Fernando

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
14,515
7,265
Toronto
exacto eu estava demonstrando que ele as vezes faz o que todos fazem erros mas as suas virtudes esta ao nivel dos melhores.

se com AVB melhorar ainda mais o aspectos que tem para melhorar entao nao vao ser fiorintinas atras dele e a clausula nao ira parecer assim muito alta!

I

illusion

Guest
> sirmister Comentou:

esse raciocínio de levar o trabalho do co adriaanse que foi aproveitado pelo jesualdo até ao fernando é muito bom.

Depreendo que estejas a ser irónico... ou não?

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,452
47,497
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não percebo porque depreendes isso, era mesmo um elogio...

D

dr_psikick

Guest
> sirmister Comentou:

> > illusion Comentou:

Eu apesar de não concordar, compreendo minimamente quem fala na suposta incapacidade do Fernando a nível do passe. Na minha opinião a peça mais importante do onze de JF era o trinco, ele aproveitou o trabalho do anterior treinador nesse aspecto, pos em prática as suas ideias no modelo de jogo à volta do trinco que antes era um 3º central (PA). Os donos desse lugar no 433 do professor tiveram sempre indicações claras para compensar os laterais, ajudar os centrais, e limpar tudo a meio campo sem se estenderem a nível ofensivo, foi assim com o PA, que nunca marcou qualquer golo pelo Porto (tendo marcado por todos os outros clubes que já passou, em muito menos épocas em qualquer deles, até no Atl. de Madrid que está num campeonato muito mais dificil. No nacional até me recordo dum golo monumental em que finta 5 ou 6 desde o meio campo e marca). Com o Fernando passou-se o mesmo, e acredito que esta época vai ser muito diferente nesse aspecto e vamos ver um jogador com a mesma influência a defender mas igualmente com responsabilidades ofensivas, o que o vai tornar num jogador mais completo ainda e com mais visibilidade em outros aspectos, como nessa criticada incapacidade no passe.
------------------------------------

esse raciocínio de levar o trabalho do co adriaanse que foi aproveitado pelo jesualdo até ao fernando é muito bom.

-----------------------------------

Concordo e muito também.

Acrescento que que o que me pareceu sempre a mim é que o Fernando cumpria à linha aquilo que lhe era pedido (tal como o vendido do PA, diga-se em abono da verdade), se ele não arriscava um milímetro é porque tinha indicações para isso, veremos este ano que vai ter (em princípio) indicações diferentes, como é que vai responder. É um jogador fantástico, tirando aquela fase quando se lembrou de fazer entradas à tarzan completamente despropositadas.
De qualquer forma também o considero imprescindível. E se por algum acaso ele não tiver capacidades para ser mais ofensivo, há que ter outro trinco no plantel que o possa ser para jogar quando for necessário mais \"tracção à frente\", tipo o Pelé.

HEXAI

Tribuna
15 Setembro 2006
2,717
1
O Fernando está para a testa da defesa assim como o Lucho estava para o Meio.

Quem não reconhece a importância do Fernando no nosso Porto, não vê os nossos jogos no estádio, assim como, quem nunca viu, pelo menos três jogos do Lucho ao vivo, perdeu a oportunidade de ver jogar um Grande jogador.

Já disse - só por 65M !... (isto comparado com a ti-maria).

É Imprescindível

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,405
9,313
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Fernando quer continuar no F. C. Porto

O nome de Fernando está sublinhado a vermelho no bloco de notas da Fiorentina. No entanto, o médio brasileiro do F. C. Porto mantém-se alheio ao assédio do clube italiano. Não está nos seus horizontes sair do Dragão este defeso.

Fernando está de férias em Alto Paraíso, em Goiás, no Brasil, onde tem acompanhado à distância o interesse da Fiorentina, clube italiano que já observou o médio do F. C. Porto e de quem se diz poder avançar com uma proposta de 18 milhões de euros. Mas o jogador mostra-se distante de qualquer assédio e já definiu que pretende prosseguir de dragão ao peito, pelo menos por mais uma temporada. Foi isso que já transmitiu aos amigos mais próximos quando o abordaram sobre o cenário recentemente colocado pelo manifestação de intenções feita pelo clube de Florença.

Há vários motivos que o levam a querer prosseguir a carreira no Dragão, onde vai cumprir a terceira época consecutiva, depois de ter sido emprestado ao Estrela da Amadora, logo quando chegou a Portugal, em 2007/08, para ganhar maturidade táctica e rodagem competitiva. O médio brasileiro está perfeitamente identificado com os ideais do clube que representa, o que lhe garantiu uma projecção desportiva no plano nacional e internacional.

Por outro lado, o jogador vive na cidade do Porto na companhia da mãe, do irmão e de duas irmãs, tem a família a seu cargo, e todos estão completamente adaptados ao estilo de vida português. Portanto, a família também pretende continuar a viver em Portugal e não se mostra muito entusiasmada com a possibilidade de poder mudar de ares no presente imediato.

Esta época, Fernando terá um concorrente de peso – o F. C. Porto está muito perto de oficializar a contratação de Souza, médio do Vasco da Gama – e terá de adaptar o seu estilo de jogo, porque o treinador André Villas-Boas pretende um trinco com maior vocação ofensiva e capaz de arriscar nas saídas com bola. Mas isso também não o inibe de alterar o seu perfil futebolístico se tal for necessário.

IN JN

V

val

Guest
já se fala disto há muito tempo , é uma chatice quando tantos milhões falam , geralmente os visados aproveitam ... fernando pelo menos fica mais uma época , pode ser?

D

Diogo Loureiro

Guest
> BossCountry Comentou:

> http://www.youtube.com/watch?v=ZpCB-6twFgo

edit: já vi que é repost :p

-----------

o video ta qualquer coisa

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,264
197
Porto
Eram estas as características que eu gostava que um jogador na posição \"6\" no Porto tivesse:

http://www.youtube.com/watch?v=aJWcMrZPksQ

Um \"6\", que tivemos há 15 anos, que era um \"6\", um \"8\" e até fazia de \"10\" se fosse preciso.

Era um jogador avançado no seu tempo, eleito na maioria das partidas como o \"homem do jogo\".

As zonas do terreno onde ele aparecia, as zonas do terreno que ele cobria! O \"Pulmão\".

E é isso o que AVB pretende para o seu \"6\" (seja ele qual for). Mais audaz, mais subido no terreno, mais integrado no processo ofensivo.

E eu CONCORDO. É a nossa posição CHAVE no Porto de 2010/2011.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,772
33
> mmmkk Comentou:

> Eram estas as características que eu gostava que um jogador na posição \"6\" no Porto tivesse:

http://www.youtube.com/watch?v=aJWcMrZPksQ

Um \"6\", que tivemos há 15 anos, que era um \"6\", um \"8\" e até fazia de \"10\" se fosse preciso.

Era um jogador avançado no seu tempo, eleito na maioria das partidas como o \"homem do jogo\".

As zonas do terreno onde ele aparecia, as zonas do terreno que ele cobria! O \"Pulmão\".

E é isso o que AVB pretende para o seu \"6\" (seja ele qual for). Mais audaz, mais subido no terreno, mais integrado no processo ofensivo.

E eu CONCORDO. É a nossa posição CHAVE no Porto de 2010/2011.

o Emerson era um MONSTRO!

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,264
197
Porto
Um dos melhores trincos de SEMPRE no futebol Português. Ainda me lembro de memória quando o Porto reparou nele: a televisão fazia na altura grande furor com a subida do Belenenses à 1ª divisão, após uma pancada de anos na 2ª. O Porto joga com o Belém em casa, creio, e empata a zero bolas. Destaque da partida? Um miúdo negro de nome Emerson. No ano seguinte estava no Porto. Por pouco tempo, infelizmente. Mas enquanto cá esteve, eu lembro-me bem: era eleito o homem do jogo em quase todas as partidas, apelidado de \"o Pulmão\". Carregava a equipa às costas em vários jogos. Carregava a equipa às costas! O trinco.

Quem me dera um jogador desses no Porto de 2010/2011! Sem pestanejar diria: SEREMOS CAMPEÕES.

Mantenho o que anteriormente disse: a posição \"6\" é a posição CHAVE para o Porto da próxima época.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,151
3,341
Lisboa, 1979
É pá! Um tipo acorda cedo neste Domingo, após uma semana de imenso trabalho, vem ao fórum e lê uma coisa destas...

...é razão para ficar nostálgico o resto do dia.

Acho que já contei isto aqui, mas que se lixe. Verão de 1994 em Moledo do Minho. Uma vez mais, a caminho da praia...com a minha Mach 7-7 debaixo do braço (bom uso lhe dei) e o meu grande amigo de longas horas de ondas como companhia (portista, como eu). Paragem obrigatória na banca de jornais que ficava ao pé da praia. Com os jornais pendurados num cordel, tipo estendal de roupa, lá fomos ver os desportivos (em férias era a única coisa que importava!). Só víamos letras vermelhas gigantes, eram só estrelas para o Artur Jorge versão vermelha. Faziam o balanço das compras de pré-época. Para a baliza Preud\'Homme, o mítico Gr belga (e era extraordinário, de facto)! Para a defesa, o ex-FC Porto Paulo Pereira! No ataque as novidades eram atómicas. Começava em Caniggia (o satélite de Maradona) e acabava no novo Eusébio, mas da costa ocidental de África, de seu nome Akwá. Isto para além da espinha dorsal da nova selecção nacional: Nelo e Tavares.
E o azul? Onde andava o azul? Lá encontramos uns quadradinhos tímidos no fundo de tão empolgantes estandartes vermelhos. Yuran e Kulkov, os russos que nem sempre eram exemplo de boa conduta lá na segunda circular. Um exótico Latapy, de um qualquer país caribenho...e mais dois exóticos de África (um do Zaire e outro da África do Sul). Ah! e a letras ainda mais pequenas no minúsculo quadrado: Émerson, ex-Belenenses, assina.
O meu grande amigo assustado com tanto vermelho e tanta vedeta. Vamos ser campeões, disse. E apontei para a linha do Émerson. Ele riu-se.

Émerson não era trinco, não era médio de transição (8) e não era um 10. Era todo um meio-campo de 6 a 10, o pai dos \"box-to-box\". Força, técnica, carácter e coração. Um touro com pés de ouro. Um jogador que no meu Olimpo imaginário é uma espécie fusão entre Apolo e Ares. Desde Émerson a varrer o relvado das Antas de costa a costa...que nunca mais vi um médio (ou melhor, um meio campo inteiro) desse calibre no FC Porto.
Gostava de voltar a ter essa sensação que tinha ao ver os jogos do FC Porto. Quem pára aquele touro!?

DanielCruz

Tribuna
15 Janeiro 2007
3,581
352
Faro
Que jogador! Nunca me irei esquecer dele, acho que vocês o definiram perfeitamente, e ao ler-vos, só me traz saudades de ver em campo este enorme jogador. Como sou do Algarve, só o vi ao vivo uma vez contra o Farense no Estádio de São Luis, e lembro-me de um lance em que mesmo à minha frente leva uma bolada em cheio na cara, que deitaria qualquer ser normal abaixo, e ele simplesmente nem se queixou, continuou a jogar como nada se tivesse passado.

T

Trivelas

Guest
Grande jogador o Emerson.

Quase impossível encontrar um jogador com aquelas características.

T

Trivelas

Guest
Pouco, mas ainda me lembro. Mas tenho ideia que o Emerson era ainda mais...como dizer...imponente.

Em relação ao \"quase impossível\", referia-me à actualidade.
Não estou a ver jogador que hoje fosse possível contratar com aquelas características.

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,565
5,222
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
O André SÓ tem que entrar em qualquer 11 tipo que se possa fazer da nossa história.Era um jogador absolutamente fantástico a todos os niveis,há aliás várias histórias dele e do seu caracter que ficam para mais tarde.
Não foi por acaso que o NGP respondeu a uma pergunta acerca de se podesse escolher,qual o ex jogador que clonava,ao que ele respondeu ser o André!

S

Supra

Guest
> Drago Comentou:

>
Émerson não era trinco, não era médio de transição (8) e não era um 10. Era todo um meio-campo de 6 a 10, o pai dos \"box-to-box\". Força, técnica, carácter e coração. Um touro com pés de ouro. Um jogador que no meu Olimpo imaginário é uma espécie fusão entre Apolo e Ares. Desde Émerson a varrer o relvado das Antas de costa a costa...que nunca mais vi um médio (ou melhor, um meio campo inteiro) desse calibre no FC Porto.
Gostava de voltar a ter essa sensação que tinha ao ver os jogos do FC Porto. Quem pára aquele touro!?

--------

No meu top 3 de melhores jogadores dos anos 90 que passaram pelo Porto. Um assombro!