Mesmo partindo do princípio de que o Francisco J Marques disse apenas o óbvio - que, mesmo o Casillas ficando, vai haver uma folga de milhões porque nunca na vida continuará a receber o que recebe - concedo que podia não o ter dito. Em off ou não.
Seja como for, não falou da equipa. Falou da situação financeira do clube. Falou de contratos de jogadores. Falou de dinheiro.
O Sérgio Conceição tem de perceber isso. Pela segunda vez, mandou o Francisco J Marqes calar-se - já o tinha feito antes e dessa vez para defender o amiguinho Fernando Santos. E também nessa altura, o Francisco não estava a falar da equipa do Porto no sentido em que o Sérgio Conceição o entende - estava a falar dos critérios do seleccionador nacional e tem todo o direito de o fazer.
Se o Francisco J. Marques vier criticar a convocatória de hoje, o Sérgio Conceição também irá mandá-lo calar?
«De futebol só falo eu e o Presidente». E o director-geral, Luís Gonçalves, é um monte de merda que anda para ali? O Sérgio Conceição não concede a um seu superior hierárquico que fale de futebol? No dia em que o fizer, também vai mandá-lo calar? E vai mandar calar o Adelino Caldeira, o Fernando Gomes ou o Reinaldo Teles se eles um dia falarem de futebol?
Tem piada, agora os empregados é que mandam calar os patrões...
Um dia, perguntaram ao Sérgio Conceição sobre o caso dos emails do Benfica. Ele respondeu que começava a ser um exagero, que começava a ser demais. Foi pena o Francisco J Marques não o ter mandado calar, dizendo que ninguém fala da comunicação do clube a não ser ele e o Presidente.
Por melhor trabalho que faça, por mais vezes campeão que seja, por mais que tenha tirado a equipa de futebol do buraco onde ela se encontrava, o Sérgio Conceição tem de saber qual é o seu lugar - o de um simples funcionário cuja missão não é a de atacar outros colegas do clube.
Se eu fosse o Francisco J Marques, tinha-me demitido na hora se o Presidente não interviesse. Claro que nunca irei a lado nenhum na vida por isso mesmo. Não tenho estômago para certas coisas. Se calhar o Francisco fez o melhor para o clube e o pior para si próprio.