Quando JJ chegou ao Flamengo, não estava à espera que ele atingisse este nível. O meu pensamento inicial, era que ele não se iria adaptar no Brasil e que em dado momento iria ter problemas com os jogadores devido à sua exigência e consequentemente perder o balneário. Ainda para mais, a imprensa e os treinadores foram bastante duros durante todo o período.
O JJ surpreendeu-me ter aguentado tudo isto sem nunca ter "perdido a cabeça". Muito provavelmente, como estava fora de Portugal e da sua zona de conforto controlou melhor as suas reações. Nunca gostei dele por causa da arrogância que foi demonstrando ao longo da sua carreira, especialmente no 5lb. No entanto, talvez por eu morar no Brasil há 4 anos, quando ele assinou pelo Flamengo, criei uma certa empatia e automaticamente fiquei a torcer para que ele vencesse.
O nível de jogo apresentado pelo Flamengo foi muito superior ao dos seus rivais. Taticamente foi uma goleada que o JJ deu a todos os outros treinadores. Virou um deus para os adeptos do Flamengo.
Estas conquistas acabaram por fazer justiça contra todos aqueles que, no Brasil, desprezam totalmente a qualidade do futebol português, sendo esse grupo representado por um acéfalo de nome Marcos Vargas.
Parece que o Jesus aprendeu que quem ri por último... ri melhor.