#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.20 Performance da Época
Feraz

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
9,373
21,505
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Vamos a alguns factos.

Do 11 com que o Sporting entrou ontem em campo 10 estavam no clube em 2024/2025 (só o Suarez é novo) e desses 10, 7/8 já estavam no Sporting em 2023/2024.

Achar que em 8 meses, vindos de uma época absolutamente apocalíptica e partindo de um plantel com pouca qualidade, poderíamos "esmagar" o Sporting (que é bicampeão nacional, que andou a fazer boa figura na Liga dos Campeões e que domina o jogo por cá, dentro e fora das linhas) é pouco mais do que um wishfull thinking. Especialmente a partir do momento em que perdemos os 2 pontas de lança que seriam as nossas grandes referências ofensivas.

Ser campeão partindo destas bases é um feito gigantesco. Poderia ter sido melhor? Podia. Há espaço para melhorar? Há. Mas menorizar o que foi e está a ser feito parece-me um disparate sem qualquer sentido. Este projeto com Farioli nem 10 meses tem. E partimos de 3 anos em que estavamos ano após ano cada vez mais longe do título.

Quando AVB varreu as competições nacionais e internacionais em 2010/2011 uma grande parte daquele plantel já estava no FC Porto antes da sua chegada. Do 11 que jogou a final de Dublin já cá estavam Helton, Sapunaru, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, Guarin, Hulk, Silvestre Varela e Falcao. Só Moutinho e Otamendi eram contratações para a nova época.

Eu sei que o futebol é território de emoção, mas temos que ser racionais nalgumas análises. E mais do que isso. Devemos ser justos.

Última edição:

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
11,263
8,711
Vamos a alguns factos.

Do 11 com que o Sporting entrou ontem em campo 10 estavam no clube em 2024/2025 (só o Suarez é novo) e desses 10, 7/8 já estavam no Sporting em 2023/2024.

Achar que em 8 meses, vindos de uma época absolutamente apocalíptica e partindo de um plantel com pouca qualidade, poderíamos "esmagar" o Sporting (que é bicampeão nacional, que andou a fazer boa figura na Liga dos Campeões e que domina o jogo por cá dentro e fora das linhas) é pouco mais do que um wishfull thinking. Especialmente a partir do momento em que perdemos os 2 pontas de lança que seriam as nossas grandes referências ofensivas.

Ser campeão partindo destas bases é um feito gigantesco. Poderia ter sido melhor? Podia. Há espaço para melhorar? Há. Mas menorizar o que foi e está a ser feito parece-me um disparate sem qualquer sentido. Este projeto com Farioli nem 10 meses tem. E partimos de 3 anos em que estavamos ano após ano cada vez mais longe do título.

Quando AVB varreu as competições nacionais e internacionais em 2010/2011 uma grande parte daquele plantel já estava no FC Porto antes da sua chegada. Do 11 que jogou a final de Dublin já cá estavam Helton, Sapunaru, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, Guarin, Hulk, Silvestre Varela e Falcao. Só Moutinho e Otamendi eram contratações para a nova época.

Eu sei que o futebol é território de emoção, mas temos que ser racionais nalgumas análises. E mais do que isso. Devemos ser justos.
Razão e bom senso, neste portal? Estou maravilhado.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
4,760
7,763
Eu só queria o mika de volta... aquele que enxovalhava todos os garotões que se atreviam a dizer que o Sérgio Conceição tinha um cabelo fora do sítio!

Esse user limpava o chão com eles todos!
O Mika só começou a defender de forma clara SC depois de ele nos dar titulos.

E tambem é verdade que a partir do momento em que ele começou a ser altamente destratado comecei a "defendê-lo" mais afincadamente porque o que se escreveu sobre ele foi ai sim verdadeiramente odioso (e ja nem vou para o pos eleiçoes...). Mas o pessoal tem memoria curta. Dai que me rio quando vejo pessoal todo angustiado e pidesco com umas criticas ou uma ou outra palavra mais negativa sobre o actual treinador.

E convém dizer que apesar de ter sido defensor de SC isso nunca me impediu de ser "menos simpatico" nas palavras em varios momentos.

Nao fosso o nivel de uma baixeza descomunal que se atingiu e nao tinha escrevido metade. Mas ao ver aquilo ficava com um nojo total em relaçao aos mensageiros.

Mas ai ninguem se lembrava do que ele tinha ganho.

Hoje fala-se constantemente "de onde viemos". "3 anos sem ganhar". Tipo, até parece que quando o outro chegou nao vinhamos de 4 épocas sem ganhar nada (nao que seja muito mas daqui a um mês vai fazer dois anos que consquistamos uma taçazita de Portugal.... melhor que nada). Até parece que na primeira época dele houve mais de 100 milhoes investidos (levou com um Vana o sortudo).
Até parece que nao estavamos com o FPF à perna.
Até parece que ele tinha na presidencia um homem focado no bem estar do FCP e com a situaçao controlada.

Mas enfim, nao me sinto sequer confortavel a dizer isto tudo porque nao tenho SC propriamente no meu coraçao neste momento por varias razoes.
Mas isso nao invalida que a seu tempo foi alvo de uma perseguiçao nojenta neste espaço e que nao me arrependo minimamente de o ter defendido.

Curiosamente (ou nao... loles) aqueles que mais grosseiramente o insultavam e teciam as piores consideraçoes (como treinador mas tambem e sobretudo como homem) sao os mesmos que agora andam por ai como virgens ofendidas por uns postezitos super softs e sem insultos.

Tomara ao ceiçao se os piores insultos tivessem sido "loser", "borrado", "cagao" ou cenas assim. A dada altura, muito rapidamente, nem sequer o nome dele já se escrevia mas sim umas alternativas seguramente cheias de amor loles.

chief

Tribuna
18 Maio 2016
3,631
5,564
30
Porto
Primeiro dizer que adoro este gajo. Depois dizer também, assim como já tinha dito há muito tempo, que independentemente do desfecho da época este é o treinador do presente e do futuro.

Posto isto e dando sempre o desconto por andar a jogar com dois troncos na frente desde janeiro, e a jogar contra 14 quase todos os jogos, isso não o deresponsabiliza de culpas que tem nesta eliminação. Para mim, jogo mal preparado e substituições ainda piores. O caso mais ridículo foi tirar o Oskar para deixar a nulidade do William.

Fica a sensação que não se fez o suficiente e não houve verdadeiramente aquela vontade de morte de dar a volta. Jogo muito lento, mastigado e praticamente sem arriscar nada como se a eliminatória estivesse a nosso favor. Só ali nos últimos 15/20 min é que pareceu que afinal tinhamos que dar a volta devido ao desespero que já se fazia sentir.

O Farioli apesar do trabalho soberbo que tem vindo a fazer e ter trazido o ADN do clube de volta, não se pode esquecer que está a treinar um gigante. Este sim um verdadeiro gigante que não se limita a ser gigante só por imposição de imprensa. O único que tem títulos internacionais ganhos, em pleno século 21, e na era do futebol moderno. Ele que gosta tanto de dizer que os outros dois são gigantes. Que nao se esqueça.

O clube não se pode contentar apenas com um campeonato.

• Like
Reações: Lucas Lucas IV

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,702
2,903
Vamos a alguns factos.

Achar que em 8 meses, vindos de uma época absolutamente apocalíptica e partindo de um plantel com pouca qualidade, poderíamos "esmagar" o Sporting (que é bicampeão nacional, que andou a fazer boa figura na Liga dos Campeões e que domina o jogo por cá, dentro e fora das linhas) é pouco mais do que um wishfull thinking. Especialmente a partir do momento em que perdemos os 2 pontas de lança que seriam as nossas grandes referências ofensivas.

Mas isso tambêm é revelador de uma coisa. Excelentes treinadores conseguem fazer melhor com quase os mesmos jogadores. Para mim nem vale a pena comparar as duas equipas. Do meio campo para a frente tinhamos melhores jogadores e o futebol praticado foi dos melhores da historia do clube. Falar unicamente de resultados( como ja vi aqui) em relação ao Porto do AVB é ter falta de memoria. Aquilo era como ter um gaja boa nova cada três ou quatro dias !

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
29,577
20,971
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Primeiro dizer que adoro este gajo. Depois dizer também, assim como já tinha dito há muito tempo, que independentemente do desfecho da época este é o treinador do presente e do futuro.

Posto isto e dando sempre o desconto por andar a jogar com dois troncos na frente desde janeiro, e a jogar contra 14 quase todos os jogos, isso não o deresponsabiliza de culpas que tem nesta eliminação. Para mim, jogo mal preparado e substituições ainda piores. O caso mais ridículo foi tirar o Oskar para deixar a nulidade do William.

Fica a sensação que não se fez o suficiente e não houve verdadeiramente aquela vontade de morte de dar a volta. Jogo muito lento, mastigado e praticamente sem arriscar nada como se a eliminatória estivesse a nosso favor. Só ali nos últimos 15/20 min é que pareceu que afinal tinhamos que dar a volta devido ao desespero que já se fazia sentir.

O Farioli apesar do trabalho soberbo que tem vindo a fazer e ter trazido o ADN do clube de volta, não se pode esquecer que está a treinar um gigante. Este sim um verdadeiro gigante que não se limita a ser gigante só por imposição de imprensa. O único que tem títulos internacionais ganhos, em pleno século 21, e na era do futebol moderno. Ele que gosta tanto de dizer que os outros dois são gigantes. Que nao se esqueça.

O clube não se pode contentar apenas com um campeonato.
"independentemente do desfecho da época este é o treinador do presente e do futuro."

"Fica a sensação que não se fez o suficiente e não houve verdadeiramente aquela vontade de morte de dar a volta. Jogo muito lento, mastigado e praticamente sem arriscar nada como se a eliminatória estivesse a nosso favor. "

Há aqui uma contradição clara - é preciso ter noção do que se escreve.

1º parágrafo - se acontecesse a perda do campeonato? era para continuar também?

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
6,225
11,791
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Sinceramente, eu não gosto de criticar por criticar
Percebo que se considere a expulsão do Inácio mas não é um lance claro e óbvio, assim como o penalti (se fosse o Bednarek na área sentado a cortar a bola com o braço de apoio, queria ver se diziam que era penalti). Eles tb podem falar de um pisao do Gabri ao Hjulmand
Não acho que não tenhamos conseguido passar por causa do árbitro. O árbitro fez o que acontece muitas vezes nestes jogos que é uma arbitragem defensiva, não assinalou nada que não fosse inequívoco. Até o lance do Varela que se via logo que era pa vermelho o gajo deu amarelo e dps o VAR q resolva.
Passando à frente, eu não quero criticar nem o Farioli nem a equipa pelo jogo. Podia-se ter feito mais um pouco, mas tentou-se, lutou-se, e com um bocadinho mais de sorte tínhamos chegado lá.
Agora, não gostei das declarações do treinador no pós-jogo, demasiada treta, demasiado foco nos factores externos, demasiada tentativa de "humor" pa quem acabou de ser eliminado.
Ponha-se fino e concentre-se no Estrela...
Como é que é possivel ver o jogo de ontem e achar que não foi um assalto monumental?
3 penalties por marcar. O do braço do Debast nem se quer tem nada a ver com intensidades ou interpretações. É uma mão, fora do sitio, enquanto ele está comodamente sentado, que impede a bola de ir para dentro da baliza.
1 vermelho por dar ao Inácio aos 5 minutos.
Usar o eventual vermelho do Veiga para dizer que foram ambas as equipas prejudicadas é do mais falacioso e facioso que há.
Foram marcadas 22 faltas ao FC Porto e 8(!) ao Lumiar.
Campo inclinadissimo.
O Lumiar chega ao final da taça depois de:
-Nos Açores, o VAR ter levado o jogo para prolongamento depois de 15 minutos para encontrar uma falta dentro da área.
-Com o AVS, após prolongamento, depois do Hjulmand ter mandado uma patada na cabeça de um jogador, e o Luis Suarez ter partido a perna a outro, sem nenhum ser expulso.
-Na primeira mão, na retrete, o Luis Suarez podia ter partido uma costela ao Bednarek, e não viu vermelho nenhum.
-Na segunda foi a vergonha que se viu.

Branquear a roubalheira que esta taça de Portugal foi com o "deviamos jogar melhor" é a táctica da comunicação social, para parecer que está tudo bem com as arbitragens.
Não está!
O que é preciso para fazer frente a isto? Ter o plantel do Bayern de Munique?
É suposto as coisas serem justas.
A frio, racionalmente, aceita-se que os árbitros errem. É humano. É normal. Mas não é normal, ser sempre a mesma equipa beneficiada todos os jogos.
Não se pode passar o pano, não se pode branquear, não se pode desculpar com "tinhamos de ser melhor".
PRECISAVAMOS de ser melhores para passar, mas se fossemos exatamente como somos, com arbitragens sérias e isentas (nem estou a por em causa se são corruptas ou não, se são sérias e isentas), já eramos campeões, podiamos ter abordado a liga europa com mais pujança, e ontem ou tinhamos jogado com o Santa Clara ou AVS ou tinhamos eliminado o Lumiar.
Tudo isso com as mesmissimas limitações, falhas e possiveis erros do Farioli e plantel.

• Like
Reações: thorcool

Maki

Bancada lateral
15 Maio 2016
729
919
Volta-se a falar do Farioli para o Chelsea e leio nas redes sociais portistas que o querem ver longe do Porto. Não entendo. Parece que não se lembram como estávamos há um ano.

chief

Tribuna
18 Maio 2016
3,631
5,564
30
Porto
"independentemente do desfecho da época este é o treinador do presente e do futuro."

"Fica a sensação que não se fez o suficiente e não houve verdadeiramente aquela vontade de morte de dar a volta. Jogo muito lento, mastigado e praticamente sem arriscar nada como se a eliminatória estivesse a nosso favor. "

Há aqui uma contradição clara - é preciso ter noção do que se escreve.

1º parágrafo - se acontecesse a perda do campeonato? era para continuar também?
Qual é a contradição que vês aí? É que eu não vejo nenhuma.

Um jogo não são jogos nem um jogo define uma época inteira ou o que foi feito e está a fazer.

O Guardiola de certeza que já abordou mal muitos jogos ou fez merda em muitos deles e não é por isso que no City querem a saída dele certamente.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
9,373
21,505
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Mas eles serem bons ajuda. E já terem tempo no clube e se conhecerem também.

Mas isso tambêm é revelador de uma coisa. Excelentes treinadores conseguem fazer melhor com quase os mesmos jogadores. Para mim nem vale a pena comparar as duas equipas. Do meio campo para a frente tinhamos melhores jogadores e o futebol praticado foi dos melhores da historia do clube. Falar unicamente de resultados( como ja vi aqui) em relação ao Porto do AVB é ter falta de memoria. Aquilo era como ter um gaja boa nova cada três ou quatro dias !

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
29,577
20,971
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Qual é a contradição que vês aí? É que eu não vejo nenhuma.

Um jogo não são jogos nem um jogo define uma época inteira ou o que foi feito e está a fazer.

O Guardiola de certeza que já abordou mal muitos jogos ou fez merda em muitos deles e não é por isso que no City querem a saída dele certamente.
claro que um jogo não é a época inteira mas estares a comparar o Guardiola ao Farioli é uma aberração completa - quantos títulos tem Guardiola? nem sei nem vou ver mas são imensos, quanto a Farioli? Até agora nenhum e este é uma obrigação chegado ao ponto que chegou, não era no início da época mas agora é.
Espero não te ver aqui a fazer a análise se ele perder o campeonato, é doentio e trágico admitir isso mas se acontecesse?
Quem escreveu isto " independentemente do desfecho da época este é o treinador do presente e do futuro." foste tu -tens consciência do que escreveste?

Clubman

Lugar Anual
24 Julho 2020
19,518
23,328
Volta-se a falar do Farioli para o Chelsea e leio nas redes sociais portistas que o querem ver longe do Porto. Não entendo. Parece que não se lembram como estávamos há um ano.
Eu espero que ele vá por própria vontade

Depois vou-me rebolar no chão a rir com a botalhada a chorar estilo Samu

SuperdragonXXI

Tribuna Presidencial
10 Novembro 2014
5,177
5,344
Fiquei a saber hoje que ser só campeão é mau! O normal é fazer a dobradinha, e ganhar uma competição europeia. Tudo o que seja fora disso, é fraco.

wild10

Bancada lateral
30 Maio 2025
617
817
Quem ler este fórum pensa que era melhor ganhar a TdP do que o campeonato.
Vejam onde estavam há 10 meses, há que ser ambicioso mas nunca pode faltar noção.
Ainda mais quando se perdeu os 2 PL titulares.

chief

Tribuna
18 Maio 2016
3,631
5,564
30
Porto
claro que um jogo não é a época inteira mas estares a comparar o Guardiola ao Farioli é uma aberração completa - quantos títulos tem Guardiola? nem sei nem vou ver mas são imensos, quanto a Farioli? Até agora nenhum e este é uma obrigação chegado ao ponto que chegou, não era no início da época mas agora é.
Espero não te ver aqui a fazer a análise se ele perder o campeonato, é doentio e trágico admitir isso mas se acontecesse?
Dei só um exemplo, não comparei ninguém.

Todos nós gostamos de certos treinadores e jogadores e ninguém pode dizer que fazem tudo bem uma época inteira. Porque não fazem. Agora isso não significa que num momento ou outro menos bom tenham logo que ser corridos.

Em caso de perder o campeonato é uma questão difícil de responder. Se vivêssemos num futebol onde existisse paciência diria que tinha condições para continuar. Assim não sei.

PortistaNando

Tribuna Presidencial
20 Fevereiro 2017
13,592
15,950
Há portistas com saudades do Peseiro, Anselmi, Lopetegui ou Paulo Fonseca...

Eu cá espero que o Farioli seja campeão e que se mantenha na próxima época.

Com o conhecimento que já tem do futebol português e com melhores alternativas no ataque, o FCP será ainda mais forte.

Vamos, Porto! 🤍

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
29,577
20,971
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Dei só um exemplo, não comparei ninguém.

Todos nós gostamos de certos treinadores e jogadores e ninguém pode dizer que fazem tudo bem uma época inteira. Porque não fazem. Agora isso não significa que num momento ou outro menos bom tenham logo que ser corridos.

Em caso de perder o campeonato é uma questão difícil de responder. Se vivêssemos num futebol onde existisse paciência diria que tinha condições para continuar. Assim não sei.
Nem ele queria continuar aposto contigo, mas não vamos entrar em cenários catastrofistas e paremos por aqui porque imaginar sequer isso deixa-me arrepiado.

chief

Tribuna
18 Maio 2016
3,631
5,564
30
Porto
Nem ele queria continuar aposto contigo, mas não vamos entrar em cenários catastrofistas e paremos por aqui porque imaginar sequer isso deixa-me arrepiado.
Nós vamos ser campeões. E o mérito é todo deste treinador e desta equipa, que não estão a lutar contra ninguém para além da arbitragem.

O Farioli tem tudo o que é exigido num treinador do Porto. Mas todos sabemos que o que dita tudo no final são os resultados.