Fernando

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,151
3,341
Lisboa, 1979
> Trivelas Comentou:

Em relação ao \"quase impossível\", referia-me à actualidade.
Não estou a ver jogador que hoje fosse possível contratar com aquelas características.
____________________________________________________________________________________

Haver até há. Ou pelo menos, estou convencido disso. Chama-se Jucilei.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
O Fernando vai ter de melhorar algumas capacidades para fazer o novo papel pretendido pelo AVB.

Notou-se hoje uma grande liberdade para pegar na bola e com tabelinhas subir no terreno até zonas ofensivas.. vamos ver como joga assim nesta nova função.

Mas parece-me que tem uma qualidade de passe algo comprometedora para jogar em posições mais pressionadas pelo adversário. Não está talhado para isso.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,264
197
Porto
O capítulo do passe... não pode ser. Inadmissível para um trinco. O Porto tem que evoluir na solidez, não pode continuar a ter jogadores que comprometam no passe, e ainda para mais naquela zona. Criam-se logo desequilíbrios e obriga a equipa a esforços extra. Fernando ou atina no passe ou perde o lugar.

T

Trivelas

Guest
O lugar do Fernando se não melhorar no passe é o banco ou...central?!! Digo eu do alto da minha ignorância!! :)

K

Kostadi9

Guest
Um jogador que aos 21 anos assume uma posição tão importante num clube como o nosso e se torna um dos mais promissores na sua posição, porque raio não há-de conseguir adaptar-se a novas instruções? Claro que vai ter sucesso com o novo treinador, mas não vai ser de um jogo para o outro, vai levar o seu tempo. Mas desconfio que quem não gosta dele agora nunca vai gostar.
....................................................................................................................................

Reforço a opinião que partilhei no final do jogo frente ao Ajax. Com a convicção de que a adaptação às novas funções será muitíssimo mais rápida do que imaginei. Que grande jogador!

T

Trivelas

Guest
cada jogador tem as suas características.

às vezes é possível evoluir para algo mais...outras vezes não.
da mesma forma que por vezes é uma vantagem ser polivalente...outra vezes não.

gosto muito do fernando e acho que papel dele nesta equipa tem sido (quase sempre) exemplarmente executado.

mas o que se lhe pede agora (aparentemente) é um pouco diferente.
ele não passa a ser pior jogador por isso, mas poderá a vir a ter dificuldade de encaixar no sistema do AVB se não participar mais no jogo atacante da equipa.

não deixa de ser um excelente 6, mas pode ser apenas um 6 diferente daquele que se pretende.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
> Trivelas Comentou:

> O lugar do Fernando se não melhorar no passe é o banco ou...central?!! Digo eu do alto da minha ignorância!! :)

--

Exagero. Daqui a nada é dispensado também.

Ou então troca-se pelo Pele.. oh.

T

Trivelas

Guest
Princípio de Peter:
\"Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência.\"

Talvez este princípio explique melhor o que eu quero dizer.
O Fernando é bom. Mas bom numa determinada função.
Nesta \"promoção\" no novo sistema táctico corre-se o risco de perder esse Fernando.

T

Timofte 2-3

Guest
É para isso que servem os treinadores: para aperfeiçoarem as lacunas dos seus pupilos

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,452
47,497
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
> mmmkk Comentou:

> O capítulo do passe... não pode ser. Inadmissível para um trinco. O Porto tem que evoluir na solidez, não pode continuar a ter jogadores que comprometam no passe, e ainda para mais naquela zona. Criam-se logo desequilíbrios e obriga a equipa a esforços extra. Fernando ou atina no passe ou perde o lugar.
-----------------------

mas perde o lugar para quem? para o tommy? para o souza que ainda não jogou nessa posição desde que chegou? ou será para o guarin?

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
124,285
56,307
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
> mmmkk Comentou:

Fernando ou atina no passe ou perde o lugar.

--------------------------------------------------------------------------------

Fernando será dono e senhor do lugar ;)

Naturalmente caso esteja castigado ou lesionado não é opção, mas em condições normais será o titular.

Quanto às lacunas no passe...por acaso no jogo diante do Trabzonspor ele fez um jogo muito bem conseguido e mesmo no passe esteve bem, mas lá está...bastou falhar um ou outro passe ficou \"marcado\"...

E se reparares nesse jogo, o golo nasce de uma pressão feita pelo Fernando sobre o portador da bola, sobrando depois a bola para o Micael, que serviu na perfeição o Hulk para o golo.

Como diria um jornal desportivo na análise desse jogo...o Fernando mostrou estar bastante à frente para aqueles que podiam servir de alternativa na posição 6 da equipa...

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
124,285
56,307
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
E quem lê alguns comentários até pensa que o Fernando jogou mal no jogo com o Ajax. Muito pelo contrário...e tal como o desafio do Trabzonspor, subiu mais no terreno e sempre muito pressionante e viu-se um há vontade já em muitos momentos do jogo e vê-se que está a adaptar-se bem ao que o Villas-Boas pretende para ele!

Mas lá está...por mais que ele faça de bom em algumas coisas que pode não ser tão bom como noutras situações e ocasiões...começam os rótulos que todos nós sabemos, porque a verdade é esta...se ele em dez passes seja de ruptura ou longos falha um ou dois...essas mesmas pessoas vão valorizar somente esses dois erros e vão começar a mesma \"cassete\".

Fernando é intocável neste onze. Não há outra hipótese!!!

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Se o AVB quer que o Fernando corra mais riscos, é lógico também vai falhar mais passes.

Também não vejo concorrência ao Fernando e isso é mau... embora eu goste do Fernando. É mau não ter alternativas, vamos a ver como se dá o Souza.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,573
9,316
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Fernando tem que ser trabalhado...vão cair em cima de mim, mas tenho que dizer isto, Jesualdo colocou-lhe vicios, em vez de trabalhar o Fernando para ser um trinco moderno, Jesualdo colocou o Fernando recuado junto aos centrais apenas a destruir jogo...e diga-se que o fez muito bem, mas quando era preciso ser o primeiro construtor de jogo da equipa Fernando desiludiu bastante, Jesualdo não fez o que deveria ter sido feito.

Agora é apenas uma questão de trabalho e de tempo e o Fernando vai tornar-se num trinco moderno, que sobe no terreno e que é o primeiro médio construtor de jogo.

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
13,279
10,456
Italia
Este não se pode lesionar - está proibido!! Ele e o Falcao.

Urge arranjar uma alternativa válida.

Jorge Porto

Tribuna
20 Julho 2006
3,252
915
Conquistas
2
Matosinhos
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Mas depois de 15 ou 20 mins, no primeiro jogo que podemos assistir, o Souza já deixou de ser alternativa ao Fernando?

Do que vi, vi bom toque de bola, velocidade e numa posição que, supostamente, não é a dele.

Nem eu, nem ninguém, o viu jogar a trinco para fazer esse tipo de deduções.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,573
9,316
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
O Souza não é trinco, é mais um para jogar na posição do Raul Meireles !! Infelizmente para ele o Porto contratou o João Moutinho e ainda temos o Ruben Micael.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Lembro-me de ler aqui no forum expressões do tipo \" Fernandão\", \" novo contrato já com clausula de 50M\"... mas bastou uma entrevista do nosso treinador a dizer que gostava de trincos que construissem jogo e o Fernando já não vale nada...

O AVB sabia à partida quem era e o que fazia o Fernando, se não pediu outro trinco é porque acha que pode moldar o Fernando à maneira dele ou então tem outras alternativas... não precisamos agora nós de estar aqui a descascar no rapaz.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
6,772
33
acho que ontem ele quis fazer mais do que sabe (pelo menos para já) e precipitou-se várias vezes.