Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

fmorais92

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,111
9,147
Dizia eu há uns dias que o Transfermarkt avaliava o passe do Fábio em 9M e que se fosse eu a mandar, não sabia se o vendia pelo triplo!
Depois deste jogaço e de ter sido nomeado melhor jogador do Europeu, com uma enorme valorização, eu espero que a nossa SAD não tenha a tentação de o vender. Para algum tubarão, acima de 50M podemos começar a conversar.
Aliás, espero que o SC perca de vez o receio de apostar nos jovens que temos dentro de portas, mesmo que possa ser um risco imediato. Os miúdos só evoluem e se valorizam se jogarem com regularidade. E talento não lhes falta.
Mas se o SO sair, o Fábio é o senhor que se segue no 11, mas não é a jogar amarrado nas alas. É ali solto, no meio.
E se o Tecatito também sair, não tem de ter medo de apostar mais no filho para o substituir.
O Corona saindo, o Pepê deve assumir o lugar com naturalidade. Alias acho que a ideia passa mesmo por o vender no momento que contratamos o Pepê

Última edição:

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,413
18,329
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
O Fábio começa a época a jogar 2 jogos na Liga dos campeões a titular. Em Manchester e contra o Olympiakos. Nenhum treinador dá a titularidade a um jogador caso não acredite no seu potencial. E muito menos em jogos da Liga dos Campeões. O problema é que o Fábio concorre com um jogador no 11 que neste momento lhe é superior, o Otávio. E isto não é uma questão de crença. É mesmo algo que tem sustentação nos dados. Segundo o Whoscored foi o nosso melhor jogador em 20/21 com 7.40 de média. O Otávio é dos jogadores mais consistentes do nosso clube. É tecnicamente competente, capaz de fazer assistências e golos e com um raio de ação enorme, pois consegue ter intensidade ofensiva e defensiva.
Se o Fábio poderia ter jogado mais minutos? Poderia obviamente. Até porque o Otávio teve momentos em que não esteve a um nível excelente. E o Fábio poderia ser opção até na ala e com Corona a um nível baixo na fase final da época ele poderia ter sido mais vezes opção.
Por vezes esquecemo nos que o Fábio Vieira só tem 1 ano e meio na equipa sénior. Antes esteve na B onde fez 26 jogos e 8 golos. Devido a esse desempenho foi chamado à equipa A. Este é o percurso que qualquer jovem da nossa formação deveria ter. Mas hoje tem que se passar dos sub 19 para a titularidade dum clube de elite como o nosso num espaço de 2 anos.
O Otávio por exemplo, depois de ter andado na B, subiu à equipa principal e ainda foi para Guimarães emprestado antes de se afirmar em definitivo no Porto. E estamos a falar de um jogador que aos 19 anos tinha já acumulado 45 jogos no Internacional de Porto Alegre.
Esta pressa, esta aceleração na formação dos jogadores não lhes traz nada de bom. Apenas torna o processo mais difícil. O Fábio tem 21 anos. É um talento enorme, mas tem que continuar a evoluir.
P.S - e isto não tem a ver só com o Sérgio Conceição. O Fábio que olhe bem para os colegas da Youth League que já saíram do clube e vejam as dificuldades que continuam a ter nos clubes para onde foram. O Dalot teve 2 anos de utilização residual no Manchester. Só agora ao terceiro ano é que conseguiu regularidade. E mesmo assim teve que ser emprestado para a ter. O Vitinha passa de 120 minutos no Porto em 4 meses para 500 minutos numa época inteira no Wolves. Ou seja o sair do clube não abre acesso a mais minutos.

Nem mais.

Quando estes jogadores passaram 2 anos e na equipa principal jogaram pouco ou nada e na equipa B (gostava de perceber para que serve essa equipa para além da comissao) também pouco jogaram o que esperamos?

Um jogador jovem face a estes 2 anos gestão, deve estar mesmo ansioso por renovar..

Última edição:

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,332
2,767
O que o Rui Jorge diz do FVieira podia ser dito de qualquer jogador do FC Porto, seja sub21 ou pai de filhos. Sinceramente é uma grande lapalissada. Qual é o nosso jogador que não precisa de melhorar para ser um jogador mais completo ? Todos têm os seus pontos fracos ou correções para trabalhar.

A questão é a avaliação de potencial e a insistência em jogadores que pouco evoluíram para o tempo de utilização que tiveram.
Pois eu não considero lapalissada. Sou dos muitos que percebem , sem lhe negar todo o restante mérito e excelência, o que lhe falta !!! Raça. Compromisso defensivo. E precisa urgentemente de subir patamares nesses 2 itens.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Há jogadores que nasceram para ter a bola dos pés e não para correr atrás dela e vice-versa.

Se o Messi apanhasse um Rui Jorge ou um Conceição hoje andava a jogar a médio interior esquerdo ou a lateral.

Eu compreendo que no futebol moderno é importante que todos os jogadores façam parte do processo defensivo.
Não entendo é a obsessão com esse pormenor do jogo.

É preciso pesar os dois momentos e perceber se o que o Fábio dá ofensivamente compensa nas suas falhas defensivas.
Eu acho que compensa e muito.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
88,008
211,965
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Há jogadores que nasceram para ter a bola dos pés e não para correr atrás dela e vice-versa.

Se o Messi apanhasse um Rui Jorge ou um Conceição hoje andava a jogar a médio interior esquerdo ou a lateral.

Eu compreendo que no futebol moderno é importante que todos os jogadores façam parte do processo defensivo.

É preciso pesar os dois momentos e perceber se o que o Fábio dá ofensivamente compensa nas suas falhas defensivas.
O talento do Messi era tão superlativo desde tão cedo que não importava o treinador porque nenhum treinador lhe ensinou nada sobre o jogo
Jogou à direita durante anos, passou para o centro, voltou à direita, agora é basicamente um médio e faz sempre tudo bem

Nenhum jogador treinado pelo Conceição e pelo Rui Jorge nas suas carreiras tem 5% do talento do Messi

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,888
12,028
O Fábio começa a época a jogar 2 jogos na Liga dos campeões a titular. Em Manchester e contra o Olympiakos. Nenhum treinador dá a titularidade a um jogador caso não acredite no seu potencial. E muito menos em jogos da Liga dos Campeões. O problema é que o Fábio concorre com um jogador no 11 que neste momento lhe é superior, o Otávio. E isto não é uma questão de crença. É mesmo algo que tem sustentação nos dados. Segundo o Whoscored foi o nosso melhor jogador em 20/21 com 7.40 de média. O Otávio é dos jogadores mais consistentes do nosso clube. É tecnicamente competente, capaz de fazer assistências e golos e com um raio de ação enorme, pois consegue ter intensidade ofensiva e defensiva.
Se o Fábio poderia ter jogado mais minutos? Poderia obviamente. Até porque o Otávio teve momentos em que não esteve a um nível excelente. E o Fábio poderia ser opção até na ala e com Corona a um nível baixo na fase final da época ele poderia ter sido mais vezes opção.
Por vezes esquecemo nos que o Fábio Vieira só tem 1 ano e meio na equipa sénior. Antes esteve na B onde fez 26 jogos e 8 golos. Devido a esse desempenho foi chamado à equipa A. Este é o percurso que qualquer jovem da nossa formação deveria ter. Mas hoje tem que se passar dos sub 19 para a titularidade dum clube de elite como o nosso num espaço de 2 anos.
O Otávio por exemplo, depois de ter andado na B, subiu à equipa principal e ainda foi para Guimarães emprestado antes de se afirmar em definitivo no Porto. E estamos a falar de um jogador que aos 19 anos tinha já acumulado 45 jogos no Internacional de Porto Alegre.
Esta pressa, esta aceleração na formação dos jogadores não lhes traz nada de bom. Apenas torna o processo mais difícil. O Fábio tem 21 anos. É um talento enorme, mas tem que continuar a evoluir.
P.S - e isto não tem a ver só com o Sérgio Conceição. O Fábio que olhe bem para os colegas da Youth League que já saíram do clube e vejam as dificuldades que continuam a ter nos clubes para onde foram. O Dalot teve 2 anos de utilização residual no Manchester. Só agora ao terceiro ano é que conseguiu regularidade. E mesmo assim teve que ser emprestado para a ter. O Vitinha passa de 120 minutos no Porto em 4 meses para 500 minutos numa época inteira no Wolves. Ou seja o sair do clube não abre acesso a mais minutos.

Feraz,

Porque os jovens pouco jogam na equipa B?

Porque em jogos em que a equipa está a vencer, eles poucos são lançados?

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,340
9,852
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Pois eu não considero lapalissada. Sou dos muitos que percebem , sem lhe negar todo o restante mérito e excelência, o que lhe falta !!! Raça. Compromisso defensivo. E precisa urgentemente de subir patamares nesses 2 itens.
Mas eu também digo que o Vieira precisa de crescer e corrigir pontos fracos para atingir todo o potencial. É uma verdade óbvia, mas que também se adapta a todos os colegas dele no FC Porto, não na raça ou compromisso defensivo mas em aspectos como ocupação de espaços e domínios de bola, entre outros.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,413
18,329
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
O Fábio fez 26 jogos na equipa B de Agosto a Fevereiro. Não me parece que isso seja jogar pouco. O mesmo aconteceu com o Vitinha.
Na segunda questão estamos juntos. É para mim um dos principais problemas do Sérgio.

Feraz,

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
88,008
211,965
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Feraz,

A realidade é que o Fábio está acima do nível "equipa B", a descer só em condições pontuais como ser mesmo necessário a nível desportivo ou recuperação de lesão

E também porque o Fábio é dos poucos jogadores para a frente que temos para meter em campo
Se mandamos para a B encurtamos ainda mais o banco da A

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,798
2,078
Conquistas
3
46
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20

Isso é um bocado falacioso. Qualquer jogador ganha, e muito, juntando intensidade ao talento.

Até o Deco, um dos mais talentosos jogadores que alguma vez vestiu a nossa camisola, nunca teria sido o mesmo jogador se não tivesse aprendido a jogar no meio campo atrás do Zahovic. E, que se saiba, nunca se queixou.

Quando finalmente avançou no terreno, rebentou tudo.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,888
12,028
O Fábio fez 26 jogos na equipa B de Agosto a Fevereiro. Não me parece que isso seja jogar pouco. O mesmo aconteceu com o Vitinha.
Na segunda questão estamos juntos. É para mim um dos principais problemas do Sérgio.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,413
18,329
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Não estou a ver onde estás a querer chegar. O Fábio Vieira em 19/20 inicia a época na equipa B. Fez 26 jogos. Foi promovido ao plantel principal em Janeiro e faz depois 8 jogos na equipa principal.
Em 20/21 é jogador do plantel principal e faz 29 jogos. Faz 4 jogos na B numa missão de salvamento à mesma. O Fábio não teria feito um único jogo na B caso a equipa tivesse feito uma época normal. O lugar dele é obviamente como opção para o plantel principal. O que é que ele iria evoluir a jogar na segunda liga?

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
9,034
14,348
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer
Não encaixa no modelo de jogo do Sérgio Conceição, já se percebeu isso e não é preciso ficar mais uma ano para se retirarem mais conclusões.

Com muita pena digo isto, mas mais vale aproveitar a sua valorização do europeu sub21 e vendê-lo.

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Como é óbvio

O Fábio não é um talento geracional mas também não tem mal nenhum e nem precisa de ser
Sinceramente acho que ja dei o suficiente para este peditorio. Nem vale a pena continuar a tentar trazer um bocadinho de bom senso a este topico. Ja ta enraizado em muita gente que o FV é um fenomeno e que merece toda a liberdade do mundo. Até ja se coloca este puto ao nivel de um Messi ao achar que sem bola ele nao precisa de participar porque supostamente é um desses jogadores especiais que so tem de jogar com bola.

De qualquer forma a verdade é como o azeite e acaba por vir ao de cima. O Fabio actual nao tem qualquer hipotese no futebol de topo. Por muitas voltas que tentem dar.

Se mudar o chip e deixar de so jogar quando tem a bola entao nao duvido que pode ir longe porque talento tem bastante.

A bola ta do lado dele. A sua cabecinha é que vai influenciar decisivamente o seu futuro. Ou quer ser alguem no mundo do futebol ou aceita de bom grado nao passar de um idolo dos romanticos do twitter.

Eu estou de consciencia tranquila porque seguramente que nao tenho nem vou ter participaçao activa no seu encher de ego.