar uma solução que satisfizesse minimamente todas as partes envolvidas.
Tu estás a ver as coisas de forma errada. Estás a ver as coisas sob o ponto de vista da Rússia. E não é desse ponto de vista que tens que ver... É o ponto de vista do Putin!

E o Putin sempre achou que a Ucrânia não tinha direito a existir, nós é que fizemos de conta e olhamos para o lado e achávamos piada ao tipo andar de tronco nu em cima de cavalos!

Ele nasceu no Kremlin, cresceu em plena USSR, o conceito de mundo e vida foi-lhe incutido no KGB e a queda da União foi para ele um drama e uma tragédia de proporções épicas.

Ele começou o seu mandato a arrasar, espezinhar, a massacrar, a apagar do mapa Grozny! Foi a apresentação dele. Depois fez o que fez na Síria. Olhamos sempre para o lado porque uns eram uns terroristas perigosos chechenos e os outros eram do Daesh e até dava jeito. Envenenou um opositor em... plena Londres! Além das intervenções táticas com assaltos a escolas e teatros em que não teve problemas em sacrificar civis só para eliminar terroristas.

Estamos perante um vilão. Ponto. Um tipo perigoso como Hitler. Impiedoso como Stalin.

É o desafio do séc XXI como foi os anos entre 1914 e 1945 para os nossos antepassados.

O que acontecer agora vai ecoar nas próximas centenas de anos.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Vou fazer aqui uma analogia da minha vida com esta situacao da invasao, com a qual eu NÃO CONCORDO, obviamente.

Mas como se viu no video acima, os russos nao sao culpados sozinhos.

Entao ca vai

A familia da minha mulher é toda toupeirista, doentes ( os homens ). Eu sou mais velho que o meu cunhado, e tivemos uma filha primeiro, que claro que eu adorava que fosse portista. E odiava que fosse boifiquista ( se fosse era, mas claro que me ia roer por dentro ).

Ora assim que ela comecou a ter uns anitos eu comprei equipamentos do nosso Porto, comecei a ir com ela ao Dragão. A minha mulher dizia que como do outro lado eram boifiquistas que era justo ela poder ir a luz tambem.

E eu defini a minha linha vermelha. NÃO!!!!!

Baseado em quê?

Que para mim a importancia do futebol, do clube, era incomensuravelmente maior do que para ela ( esposa ), que nao liga nada a futebol.

Mas ao longo do tempo, de volta e meia la vinha a conversa que qualquer dia o meu cunhado levava a menina aquele antro. Eu fui sempre dizendo que não.

Ate que uma vez, me pareceu que estavam a querer mesmo forçar isso. E reagi mal. Nao reagi violentamente, nao bati em ninguem, mas falei grosso. E disse mesmo ao meu cunhado que se queria levar uma crianca da familia a espelunca entao que a fosse fazer!!!!! E desde aí nao me voltaram a falar no assunto.

Ou seja nesse dia a linha vermelha foi claramente cruzada e eu reagi. Se calhar mal, se calhar de forma exagerada. Mas reagi, porque me senti encurralado.

Reparem, para quem viu o video que esta no meu post anterior, o video do colega @cccmonteiro, a analogia.

Os russos mal ou bem, com ou sem grande razão ( como eu nao querer que a minha filhota va a Luz ), nao querem a NATO nas suas fronteiras, nao querem misseis da NATO nas suas fronteiras. E durante décadas viram a NATO expandir se contra os interesses deles e ao contrario do que lhes tinha sido prometido pelo George Bush Pai.

Esta reccao deles obviamente que e erradissima, obviamente que e uma vergonha.

Mas como diz aquele individuo no video numa conferência de 2015, o Ocidente, a Ucrania e a Russia podiam perfeitamente ter tentado uma solução que fosse positiva para as 3 partes e nao o fizeram.

Eu culpo os russos de estarem a invadir a Ucrania, de estarem a destruir um Pais e de estarem a destruir vidas. Mas tambem culpo os paises da NATO por ignorarem aquelas linhas vermelhas que os russos traçaram.

E a prova que erraram é que agora assistem a destruição da Ucrania, e nao vao la ajudar. E porquê? Porque no fundo sabiam que isto ia acontecer e nao fizeram nada para o impedir, muito pelo contrário. E deixam aquele povo a merce de um cao raivoso, descontrolado, simplesmente porque sabem que uma guerra decalarada contra a Russia seria uma desgraça para a propria NATO.

Entao se calhar mais valia terem tido a sensibilidade de tentar encontrar uma solução que satisfizesse minimamente todas as partes envolvidas.
Mais uma vez a adesão da Ucrânia à NATO, nunca esteve em causa, nem sequer foi pensado integrar a Ucrânia à NATO a curto e médio prazo. Havia sim interesse da Ucrânia aderir à UE, a Rússia apenas usou a NATO como arma de arremesso para justificar as pretensões de Putin. A própria Rússia é que incentivou empurrar a Ucrânia à NATO.

Além disso não foi a NATO que se expandiu a leste, foram sim os próprios países que faziam parte do bloco de leste é que decidiram aderir à NATO, por iniciativa própria. Porque a NATO havia de recusar? Independentemente dos interesses da Rússia, os seus interesses não podem passar à frente da soberania dos outros países. Era o que mais faltava seja que nação for dar satisfações à Rússia. O Putin é um prepotente.

Além disso como disse a NATO é apenas uma arma de arremesso às ambições imperialistas de Putin, pois ele arranjou um motivo para tentar reestabelecer a guerra fria e justificar os seus actos. Porque a NATO nem sequer era uma ameaça à Rússia.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
E vamos andar constantemente com medo e receio do que pode ou não achar o que é um ato de guerra, daqui a pouco um peido dado pelo Marcelo o Putin poderá achar que é um ato de guerra, tem de chegar um dia que ocidente terá de dizer basta
Não são sanções - são "operações financeiras especiais" para salvar a Rússia :LOL: :LOL:
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
33,825
63,830
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Tu estás a ver as coisas de forma errada. Estás a ver as coisas sob o ponto de vista da Rússia. E não é desse ponto de vista que tens que ver... É o ponto de vista do Putin!

E o Putin sempre achou que a Ucrânia não tinha direito a existir, nós é que fizemos de conta e olhamos para o lado e achávamos piada ao tipo andar de tronco nu em cima de cavalos!

Ele nasceu no Kremlin, cresceu em plena USSR, o conceito de mundo e vida foi-lhe incutido no KGB e a queda da União foi para ele um drama e uma tragédia de proporções épicas.

Ele começou o seu mandato a arrasar, espezinhar, a massacrar, a apagar do mapa Grozny! Foi a apresentação dele. Depois fez o que fez na Síria. Olhamos sempre para o lado porque uns eram uns terroristas perigosos chechenos e os outros eram do Daesh e até dava jeito. Envenenou um opositor em... plena Londres! Além das intervenções táticas com assaltos a escolas e teatros em que não teve problemas em sacrificar civis só para eliminar terroristas.

Estamos perante um vilão. Ponto. Um tipo perigoso como Hitler. Impiedoso como Stalin.

É o desafio do séc XXI como foi os anos entre 1914 e 1945 para os nossos antepassados.

O que acontecer agora vai ecoar nas próximas centenas de anos.
Percebo, o que nunca vamos saber é se ele estaria a fazer o mesmo se a atitude do Ocidente fosse outra.

Tu vais me dizer que sim, mas eu nao tenho essa certeza.

Repara que eu nao digo nada que seja Pro Russia, muito pelo contrário. Digo e coisas que nao sao positivas da NATO.

Este descalabro Ucraniano tem muita gente com as maos manchadas de sangue, alem dos russos.

Agora claro que num Mundo ideal, todos deviam ter direito a livre escolha do seu destino, devia ser so Paz, devia ser so Amor, todos a darem se bem, a serem amigos, compreensivos.

Mas a natureza nao é assim tao boa, é competitiva, sejam humanos, seja qualquer outra especie. E infelizmente, ate ao contrario do que se imaginaria, o desenvolvimento da inteligencia dos humanos, em vez de os levar a serem menos competitivos, menos gananciosos, ainda os tornou pior.

Por isso, nao, o Mundo nao é justo. Nunca o foi, nao o é e provavelmente nunca vai ser.

A verdade é que nao podemos ignorar e fugir ao facto de os russos serem militarmente muito poderosos. La esta, nao ha justiça. Tal e qual os leões nao sao todos igualmente fortes. Os animais nao sao todos igualmente poderosos e livres. Os russos podem ser uns idiotas, mas sao tambem um perigo para todos nos. E temos, quer se goste, quer nao, de lidar com isso.

E dai eu dizer, que a melhor maneira de poupar este povo a esta situação era uma tentativa de acordo que satisfizesse as 3 partes, e nao o que aconteceu e que nos conduziu a situacao actual.
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,462
13,271
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Vou fazer aqui uma analogia da minha vida com esta situacao da invasao, com a qual eu NÃO CONCORDO, obviamente.

Mas como se viu no video acima, os russos nao sao culpados sozinhos.

Entao ca vai

A familia da minha mulher é toda toupeirista, doentes ( os homens ). Eu sou mais velho que o meu cunhado, e tivemos uma filha primeiro, que claro que eu adorava que fosse portista. E odiava que fosse boifiquista ( se fosse era, mas claro que me ia roer por dentro ).

Ora assim que ela comecou a ter uns anitos eu comprei equipamentos do nosso Porto, comecei a ir com ela ao Dragão. A minha mulher dizia que como do outro lado eram boifiquistas que era justo ela poder ir a luz tambem.

E eu defini a minha linha vermelha. NÃO!!!!!

Baseado em quê?

Que para mim a importancia do futebol, do clube, era incomensuravelmente maior do que para ela ( esposa ), que nao liga nada a futebol.

Mas ao longo do tempo, de volta e meia la vinha a conversa que qualquer dia o meu cunhado levava a menina aquele antro. Eu fui sempre dizendo que não.

Ate que uma vez, me pareceu que estavam a querer mesmo forçar isso. E reagi mal. Nao reagi violentamente, nao bati em ninguem, mas falei grosso. E disse mesmo ao meu cunhado que se queria levar uma crianca da familia a espelunca entao que a fosse fazer!!!!! E desde aí nao me voltaram a falar no assunto.

Ou seja nesse dia a linha vermelha foi claramente cruzada e eu reagi. Se calhar mal, se calhar de forma exagerada. Mas reagi, porque me senti encurralado.

Reparem, para quem viu o video que esta no meu post anterior, o video do colega @cccmonteiro, a analogia.

Os russos mal ou bem, com ou sem grande razão ( como eu nao querer que a minha filhota va a Luz ), nao querem a NATO nas suas fronteiras, nao querem misseis da NATO nas suas fronteiras. E durante décadas viram a NATO expandir se contra os interesses deles e ao contrario do que lhes tinha sido prometido pelo George Bush Pai.

Esta reccao deles obviamente que e erradissima, obviamente que e uma vergonha.

Mas como diz aquele individuo no video numa conferência de 2015, o Ocidente, a Ucrania e a Russia podiam perfeitamente ter tentado uma solução que fosse positiva para as 3 partes e nao o fizeram.

Eu culpo os russos de estarem a invadir a Ucrania, de estarem a destruir um Pais e de estarem a destruir vidas. Mas tambem culpo os paises da NATO por ignorarem aquelas linhas vermelhas que os russos traçaram.

E a prova que erraram é que agora assistem a destruição da Ucrania, e nao vao la ajudar. E porquê? Porque no fundo sabiam que isto ia acontecer e nao fizeram nada para o impedir, muito pelo contrário. E deixam aquele povo a merce de um cao raivoso, descontrolado, simplesmente porque sabem que uma guerra decalarada contra a Russia seria uma desgraça para a propria NATO.

Entao se calhar mais valia terem tido a sensibilidade de tentar encontrar uma solução que satisfizesse minimamente todas as partes envolvidas.
Essa analogia faria sentido se a Ucrania pertencesse à Russia, da mesma forma que a tua filha é tua/ te pertence/ és responsável por ela.

A Ucrania é um país independente e soberano, com a capacidade de tomar as suas próprias decisões.
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Bom video, certamente de republicanos, mas aqueles primeiros 15 minutos, com o discurso do Gorbachov, o que dizia o historiador em 2011, sao muito importantes para perceber o porque dos russos se estarem a sentir encurralados.

Claro que é deplorável a atitude russa contra os ucranianos, mas isto e o resultado de decadas de falsas promessas, de mentiras, da NATO e sobretudo dos USA, que conduziram a esta reação. Exagerada claro, porque na verdade a NATO nunca chegou a aceitar a Ucrania.

Mas aconselho a que vejam com atenção o vídeo, pelo menos ate comecarem a falar os homens.
Para não falar das constantes provocações feitas pelo biden bem antes de começar a guerra.

Os russos querem-se "expandir", os americanos querem despejar a bombas deles e nós no meio.

E sim, tu deste o teu parecer sobre o assunto sob o ponto de vista dos russos, e as pessoas têm que entender que nem toda a gente quer viver o sonho americano.
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,980
5,027
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Para não falar das constantes provocações feitas pelo biden bem antes de começar a guerra.

Os russos querem-se "expandir", os americanos querem despejar a bombas deles e nós no meio.

E sim, tu deste o teu parecer sobre o assunto sob o ponto de vista dos russos, e as pessoas têm que entender que nem toda a gente quer viver o sonho americano.
Lol provocacoes? Mais uma caixa de ressonancia do czar. Nem tenta disfarcar

Sent from my M2007J17G using Tapatalk
 

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
722
1,670
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • Artur Jorge
  • João Pinto
Para não falar das constantes provocações feitas pelo biden bem antes de começar a guerra.

Os russos querem-se "expandir", os americanos querem despejar a bombas deles e nós no meio.

E sim, tu deste o teu parecer sobre o assunto sob o ponto de vista dos russos, e as pessoas têm que entender que nem toda a gente quer viver o sonho americano.
os ucranianos querem viver o sonho da liberdade, e há um país que nao o deixa… como alguém disse a questão da nato é completamente falsa. Penso que a linha que foi ultrapassada, nao só agora mas em 2008 na georgia, em 2014 aquando da questao da crimeia e novamente agora, foi a de um país governado por um ditador tentar subjugar outros à sua vontade….

mas ja sabemos há quem considere normal um país invadir o outro porque não gosta da liderança e do caminho que ela pretende seguir … de lembrar que desde 2014 os ucranianos sempre votaram em candidatos que se distanciaram da influência russa… os ucranianos sabem o que querem e porque o querem e se me faz um pouco de impressão que a russia achar que tem legitimidade para as suas ações da-me um certo asco ver portugueses a justificar as ações da russia….
 
  • Like
Reações: Vinha

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
14,012
15,703
Vou fazer aqui uma analogia da minha vida com esta situacao da invasao, com a qual eu NÃO CONCORDO, obviamente.

Mas como se viu no video acima, os russos nao sao culpados sozinhos.

Entao ca vai

A familia da minha mulher é toda toupeirista, doentes ( os homens ). Eu sou mais velho que o meu cunhado, e tivemos uma filha primeiro, que claro que eu adorava que fosse portista. E odiava que fosse boifiquista ( se fosse era, mas claro que me ia roer por dentro ).

Ora assim que ela comecou a ter uns anitos eu comprei equipamentos do nosso Porto, comecei a ir com ela ao Dragão. A minha mulher dizia que como do outro lado eram boifiquistas que era justo ela poder ir a luz tambem.

E eu defini a minha linha vermelha. NÃO!!!!!

Baseado em quê?

Que para mim a importancia do futebol, do clube, era incomensuravelmente maior do que para ela ( esposa ), que nao liga nada a futebol.

Mas ao longo do tempo, de volta e meia la vinha a conversa que qualquer dia o meu cunhado levava a menina aquele antro. Eu fui sempre dizendo que não.

Ate que uma vez, me pareceu que estavam a querer mesmo forçar isso. E reagi mal. Nao reagi violentamente, nao bati em ninguem, mas falei grosso. E disse mesmo ao meu cunhado que se queria levar uma crianca da familia a espelunca entao que a fosse fazer!!!!! E desde aí nao me voltaram a falar no assunto.

Ou seja nesse dia a linha vermelha foi claramente cruzada e eu reagi. Se calhar mal, se calhar de forma exagerada. Mas reagi, porque me senti encurralado.

Reparem, para quem viu o video que esta no meu post anterior, o video do colega @cccmonteiro, a analogia.

Os russos mal ou bem, com ou sem grande razão ( como eu nao querer que a minha filhota va a Luz ), nao querem a NATO nas suas fronteiras, nao querem misseis da NATO nas suas fronteiras. E durante décadas viram a NATO expandir se contra os interesses deles e ao contrario do que lhes tinha sido prometido pelo George Bush Pai.

Esta reccao deles obviamente que e erradissima, obviamente que e uma vergonha.

Mas como diz aquele individuo no video numa conferência de 2015, o Ocidente, a Ucrania e a Russia podiam perfeitamente ter tentado uma solução que fosse positiva para as 3 partes e nao o fizeram.

Eu culpo os russos de estarem a invadir a Ucrania, de estarem a destruir um Pais e de estarem a destruir vidas. Mas tambem culpo os paises da NATO por ignorarem aquelas linhas vermelhas que os russos traçaram.

E a prova que erraram é que agora assistem a destruição da Ucrania, e nao vao la ajudar. E porquê? Porque no fundo sabiam que isto ia acontecer e nao fizeram nada para o impedir, muito pelo contrário. E deixam aquele povo a merce de um cao raivoso, descontrolado, simplesmente porque sabem que uma guerra decalarada contra a Russia seria uma desgraça para a propria NATO.

Entao se calhar mais valia terem tido a sensibilidade de tentar encontrar uma solução que satisfizesse minimamente todas as partes envolvidas.
Este argumento da fronteiro é curioso... A Turquia não está muito perto da Rússia? Em rigor faz fronteira com paises da ex-uniao soviética ou seja A NATO estava na fronteira da Rússia há 50 anos...
 

miguel1980

Tribuna
11 Dezembro 2013
3,314
802
Nederland
Como é que os comunistas, que tanto orgulho têm de ser um baluarte contra a ditadura portuguesa defendem tanto um ditador russo, que está mais do que provado que não permite oposição, matando-os, que não permite a liberdade de expressão nem o direito á manifestação. Que tentam arranjar todas as desculpas e mais algumas para tentar justificar está invasão a um país soberano.

A minha mãe que tem 70 anos, viveu durante a ditadura e desde que há liberdade sempre votou no PCP, até às últimas eleições e sabem porquê? Porque já não se reve nos ideais deles e durante estes 15 últimos dias por tudo o que se tem passado ela diz que mais irá votar no PCP.

Em qualquer guerra não há santos, mas há limites para a falta de senso, quando justificam a mortes de inocentes agora com a morte de inocentes na invasão de 2014, está tudo dito.
 
  • Like
Reações: Vinha