#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

8.20

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

8.20 Performance da Época

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,509
21,666
Vila Nova de Gaia, 1975
Análise ao jogo, a primeira derrota: "Não era o que queríamos, jogámos um jogo muito importante, mas concedemos dois penáltis. Nada mais, no entanto. A equipa deles tinha muita qualidade individual e coletiva. No resto do jogo, conseguimos fazer uma boa gestão, criámos algumas boas oportunidades, apesar de falharmos alguns passes no final.

Provavelmente vi outro jogo. E ja agora, nao será um atestado de incompetencia o adversario que tem um treinador ha 24/48horas ter "muita qualidade coletiva"?

O que custou mais? "É difícil dizer. Se jogámos como eu quis? Sim, claro, fizemos tudo o que podíamos e que queríamos fazer, talvez algumas vezes com outra presença na área, mas defendemos bem. Não vi ainda as imagens do penálti, mas também houve um remate fora da área. Para uma equipa da Premier League, fizemos uma boa partida e merecíamos mais disto."

Fizemos tudo o que podiamos? Brincamos? Estamos limitados a isto contra o Nottingham? Mas tambem diz que é o que queriamos fazer.
"Mas defendemos bem". Nunca falha.
E no fim, é mesmo cagar para o FCP. Ah jogamos contra uma equipa de Premier League, bem bom o nosso jogo contra o colosso Nottingham que nao ganhava a ninguem interna e externamente.

O primeiro golo foi a chave para a derrota? "Não sei, jogam da maneira que sabem. Tivemos o controlo do jogo, em termos de domínio e de posicionamento, fomos melhores, não concedemos um contra-ataque contra uma equipa destas. O primeiro penálti veio numa disputa de bola e, depois, o segundo penálti num toque na área, num contacto. Chegar aqui e não deixar um remate ir à baliza sem ser de penálti, diz muito do rendimento dos jogadores e da atitude que colocaram em campo."

Nem sequer é verdade isso do nao deixar um remate à baliza sem ser de penalti mas de qualquer forma mais uma vez fica claro qual a sua obsessao. Nao deixar os outros fazer nada. Defender bem. Etc etc.
Se nao marcamos paciencia. Se nao atacamos paciencia.
Desde que tenhamos deixado pouca coisa ao adversario está top.

E defendes isto.
Falhou por um remate à baliza (aquele de muito longe logo no início do jogo). De resto, é uma análise objetiva.

Defensivamente concedemos muito, muito pouco.

Ofensivamente tivemos as dificuldades habituais contra equipas muito físicas que concedem pouco espaço.

A base do nosso jogo ofensivo (pressing, transições rápidas, bola parada) fica muito limitada em jogos contra adversários assim. Nada surpreendente, na minha opinião. Aliás, alertei para isso mesmo antes do jogo...

• Like
Reações: Roma

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,677
6,296
Na primeira derrota da época vens com esse discurso de criticar dessa forma o treinador ? Não achas que merece um pouco de crédito depois da sequência fantástica que tem feito ? Claro que temos que criticar quando assim o deve ser mas que exagero que estás a fazer. Estás mesmo contra o homem e a analisar tudo para teres mais "armas" para o criticar.

Calma. Se houver uma sequência de 3/4 jogos assim , acho que sim é motivo para alarme. Até agora acho que merece no minimo um pouco de crédito pelo que tem feito. É humano. Também erra.
Eu nao sou um adepto exigente nem sou dos que implora por futebol sexy e o crl.

Mas nao consigo lidar quando somos cobardes e nao ha coragem.

No futebol é preciso cabeça. Muita. Mas tambem é preciso um bocado de coraçao.

Este jogo nao era minimamente decisivo para nada. Vamos nos apurar na mesma mesmo que perdessemos 20-0.

Nao havia razao nenhuma para abordar este jogo desta forma. E depois ainda levar com conversa da treta.

E o meu post com as delcaraçoes nem sequer tinha o proposito de criticar propriamente o Farioli mas sim o de responder ao olho de falcao.

Mendes

Bancada central
1 Maio 2007
1,830
1,127
Falhou tacticamente.

Quis adaptar-se em demasia ao adversário em vez de preocupar-se com a própria equipa, iniciando o jogo com um meio-campo equivocado. Não se pode jogar em 4-3-3 com Alan Varela, Pablo Rosário e Froholdt.

Varela e Rosário são jogadores defensivos (trincos na minha aldeia) e Froholdt é um box-to-box. Onde está a criatividade e criação de jogo?

Aliado às exibições fraquíssimas de Borja Sainz e Pepê, resultou numa autêntica nulidade ofensivamente.

Não podemos fazer estas figuras a nível Europeu. Temos um certo estatuto a manter. Digo eu.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,973
6,833
36
Porto
Eu nao sou um adepto exigente nem sou dos que implora por futebol sexy e o crl.

Mas nao consigo lidar quando somos cobardes e nao ha coragem.

No futebol é preciso cabeça. Muita. Mas tambem é preciso um bocado de coraçao.

Este jogo nao era minimamente decisivo para nada. Vamos nos apurar na mesma mesmo que perdessemos 20-0.

Nao havia razao nenhuma para abordar este jogo desta forma. E depois ainda levar com conversa da treta.

E o meu post com as delcaraçoes nem sequer tinha o proposito de criticar propriamente o Farioli mas sim o de responder ao olho de falcao.
Se eu também metia o gabri veiga em vez do Rosário por exemplo ? Sim. Se percebi a ideia dele ? Também percebi.

Não acho que tenha sido falta de coragem. Até porque em alvalade , ele teve coragem e meteu o Mora de início por exemplo.

A única crítica até agora que eu tenho a fazer ao Farioli é não ter um plano B. Nunca vi dois avançados a jogarem juntos por exemplo. Nunca vi outras nuances. Ok , também ganhamos sempre. Mas neste jogo por exemplo , a perder 2-0 podia ser uma boa oportunidade para testar algumas coisas.

• Like
Reações: DragonDream

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,399
29,021
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Conferências de imprensa pós derrotas são na maior parte das vezes uma tortura.

Narrar o que todos viram, dizer o óbvio e ir embora. Não é ele, é quase todos os treinadores.

Ontem percebeu o quanto ficaram visíveis as dificuldades da equipa.
Não só as dificuldades do estilo de jogo mas também as dificuldades dele próprio apresentar um plano B coisa que nem contra o Celoricense fez.

JJ1893

Bancada lateral
19 Setembro 2025
513
1,063
Antes do jogo eu tinha dito que era uma das melhores oportunidades que o FC Porto tinha para quebrar o enguiço em Inglaterra, mas muitos confundiram isso com favoritismo. Algo que o FC Porto nunca seria para este jogo. Era uma boa oportunidade porque estaríamos a jogar contra o Notthingham Forest, não contra o Man United, o Chelsea, o Arsenal, o City, ou o Liverpool. Independentemente disso, a Premier League é um mundo à parte, um mundo onde o último classificado gasta mais em transferências que FC Porto, Benfica ou Sporting.

Depois do jogo também disse que atualmente o FC Porto, e aqui incluo também Benfica e Sporting, é um clube do 3º escalão europeu. Quando digo 3º escalão, não estou a falar de competições, neste caso seria a conference, estou a falar de níveis que separam as equipas. Por exemplo, primeiro escalão são as equipas que normalmente chegam às fases mais adiantadas da Liga dos Campeões e lutam pelo título, Bayern, Real Madrid, Liverpool, City, Arsenal, Barcelona, PSG, Inter... 2º escalão, equipas que normalmente se podem intrometer e competir diretamente com estas, um Atlético de Madrid, um Dortmund, uma Juventus, um Milan, um Nápoles, um Tottenham, o próprio Newcastle atual. Depois há um 3º escalão de equipas que é onde nós estamos. Isto foi agravado por anos de má gestão e de banalização do plantel.

Ontem a vitória do Nottingham seria sempre o resultado normal. Mas seria de esperar um FC Porto diferente, para melhor, talvez mais agressivo, mais corajoso e que pudesse ter chegado mais vezes com mais perigo à frente.

Farioli merece as críticas. Não foi iniciar o jogo com Rosário que equilibrou o meio-campo, não dava para igualar na componente física e o FC Porto necessitava de outras valências que o Pablo não tem como 8. Além disso, depois a saída do Varela (para mim o melhor do FC Porto), em vez do Pablo, cravou um prego no caixão da equipa. A partir daí nunca mais conseguimos sequer ter ascendente no jogo. Nottingham controlou o jogo como quis.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,399
29,021
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Falhou tacticamente.

Quis adaptar-se em demasia ao adversário em vez de preocupar-se com a própria equipa, iniciando o jogo com um meio-campo equivocado. Não se pode jogar em 4-3-3 com Alan Varela, Pablo Rosário e Froholdt.

Varela e Rosário são jogadores defensivos (trincos na minha aldeia) e Froholdt é um box-to-box. Onde está a criatividade e criação de jogo?

Aliado às exibições fraquíssimas de Borja Sainz e Pepê, resultou numa autêntica nulidade ofensivamente.

Não podemos fazer estas figuras a nível Europeu. Temos um certo estatuto a manter. Digo eu.
O certo estatuto tem vindo a desaparecer.

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,531
28,851
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Isso da previsibilidade virou chavão
Mas todas as equipas têm movimentos padrão tendo em conta os momentos do jogo

Ou achamos que eles andam ali em freestyle durante 90 minutos?
O sporting do Amorim era a equipa mais previsivel do campeonato nacional e foi o que foi

Eu hoje acho que errou ao não meter o Veiga, não fosse mais, pela questão da bola parada ofensiva; bola lá em cima, adversário nervoso, adeptos nervosos, são sempre lances confusos e perto da baliza
Mas já se extrapola para coisas que não são verdade; e também se ignora a qualidade do adversário, a malta tem que vir a liga inglesa caralho deixem os passeios de sábado e domingo com as senhoras e fiquem no sofá!!!!!!!
Sou o primeiro a concordar contigo.

Cá fora usa-se a expressão 18º classificado da premier com ânimo muito leve.

A brincar, a brincar, do outro lado estavam jogadores como:

- Gibbs White, que se falou nem há muitos meses por 100M para o City
- Hudson Oddoi, muito bem formado, que esteve com pé e meio no bayern.
- Sangaré, desejo molhado dos orcs e que custaria o dobro de um Rios na sua altura
- Douglas Luíz, associado também ao City na altura do nosso Nico
- Elliot Anderson, uma das melhores promessas inglesas há 1/2 anos
- Nicolas Dominguez, Igor Jesus, McAtee, enfim... Muitos outros

Todos estes a curto prazo teriam lugar em qualquer um dos grandes de portugal.

A malta precisa de ter calma

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,399
29,021
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Antes do jogo eu tinha dito que era uma das melhores oportunidades que o FC Porto tinha para quebrar o enguiço em Inglaterra, mas muitos confundiram isso com favoritismo. Algo que o FC Porto nunca seria para este jogo. Era uma boa oportunidade porque estaríamos a jogar contra o Notthingham Forest, não contra o Man United, o Chelsea, o Arsenal, o City, ou o Liverpool. Independentemente disso, a Premier League é um mundo à parte, um mundo onde o último classificado gasta mais em transferências que FC Porto, Benfica ou Sporting.

Depois do jogo também disse que atualmente o FC Porto, e aqui incluo também Benfica e Sporting, é um clube do 3º escalão europeu. Quando digo 3º escalão, não estou a falar de competições, neste caso seria a conference, estou a falar de níveis que separam as equipas. Por exemplo, primeiro escalão são as equipas que normalmente chegam às fases mais adiantadas da Liga dos Campeões e lutam pelo título, Bayern, Real Madrid, Liverpool, City, Arsenal, Barcelona, PSG, Inter... 2º escalão, equipas que normalmente se podem intrometer e competir diretamente com estas, um Atlético de Madrid, um Dortmund, uma Juventus, um Milan, um Nápoles, um Tottenham, o próprio Newcastle atual. Depois há um 3º escalão de equipas que é onde nós estamos. Isto foi agravado por anos de má gestão e de banalização do plantel.

Ontem a vitória do Nottingham seria sempre o resultado normal. Mas seria de esperar um FC Porto diferente, para melhor, talvez mais agressivo, mais corajoso e que pudesse ter chegado mais vezes com mais perigo à frente.

Farioli merece as críticas. Não foi iniciar o jogo com Rosário que equilibrou o meio-campo, não dava para igualar na componente física e o FC Porto necessitava de outras valências que o Pablo não tem como 8. Além disso, depois a saída do Varela (para mim o melhor do FC Porto), em vez do Pablo, cravou um prego no caixão da equipa. A partir daí nunca mais conseguimos sequer ter ascendente no jogo. Nottingham controlou o jogo como quis.
Foi um festival de erros a preparação e o durante deste jogo.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,906
3,649
Porto
O Problema e Agravou se, é que qualquer Clube do Meio da Tabela para baixo, da Primeira Divisão Inglesa, tem Melhor Plantel (Dinheiro...) e sobretudo um RITMO DE JOGO que as Equipas Portuguesas, NAO TEM.

Como se resolve isso ou melhor, se atenua ???

Talvez encurtando o numero de equipas portuguesas da primeira divisão em Portugal.

Mas há Muita gente que NAO QUER, parece me.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,677
6,296
Falhou por um remate à baliza (aquele de muito longe logo no início do jogo). De resto, é uma análise objetiva.

Defensivamente concedemos muito, muito pouco.

Ofensivamente tivemos as dificuldades habituais contra equipas muito físicas que concedem pouco espaço.

A base do nosso jogo ofensivo (pressing, transições rápidas, bola parada) fica muito limitada em jogos contra adversários assim. Nada surpreendente, na minha opinião. Aliás, alertei para isso mesmo antes do jogo...
Pronto entao nao havia nada a fazer.

Temos de aceitar.

Eu sou do tempo em que caia muito mal levar sovas de uma equipa poderosissima e bem trabalhada como o Liverpool. Tambem vermelhos de Inglaterra curiosamente.

Agora defende-se esta banalidade contra uma até agora equipazeca com um treinador da treta que chegou agora e que nao ganha a ninguem desde o primeiro jogo da época ha mais de dois meses.

Nao havia mesmo nada a fazer.

Mesmo nada.

Estou a passar das marcas com a minha ambiçao desmedida.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,666
16,783
Esteve mal taticamente e na forma como desenhou o meio campo.

Que analise bem o jogo e consiga evoluir.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
25,399
29,021
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Isso da previsibilidade virou chavão
Mas todas as equipas têm movimentos padrão tendo em conta os momentos do jogo

Ou achamos que eles andam ali em freestyle durante 90 minutos?
O sporting do Amorim era a equipa mais previsivel do campeonato nacional e foi o que foi

Eu hoje acho que errou ao não meter o Veiga, não fosse mais, pela questão da bola parada ofensiva; bola lá em cima, adversário nervoso, adeptos nervosos, são sempre lances confusos e perto da baliza
Mas já se extrapola para coisas que não são verdade; e também se ignora a qualidade do adversário, a malta tem que vir a liga inglesa caralho deixem os passeios de sábado e domingo com as senhoras e fiquem no sofá!!!!!!!
Uma equipa que joga sempre da mesma forma é previsível. Nottingham ou Celorico joga-se da mesma forma.
Não há plano B ou C.

Mas...o homem está aqui há uns meses, já há algum trabalho feito mas como é óbvio há muito por fazer.
É uma boa altura para pararmos de andar a achar que temos um nivel que óbviamente não temos.
E isto é a LE, não é a Champions.

pvieira91

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2012
6,760
9,426
Mau jogo ontem. Com certeza que o adversário era dificil e ainda para mais jogavamos fora.Não compreendo o fetiche com o Rosário. Já todos percebemos que será um jogador muito útil de enorme polivalência, mas a sua aposta para o 11 titular é difícil de aceitar.
A nossa equipa tem um sistema de jogo muito eficaz, que sofre poucos golos, mas é claramente curta em termos de criação ofensiva. Precisa mesmo de jogadores tecnicamente evoluídos para ultrapassar a limitação ofensiva do sistema de jogo. Por isso, tenho muitas dificuldades em aceitar que se jogue com Rosário em vez de Gabri Veiga. E o Mora?! Estive a 100% ao lado do treinador nessa questão e nem tão pouco acho que se deva fazer disso uma questão, mas que raios, o miúdo entra sempre nos últimos minutos. Devia apostar muito mais cedo nele.

Adiante. Mais tarde ou mais cedo iriamos perder. Perder num jogo da fase liga da liga europa, depois de 2 vitórias, não é nenhum drama. É possível até que os beneficios da reação à derrota que todos esperamos supere os prejuízos da derrota per si.

Se a derrota causou uma azia passageira ler as declarações do Farioli causaram-me um ataque de refluxo daqueles dignos de mandar o Ventura para as urgências com pulseira vermelha.
"Jogamos bem": "Eles não criaram nada para além de 2 penalties"; "uma boa partida, um bom rendimento e um mau resultado";
Ele não viu o mesmo jogo que nós! E pior do que isso é forma leve com que lida com a derrota! Farioli Farioli, não te esqueças do clube que treinas! Não faças como o estagiário argentino que venceu ao estoril e disse: "Agora vamos saborear a vitória".

Última edição:

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,509
21,666
Vila Nova de Gaia, 1975
Pronto entao nao havia nada a fazer.

Temos de aceitar.

Eu sou do tempo em que caia muito mal levar sovas de uma equipa poderosissima e bem trabalhada como o Liverpool. Tambem vermelhos de Inglaterra curiosamente.

Agora defende-se esta banalidade contra uma até agora equipazeca com um treinador da treta que chegou agora e que nao ganha a ninguem desde o primeiro jogo da época ha mais de dois meses.

Nao havia mesmo nada a fazer.

Mesmo nada.

Estou a passar das marcas com a minha ambiçao desmedida.
Sovas de 4 e 5 não são jogos equilibrados perdidos por 2 penaltis fortuitos.

Não é não havia nada a fazer.

Foi um jogo equilibrado que caiu para o outro lado. Como tivemos já alguns esta época que caíram para o nosso.

Queria ver como teria sido em Alvalade se tivéssemos sofrido um penalti como este aos 15 minutos...

JJ1893

Bancada lateral
19 Setembro 2025
513
1,063
Foi um festival de erros a preparação e o durante deste jogo.
Consigo entender a preparação do jogo. Fica complicado quando sai um treinador como o Postocoglu e entra um Dyche a poucos dias do jogo. Acho que a intenção dele com o Pablo de início foi no sentido de perceber o que esperar daquele jogo e ter capacidade de se adaptar a um jogo que podia ser muito físico e direto. E verdade seja dita, seria positivo se tivéssemos ido para o intervalo com um 0-0, aquele penalti caído do céu acabou por ditar a primeira parte. Mas independentemente disso, achei uma opção demasiado conservadora.

Na 2ª ele falha completamente ao tirar o Varela que estava a ser o melhor do FC Porto e ao manter o Rosário. Não sei se o Varela saiu por limitações, mas como não vi nada na imprensa sobre isso, assumo que tenha sido opção. Isso acabou por ditar o resto do jogo do FC Porto. Perdemos capacidade de saída de bola e nunca mais sequer ameaçamos o Nottingham.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
97,045
235,005
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Sou o primeiro a concordar contigo.

Cá fora usa-se a expressão 18º classificado da premier com ânimo muito leve.

A brincar, a brincar, do outro lado estavam jogadores como:

- Gibbs White, que se falou nem há muitos meses por 100M para o City
- Hudson Oddoi, muito bem formado, que esteve com pé e meio no bayern.
- Sangaré, desejo molhado dos orcs e que custaria o dobro de um Rios na sua altura
- Douglas Luíz, associado também ao City na altura do nosso Nico
- Elliot Anderson, uma das melhores promessas inglesas há 1/2 anos
- Nicolas Dominguez, Igor Jesus, McAtee, enfim... Muitos outros

Todos estes a curto prazo teriam lugar em qualquer um dos grandes de portugal.

A malta precisa de ter calma
Todo o 11 do Forest é jogador de grande em Portugal, uns bem acima como o Anderson ou o Gibbs White, outros mais medianos como o avançado ou o Neco Williams

Depois somos melhores em alguns lugares e piores em outros
Acho que somos melhores atrás e piores nas alas