A sério que gostava de perceber onde encaixa o ato de trabalhar com o conceito de humilhação. Quem diz uma coisa destas, só pode atravessar a estrada ao ver que se vai cruzar com um varredor de rua municipal. Ou afastar-se do camião do lixo, mas não pelo cheiro do conteúdo, mas sim para não sentir o cheiro da humilhação de quem está a trabalhar.
o desvalorizar o trabalho dos outros é algo muito comum, sim, tratar as pessoas como inferiores porque trabalham em X
em Portugal, o emprego que normalmente serve como "piada" ou é considerado de baixo nível é trabalhar nas obras.
é sempre engraçado ver pessoal com empregos que não requerem nem metade do trabalho do gajo das obras a desvalorizarem esse trabalho.
outro muito clássico em muitos países é trabalhar no McDonalds.
por exemplo...
"hahaha aquele gajo não joga nada, que vá é trabalhar para as obras ou para o McDonalds, hahaha, estão a ver implicação aqui? eu considero esses trabalhos INFERIORES e essa gente INFERIOR a mim!! hahahaha, hilariante."
quanto a esta medida: o problema é a obrigação e é a implicação.
primeiro diz-se à pessoa que está OBRIGADA a fazer o que mandamos ou cortamos 'isso' que já é uma ninharia.
come e cala e não estrebucha ou então estás lixado. claro que isto é em parte para humilhar, mesmo que não seja esse o objectivo, ~e o que acontece.
segundo a implicação que essas pessoas não fazem nada, que são uns malandros, uns drogados, isto e aquilo e por isso é bom que sejam tratados como criminosos e obrigados a fazer o que nós queremos.
medidas estas criadas muitas vezes por pessoas de famílias de bem com uma falta de noção e arrogância gigantescas, tipo a actual ministra do trabalho.
tudo isto enquanto os que são um bocado menos pobres lambem botas e festejam porque estrão a bater nos mais pobres, nos inferiores a mim, nessa gentalha.
vem tudo de uma mentalidade de quem tem a mania que é mais que os outros, de uma mentalidade com 0 empatia, muita mesquinhez e muito populismo da tasca mais javarda do bairro.