#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
6,146
10,689
Muita gente parece ter-se esquecido do contexto em que tomaste conta da equipa.
Uma das piores (se não a pior) temporada a que já assisti em 45 anos.
Um clube em turbilhão, por causa de eleições recentes e da péssima época desportiva anterior.
Um plantel remodelado em 70 ou mais %.
Uma aura negativa e de desconfiança relacionada com o anterior treinador.
A três dias de iniciar a época, perdemos o nosso grande capitão, numa tragédia que poderia ter minado toda uma época a começar.
A morte de mães de jogadores no último terço da época, e que abalam qualquer um.
Um fartar vilanagem de arbitragem, que muito empurra outros, desde Agosto de 2025.
Um fartar vilanagem de arbitragem que só não nos empurra para baixo, por mérito do treinador e equipa.
A possibilidade de igualar o recorde de pontos numa liga a quatro jornadas do fim.
Um título muito bem encaminhado e muito saboroso, quando no inicio se dizia que iamos tentar ficar mais perto dos outros.
Um volume grande de jogadores que evoluiram brutalmente desde a época passada.
Uma liga sem derrotas nos clássicos, e só não foram quatro vitórias por erros de arbitragem ou minutos finais fatídicos.

E ganhar a Liga não chega certo?

SuperdragonXXI

Tribuna Presidencial
10 Novembro 2014
5,178
5,346
Farioli a ser Farioli.

Queria começar por dizer que fez muita coisa boa nesta época no nosso clube. Muito mesmo.
Mas não esta isento de críticas. E as primeiras vão para o facto de ainda não ter entendido que em nossa casa mandamos Nós, principalmente nos jogos com os nossos rivais. É PARA GANHAR.
E Farioli desde o jogo com o Benfica no campeonato que se acovarda nestes momentos. Não tem killer instinct.

comecou, e bem , por construir a casa a partir de uma defesa bem alicerçada, apesar de não entender a baixa posicional do trinco para uma linha de 5, quando isso obriga a uma perda de superioridade numérica na zona média do terreno e a um comprimir a equipa de forma a que quando recupera a bola, raras são as vezes em que apanha o adversário em contrapé .

Agora, o que eu não posso admitir é que depois de rotinar bem a organização defensiva e a sua transição, é verificar que as dinâmicas ofensivas, são rotineiras, facilmente anuladas e nunca são estudadas alternativas. É sempre a mesma coisa. E não tem nada a ver com os jogadores .
Uma equipa grande não pode canalizar e entregar a construção de jogo aos centrais . Não pode. É surreal a previsibilidade do nosso jogo.

Andar a colocar o Rosário a central para conseguirmos ter mais clarividência e fluidez na saída de bola em zonas recuadas? É isto que nos vai fazer sermos mais acutilantes e ofensivos?
Jogamos a segunda parte toda com o Bragança a trinco do Sporting.. só dá para rir, a rigidez e o medo do nosso treinador .
Já houve tempo e espaço para mudar dinâmicas ofensivas .

Os pontas podem ser fracos, mas não têm uma bola de golo.

a ter de ganhar um jogo a uma equipa miseravelmente em termos anímicos, não conseguimos marcar um golo e o Farioli ainda diz que os esmagamos?

Farioli há espaço para evoluíres, mas tenho dúvidas se o queres fazer.
Até pq tens jogadores para jogares mais do que jogas. É preciso é quereres e deixares de trocar jogadores como quem troca pneus.

Começo a ter dúvidas
Não dás uma para a CAXA, oh Caxas.

• Like
Reações: Azul Escuro

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,126
7,872
Eu como não tenho medo nenhum posso facilmente provar quem sou e há quantos anos sou sócio . Sem problema nenhum. Mas mal esta o fórum em que a legitimidade e liberdade de expressão de quem quer que seja, esteja condicionada dessa forma . Quanto a insultos, ficam com quem os faz .
Fui correctíssimo nos 2 comentários em que te citei, sabes perfeitamente disso.
Zero insultos, zero ofensas, nunca vou por esse caminho reles.
A ironia e o sarcasmo são legítimos.

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
367
753
Fui correctíssimo nos 2 comentários em que te citei, sabes perfeitamente disso.
Zero insultos, zero ofensas, nunca vou por esse caminho reles.
A ironia e o sarcasmo são legítimos.
Foi? Só engano quem é tanso ? Das duas uma, ou sou treinador de futebol e quero o Farioli fora para me contratarem , ou sou uma suposta viúva . Mas até aí te ajudo . A minha assinatura está no livro de honra de candidatura do nosso presidente .
portanto, se queres contra argumentar, tudo bem, se não queres , estamos a fazer perder o tempo um do outro .

SuperdragonXXI

Tribuna Presidencial
10 Novembro 2014
5,178
5,346
Obrigado . Qual é mesmo o contra argumento ao que eu disse ? Não existe , né ? Obrigado
Por acaso até existe. O que ele tem feito esta época é um feito extraordinário. Revolução do plantel com muita gente jovem e nova. Das arbitragens, nem vale a pena falar. Vínhamos da pior época dos últimos 40 anos, com pouca margem de manobra na vertente financeira. Os jogos começara, e todos vimos que havia ali algo de especial. O jogo de ontem nem devia ter sido contra os sapo. Esses fdp estavam eliminados no Açores, e só com uma falta de vergonha total, branqueada pela CS, é que roubaram o SC das meias finais. Já para não falar que ficamos sem os 2 PL numa altura complicada da época.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,126
7,872
Um clube em turbilhão, por causa de eleições recentes e da péssima época desportiva anterior.
A três dias de iniciar a época, perdemos o nosso grande capitão, numa tragédia que poderia ter minado toda uma época a começar.
A morte de mães de jogadores no último terço da época, e que abalam qualquer um.
Um fartar vilanagem de arbitragem, que muito empurra outros, desde Agosto de 2025.
Um fartar vilanagem de arbitragem que só não nos empurra para baixo, por mérito do treinador e equipa.
A possibilidade de igualar o recorde de pontos numa liga a quatro jornadas do fim.
Um título muito bem encaminhado e muito saboroso, quando no inicio se dizia que iamos tentar ficar mais perto dos outros.
Uma liga sem derrotas nos clássicos, e só não foram quatro vitórias por erros de arbitragem ou minutos finais fatídicos.

Embora os mais críticos, aziados por não se ir ganhar tudo, nem se apercebam disso, a azia deles é a melhor confirmação do grande trabalho que o Farioli está a fazer. Tão grande, que até fez acreditar aos críticos aziados que podíamos mesmo ganhar tudo.

• Like
Reações: Dragão_1977

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,761
7,764
Os insultos ao treinador estao connosco na sala?

Ha aqui malta muito sensivel. Imagino se por cá andassem noutros tempos loles.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
13,012
15,026
36
Porto
Concordo contigo, o Farioli nestes jogos "grandes" acobarda-se sempre um bocado. Ontem tínhamos que ter entrado com tudo, estávamos atrás na eliminatória e a jogar no Dragão. Falta-lhe mais coragem! Não descurando os erros graves de arbitragem que inclinaram o campo tínhamos que ter feito mais ontem. E não tenhas receio de dar a tua opinião aqui, mesmo que apareçam aí trogloditas a dizer que és mouro ou lagarto, comigo já aconteceu o mesmo. Quero é que eles se fodam, isto não é a coreia do norte.
O Farioli acobardou-se em Alvalade no jogo do campeonato ? Ganhou , sem espinhas.
O Farioli acorbardou-se na luz no campeonato ? Pelo contrário, devia ter-se acobardado mais na segunda parte.
O Farioli acobardou-se na primeira mão da taça em alvalade ? Fazemos uma grande primeira parte. Só marcam de penalty depois
O Farioli acobardou-se em Braga ? Sempre ao ataque. O braga tem o penalty e mais nada.
Contra o Nottingham e Estugarda acobardou-se ? O estugarda foi melhor na segunda mão , era de facto uma excelente equipa e tinha que ir atrás do resultado e fomos obrigados a baixar. Aqui com o Nottingham em condições normais davas 4 ou 5 e lá em inglaterra depois daquela primeira parte que ficamos com menos 1, na segunda e com 10 , bastava ver a cara dos adeptos do nottingham nas bancadas.

Os únicos jogos que podes dizer que o Farioli podia ter arriscado mais foi contra o benfica aqui em casa. Ai sim , podia ter sido mais arrojado. Mesmo assim , é um jogo que devias estar a jogar contra 10 desde muito cedo e tens um penalty nos últimos minutos não assinalados.

Mesmo ontem acobardou-se ? A primeira parte foi renhida. Na segunda foi toda do Porto. Fez substituições sempre para a frente. Tirou o 6 para o por a central. tirou um lateral para por um médio. E depois fez trocas por trocas ofensivas.

Por isso , não estou a ver onde é que ele se acobarda.

Se é um treinador ultra ofensivo, com risco máximo em tudo que faz e que está constantemente ao ataque ? Não , não é. É obviamente um treinador mais cerebral , com tudo definido e com um planeamento bem identificado. Se tem problemas em baixar as linhas ? Não tem problemas nenhuns. Ele próprio admite. Mas isso faz parte do jogo. O futebol está cada vez mais táctico , preso e amarrado.

Acho que muita gente não tem noção que estamos a enfrentar um sporting bi campeão, com uma base sólida e treinador. Jogadores que estão ali que jogam lá e juntos há 3/4/5 anos. O outro rival gasta como quer. Aos 100M de cada vez. E têm supostamente o melhor treinador da história do futebol português. Ainda lutamos contra árbitros de merda que nos prejudicam jogo atrás jogo. Ainda lutamos contra lesões graves , contra mortes, contra uma mudança recente de direção, contra um descalabro financeiro que tínhamos, contra a vinda de 2 épocas simplesmente deploráveis ( principalmente a última )..

Tivemos que em tempo recorde ( numa janela de transferências fazer um MILAGRE ) e equilibrar este plantel. Como se pode ver está muito longe de estar bem constituído , principalmente no que diz respeito a jogadores na frente que consigam realmente elevar o jogo do Porto

Com isto tudo ( que não é pouco ) , estamos quase a ser campeões nacionais. Chegamos às meias finais da taça de portugal e aos quartos de final da Liga Europa ( que diga-se de passagem, desde a ultima conquista em 2011, as campanhas nesta prova eram só vergonhosas).

Para além disso tudo: Pode agradar mais ou menos o futebol praticado , mas este treinador conseguiu reunir as tropas. Lutar do nosso lado contra tudo e todos e pode se apontar muitas coisa mas nunca dizerem que não há força, vontade e garra dentro do campo.

Eu pergunto : O que é que se pode pedir mais ? Sinceramente não sei. Sei que há muita emoção, muita ansiedade e somos todos muito emotivos no que diz respeito ao clube mas vamos parar para pensar um pouco em tudo isto que eu disse e fazer a pergunta : O que se pode pedir mais ? O próprio treinador disse que o que lhe foi pedido foi para este ano tentar diminuir a distância para os rivais ( e era o objetivo desta época, tinha que ser! ) e está a ser mais que cumprido. Sabem como sei isso ? Pela CS e pelos rivais. Não é á toa que este ano destilam novamente ódio contra nós. Ou acham que é coincidência ? Não.

É fodido ter paciência e acreditar num processo ? É, claro. Mas se é o que é preciso para daqui a 2/3 anos estarmos cada vez mais fortes e consolidados que seja.

Sei que disse que não falava mais neste tópico mas é mais forte que eu.

Ganhar na reboleira.

PS : Respondi-te na primeira parte , o resto foi um desabafo meu. Não uma crítica ao que disseste, que tens o teu pensamento perfeitamente legítimo.

Panda Azul e Branco

Tribuna Presidencial
14 Janeiro 2025
6,126
7,872
Foi? Só engano quem é tanso ? Das duas uma, ou sou treinador de futebol e quero o Farioli fora para me contratarem , ou sou uma suposta viúva . Mas até aí te ajudo . A minha assinatura está no livro de honra de candidatura do nosso presidente .
portanto, se queres contra argumentar, tudo bem, se não queres , estamos a fazer perder o tempo um do outro .
Onde é que isso é ofensa ou insulto? É uma critica irónica, normal num fórum de futebol, és muito susceptivel.

Última edição:

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
26,514
60,493
Conquistas
6
23
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20

Ha um ano toda a gente assinava ser campeão. Não queriam saber de Taça, Liga Europa nem do crl. Campeonato e não era preciso mais nada.

Vamos ser campeões e parece que afinal fizemos uma época aquém. Eles nem se apercebem, mas isso é um elogio do crl ao treinador.

Nuno Oliveira

Bancada central
21 Fevereiro 2023
1,072
1,657
Eu como não tenho medo nenhum posso facilmente provar quem sou e há quantos anos sou sócio . Sem problema nenhum. Mas mal esta o fórum em que a legitimidade e liberdade de expressão de quem quer que seja, esteja condicionada dessa forma . Quanto a insultos, ficam com quem os faz .
Até te digo. No comentário que fizeste em relação ao nosso futebol e em relação ao nosso treinador, não concordo em quase nada do que disseste mas acima de tudo respeito a tua opinião, aliás a tua e a de todos. O fórum devia ser isto, não um espaço onde por teres uma opinião diferente que és logo alvo de insultos e por isso mesmo é que alguns users vão logo para a área do bloqueio. Tentam-se fazer ouvir á base do grito escrito, algo tão mas tão ridículo que dá pena.

• Like
Reações: Lucho75

Clubman

Lugar Anual
24 Julho 2020
19,525
23,338
O Farioli acobardou-se em Alvalade no jogo do campeonato ? Ganhou , sem espinhas.
O Farioli acorbardou-se na luz no campeonato ? Pelo contrário, devia ter-se acobardado mais na segunda parte.
O Farioli acobardou-se na primeira mão da taça em alvalade ? Fazemos uma grande primeira parte. Só marcam de penalty depois
O Farioli acobardou-se em Braga ? Sempre ao ataque. O braga tem o penalty e mais nada.
Contra o Nottingham e Estugarda acobardou-se ? O estugarda foi melhor na segunda mão , era de facto uma excelente equipa e tinha que ir atrás do resultado e fomos obrigados a baixar. Aqui com o Nottingham em condições normais davas 4 ou 5 e lá em inglaterra depois daquela primeira parte que ficamos com menos 1, na segunda e com 10 , bastava ver a cara dos adeptos do nottingham nas bancadas.

Os únicos jogos que podes dizer que o Farioli podia ter arriscado mais foi contra o benfica aqui em casa. Ai sim , podia ter sido mais arrojado. Mesmo assim , é um jogo que devias estar a jogar contra 10 desde muito cedo e tens um penalty nos últimos minutos não assinalados.

Mesmo ontem acobardou-se ? A primeira parte foi renhida. Na segunda foi toda do Porto. Fez substituições sempre para a frente. Tirou o 6 para o por a central. tirou um lateral para por um médio. E depois fez trocas por trocas ofensivas.

Se é um treinador ultra ofensivo, com risco máximo em tudo que faz e que está constantemente ao ataque ? Não , não é. É obviamente um treinador mais cerebral , com tudo definido e com um planeamento bem identificado. Se tem problemas em baixar as linhas ? Não tem problemas nenhuns. Ele próprio admite. Mas isso faz parte do jogo. O futebol está cada vez mais táctico , preso e amarrado.

Acho que muita gente não tem noção que estamos a enfrentar um sporting bi campeão, com uma base sólida e treinador. Jogadores que estão ali que jogam lá e juntos há 3/4/5 anos. O outro rival gasta como quer. Aos 100M de cada vez. E têm supostamente o melhor treinador da história do futebol português. Ainda lutamos contra árbitros de merda que nos prejudicam jogo atrás jogo. Ainda lutamos contra lesões graves , contra mortes, contra uma mudança recente de direção, contra um descalabro financeiro que tínhamos, contra a vinda de 2 épocas simplesmente deploráveis ( principalmente a última )..

Tivemos que em tempo recorde ( numa janela de transferências fazer um MILAGRE ) e equilibrar este plantel. Como se pode ver está muito longe de estar bem constituído , principalmente no que diz respeito a jogadores na frente que consigam realmente elevar o jogo do Porto

Com isto tudo ( que não é pouco ) , estamos quase a ser campeões nacionais. Chegamos às meias finais da taça de portugal e aos quartos de final da Liga Europa ( que diga-se de passagem, desde a ultima conquista em 2011, as campanhas nesta prova eram só vergonhosas).

Para além disso tudo: Pode agradar mais ou menos o futebol praticado , mas este treinador conseguiu reunir as tropas. Lutar do nosso lado contra tudo e todos e pode se apontar muitas coisa mas nunca dizerem que não há força, vontade e garra dentro do campo.

Eu pergunto : O que é que se pode pedir mais ? Sinceramente não sei. Sei que há muita emoção, muita ansiedade e somos todos muito emotivos no que diz respeito ao clube mas vamos parar para pensar um pouco em tudo isto que eu disse e fazer a pergunta : O que se pode pedir mais ? O próprio treinador disse que o que lhe foi pedido foi para este ano tentar diminuir a distância para os rivais ( e era o objetivo desta época, tinha que ser! ) e está a ser mais que cumprido. Sabem como sei isso ? Pela CS e pelos rivais. Não é á toa que este ano destilam novamente ódio contra nós. Ou acham que é coincidência ? Não.

É fodido ter paciência e acreditar num processo ? É, claro. Mas se é o que é preciso para daqui a 2/3 anos estarmos cada vez mais fortes e consolidados que seja.

Ganhar na reboleira.

PS : Respondi-te na primeira parte , o resto foi um desabafo meu. Não uma crítica ao que disseste, que tens o teu pensamento perfeitamente legítimo.
Não sejas assim pah, é mais bonito andar aqui a fazer de caixa de ressonância de jornalixos do expresso(?)

Cheira a cocó no Dragão

• Like
Reações: dragonfever e Roma

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
367
753
Onde é que isso é ofensa ou insulto? É uma critica irónica, normal num fórum de futebol, és muito susceptivel.
Aquilo não foi uma crítica. Foi um comentário depreciativo e sem sentido nenhum.
Mas pegando no que é um fórum de futebol, deixa m dizer que é perfeitamente normal que haja pessoas com opiniões completamente distintas. Seja a minha ou de quem quer que seja. Não se distingue o portismo baseado nisso. Eu sou crítico e não gosto de muita coisa. O fórum é isso mesmo. Aceita, aceita com respeito

• Like
Reações: Lucho75

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,952
5,506
41
Porto, Portugal
Sobre o jogo de ontem, se a ideia era segurar o 0-0 para depois na segunda parte arriscar, então o onze foi mal escolhido.

Oskar e William tinham de ter ficado no banco e Pepê e Borja tinham de ir de início.

Fofana tinha de ter ido de início e Froholdt no banco.

Atrás até entendi que houvesse grande opção.

Tínhamos ido mais conservadores para depois na segunda parte lançar um Oskar fresquinho para explorar o lado direito do Sporting cansado pela carraça Borja. Lançar um William para pôr em cheque o Maxi que andava todo roto. Um Froholdt em dupla com o Fofana para lhes comer o meio campo.

Fisicamente com estas 3 setas frescas e verticais apontadas à baliza estaríamos muito mais aptos para arriscar o golo. E com os outros estaríamos aptos a segurar o jogo 0-0 como pareceu ser o objetivo.
Era o que eu faria (o que fez mourinho)
Jogar com o cansaço deles

johnydraco

Superior
3 Março 2026
12
20
Olá
Está a ser uma época fantástica tendo em conta tudo o que tem acontecido e o rumo que a equipa levava.
Quem imaginava que a equipa ia ser tão competitiva? Sejam honestos por favor...
A direção e o treinador foram pragmáticos , nunca poderiam ter uma equipa tecnicamente evoluida porque isso demora tempo e fica mesmo muito caro, e infelizmente dinheiro em caixa não abunda.
As contratações foram bem feitas e apenas o azar de perder o Luuk de JONG e Samu nos impediu de chegar mais cedo ao título e competir até ao fim noutras provas. Temos de ser racionais e compreender que Farioli foi obrigado a gerir e rodar o plantel para chegar ao fim do campeonato com a equipa mais fresca que os rivais.
A grande desilução da epoca foi o Rodrigo Mora. Sempre achei que ia ser um ano de crescimento e afirmação deste miúdo .... fez muita falta um desequilibrador .
Temos de nos manter unidos, vamos ter de sofrer mais um bocadinho porque os nossos jogadores revelam algumas dores de crescimento especialmente em momentos de pressão ( poucos sabem o que é ganhar um título).
TODOS JUNTOS SOMOS PORTO

• Like
Reações: Dagerman

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
20,776
30,665
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Até o @Roma já reconhece que o Farioli podia ter sido mais arrojado em alguns jogos, nomeadamente o jogo contra as galinhas no Dragão.

O jogo no pardieiro a ganhar 2-0 também devia-mos ter saido de lá com a vitoria.

o Farioli tem muito merito no titulo que está prestes a conquistar mas não façam dele um Deus porque além de ser muito jovem ainda tem de aprender muito.

Chegou pela primeira vez na vida a um clube grande e tenho a certeza que para o ano vai abordar estes jogos de uma maneira mais agressiva pois ele já se está a aperceber que no Dragão os adeptos exigem sempre a vitoria.

Seja com Bayerns seja com a lampionagem.

Gatão1983

"Estaremos sempre a teu lado, pelo nosso FCPorto"
14 Março 2023
4,027
11,761
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Temos tendência a dar valor às coisas depois de as perdermos.

Em julho, na ressaca da inenarrável participação no Mundial de Clubes, não existia uma única alma crente de sermos capazes de encurtar distâncias com os nossos rivais e efetivamente discutirmos o título nacional.

Todos, sem exceção, pagavam mundo e fundos, gastavam couro e cabelo se lhes garantissem que no final de abril/2026 iríamos estar na liderança do campeonato com 5 pontos de vantagem.

Mas há quem se tenha deixado levar pela ganância, pela soberba, por uma "exigência" nunca antes vista.

Francesco Farioli vai ser o primeiro treinador de uma das principais ligas europeias, a ganhar um campeonato sem as suas duas principais opções para pdl.
Como diria o Serrão "diga-me um" clube que tenha sido campeão a ter de jogar mais de 3 meses sem PdL
E, ainda assim, não passa às meias-finais da Liga Europa porque tem um expulso aos 6min da 2ª mão dos 4os de final, depois de um festival de golos falhados na 1ª mão.
E, ainda assim, não se qualifica para a final da Taça de Portugal depois de uma expulsão perdoada aos 5min, de um penalty descarado e de outro em tudo similar ao que o adversário converteu na 1ª mão, e que lhes garantiu a vantagem na eliminatória.

Numa comparação de "injustiças", o Vítor Pereira também era isto e era aquilo, não faltava quem o desejasse ver pelas costas o quanto antes. Depois foi o que se viu. É só entendidos e exigentes.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,653
33,890
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto

Ganhar na reboleira.

Dou nota 19 em 20 ao Farioli

Só não dou 20 devido ao futebol estereotipado em organização ofensivo, sabendo que uma quota parte da responsabilidade é da falta de qualidade individual ao seu dispor.

Quantos treinadores conseguiram contra os melhores "calimeros de sempre" ser campeão como tudo indica com Gul e Moffi a fazer meia época a titular?

Em organização defensiva e na pressão é Porto vintage, do melhor que já vi de todos os treinadores que por cá passaram.

O next step é evoluir com bola especialmente em processo de ataque organizado.

Não tenho dúvida que de todos os ativos que AVB tem de momento o nosso CFO e Farioli são os mais diferenciados sendo que Farioli é o RH que mais potencia o valor do clube.