É pá! Um tipo acorda cedo neste Domingo, após uma semana de imenso trabalho, vem ao fórum e lê uma coisa destas...
...é razão para ficar nostálgico o resto do dia.
Acho que já contei isto aqui, mas que se lixe. Verão de 1994 em Moledo do Minho. Uma vez mais, a caminho da praia...com a minha Mach 7-7 debaixo do braço (bom uso lhe dei) e o meu grande amigo de longas horas de ondas como companhia (portista, como eu). Paragem obrigatória na banca de jornais que ficava ao pé da praia. Com os jornais pendurados num cordel, tipo estendal de roupa, lá fomos ver os desportivos (em férias era a única coisa que importava!). Só víamos letras vermelhas gigantes, eram só estrelas para o Artur Jorge versão vermelha. Faziam o balanço das compras de pré-época. Para a baliza Preud\'Homme, o mítico Gr belga (e era extraordinário, de facto)! Para a defesa, o ex-FC Porto Paulo Pereira! No ataque as novidades eram atómicas. Começava em Caniggia (o satélite de Maradona) e acabava no novo Eusébio, mas da costa ocidental de África, de seu nome Akwá. Isto para além da espinha dorsal da nova selecção nacional: Nelo e Tavares.
E o azul? Onde andava o azul? Lá encontramos uns quadradinhos tímidos no fundo de tão empolgantes estandartes vermelhos. Yuran e Kulkov, os russos que nem sempre eram exemplo de boa conduta lá na segunda circular. Um exótico Latapy, de um qualquer país caribenho...e mais dois exóticos de África (um do Zaire e outro da África do Sul). Ah! e a letras ainda mais pequenas no minúsculo quadrado: Émerson, ex-Belenenses, assina.
O meu grande amigo assustado com tanto vermelho e tanta vedeta. Vamos ser campeões, disse. E apontei para a linha do Émerson. Ele riu-se.
Émerson não era trinco, não era médio de transição (8) e não era um 10. Era todo um meio-campo de 6 a 10, o pai dos \"box-to-box\". Força, técnica, carácter e coração. Um touro com pés de ouro. Um jogador que no meu Olimpo imaginário é uma espécie fusão entre Apolo e Ares. Desde Émerson a varrer o relvado das Antas de costa a costa...que nunca mais vi um médio (ou melhor, um meio campo inteiro) desse calibre no FC Porto.
Gostava de voltar a ter essa sensação que tinha ao ver os jogos do FC Porto. Quem pára aquele touro!?